Antropológicas Nº 02 (Jun. 1998)
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Percursos e projectos de vida: o processo de construção das atitudes dos professoresPublication . Vieira, RicardoApresenta-se o estudo de histórias de vida de nove professores com o intuito de entender a sua mente cultural que governa as práticas pedagógicas e influencia as suas representações sociais. The aim of this paper is to offer a contribution to elucidate the process of construction of practics and social representations based on an analysis of nine teachers´ life stories.
- Futebol como um ritualPublication . Seabra, Daniel; Rodrigues, JoanaO texto que se apresenta procura constituir uma reflexão sobre a eventual possibilidade de perspectivação do futebol como um ritual. Não se pretende contudo uma pormenorizada análise de cariz teórico sobre a problemática relativa ao ritual. Na prossecução do objectivo proposto, serão consideradas essencialmente três concepções básicas acerca do que poderá ser entendido como um ritual. Cada uma constituirá um importante referencial de análise acerca da possibilidade de perspectivação do futebol como um importante ritual contemporâneo. Esta problemática será globalmente discutida no final do presente texto. This paper presents a reflection on the possibility of looking into football as a ritual. A theoretical and detailed analysis on the issues related to ritual is not intended here. In order to achieve the stated purpose of this paper the authors consider three basic conceptions of what can be perceived as a ritual using them as important reference points in the analysis of the possibility of looking into football as a present day ritual. This last problem area is broadly discussed at the end of the paper.
- Education as a site of political struggle in Sierra LeonePublication . Shepler, SusanThis article investigates the example of a state-funded secondary school in colonial Sierra Leone to get at the nature of political struggles over education and over knowledge, power, and identity more broadly. Bo School was formed as a school for indigenous chiefs´sons and intended to create a more “modern” chieftancy to aid in British indirect rule. However, the participants remade the school to suit their own strategic goals. The essay problematizes a simplistic notion of school as a manipulable machine for the skill and knowledge transfer and rather situates the institution historically and politically in everyday practice. Connections are made to the ongoing civil war in the region. Este artigo analisa o caso de uma escola secundária pública em Serra Leoa colonial, perspectivando-a no âmbito das lutas políticas relativas à educação e ao conhecimento, ao poder e à identidade nos seus sentidos amplos. A “Bo School” foi instituída como uma escola para filhos de chefes indígenas, com a intenção de criar chefias mais “modernas” e cooperativas com o domínio indirecto britânico. Entretanto, os participantes reformularam a escola para atender aos seus próprios objectivos estratégicos. Este ensaio problematiza a noção simplista de escola como um aparelho manipulável de transferência de habilidades e de conhecimento, situando assim a instituição histórica e politicamente no âmbito das práticas quotidianas. Fazem-se ainda ligações com o presente de guerra civil da região.
- The Royal Museum of ScotlandPublication . Lira, SérgioO autor pretende neste artigo dar a conhecer o Royal Museum of Scotlend, Edimburgo. Assim, apresenta brevemente o edifício que acolhe as várias colecções que o integram. De seguida, recordando uma visita recentemente realizada, descreve o museu e as colecções expostas, guiando o leitor através das várias salas. Ao longo desta "vista virtual" é chamada a atenção do leitor para os aspectos que pereceram mais significativos e dignos de referência. In this paper the author presents the Royal Museum of Scotland, Edinburgh. The first topic is the description of the building where the museum is installed. Then, the museum and its collections on display are described, room after room, as the author recollects a recent visit. During this “virtual visit” some particularly relevant aspects are discussed.
- O único e o autênticoPublication . Lira, SérgioAnthropology, affirming itself as an active science, changed not only what museums consider “museum material” but also the way museums conceive objects real value. In this text, I want to analyse the meaning behind the two concepts of unique and of authentic, as far as they are taken as museums concepts. Their importance changed in time. Therefor it is a matter of interest to trace that change in museum culture. A Antropologia, afirmando-se como uma ciência operante, alterou não só aquilo que os museus consideram “material museografável” como também o próprio valor que os museus atribuem aos objectos. Neste texto pretendo analisar os significados contidos por detrás dos conceitos de único e de autêntico, enquanto considerados conceitos utilizados pelos museus. A sua importância relativa alterou-se com o tempo: será, portanto, interessante descobrir essa alteração no universo da cultura dos museus.
