Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • Produtoras de filmes publicitários em Portugal - caracterização de spots audiovisuais
    Publication . Cairrão, Álvaro; Meirinhos, Galvão dos Santos; Cardoso, Paulo Ribeiro
  • El consumidor "ciego" (emoción y publicidad)
    Publication . Cairrão, Álvaro
    A pesar de no nos gustar admitir que compramos emocionalmente, el echo es que cada vez mas somos explotados por una comunicación de marketing que apela a los sentimientos. ¿Existen criterios lógicos en la emoción? Nos arriesgamos a afirmar que no. Hay ocasiones en que el consumidor queda “ciego” mediante un estímulo comunicativo fuerte, y la publicidad, sin duda, es la reina de ésa explotación emociocomunicacional. En este texto tentamos comprender porque el cliente paga por una emoción, muchas veces, más de lo que puede pagar.
  • A comunicação interna na UFP na perspectiva do QUESCI©
    Publication . Rosmaninho, Ágata; Cairrão, Álvaro; Ramos, Áurea; Barros, Carla; Camelo, Cláudia; Sampaio, Francisco M.; Trigo, Miguel
    O presente artigo versa a temática da comunicação interna numa instituição de ensino superior – a Universidade Fernando Pessoa (UFP). Para efectuar o diagnóstico da comunicação interna na UFP, foi desenvolvida uma metodologia qualitativa, que permitiu a posterior elaboração da principal ferramenta de aferição do estado da comunicação interna, um questionário, designado pela equipe de trabalho por QUE SCI ©. Os resultados, de uma forma genérica, mostraram-se bastante positivos; não obstante conseguiu-se identificar algumas situações que não dispensam uma intervenção futura. Good and sound internal communication is essential to the functioning and growth of any organization. This article describes a study of the characteristics and quality of the internal communication processes carried out at a medium sized institution, the Fernando Pessoa University. The study evaluates the interdepartmental and staff communication, as well as communication characteristics such as clarity, coherence, timing, usefulness, use of consultation. The study uses a mixed methodology, with six focus groups and a proprietary questionnaire (QUESCI) administered to 270 employees, for which psychometric qualities (reliability and validity) are presented. Results point to an overall positive outlook, and identify many interesting areas for intervention.
  • Product placement como estratégia de comunicação persuasiva: análise da 4ª temporada da série Sex and the City
    Publication . Cairrão, Álvaro; Pereira, Ângela; Silva, Marlene; Sousa, Robson de
    Este estudo tem por desígnio analisar e classificar a dinâmica da utilização do product placement como uma estratégia de comunicação de marketing junto dos telespectadores e potenciais consumidores. Será desiderato reflectir sobre a particularidade desta forma de comunicação persuasiva, focalizando a nossa abordagem na análise crítica do uso da técnica de product placement na quarta temporada da série Sex and the City, onde existem produtos e marcas perfeitamente visíveis aos olhos do consumidor, apesar de serem parte integrante dos cenários. The main purpose of this article is to analyse and classify the product placement technique as a marketing communication strategy to the potential consumers. We will reflect about this issue by focusing our study on the 4th series of Sex and the City, where brands and products are conspicuously placed as a part of the set.
  • Os jovens universitários e o consumo sustentável - a sua influência na compra de produtos ecológicos
    Publication . Cardoso, António; Cairrão, Álvaro
    O rápido crescimento demográfico, económico e industrial do último século lançou a discussão sobre o seu impacto na qualidade de vida das pessoas e na preservação ambiental. A responsabilidade social, o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente passaram a ser objecto de investigações e de amplo debate na sociedade em geral e, em particular, nas empresas. Os jovens da actualidade, muito associados ao consumismo e ao materialismo, têm uma pesada herança a receber fruto dos excessos económicos e empresarias. Todavia, apresentam sinais de maturidade, aparecendo ligados a movimentos sociais e ambientais. Através de um estudo quantitativo, procurou-se estudar o consumo sustentável dos jovens universitários e avaliar a sua influência na compra de produtos ecológicos. Os resultados evidenciam que a consciência ambiental e a atitude dos jovens relativamente ao consumo sustentável têm um impacto positivo na compra de produtos ecológicos.