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FCHS (DCPC) - Relatórios Técnico/Científicos

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  • A prática de cibercrimes contra dignidade sexual dos adolescentes: os danos psicológicos e a importância da prevenção
    Publication . Machado, Thiago José Ximenes; Sani, Ana Isabel
    O presente relatório realiza-se no âmbito do desenvolvimento dos estudos científicos, os quais estão sendo realizados no curso do pós-doutoramento em Vitimologia. Este projeto tem por objetivo mostrar os danos causados às vítimas de cibercrimes contra dignidade sexual, praticados contra adolescentes, bem como contribuir no com a expansão de conhecimentos junto de pais, responsáveis, professores etc. para melhor orientarem os adolescentes. Este documento reflete o progresso do trabalho de doutoramento o qual foi estudado de forma minuciosa os delitos cibernéticos praticados em desfavor dos adolescentes produzindo a tese com seguinte tema: A CIBERSEGURANÇA PARA ADOLESCENTES - Uma proposta para a sua comunicação, que resultou na construção de uma cartilha informativa que mostrava os principais conceitos da Internet, bem como os mais notórios riscos encontrados para os usuários, considerados vulneráveis, em razão da fase vivida por conta da transformação biopsicológica. As atividades descritas neste relatório têm por objetivo mostrar de forma cronológica, os conhecimentos relacionados aos delitos cibernéticos, mais especificamente, as práticas atentatórias a dignidade sexual dos adolescentes, os quais mergulham no universo virtual e podem ser vitimados, trazendo assim consequências avassaladoras. O relatório organiza-se da seguinte maneira: primeiro detalharemos a fase de desenvolvimento do projeto, desde a revisão teórica até a submissão do projeto à Plataforma Brasil. No segundo momento, traremos os três tipos de produções científicas utilizadas no decorrer dos estudos, designadamente apresentação de comunicações orais em congressos, a produção e submissão de capítulo de livro sobre a temática relacionada com as nossas pesquisas científicas, passando pelo objetivo principal que é de comunicar os professores e educadores sobre a importância de terem tais conhecimentos, para que possam ser multiplicadores de saberes e, por fim, a apresentação do projeto traduzido em livro à políticos para que possam implementar nas escolas públicas de seus municípios.
  • Relatório do estudo exploratório – vitimação dos militares da GNR - PORTO
    Publication . Nunes, Laura M.; Sani, Ana
    Este estudo caracterizado por um desenho exploratório, descritivo, transversal e retrospetivo, delimitado por uma análise baseada na observação e no autorrelato, recorreu ao inquérito psicossocial com apelo à técnica do questionário tendo como objetivo geral identificar a prevalência de vitimação policial através da experiência e perceção vividas por Militares da GNR no exercício das suas funções. Mais especificamente, procurou-se: a) Identificar a eventual existência de um padrão de vitimação; b) Captar a perceção dos inquiridos relativamente à eventual relação entre a vitimação vivida e os níveis de insegurança e crime na sua área de trabalho; c) Identificar a eventual associação entre a vitimação vivida e as condições de ocorrência; d) Identificar a eventual associação entre a vitimação vivida e algumas caraterísticas sociodemográficas.
  • A proficiência de reconhecimento da expressão facial das emoções: um estudo de caso com profissionais da educação no Instituto Federal Fluminense com recurso a inteligência facial e ao F-M FACS 5.0.
    Publication . Pereira, Regina Célia Soares; Freitas-Magalhães, A.