- Adaptacións ou cambios: a sala do mar do Museo do Pobo GalegoPublication . Braña Rey, FátimaThe Museo do Pobo Galego (Galician People Museum) opened in 1977. Since then it has been shapening rooms with different themes, but always within its objectives: to show the several faces of the Galician culture. Due to its extension and importance within the museum, we should point out the “Sala del Mar” (The Sea Room). This article is an attempt to describe how the contents of this room have been organized and which variables were at play in this process. Our analysis starts with the changes that the room has undergone relating them with the evolution of the concept of the museum as a whole. O Museo do Pobo Galego abriu em 1977. Desde essa altura surgiram salas subordinadas a diferentes temas mas sempre cumprindo um mesmo objectivo: mostrar as diversas faces da cultura Galega. Devido ao espaço ocupado e à sua importância dentro do museu, torna-se relevante dar uma atenção particular à sala do mar. Este artigo pretende descrever a forma segundo a qual os elementos desta sala foram organizados e quais as variáveis que se tiveram em consideração nessa mesma organização. A nossa análise revela as mudanças que tiveram lugar na sala do mar relacionando-as com a evolução do conceito do museu como um todo.
- O museu como lugar de representação do outroPublication . Duarte, AliceProcedendo à historiografia do conhecimento antropológico é legítimo equacionarmos o grau de associação/dissociação entre a antropologia e os museus antropológicos, relacionando-o com os diferentes mecanismos de objectivação do saber a que a disciplina recorreu ao longo do seu desenvolvimento. Centrando a nossa atenção sobre as duas últimas décadas, neste artigo propomo-nos analisar o recente movimento de reaproximação, verificado a partir do início dos anos 80, entre a antropologia e a instituição museológica/prática museográfica, equacionando-o com as reformulações disciplinares contemporâneas. Ou seja, relacionando-o com as rupturas epistemológicas e ideológicas contemporâneas e com o tipo de conhecimento antropológico a elas subjacente. While working in historiography of the anthropological knowledge it appears as coherent to study the level of association/dissociation between anthropology and anthropological museums, relating this level to the different mechanisms of objectivation of knowledge which the discipline has been utilizing during its development. Focusing our attention on the two last decades, this paper aims to analize the recent movement of approach of anthropology and the museological institution/museographic practice, which took peace in the beginning of the 1980s, studying it together with the comtemporary reformulations of the discipline. Thus relating the approach movement to the epistemological and ideological contemporary disruptures as well as to the type of anthropological knowledge they underlying.
- A cidade como espaço desigual: alguns aspectos das migrações para o Porto entre 1940 e 1969Publication . Maia, Rui LeandroO artigo faz uma descrição quantitativa dos migrantes que ao momento do casamento residiam na cidade do Porto, entre 1940 e 1969, confrontando-os com a geração anterior; evidencia ainda, de forma simples, a questão da homogamia geográfica. This article makes a quantitative discription about the migrants who lived in Oporto city at marriage moment, between 1940 and 1969, and compered the results with a anterior generation; with simplicity approach yet the geographical proximity between the consorts.
- Semântica do espaço: entre a casa e a rua numa 'vila' da GalizaPublication . Pereiro Pérez, GerardoIn this article the cultural construction of public and private space in a small town (vila) of Galicia (Spain) is shown. The paper analyses the meaning of the streets of this small town, on the cultural norms regulating their use by the people and on the conflicts between the public and private spheres. Neste artigo aborda-se a construção cultural do espaço público e privado numa vila da Galiza. O significado das ruas desta povoação, as normas culturais que regulamentam o seu uso e os conflitos entre as áreas do público e do privado são analisados.
- Redefinir exclusão socialPublication . Fernandes, LuísProduz-se uma reflexão sobre um objecto actualmente no centro dos chamados “problemas sociais”: a exclusão social. Não se defende uma tese, nem se comunicam resultados de uma investigação – propõem-se elementos problematizadores, falando-se a partir da posição de etnógrafo urbano para participar reflexivamente no discurso sobre os “excluídos”, os “marginalizados”, os “relegados”, sobre as “periferias sociais”. This paper presents a reflection on the object presently at the centre of the so called “social problems”: social exclusion. The aim is not to present a thesis on this subject nor to communicate research results; what is presented are elements that enable an insightful discussion of these issues. The speech and standing is that of an urban ethnographer wishing to promote the participation of wider audiences in a reflection on the discourses on the “excluded”, the “marginalised”, the “underclass” or on the social fringes.