FCHS (DCPC) - Relatórios Técnico/Científicos
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- Atitude facial emocional associada à ironia: da teoria à análise evolucionalPublication . César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro; Freitas-Magalhães, A.A ironia é uma atitude consciente e voluntária relacionada ao desejo de expressar algo pela fala que difere do desejado. Objetivo: Descrever as características da expressão facial emocional da ironia. Método: Inicialmente foi realizada revisão teórica sobre o assunto e calibração da pesquisadora sobre as expressões emocionais faciais no Laboratório de Expressão Facial das Emoções (fase 1). Na fase 2 foi construído instrumento português de avaliação da compreensão da emoção relacionada à ironia, com a análise prévia de três juízes, com posterior aplicação do teste em 40 sujeitos distribuídos igualitariamente entre os gêneros. A seguir, os resultados de 15% da amostra, selecionados de forma aleatória, foram enviados a dois juízes com mais de cem horas em análise da expressão facial emocional para marcação das unidades de ação, que foram comparadas com a marcação realizada pela pesquisadora, aplicando-se o teste de confiabilidade com o coeficiente Kappa. Após a verificação da confiabilidade na marcação das unidades de ação, os resultados foram tabulados e analisados pelo Teste de McNemar, adotando-se significância de 5%. Resultados: Na ironia jocosa, as unidades de ação que prevaleceram foram: 1Z+2Y (com diferença estatisticamente significativa), R12X+L12Y (em 52,5% da amostra), com as variantes: 6Y,7X e T23X. Na ironia retórica: 1C, 4X, L12X+R12Y (em 52,5% da amostra), 14X, M51X e 61X, com as variantes: 1C+2C (sem diferença estatisticamente significativa) e M54. No sarcasmo, R12X e 61X, com as variantes: 15X, M54X e 64X. Na subavaliação: 1Y+2Y, 42X, 43X, M51X ou M52X e as variantes: 12X, M54X e M56X. Na hipérbole: 4X, R12X+L12Y, T23X e as variantes: 1Y, R2X+L2Y, 1Y+4X, 24X, M51 ou 52X, M54X, 68X, obtendo-se a face padrão da ironia: 1Y+2Y+R12X+L12Y+M54X+61X e com a variante: 68X (este último, característico da hipérbole). Conclusão: A ironia pode ser representada por múltiplas faces, a depender do subtipo de ironia empregada, sendo que testa e sobrancelhas se sobressaíram (AUs 1 e 2) associados à presença do sorriso social (AU 12 assimétrico ou unilateral), movimento de cabeça discretamente para baixo e desvio do olhar (levemente para a esquerda). Tais manifestações, não esperadas em discursos afirmativos, favorecem a identificação da incongruência da mensagem falada e do contexto situacional. Foi também possível constatar a presença de vazamentos emocionais por meio de microexpressões faciais antes da expressão facial de ironia, bem como uma maior intensidade em testa e sobrancelhas na ironia jocosa quando comparada às demais, o que pode facilitar sua identificação, bem como o “girar de olhos” na hipérbole.
- Atividades de vida diária em doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica e insuficiência cardíaca: a London Chest Activity of Daily Living revisitadaPublication . Oliveira, Isabel de Jesus; Gomes, Inês; Ferreira, Pedro LopesCom este relatório é propósito apresentar os resultados do estudo de investigação que, no contexto do pós-doutoramento, a candidata desenvolveu com a finalidade de aperfeiçoar as suas competências no domínio da investigação. Para responder a este propósito, foi desenvolvido um estudo multicêntrico, quantitativo e transversal, para traduzir, adaptar e validar, para a população e culturas portuguesas (europeu), o instrumento London Chest Activity of Daily Living (LCADL) para avaliação da limitação para as atividades de vida diária de doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e doentes com insuficiência cardíaca (IC). Após o processo de tradução e adaptação cultural, foi realizada a validação em contexto clínico. Na validação com doentes com DPOC foram incluídos, numa amostra por conveniência em três unidades hospitalares, 86 doentes e para a população com IC foram incluídos 36 doentes de uma unidade de cardiologia. Os resultados sugerem que a versão da LCADL em português europeu apresenta boas propriedades psicométricas e que é equivalente nas medidas de validade e fiabilidade à versão original em inglês.
