FCHS (DCPC) - Relatórios Técnico/Científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Relatórios Técnico/Científicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- La activación e impulso de los factores identitarios como cauce de desarrollo socioeconómico de las comunidades. El proceso de recuperación y revitalización del casco histórico de OportoPublication . Méndez Fonte, Rosa María de las Nieves; Campelo, Álvaro
- Disrupção escolar no 3.º ciclo do Ensino Básico: influência do ambiente psicossociológico da sala de aulaPublication . Lourenço, Abílio Afonso; Rosa, Victor Pereira da
- A dinâmica do autoconceito na disrupção escolar: um estudo com alunos do 3.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Paiva, Maria Olímpia; Rosa, Victor Pereira da
- Elementos de antropologia médica: uma abordagem antropológica sobre corpo, doença e saúdePublication . Leal, João Paulo Ferreira; Rosa, Victor Pereira daA realização deste projecto pretende corresponder a uma síntese sobre os conteúdos mínimos teóricos e metodológicos que determinam o campo de investigação da Antropologia Médica. Com um desenho de investigação sustentado numa vertente de análise de âmbito pedagógico, o empreendimento desenvolvido procura fornecer um ponto da situação sobre o tema académico, desde a sua génese até ao momento actual. Através de uma revisão às principais tendências analíticas e linhas de investigação que enformam a subdisciplina de Antropologia Social e Cultural, o objectivo da pesquisa é o de facultar elementos básicos sobre a área de estudo através de uma abordagem particular no âmbito da proposta de um manual sintético de trabalho. This project's main goal has been to formulate a compendium of the minimum theoretical and methodological content which determine the research fíeld of Medica1 Anthropology. The work now presented has been developed using a research framework based on pedagogical analysis and seelts to provide in depth information on the state of the art of the academic discipline within a historical context. Through a critical review of the main analytical and research trends that compose this scientific subfield of Social and Cultural Anthropology, the objective of the present research has been to provide the basic elements of the study domain in order to assemble a possible field textbook. La réalisation de ce projet vise entreprendre une synthèse sur le minimum théorique et méthodologique qui est au présent utilisé dans le domaine de recherche de 1'Anthropologie Médicale. Sous une conception de recherche soutenue par une orientation d'analyse pédagogique, le projet vise à fournir un panorama concret actue1 sur ce thème académique, depuis ses origines jusqu'à aujourd'hui. Atravers d'une analyse sur les principales tendances et lignes de recherche de cette specialization d'Anthropologie Social et Culturelle, l'objectif de la recherche est de fournir des éléments de base sur ce champ d'étude en utilisant une approche unique sur le sujet dans le cadre d'un manuel de travail. La realización de este proyecto pretende ofrecer un resumen de las disposiciones mínimas de 10s contenidos teóricos y metodológicos que detenninan e1 ámbito de la investigación de Antropologia Médica. Desde un disefio de investigación de análisis basado en una estrategia pedagógica, e1 proyecto trata de establecer una validación de1 tema de estudio académico, desde sus orígenes hasta hoy. A través de un examen analítico de las principales tendencias y líneas de investigación que sustentan la subdiciplina de Antropologia Social y Cultural, e1 objetivo de la investigación es proporcionar los elementos básicos de1 campo de estudio utilizando un enfoque particular como parte de una propuesta de un manual de trabaj o.
- Polícia e escola em três países: como se estabelecem as pontes?Publication . Ugolini, Edna; Gomes, Candido; Cardoso, João CasqueiraA Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília realizou pesquisa sobre a segurança escolar em quatro escolas públicas do Distrito Federal, em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), incluindo a participação do policial. Será que o policial favorece a segurança e proteção de todos na escola ou contribui para o aumento da violência? Como diretores, professores, alunos, membros do Conselho de Segurança Escolar (CSE) avaliam a atuação do policial na escola? A pesquisa qualitativa e quantitativa teve entrevistas com quatro diretores, oito membros do CSE e sete policiais, grupos focais com ao todo 73 alunos, questionários aplicados a 99 professores e 615 alunos, em quatro escolas da rede pública incluídas entre as mais violentas no Brasil. Os participantes, inclusive os policiais, foram unânimes ao afirmar que a presença do agente na escola é importante para combater a violência, principalmente quando há relacionamento de amizade e confiança entre os policiais, a direção da escola, os alunos e os seus respectivos pais. Observou-se que o policial em vários casos se assimilou ao ambiente educativo, participando das atividades escolares e executando também funções pedagógicas voltadas à segurança escolar. O caso brasileiro, em Estado Federativo, é comparado com as relações entre polícias e sistemas escolares em Portugal e na França, ambos Estados unitários. A experiência do Brasil se distingue pela informalização relativa das relações sociais quando o policial interage por mais longo tempo com uma determinada escola. Desse modo, as normas burocráticas podem ser modificadas em virtude de características sócio-culturais.--- The UNESCO Chair of Youth, Education and Society at the Catholic University of Brasilia developed research project about school safety issue in four public schools of the Federal District, in partnership with the Public Prosecutor’s Office of the Federal District and Territories (MPDFT), including the involvement of police. Will the police promote safety and security for all in school or does he contribute to the increase in violence? As principals, teachers, students, how do members of the Safety School Board assess the role of police at school? This board conducted qualitative and quantitative research interviews with four officers, eight members of the board and seven police officers, focus groups with 73 students, questionnaires applied to 99 teachers and 615 students in four schools in the public considered among the most violent in Brazil The participants, including police officers, were unanimous in saying that the police presence in school is important to combat violence, especially when there is relationship of friendship and trust between the police, the direction of the school, pupils and their parents. It was observed that the police officers were well assimilated into the educational environment, participating in the school running also with functions aimed at teaching school safety. The case of Brazil, a federative state, is compared to the relations among police and school systems in Portugal and France, both unitary states. The Brazilian experience is different in the sense that social relations become more flexible and less formal whenever the police agent interacts in a school for a long time. Therefore, socio-cultural features may change bureaucratic rules.
