Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-12"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Inter-relação periodontia e dentísticaPublication . Fernandes, Joana Vanessa Dias; Coelho, SusanaOs procedimentos restauradores e a saúde periodontal estão intimamente relacionados. Conhecendo esta realidade é de extrema importância saber o que pode desencadear uma quebra nesta harmonia, quais as suas consequências e o que se pode fazer para reparar esta condição. Torna-se inevitável abordar temas como o espaço biológico, localização das margens do procedimento restaurador e biocompatibilidade dos materiais usados em dentística. O objectivo desta monografia é avaliar a forma como estas duas áreas da Medicina Dentária se conjugam a de fim de melhorar a estética e a saúde oral do paciente. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo por base artigos e revistas científicas através do PubMed, Science Direct, Scielo, B-on e Google Académico, e livros cujo limite temporal recaiu entre 1961 e 2017.
- A introdução das TIC em sala de aula no ensino primário: formação de professores na província do Huambo para o projeto «Meu Kamba»Publication . Robalo, Ana; Gouveia, Luis Borges
- Uso de Mineral Trioxide Aggregate (MTA) em odontopediaria: revisão de literaturaPublication . Montenegro, Taiana Soares Vieira; Teles, Ana MouraA cárie dentária é muito comum em crianças. Hoje em dia, preconizamos o uso de materiais que auxiliem a polpa dentária no processo reparativo natural, tendo, por isso, de ser o mais biocompatíveis possível. O objectivo deste trabalho é realizar uma pesquisa bibliográfica da literatura sobre o uso do Mineral Trioxide Aggregate em Odontopediatria, principalmente em pulpotomias, apicoformações e protecções pulpares, suas propriedades e compará-lo com outros medicamentos, como o formocresol, o hidróxido de cálcio e a Biodentine®. Métodos: Pesquisa bibliográfica nos bancos de dados como: Pubmed, B-on, Google Académico, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal e Cielo. Concluiu-se que, por apresentar biocompatibilidade, propriedades favoráveis à reparação e à formação de tecido duro, o Mineral Trioxide Aggregate tem sido amplamente pesquisado e com resultados satisfatórios, sendo indicado nos tratamentos de pulpotomia, apicoformação e protecção pulpar.
- Uso de modelos matemáticos interpretados em plataforma digital como estratégia para o ensino e aprendizagem da matemáticaPublication . Albuquerque, Roberto; Gouveia, Luis Borges
- Dados preliminares sobre o nível de utilização e importância das TIC no ensino superior em Moçambique para o grupo alunosPublication . Salimo, Gabriel Ismael; Gouveia, Luis Borges
- Reaprendizagem do professor do ensino superior face ao triângulo educação, tecnologia e aprendizagem EaDPublication . Lourenço, Marilu; Rurato, Paulo; Gouveia, Luis Borges
- Multiculturalismo: diversidade cultural na escolaPublication . Romero, Patricia Elizabeth Benitez; Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesA sociedade, nos últimos anos, tem sido objeto de muitas mudanças o que tem levado ao aparecimento de novas realidades educativas e, ao mesmo tempo, tem desencadeado um acréscimo de exigências feitas aos professores e à escola. A globalização e a crise financeira mundial recente têm levado a novos desafios e a novos paradigmas. A temática deste estudo teve como proposta investigar o multiculturalismo na escola. Para tanto, utilizamos a prática educacional de professores e gestores de uma escola. A nossa pergunta de partida: “Como incluir crianças de nacionalidades, culturas e religiões diferentes na escola?” O objetivo geral do estudo foi demonstrar que o educador/gestor, através da sua vivência e formação é capaz de considerar a inclusão do aluno de nacionalidade, cultura e religiosidade diferentes na escola, visando seu desenvolvimento e aprendizado. A pesquisa-ação foi a metodologia usada para levantamento de dados. Embora a escola brasileira seja um dos espaços mais ricos de construção da cidadania e acesso ao conhecimento sistematizado, além de construção de identidade social e cultural, para alunos em contextos multiculturais, nem sempre acontece. Os resultados apontam que os professores ainda sentem dificuldades para abordar o multiculturalismo, existindo poucos momentos de diálogo com as famílias, além de ser limitada a troca de experiências, entre professores, acerca dos alunos. Face aos dados obtidos, propomos um Plano de Formação para Professores, coordenado por nós, que passa pelas áreas: os desafios da inclusão multicultural, estratégias de troca de experiências e o espaço como terceiro educador. No sentido de fortalecer o vinculo entre famílias e a escola apresentamos algumas atividades que contribuam para fortalecer a relação Escola /família, pois é necessário criar nas famílias um conceito positivo da escola.
- The predicting factors of bisphosphonate-related osteonecrosis of the jawPublication . Chafai , Ghizlane; Palmeira, CarlosOsteonecrosis of the jaw (ONJ) is a main adverse effect related to Bisphosphonates (BPs). Bisphosphonates are potent inhibitors of bone resorption and are most widely prescribed drugs for the treatment of osteoporosis, and are also used in malignant bone metastases, multiple myeloma, and Paget’s disease. With increasing use, evidence is emerging that patients taking BPs are at risk of developing bisphosphonate related-osteonecrosis of the jaw (BRONJ), sometimes occurring spontaneously, but more commonly following dental extractions or oral bone surgery. However, the pathogenesis of BRONJ remains unknown. Attempts have been made to predict the development of BRONJ. The aim of this study is to review and to discuss if the biomarkers and the systematic markers of bone turnover can be used to predict the risk of BRONJ. The methodology used in the accomplishment of this work was based on a bibliographic review for the subject under study.
- Estudo preliminar sobre competências nas redes digitais como estratégia de fortalecimento da rede nacional de escolas de governo do BrasilPublication . Nogueira, Daniele; Gouveia, Luis Borges
- O digital nas instituições de ensino superior: justificação para o diagnóstico sobre a percepção de gestores, professores e alunosPublication . Araújo, Andréa; Gouveia, Luis Borges