- Cluster do mar e desenvolvimento de Cabo Verde: constrangimentos e propostas de soluçãoPublication . Varela, Simão Paulo Rodrigues; Rosa, Victor Pereira daOs modelos de desenvolvimento adotados por Cabo Verde, não foram, em certa medida, assertivos, e apesar dos ganhos assinaláveis, o país continua a deparar-se com problemas, sobretudo socioeconómicos, pelo que uma das alternativas é a possibilidade de aposta no cluster do mar. Reconhece-se as potencialidades e os desafios à implementação desse modelo de desenvolvimento, bem como o papel do Estado na criação de um ambiente favorável à investigação científica, à iniciativa privada, à captação dos investidores com dimensão global, à iniciativa empresarial nacional, tendo em consideração as medidas de políticas públicas e estratégias a internacionalização da economia cabo-verdiana integrada no processo de globalização. A realização deste trabalho visa analisar a relação que possa existir entre o cluster do mar e o desenvolvimento de Cabo Verde, e corresponder à abordagem sobre os conteúdos teóricos e metodológicos que determinam o campo de investigação com incidência para o Desenvolvimento Internacional e Globalização. Para a realização deste estudo utilizou- se uma metodologia qualitativa e de caráter exploratório, com recurso à revisão da literatura e ao estudo documental. Assim, com a realização da investigação concluiu-se que, apesar das potencialidades e das oportunidades, constata-se os pontos fracos e as ameaças à implementação do cluster do mar em Cabo Verde e, sendo assim, à internacionalização das empresas e da economia cabo-verdiana e o desenvolvimento de Cabo Verde, pelo que são necessárias medidas de políticas públicas e estratégias a esse respeito.
- O depoimento de testemunhas em audiências criminais: a percepção dos magistradosPublication . Butierres, Maria Cecília; Sani, Ana IsabelEsta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção dos magistrados acerca do depoimento testemunhal realizado durante a audiência criminal. A amostra intencional foi composta por oito (8) magistrados, três (3) do sexo feminino e cinco (5) do sexo masculino, todos com experiência em inquirição de testemunhas em processos penais. A recolha de dados foi efetuada através de uma entrevista semiestruturada, construída para o efeito. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo de recorte temático com base em Bardin (2011). Os resultados desta pesquisa, de natureza qualitativa, apontaram para uma percepção positiva do depoimento testemunhal (n=8), o qual foi considerado como fundamental para a tomada da decisão judicial. Conjuntamente com essa percepção positiva, foi manifestada uma percepção negativa (n=7), no sentido de que se trata de uma prova frágil e sujeita a falhas. Em relação à forma de questionamento, os resultados obtidos podem ser agrupados em três subcategorias: a) a prevalência do mito da objetividade do testemunho (n=5); b) a melhor adequação do relato livre em comparação com as perguntas fechadas (n=6); e c) a consideração de que perguntas fechadas afirmativas por presunção são a classe de perguntas mais suscetíveis à sugestionabilidade do testemunho (n=7). Quanto ao modo de questionamento, os resultados obtidos podem ser agrupados em duas subcategorias: a) a ordem lógicosequencial para a formulação de perguntas pelos atores processuais. Metade dos participantes (n=4) considerou ser mais adequado que o juiz inicie a formulação das perguntas às testemunhas e a outra metade (n=4) considerou ser mais adequado que as partes iniciem tal questionamento; b) a ausência do órgão de acusação: predominância da percepção de que compete ao magistrado suprir essa ausência e realizar as perguntas às testemunhas (n=5). Em caráter sugestivo, a pesquisa apontou que a constante qualificação em termos de Psicologia do Testemunho mostra-se como uma importante ferramenta para a facilitação da tomada da decisão judicial.