    As mudanças económicas, sociais e culturais que ocorrem na sociedade contemporânea, mediadas em parte pelo desenvolvimento da Neurociência, impõem um olhar inovador às questões centrais do processo educativo. Nesse sentido, a habilidade no Reconhecimento das Expressões Faciais das Emoções (REFE) é primordial para expressar a comunicação humana, pois é inata e universal, configurando-se inevitável influência no processo de ensino-aprendizagem entre os profissionais da Educação. O objetivo deste estudo é medir e analisar os acertos e erros no reconhecimento da expressão facial da emoção, aplicado aos profissionais na área da Educação, ao serem apresentados diferentes segmentos de fotografias, via aplicativo Kahoot. O instrumento para mapear os marcadores da expressão facial da emoção é o F-M Facial Action Coding System 5.0 (F-M FACS 5.0). Além disso, é utilizado para a recolha de dados o game Freitas-Magalhães Sandro Pereira Emotions (F-MSPE-1.0), desenvolvido no âmbito do Facial Emotion Expression Lab (FEELab), na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP). O público-alvo é formado por profissionais especializados na área da Educação, do Instituto Federal Fluminense (IFF), localizado na região Norte Fluminense/RJ-Brasil. O tamanho da amostra é de 80 participantes (n=80). O game contempla 10 questões com 4 possibilidades de escolha, com um tempo de 20 segundos para cada resposta. Em termos de resultados, não existem evidências estatísticas de que as variáveis "cargo e/ou género" estejam associadas a uma maior pontuação no que se refere à proficiência de reconhecimento da expressão facial das emoções. Desta forma, espera-se que a investigação contribua para aumentar o conhecimento científico nas áreas da Neurociência e da Educação.
  • A expressão facial das emoções sociais: estudo neurocultural e a identificação da prototipagem em tabela periódica com recurso ao F-M FACS 5.0
    Publication . Pereira, Sandro Carlos; Freitas-Magalhães, A.
    Na atualidade, para além da sobrevivência e da reprodução, a natureza social e as emoções são duas das principais características da espécie humana. Nesse sentido, o reconhecimento da expressão facial das emoções sociais é uma forma imediata de obter informação relativa ao estado emocional e fisiológico do outro e de regular a vida em sociedade. Atualmente, o principal instrumento científico para mapear os marcadores da expressão facial da emoção é o Freitas-Magalhães Facial Action Coding System (F-M FACS 5.0). Sendo assim, a presente investigação revela-se pertinente para discorrer sobre os resultados obtidos a partir da seguinte questão, “quais são os marcadores das expressões faciais das emoções sociais, inveja, perdão, luto, culpa, ódio, ciúme, orgulho e vergonha?” e, consequentemente, traz um contributo para ampliar o entendimento sobre o atlas da face humana nas suas inúmeras interações sociais. Encontrar resposta para essa questão, pode fornecer informações para a criação da primeira tabela periódica das emoções sociais. Em função da perspectiva descrita acima, o objetivo desse estudo é identificar os marcadores das expressões faciais das emoções sociais, inveja, perdão, luto, culpa, ódio, ciúme, orgulho e vergonha em uma tabela periódica com recurso ao F-M FACS 5.0. A presente investigação insere-se nas áreas do conhecimento sobre a Psicologia das Emoções e do instrumento F-M FACS 5.0. O reconhecimento da expressão facial das emoções é uma ferramenta para informação relativa às emoções do outro, além de regular a vida em sociedade. Salienta-se, que essa investigação é uma revisão bibliográfica de artigos científicos, livros e teses de doutoramento, encontrados nas bases de dados: Bvsalud, Sciencedirect, B-ON, Scielo, Medline, Lilacs e Tese-USP, entre os anos de 2010 e 2023. Vale dizer, que o referencial teórico serviu de sustentação para essa investigação, no sentido de discutir os conceitos-chave, com base na revisão da literatura científica relacionada com a temática dessa investigação e verificar o estado da arte dos estudos empíricos. Os resultados alcançados possibilitaram a criação da tabela periódica com as respectivas prototipagens das oito emoções sociais, desenvolvida no âmbito do Freitas-Magalhães Facial Action Coding System Laboratory (F-M FACS Lab), no ano de 2023, em coautoria com o Senhor Professor Doutor Freitas-Magalhães (Ph.D). Desta forma, espera-se que o estudo contribua para que outros pesquisadores obtenham, através dessa investigação, uma tabela periódica que sirva de bússola para nortear os caminhos da complexa cartografia das expressões faciais das emoções sociais.
