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  • Literacia em saúde: um retrato da população adulta portuguesa
    Publication . Carneiro, Vânia Andreia Sousa; Silva, Isabel; Jólluskin, Gloria
    O presente estudo tem como objetivo descrever os níveis de literacia em saúde em adultos portugueses. Foi estudada uma amostra de conveniência constituída por 316 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos (M=35.12; DP=14.49), 66.1% do sexo feminino. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e à Escala de Literacia em Saúde. Os resultados indicam que os níveis globais de Literacia em Saúde são medianos. Ao nível da Literacia Comunicacional, os participantes revelam possuir competências razoáveis, porém ao nível da Literacia Funcional estas são apenas medianas e ao nível da Literacia Crítica são claramente fracas.
  • Perceções dos reclusos sobre a vida na prisão e o processo de ressocialização
    Publication . Jólluskin, Gloria; Pereira, Sílvia Antunes
    Os estudos sobre a reincidência criminal não costumam centrar-se na reflexão sobre os motivos percecionados pelos reclusos, em relação ao sucesso ou insucesso da reinserção. Com o presente trabalho, de natureza qualitativa, pretende-se descrever e compreender as perceções dos reclusos face ao tratamento prisional, assim como os comportamentos que estes esperam manter em liberdade e a sua capacidade para antecipar os diferentes obstáculos que poderão ter de enfrentar. De forma a alcançar estes objetivos, foram realizadas entrevistas a 15 reclusos do sexo masculino, com idades entre os 25 e os 64 anos, que se encontravam a cumprir uma pena privativa de liberdade num Estabelecimento Prisional do norte do país, realizando posteriormente uma análise de conteúdo das mesmas. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes apresentou uma visão positiva em relação ao sucesso da sua ressocialização, ainda que no discurso dos participantes não se tenha constatado a capacidade de construir um plano para o futuro. A maior parte dos reclusos percecionou as atividades propostas durante o trata-mento prisional como uma oportunidade de melhoramento pessoal, sobretudo a nível escolar e profissional. Contudo, em relação ao impacto pessoal da experiência na prisão, as verbalizações dos reclusos podem ser interpretadas como negativas. Os reclusos manifestaram ainda que costumam aproveitar o tempo em liberdade com a família e amigos, percecionando a liberdade condicional (LC) como uma oportunidade de integração na sociedade, e considerando o suporte familiar como sendo essencial, durante e depois do cumprimento da pena. Finalizamos o trabalho com uma reflexão sobre as formas de favorecer a melhor adequação das atividades prisionais às características da população prisional, assim como sobre a implementação e o desenvolvimento de programas de acompanhamento aos reclusos, após a sua libertação.
  • Construção da paz na infância: resultados de um programa de promoção da saúde
    Publication . Botelho, Ana Ribeiro; Costa, Ana; Gomes, Ana; Carneiro, Ana Raquel; Fonte, Carla; Santana, Cláudia; Ferreira, Cristina; Duarte, Fernanda; Jólluskin, Gloria; Silva, Isabel; Meneses, Rute F.; Toldy, Teresa
    Construção da paz na infância: resultados de um programa de promoção da saúde
  • Diagnóstico de doença e literacia em saúde: que associações?
    Publication . Jólluskin, Gloria; Silva, Isabel; Carneiro, Vânia
    A literatura revela que indivíduos que sofrem de alguma doença apresentam valores mais baixos de literacia em saúde, comparativamente àqueles sem um diagnóstico médico. Seria expectável que, quando acompanhados a longo prazo pelo sistema de cuidados de saúde, beneficiassem de um eventual efeito promotor da literacia em saúde resultante desse envolvimento. O presente estudo transversal visa comparar pessoas com e sem diagnóstico médico de doença quanto à literacia em saúde. Foram estudados dois grupos: Grupo 1 - “sem doença”, constituído por 258 participantes, com idades entre os 18 e os 71 anos (M=33,36; DP=13,08), tendo a maioria o Ensino Superior (64,7%). Grupo 2 - “com doença”, composto por 57 participantes, com idades entre os 18 e os 78 anos (M=42,70; DP=17,55), tendo a maioria o Ensino Superior (61,5%). Administrou-se um questionário sociodemográfico e clínico e a Escala de Literacia em Saúde (ELS). Não existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos ao nível da literacia em saúde, que se revela frágil, em particular no domínio crítico. No grupo 2, quando controlada a idade e a escolaridade, não existe uma correlação estatisticamente significativa entre a duração da doença e o nível de literacia em saúde total. Os resultados parecem reforçar a ideia de que não existe, ao nível da literacia em saúde, um efeito protetor do contacto com os serviços de saúde.
  • Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 2. Trabalho, Saúde e Mediação Ambiental
    Publication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa Martinho
    A procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.