- A dinâmica do autoconceito na disrupção escolar: um estudo com alunos do 3.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Paiva, Maria Olímpia; Rosa, Victor Pereira da
- O direito à educação intercultural na contemporaneidade: a infância em situações humanitáriasPublication . Eyng, Ana Maria; Cardoso, João CasqueiraO estudo problematiza a garantia do direito à educação, colocando sob análise os limites e as possibilidades dessa efetivação, nos contextos contemporâneos, e mais especificamente no contexto das crises humanitárias. Na discussão a argumentação está reunida em três capítulos. Inicialmente, são apresentados os limites que se manifestam nas violências advindas dos âmbitos econômico e político, identificados nas faces da desigualdade e da exclusão social. A identificação dos aspectos limitadores está referida em relatórios do UNICEF (2005, 2016) e da ONU (2018), além dos estudos de Milanovic (2017), Stiglitz (2018), Sarmento (2010), Bastos et al. (2008, 2011), Bastos e Veiga (2016), Moura (2010), Cardona et al. (2008), Morin (2007), bem como nos fatores de riscos extraídos da percepção de participantes de um estudo empírico. As possibilidades para a garantia dos direitos da criança estão na constituição de recursos de proteção para as crianças e adolescentes, tendo como ênfase a garantia dos direitos à educação. A discussão se sustenta nas garantias propostas nas políticas de Direitos Humanos e do Direito Internacional Humanitário, nos fatores de proteção identificados em pesquisa empírica sobre os cotidianos infantis, nos estudos de Deyra (2001), Cardona et al. (2008), e Fernandes (2009). Foram também tomados em conta os requisitos mínimos para a educação em situação de emergência (INEE, 2006). Os argumentos que sustentam o estudo têm em consideração a necessária recontextualização e ressignificação dos conceitos, num cenário de transições paradigmáticas (Santos, 2007) que caracterizam o contexto contemporâneo, produzindo um alargamento interpretativo sobre as categorias em estudo. Assim, o estudo assume como tese a necessidade da garantia do direito à educação de crianças e adolescentes na perspectiva de um currículo intercultural, como possibilidade de superação das violências que incidem sobre a infância em situação humanitária na contemporaneidade. Nessa direção, se apresenta a argumentação quanto a garantia do direito à educação, num currículo intercultural contemplando: 1) O direito à participação como recurso emancipatório; 2) O direito à diferença como recurso identitário; 3) O currículo intercultural na garantia do direito à educação; com referência em Vieira (2017), Sarmento (2015), Torres (2013), Silva (2013) e Santos (2010). O estudo permite constatar o quanto as populações infantis e o mundo como um todo, vive os danos colaterais das sociedades desiguais e excludentes, sendo a pobreza um dos maiores fatores de violências nos seus cotidianos. Entretanto, essas violências atingem uma escala tal, nos contextos atuais, que colocam as crianças em situação humanitária. Nesses territórios, a educação precisa atuar como fator de proteção por excelência. Assim, todos os esforços merecem ser envidados para sua garantia. Isso, tendo como pressuposto que na efetivação da garantia do direito à educação, a interculturalidade tem centralidade. Portanto, a interculturalidade no currículo se constitui ao mesmo tempo em conteúdo, método e indicador da efetivação do direito à educação capaz de superar as violências da desigualdade e da exclusão que se produzem e reproduzem em discursos que se valem da distorção de argumentos culturais para as justificar.
- Direito à educação para as pessoas com deficiência visual: um estudo juscomparativo entre os países lusófonosPublication . Guedes, Denyse Moreira; Cardoso, João CasqueiraA pesquisa realizada buscou traçar um quadro comparativo, com os principais avanços na legislação brasileira e nos países lusófonos relacionados ao direito à educação para as pessoas com deficiência visual. Direito esse, universal, fundamental, sobretudo para a referida demanda, solidificado no direito constitucional de igualdade. Tem-se como condicionante evitar a exclusão social à educação e cultura, pois a participação da pessoa com deficiência no sistema educacional mundial é um passo de suma importância para a efetiva inclusão do cidadão. Mais do que um direito de todos, a educação, estabelecida está na Constituição da República Federativa do Brasil no artigo 6º, entre os demais direitos sociais e especificamente tratada nos art. 205 a 214, e, no presente trabalho, serão analisadas nas demais Constituições da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. As legislações baseiam-se nos direitos humanos fundamentais, consagrados em constituições e em diversas normas infraconstitucionais, sua promoção e incentivo exigem a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O direito comparado tem sido fundamental para determinados ramos jurídicos e a experiência internacional influencia diretamente muitas normas internas, além de procedimentos técnicos e jurídicos. Destaque se faz à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007, incorporando-se ao ordenamento jurídico brasileiro por meio do Decreto nº 6.949 de 2009. Tem-se que é o único tratado internacional de direitos humanos aprovado com quorum qualificado, ratificando que o Estado deverá empreender todos os seus esforços para garantir a educação, entre outros deveres, para que se promova a igualdade de todos, em cumprimento aos fundamentos da República, de cidadania e dignidade da pessoa humana.