  • Atividades de vida diária em doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica e insuficiência cardíaca: a London Chest Activity of Daily Living revisitada
    Publication . Oliveira, Isabel de Jesus; Gomes, Inês; Ferreira, Pedro Lopes
    Com este relatório é propósito apresentar os resultados do estudo de investigação que, no contexto do pós-doutoramento, a candidata desenvolveu com a finalidade de aperfeiçoar as suas competências no domínio da investigação. Para responder a este propósito, foi desenvolvido um estudo multicêntrico, quantitativo e transversal, para traduzir, adaptar e validar, para a população e culturas portuguesas (europeu), o instrumento London Chest Activity of Daily Living (LCADL) para avaliação da limitação para as atividades de vida diária de doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e doentes com insuficiência cardíaca (IC). Após o processo de tradução e adaptação cultural, foi realizada a validação em contexto clínico. Na validação com doentes com DPOC foram incluídos, numa amostra por conveniência em três unidades hospitalares, 86 doentes e para a população com IC foram incluídos 36 doentes de uma unidade de cardiologia. Os resultados sugerem que a versão da LCADL em português europeu apresenta boas propriedades psicométricas e que é equivalente nas medidas de validade e fiabilidade à versão original em inglês.
  • Relatório de diagnóstico local de segurança - estudo exploratório do Funchal
    Publication . Sani, Ana Isabel; Nunes, Laura M.
    Este estudo que visou avaliar a percepção de segurança e crime /vitimação na cidade do Funchal. Entre os objectivos específicos contaram: i) Levantamento de dados sociodemográficos da área urbana avaliada; ii) Caracterização da perceção de (in)segurança dos sujeitos avaliados; ii) Conhecimento acerca das experiências de vitimação direta e indireta; iv) Apreciação pela população sobre o controlo social (formal e informal); v) Avaliação do envolvimento dos cidadãos na resolução dos problemas da sua comunidade.
  • Cluster do mar e desenvolvimento de Cabo Verde: constrangimentos e propostas de solução
    Publication . Varela, Simão Paulo Rodrigues; Rosa, Victor Pereira da
    Os modelos de desenvolvimento adotados por Cabo Verde, não foram, em certa medida, assertivos, e apesar dos ganhos assinaláveis, o país continua a deparar-se com problemas, sobretudo socioeconómicos, pelo que uma das alternativas é a possibilidade de aposta no cluster do mar. Reconhece-se as potencialidades e os desafios à implementação desse modelo de desenvolvimento, bem como o papel do Estado na criação de um ambiente favorável à investigação científica, à iniciativa privada, à captação dos investidores com dimensão global, à iniciativa empresarial nacional, tendo em consideração as medidas de políticas públicas e estratégias a internacionalização da economia cabo-verdiana integrada no processo de globalização. A realização deste trabalho visa analisar a relação que possa existir entre o cluster do mar e o desenvolvimento de Cabo Verde, e corresponder à abordagem sobre os conteúdos teóricos e metodológicos que determinam o campo de investigação com incidência para o Desenvolvimento Internacional e Globalização. Para a realização deste estudo utilizou- se uma metodologia qualitativa e de caráter exploratório, com recurso à revisão da literatura e ao estudo documental. Assim, com a realização da investigação concluiu-se que, apesar das potencialidades e das oportunidades, constata-se os pontos fracos e as ameaças à implementação do cluster do mar em Cabo Verde e, sendo assim, à internacionalização das empresas e da economia cabo-verdiana e o desenvolvimento de Cabo Verde, pelo que são necessárias medidas de políticas públicas e estratégias a esse respeito.
  • Direito à educação para as pessoas com deficiência visual: um estudo juscomparativo entre os países lusófonos
    Publication . Guedes, Denyse Moreira; Cardoso, João Casqueira
    A pesquisa realizada buscou traçar um quadro comparativo, com os principais avanços na legislação brasileira e nos países lusófonos relacionados ao direito à educação para as pessoas com deficiência visual. Direito esse, universal, fundamental, sobretudo para a referida demanda, solidificado no direito constitucional de igualdade. Tem-se como condicionante evitar a exclusão social à educação e cultura, pois a participação da pessoa com deficiência no sistema educacional mundial é um passo de suma importância para a efetiva inclusão do cidadão. Mais do que um direito de todos, a educação, estabelecida está na Constituição da República Federativa do Brasil no artigo 6º, entre os demais direitos sociais e especificamente tratada nos art. 205 a 214, e, no presente trabalho, serão analisadas nas demais Constituições da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. As legislações baseiam-se nos direitos humanos fundamentais, consagrados em constituições e em diversas normas infraconstitucionais, sua promoção e incentivo exigem a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O direito comparado tem sido fundamental para determinados ramos jurídicos e a experiência internacional influencia diretamente muitas normas internas, além de procedimentos técnicos e jurídicos. Destaque se faz à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007, incorporando-se ao ordenamento jurídico brasileiro por meio do Decreto nº 6.949 de 2009. Tem-se que é o único tratado internacional de direitos humanos aprovado com quorum qualificado, ratificando que o Estado deverá empreender todos os seus esforços para garantir a educação, entre outros deveres, para que se promova a igualdade de todos, em cumprimento aos fundamentos da República, de cidadania e dignidade da pessoa humana.