- Minorities in the Middle East: Israel as a case studyPublication . Mohammed, Ali HajThis article examines the problem of minorities in Israel and the increasing numbers of non Jewish in Israeli society. Its main objective is to expose the population figures, which have played a major role in the events of Israeli-Palestinian conflict. It aims and seeks through searching, investigating, reviewing, and analyzing the historical records, as well as related literature and sources, to prove the hypothesis that demographics is to play a major role in any final future peace agreement.
- Vivências e percepções sobre o trabalho e as condições de trabalho dos agentes da PSP: relatório final do projectoPublication . Maia, Rui LeandroCom base num conjunto amplo de respostas a um inquérito de opinião, o estudo caracteriza vivências e percepções que os participantes têm das condições de trabalho e do trabalho dos Polícias de Segurança Pública em Portugal e produz algumas evidências passíveis de serem consideradas na perspectiva do alcance de uma relação de maior empatia entre a sociedade civil e a corporação. Based on a wide range of responses to an opinion survey, the study analyzes the experiences and perceptions that participants have about working conditions and work of Public Security Police in Portugal and produces some evidence that could be considered in view of the reach of a more empathic relationship between civil society and the corporation.
- A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoriaPublication . Viegas, Carlos Alberto; Madeira, MiltonO presente estudo na área da psicologia da aprendizagem tem como visão principal desenvolver estratégias de aprendizagem para implementá-las na prática do ensino/tutoria da guitarra jazz tanto em contextos formais como informais, com o intuito de ajudar professores nesta prática e, consequentemente, os seus alunos (crianças e adultos). Este estudo contém um syllabus de exames de grau em execução de guitarra jazz/blues, que serve como um guia de aprendizagem estruturado. Foram mencionadas técnicas de motivação para todos os alunos e tutorandos, ajudando-os assim a alcançar os seus objetivos e todo o seu potencial. Adicionalmente, foi defendido que os estudantes de música aprendem melhor através da tutoria do que do ensino no caso da aprendizagem de um instrumento musical, e que as metodologias de aprendizagem da guitarra e seus fatores psicológicos e psicomotores foram necessários para alcançar esta proposta, utilizando como instrumentos de pesquisa 3 avaliações da tutoria e 3 avaliações dos parâmetros da experiência da aprendizagem observada, para se poder detetar os perfis psicológicos dos estudantes de guitarra jazz.
- Relatório do inquérito - diagnóstico local de segurança na Freguesia da Sé (Porto)Publication . Sani, Ana Isabel; Nunes, Laura M.
- Historical background of arab achievements in the islamic golden agePublication . Mohammed, Ali HajThis paper aims to identify the Arab achievements during the Islamic Golden Age. It identifies the major inventions and creations, particularly in the field of Science, and their influence on the rest of the world, most specifically the West. It also comments on the issue of the consequences of the Arab invasion of Europe and the creation of network trading between East and West. Finally, it deals with the challenges in the Arab world today, underlining lack of proper use of resources as main obstacles for attracting investors. ---- Esta contribuição visa identificar as realizações dos Árabes durante a Idade de Ouro Islâmica. Identifica as principais invenções e criações, especificamente no campo da Ciência, e a sua influência no resto do mundo — mais especificamente no Ocidente. Para além disso, comenta sobre o tema das consequências das invasões árabes na Europa e a criação de redes comerciais entre o Leste e o Oeste. Finalmente, a contribuição aponta os desafios do mundo árabe de hoje, salientando a falta de recursos como principal obstáculo para atrair investidores.