FCHS (DCEC) - Artigos em Revistas Científicas Nacionais com Arbitragem Científica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Artigos em Revistas Científicas Nacionais com Arbitragem Científica by Title
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Ambient Advertising: a capacidade gerativa de sentido na publicidade não-convencionalPublication . Kulak, Sergio Marilson; Torres, RuiA publicidade utiliza diferentes estratégias para efetivar seus discursos, incluindo formatos inusitados de veiculação, como é o caso das Ambient Advertisings. Esta pesquisa objetiva compreender como uma peça de Ambient Advertising tem a capacidade de atrair a atenção dos usuários urbanos e produzir sobre eles algum significado. Assim, o problema de pesquisa se configura do seguinte modo: Como a Ambient Advertising desenvolve seus efeitos de sentido para conquistar seu público-alvo? Para responder a esta pergunta recorre-se à semiótica de linha interpretativa peirceana, com base nos conceitos apresentados por C. S. Peirce e seus estudiosos. A metodologia do trabalho é de abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de natureza aplicada e exploratória em relação aos seus objetivos. Os procedimentos técnicos adotados advêm da proposta de análise da semiótica aplicada (Santaella, 2018). Como resultados, identifica-se que os efeitos de evocação/sugestão, indicação e, sobretudo, representação são fundamentais para atrair a atenção do receptor.
- Camões transformado e re-montado: o caso de Herberto HelderPublication . Torres, RuiUma das tendências da poesia experimental portuguesa é o questionamento da tradição literária, invocando desse modo uma discussão acerca do que se entende por inovação. Retextualizações de obras consideradas clássicas tornam-se nesse âmbito estratégias de renovação e tradução, como se verificou nas transformações operadas com a obra de Luís Vaz de Camões. O objectivo deste artigo é apresentar uma dessas releituras, aquela que propõe Herberto Helder na primeira parte do poema Tríptico, de 1961, em “‘Transforma-se o amador na coisa amada’, com o seu”. Outros autores serviriam o propósito: desde as variações temáticas de Ana Hatherly sobre um vilancete de Camões, publicadas no Anagramático, em 1970; as modalidades de reescrita de textos clássicos que Pedro Barbosa realizou com os programas ‘Texal’ e ‘Permuta’, em 1975, com uma intenção de reelaboração crítica de textos clássicos, introduzindo-lhes variações de sentido; o livro Re-Camões, de E. M. de Melo e Castro, de 1980, totalmente dedicado à tarefa de des(cons)truir o grande poeta; e vários textos de Alberto Pimenta, que absorvem e transpiram o autor dos Lusíadas.
- Common Spaces: Multi-Modal-Media Ecosystem for Live PerformancesPublication . Leite, Luís; Torres, Rui; Aly, LuísCommon Spaces is an interface for real-time media convergence and live performance combining media, applications and devices. A multimodal media ecosystem was designed to respond to the requirement of a specific performance — how to mix multiple applications into a single environment. This collaborative environment provides a flexible interface for performers to negotiate, share, and mix media, applications, and devices. Common Spaces is a framework based on interoperability and data flow, a network of virtual wires connecting applications that “talk” to each other sharing resources through technologies such as OSC or Syphon. With this approach, media designers have the freedom to choose a set of applications and devices that best suit their needs and are not restricted to a unique environment. We have implemented and performed with this ecosystem in live events, demonstrating its feasibility. In our paper we describe the project's concept and methodology. In the proposed performance we will use the Digital Archive of Portuguese Experimental Literature (www.po-ex.net) as a framework, appropriating its database assets, remixing its contents, as well as the techniques and methods they imply, stimulating the understanding of the archive as variable and adaptable. These digital re-readings and re-codings of experimental poems further highlight the importance of the materialities of experimental writing, integrating self-awareness in the modes of exchanges between literature, music, animation, performance, and technology.