  • Mediação nos conflitos de família: um instrumento prático de solidariedade
    Publication . Cardoso, Alenilton da Silva; Ramalho, Joaquim
    Existem questões que o formalismo processual adversarial não se mostra apropriado para resolver. Num contexto em que a concepção de família se renova, a compreensão do acesso à justiça é levada a reboque, pressupondo mudanças na ritualística civil e seus métodos de abordagem. Levando em conta a importância da família para a sociedade, esta investigação tem como foco a mediação, como procedimento mais adequado para a resolução dos conflitos familiares. Integra a doutrina ética solidária que este autor tem desenvolvido desde o ano 2007, desta vez, sobre a promoção da cultura da paz nas relações marcadas pela afetividade.
  • Atitude facial emocional associada à ironia: da teoria à análise evolucional
    Publication . César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro; Freitas-Magalhães, A.
    A ironia é uma atitude consciente e voluntária relacionada ao desejo de expressar algo pela fala que difere do desejado. Objetivo: Descrever as características da expressão facial emocional da ironia. Método: Inicialmente foi realizada revisão teórica sobre o assunto e calibração da pesquisadora sobre as expressões emocionais faciais no Laboratório de Expressão Facial das Emoções (fase 1). Na fase 2 foi construído instrumento português de avaliação da compreensão da emoção relacionada à ironia, com a análise prévia de três juízes, com posterior aplicação do teste em 40 sujeitos distribuídos igualitariamente entre os gêneros. A seguir, os resultados de 15% da amostra, selecionados de forma aleatória, foram enviados a dois juízes com mais de cem horas em análise da expressão facial emocional para marcação das unidades de ação, que foram comparadas com a marcação realizada pela pesquisadora, aplicando-se o teste de confiabilidade com o coeficiente Kappa. Após a verificação da confiabilidade na marcação das unidades de ação, os resultados foram tabulados e analisados pelo Teste de McNemar, adotando-se significância de 5%. Resultados: Na ironia jocosa, as unidades de ação que prevaleceram foram: 1Z+2Y (com diferença estatisticamente significativa), R12X+L12Y (em 52,5% da amostra), com as variantes: 6Y,7X e T23X. Na ironia retórica: 1C, 4X, L12X+R12Y (em 52,5% da amostra), 14X, M51X e 61X, com as variantes: 1C+2C (sem diferença estatisticamente significativa) e M54. No sarcasmo, R12X e 61X, com as variantes: 15X, M54X e 64X. Na subavaliação: 1Y+2Y, 42X, 43X, M51X ou M52X e as variantes: 12X, M54X e M56X. Na hipérbole: 4X, R12X+L12Y, T23X e as variantes: 1Y, R2X+L2Y, 1Y+4X, 24X, M51 ou 52X, M54X, 68X, obtendo-se a face padrão da ironia: 1Y+2Y+R12X+L12Y+M54X+61X e com a variante: 68X (este último, característico da hipérbole). Conclusão: A ironia pode ser representada por múltiplas faces, a depender do subtipo de ironia empregada, sendo que testa e sobrancelhas se sobressaíram (AUs 1 e 2) associados à presença do sorriso social (AU 12 assimétrico ou unilateral), movimento de cabeça discretamente para baixo e desvio do olhar (levemente para a esquerda). Tais manifestações, não esperadas em discursos afirmativos, favorecem a identificação da incongruência da mensagem falada e do contexto situacional. Foi também possível constatar a presença de vazamentos emocionais por meio de microexpressões faciais antes da expressão facial de ironia, bem como uma maior intensidade em testa e sobrancelhas na ironia jocosa quando comparada às demais, o que pode facilitar sua identificação, bem como o “girar de olhos” na hipérbole.