- Disrupção escolar no 3.º ciclo do Ensino Básico: influência do ambiente psicossociológico da sala de aulaPublication . Lourenço, Abílio Afonso; Rosa, Victor Pereira da
- Elementos de antropologia médica: uma abordagem antropológica sobre corpo, doença e saúdePublication . Leal, João Paulo Ferreira; Rosa, Victor Pereira daA realização deste projecto pretende corresponder a uma síntese sobre os conteúdos mínimos teóricos e metodológicos que determinam o campo de investigação da Antropologia Médica. Com um desenho de investigação sustentado numa vertente de análise de âmbito pedagógico, o empreendimento desenvolvido procura fornecer um ponto da situação sobre o tema académico, desde a sua génese até ao momento actual. Através de uma revisão às principais tendências analíticas e linhas de investigação que enformam a subdisciplina de Antropologia Social e Cultural, o objectivo da pesquisa é o de facultar elementos básicos sobre a área de estudo através de uma abordagem particular no âmbito da proposta de um manual sintético de trabalho. This project's main goal has been to formulate a compendium of the minimum theoretical and methodological content which determine the research fíeld of Medica1 Anthropology. The work now presented has been developed using a research framework based on pedagogical analysis and seelts to provide in depth information on the state of the art of the academic discipline within a historical context. Through a critical review of the main analytical and research trends that compose this scientific subfield of Social and Cultural Anthropology, the objective of the present research has been to provide the basic elements of the study domain in order to assemble a possible field textbook. La réalisation de ce projet vise entreprendre une synthèse sur le minimum théorique et méthodologique qui est au présent utilisé dans le domaine de recherche de 1'Anthropologie Médicale. Sous une conception de recherche soutenue par une orientation d'analyse pédagogique, le projet vise à fournir un panorama concret actue1 sur ce thème académique, depuis ses origines jusqu'à aujourd'hui. Atravers d'une analyse sur les principales tendances et lignes de recherche de cette specialization d'Anthropologie Social et Culturelle, l'objectif de la recherche est de fournir des éléments de base sur ce champ d'étude en utilisant une approche unique sur le sujet dans le cadre d'un manuel de travail. La realización de este proyecto pretende ofrecer un resumen de las disposiciones mínimas de 10s contenidos teóricos y metodológicos que detenninan e1 ámbito de la investigación de Antropologia Médica. Desde un disefio de investigación de análisis basado en una estrategia pedagógica, e1 proyecto trata de establecer una validación de1 tema de estudio académico, desde sus orígenes hasta hoy. A través de un examen analítico de las principales tendencias y líneas de investigación que sustentan la subdiciplina de Antropologia Social y Cultural, e1 objetivo de la investigación es proporcionar los elementos básicos de1 campo de estudio utilizando un enfoque particular como parte de una propuesta de un manual de trabaj o.
- A expressão facial das emoções sociais: estudo neurocultural e a identificação da prototipagem em tabela periódica com recurso ao F-M FACS 5.0Publication . Pereira, Sandro Carlos; Freitas-Magalhães, A.Na atualidade, para além da sobrevivência e da reprodução, a natureza social e as emoções são duas das principais características da espécie humana. Nesse sentido, o reconhecimento da expressão facial das emoções sociais é uma forma imediata de obter informação relativa ao estado emocional e fisiológico do outro e de regular a vida em sociedade. Atualmente, o principal instrumento científico para mapear os marcadores da expressão facial da emoção é o Freitas-Magalhães Facial Action Coding System (F-M FACS 5.0). Sendo assim, a presente investigação revela-se pertinente para discorrer sobre os resultados obtidos a partir da seguinte questão, “quais são os marcadores das expressões faciais das emoções sociais, inveja, perdão, luto, culpa, ódio, ciúme, orgulho e vergonha?” e, consequentemente, traz um contributo para ampliar o entendimento sobre o atlas da face humana nas suas inúmeras interações sociais. Encontrar resposta para essa questão, pode fornecer informações para a criação da primeira tabela periódica das emoções sociais. Em função da perspectiva descrita acima, o objetivo desse estudo é identificar os marcadores das expressões faciais das emoções sociais, inveja, perdão, luto, culpa, ódio, ciúme, orgulho e vergonha em uma tabela periódica com recurso ao F-M FACS 5.0. A presente investigação insere-se nas áreas do conhecimento sobre a Psicologia das Emoções e do instrumento F-M FACS 5.0. O reconhecimento da expressão facial das emoções é uma ferramenta para informação relativa às emoções do outro, além de regular a vida em sociedade. Salienta-se, que essa investigação é uma revisão bibliográfica de artigos científicos, livros e teses de doutoramento, encontrados nas bases de dados: Bvsalud, Sciencedirect, B-ON, Scielo, Medline, Lilacs e Tese-USP, entre os anos de 2010 e 2023. Vale dizer, que o referencial teórico serviu de sustentação para essa investigação, no sentido de discutir os conceitos-chave, com base na revisão da literatura científica relacionada com a temática dessa investigação e verificar o estado da arte dos estudos empíricos. Os resultados alcançados possibilitaram a criação da tabela periódica com as respectivas prototipagens das oito emoções sociais, desenvolvida no âmbito do Freitas-Magalhães Facial Action Coding System Laboratory (F-M FACS Lab), no ano de 2023, em coautoria com o Senhor Professor Doutor Freitas-Magalhães (Ph.D). Desta forma, espera-se que o estudo contribua para que outros pesquisadores obtenham, através dessa investigação, uma tabela periódica que sirva de bússola para nortear os caminhos da complexa cartografia das expressões faciais das emoções sociais.