  • Inteligência emocional e valores em estudantes universitários de áreas do cuidar: um estudo empírico
    Publication . Meneses, Diana; Silva, Isabel; Jólluskin, Gloria
    Aliadas às particularidades da condição humana, os profissionais das áreas do cuidar lidam diariamente com situações emocionais extremas, evidenciando-se a importância da inteligência emocional e valores neste contexto. Assim ressalva-se a necessidade desta dimensão ser desenvolvida aquando da formação académica. O objetivo é descrever os níveis de inteligência emocional e valores entre estudantes universitários de áreas do cuidar, analisando se existem diferenças estatisticamente significativas entre indivíduos dos dois sexos, alunos que se encontram a frequentar diferentes áreas de estudos e anos de formação quanto ao seu nível de inteligência emocional e valores considerados como sendo importantes para si. Procurou-se, ainda, analisar se existe uma correlação estatisticamente significativa entre a idade e a inteligência emocional e valores. A amostra, constituída por 133 estudantes, dos quais, 56,39% de cursos de áreas do cuidar, maioritariamente do sexo feminino (82,7%), com idades compreendidas entre 19 e 54 anos (M=28,38; DP=9,68). Os participantes responderam ao Questionário Sociodemográfico, Questionário sobre Valores Pessoais, Escala de Valores de Schwartz e Questionário de Competência Emocional. Os resultados mostram que os estudantes de áreas do cuidar têm elevados níveis de inteligência emocional. Os valores pessoais considerados mais importantes pelos universitários são o Relacional, Tradicionalismo, Aventura e Realização Pessoal, sendo os valores humanos mais importantes Benevolência, Universalismo e Hedonismo. Assim, as habilidades de inteligência emocional, assim como os valores podem relacionar-se com o contexto onde os estudantes se inserem, sendo a formação e contextos académicos em áreas do cuidar direcionadas para a interação das emoções e a gestão das mesmas.
  • Escala de Literacia em Saúde (ELS): construção e estudo psicométrico
    Publication . Silva, Isabel; Jólluskin, Gloria
    O presente estudo teve como objetivo a construção e validação de uma escala de literacia em saúde para a população adulta portuguesa. Foi construída a Escala de Literacia em Saúde (ELS), constituída por 111 itens, que avaliam 3 domínios - Literacia em Saúde Funcional, Comunicacional e Crítica – e que foi testada em 316 indivíduos adultos. O questionário apresenta boa sensibilidade, elevada fidelidade e boa validade interna e externa, podendo constituir-se como uma ferramenta de avaliação importante para a avaliação de necessidades de intervenção no domínio da literacia em saúde na população portuguesa.
  • O uso de drogas: breve análise histórica e social
    Publication . Nunes, Laura M.; Jólluskin, Gloria
    O problema do consumo de substâncias é extremamente complexo, e essa complexidade é reflectida pelas variadas configurações que o fenómeno foi desenhando. Actualmente, a problemática apresenta-se numa configuração que resulta, também, do seu percurso histórico. O presente artigo procurou fazer uma abordagem às diversas percepções e usos das drogas e, sobretudo, à sua história. O que se pretendeu foi evidenciar como o consumo de substâncias foi obedecendo a diferentes mecanismos e perseguindo díspares fins, dependendo do contexto sócio-cultural. Substance consumption is extremely complex. This complexity is reflected by the varied configurations that the phenomenon has assumed. Currently, the problematic is presented in a configuration that results from historical passage*. The present article tried to draw a perspective to the perceptions and uses of the drugs and, over all, to their history. What was intended was to put into evidence the way the substance consumption was obeying different mechanisms and pursuing different ends, depending on the socio-cultural context. * the present article has tried to draw a perspective about the different perceptions and uses of drugs, mainly their history. What was aimed was to put into evidence the way the consumption of substances has obeyed to different mechanisms and has pursued different objectives, depending on the socio-economic context.
  • Retrato da literacia em saúde funcional, comunicacional e crítica em mulheres emigrantes
    Publication . Carneiro, Vânia; Silva, Isabel; Jólluskin, Gloria
    O movimento migratório é um fenómeno com grande impacto ao nível das transformações socias, constituindo um desafio da saúde pública, na medida em que impele a uma atualização na formulação de políticas e programas que acautelem o acesso aos cuidados de saúde, com particular atenção à redução das desigualdades e eliminação de barreiras de acesso aos mesmos. Este estudo pretende descrever os níveis de Literacia em Saúde em mulheres portuguesas emigrantes. Estudou-se uma amostra de conveniência constituída por 99 mulheres, com idades entre os 18 e 75 anos (M=34,55; DP=10,11) e, maioritariamente, com níveis de escolaridade correspondentes aos Ensinos Secundário (43,4%) e Superior (36,3%). As participantes responderam a um questionário sociodemográfico e clínico e à Escala de Literacia em Saúde. Da amostra, 31,1% refere habitualmente ir acompanhada a consultas médicas/enfermagem, 21,2% sofre de alguma doença e 10,1% esteve internada no último ano. Quanto à perceção geral de saúde 50,5% das mulheres percecionam a sua saúde como sendo “boa”. Verificou-se que os níveis globais de Literacia em Saúde são medianos (M=65,2; DP=11,1). Ao nível da Literacia Comunicacional, as participantes revelam possuir boas competências (M=81,1%; DP=18,0), porém ao nível da Literacia Funcional estas são medianas (M=64,2; DP=12,1) e ao nível da Literacia Crítica são claramente fracas (M=34,0; DP=7,0). É, pois, importante desenvolver estratégias abrangentes de alfabetização em saúde a fim de reduzir as desigualdades em saúde.
  • Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 1. Família, justiça, social e comunitária
    Publication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa Martinho
    A procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.