- A comunicação dirigida e os meios de comunicaçãoPublication . Moutinho, Ana Viale; noNos dias de hoje, é cada vez mais importante a personalização dos serviços, ou pelo menos dar a entender que é precisamente àquela pessoa que nos estamos a dirigir. A comunicação dirigida, tal como a entendemos hoje, é importante para estabelecer e manter boas relações com os públicos das empresas e das instituições. Assim, a comunicação deve ser interactiva, uma palavra que está na moda e que quer dizer trocar informações, fazer feedback, evitando, de uma forma cada vez mais constante e efectiva, os boatos e as barreiras à comunicação. Etimologicamente, a palavra comunicação evoluiu do verbo latino comunicare (comunicar), que significa tornar comum bens materiais, espirituais ou afectivos, como se fosse uma partilha. Mais tarde o conceito evoluiu para a acção ou atitude de entrar em relação com alguém, realçando os laços entre os indivíduos através da palavra. Nos dias de hoje, comunicar deixou de se limitar à palavra, passando para o gesto, para o corpo, para o sinal, para técnicas como a publicidade, as relações públicas ou mesmo as estradas (quando se fala em vias de comunicação). Actualmente, a palavra está tão banalizada que qualquer coisa que façamos para transmitir uma passagem do individual ao colectivo é comunicar.
- Densidade endereçada: uma leitura de Coisas_Reais, de António BarrosPublication . Torres, Rui
- Editorial - Salette Tavares: "Vocação de ser itinerante"Publication . Torres, Rui; Ministro, Bruno; Cardoso, Inês
- O Experimentalismo como Invenção, Transgressão e MetamorfosePublication . Torres, Rui; Seiça, Álvaro
- Horizontes do WebjornalismoPublication . Torres, RuiO título deste ensaio é uma resposta ao desafio lançado pelo Centro de Estudos de Comunicação da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, que na pessoa do Professor Jorge Pedro Sousa, e no contexto de um congresso sobre Jornalismo, promoveu um debate dedicado ao tema "horizontes do webjornalismo". De facto, uma análise dos conceitos implicados nesse título pareceu-me na altura bastante frutífera, e propus por isso alguns comentários com o objectivo de abrir caminhos, mais do que propor soluções ou adiantar respostas. E a questão que se encena nesse título é por demais pertinente: o que constitui um horizonte quando falamos da fronteira digital?, e a que nos referimos quando falamos em webjornalismo? Destas questões decorrem naturalmente novas perguntas e outras reflexões, a que tentarei dar resposta e continuidade no decurso destes comentários acerca daquilo que podemos considerar o estado da arte em estudos jornalísticos.
- Húmus: colagem; montagem; recombinaçãoPublication . Torres, Rui; Ministro, BrunoPretende-se com este artigo evidenciar o diálogo estabelecido por Herberto Helder, no seu poema Húmus – Poema Montagem, com a narrativa Húmus de Raul Brandão, através de exemplos dos processos de colagem e combinação textual levados a cabo no poema. Descreve-se ainda, de um modo exploratório, a forma como Húmus – Poema Contínuo, experiência recombinatória com ambas as obras realizada no âmbito da Ciberliteratura com recurso ao motor textual Poemário, promove a contínua metamorfose textual dessas criações, problematizando a materialidade da linguagem e as metamorfoses ininterruptas da significação.
- Liberdade e invenção: a poeprática de E. M. de Melo e CastroPublication . Torres, Rui; Cardoso, InêsPoeta, artista e um dos mais ativos dinamizadores da Poesia Experimental Portuguesa, E. M. de Melo e Castro deixou-nos uma vasta obra na qual privilegiou o cruzamento de múltiplas linguagens, meios e materialidades. Movido pelo intento de promover uma constante experimentação e investigação, o poeta desenvolveu, simultaneamente, uma intensa atividade teórico-crítica, que se fez acompanhar de um persistente trabalho de organização e disseminação. Este ensaio procura pensar e integrar as diversas facetas do trabalho do autor, tomando como ponto de partida duas coordenadas que nortearam a sua prática poética, aqui entendida como uma poeprática: liberdade e invenção.