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Authors
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Abstract(s)
As rápidas mudanças no local de trabalho, os desafios colocados pela Sociedade da
Informação e pela Globalização exigem alterações na educação, formação contínua e ao longo da
vida. Sob tais circunstâncias, é irreal esperar que as estruturas educacionais tradicionais respondam
adequadamente a estes desafios.
Novos métodos exigirão novas formas de organização, que, por sua vez, requerem que se repense
a educação e as políticas educativas.
A EaD é um desafio, colocando novas exigências, tanto a aprendentes, como a facilitadores.
Schrum e Hong (2002) identificaram um conjunto de sete dimensões para serem aplicadas em
ambientes de aprendizagem a distância, que permitem conseguir alcançar experiências de
aprendizagem positivas e com sucesso: (1) recursos tecnológicos; (2) experiência tecnológica; (3)
hábitos e capacidade de estudo; (4) fatores de estilo de vida; (5) objetivos e finalidades; (6) estilos
de aprendizagem e (7) características pessoais.
A tese defendida neste trabalho propõe que os aprendentes, quando inquiridos sobre as suas
características, numa abordagem transversal incidindo sobre os diferentes aspetos da sua vida familiar,
pessoal e profissional, recursos tecnológicos a que têm acesso e modo como lidam com eles, assim
como a sua motivação e preferências nos modos de aprender, possibilitam a antevisão de um conjunto
de informações que, se disponibilizadas aos facilitadores, permitem que ambos os intervenientes
(aprendentes e facilitadores), disponham de mecanismos que lhes facilitem a adoção de estratégias de
aprendizagem, suscetíveis de conduzir a uma experiência de aprendizagem bem sucedida.
Description
Keywords
Características dos aprendentes Educação a Distância
Citation
Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 55-71.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento