FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento by Title
Now showing 1 - 10 of 83
Results Per Page
Sort Options
- Accompagnement en psychopédagogie perceptive et estime de soi: recherche qualitative et quantitative auprès d’une population de personnes accompagnées en psychopédagogie perceptivePublication . Bouchet, Valérie; Bois, DanisThis research investigates the effects of Perceptual Psychoeducation on self-esteem and attempts to answer the following question : « To which extent and how does Perceptual Psychoeducation contribute to raising self-esteem ? » The theoratical framework used is based on four consecutive chapters which address in turn the theoretical and conceptual aspects of Perceptual Psychoeducation, a first attempt at defining the concept of ways of being and the theoretical fields of motivation and of self-esteem. This dissertation has been conducted in the posture of a practioner-researcher using a mixed method. The quantitative approach refers to the Rosenberg Self-Esteem Scale which was applied to seventeen participants before and after a series of 12 sessions. It evaluates the initial level of self-esteem of the participants and how this evolved after the sessions are concluded. The qualitative approach is inspired by phenomenology and hermeneutics and is founded on Bois’ method of anticipation-emergence. The data was collected through seventeen semi-structured interviews, followed by a multi-category classificaction analysis, a case-by-case phenomenological analysis and a transversal hermeneutic analysis. The research shows positive results with regards to the effectiveness of Perceptual Psychoeducation in raising self-esteem and brings to light elements that contribute to a better understanding of the process that the participants experience as their self-esteem improves.
- O acesso à saúde oral em contextos de marginalizaçãoPublication . Castro, Luís Vasco de Oliveira da Silva de Loureiro e; Campelo, ÁlvaroEste trabalho de investigação, inicialmente baseado na observação dos espaços geográficos onde decorreria a recolha de dados, e em simultâneo, na pesquisa de informação bibliográfica, concretizou-se numa investigação empírica com trabalho de campo de grande duração. A questão central era identificar os problemas no acesso à saúde oral por parte de grupos sociais marginalizados ou excluídos da sociedade, com comportamentos associados à toxicodependência, alcoolismo, prostituição e por vezes portadores de doenças transmissíveis. Pretendia-se saber como, no acesso à saúde oral, estes processos interferiam, e quais as suas consequências, com o objetivo de conhecer a situação da amostra estudada e, a partir desse conhecimento, indicar propostas que superem tais limitações no acesso à saúde oral. Enquadra-se esta investigação no campo das Ciências Sociais, com particular abordagem antropológica, onde os dados fisiológicos e sanitários associados à saúde oral são analisados, combinando a teoria e metodologia médica com a teoria e metodologia antropológica, pois associamos a saúde e a doença oral ao comportamento humano, ao enquadramento social e cultural. As condições físicas onde decorreu a recolha de informação – Unidades Móveis da ARRIMO e Centro Social da Junta de Freguesia de Campanhã – foram as necessárias e suficientes. Independentemente de apresentarem algumas limitações/“condicionantes” não impediram a obtenção de alguns resultados conclusivos e fiáveis, que evidenciaram de forma clara a dura realidade da população estudada. A necessidade de cuidados de higiene oral e as consequências inerentes à sua má aplicação foram amplamente verificadas junto da população-alvo e analisadas no trabalho aqui apresentado. Constata-se, pelos resultados obtidos, que estes hábitos/cuidados de higiene oral quase não existem. Da população observada, apenas 32%, entende que a sua condição oral é de facto muito pior daquela que conseguem visualizar nas pessoas da sua idade; e, aproximadamente 33% indica que possui odontalgias, mas, destes, apenas 9% recorreram ao serviço do Médico Dentista. Situamos a nossa pesquisa na necessidade de incluir nas políticas sanitárias uma reflexão mais crítica e desenvolvida do conceito de justiça no acesso à saúde por parte de grupos desfavorecidos e socialmente marginalizados, pois é muito problemática e precária a política de saúde oral para esta população.
- Acufenos: caracterização biopsicossocial, desenvolvimento e avaliação da eficácia de uma intervenção psicológicaPublication . Oliveira, António Vasco Antunes Neves de; Meneses, Rute; Cunha, Nuno Trigueiros daO presente estudo pretende abordar a problemática dos acufenos, procurando, de entre vários indicadores biopsicossociais, identificar os que mais contribuem para uma menor Qualidade de Vida (QDV), que a literatura associa aos indivíduos com acufenos, e testar uma intervenção terapêutica baseada na biblioterapia, que, sendo simples e acessível, possa contribuir para uma melhoria da sua QDV. A primeira parte inclui três artigos que pretendem fazer o enquadramento teórico dos acufenos, a sua abordagem e intervenção terapêutica, além de aspectos associados à QDV destes indivíduos. Na segunda parte encontra-se um capítulo referente ao Método e 7 artigos onde é apresentada a caracterização de vários indicadores biopsicossociais (processamento auditivo central, hiperacusia, estratégias de coping, auto-eficácia, optimismo e espiritualidade, satisfação com o suporte social, ansiedade e depressão) e correlatos de 58 indivíduos com acufenos, existindo ainda dois artigos, um referente à caracterização e preditores da QDV desses indivíduos, e outro sobre a avaliação de um manual desenvolvido como instrumento de promoção da sua QDV através da melhoria dos indicadores psicossociais seleccionados. Os resultados mostram que os indivíduos que sentiam os acufenos como mais intensos, os que apresentavam hiperacusia, e os que apresentavam queixas de vertigem, eram quem tinha maior incómodo pela presença dos acufenos e pior QDV. Verificou-se igualmente que algumas estratégias de coping e a ansiedade estavam correlacionadas com pior QDV, sendo esta última o seu melhor preditor, explicando 13,2% da variação. Os resultados associados à intervenção revelam que quem usou o manual apresentou melhoria da sua QDV, enquanto que quem não teve acesso ao manual apresentou uma significativa diminuição. Os valores relativos à utilidade do manual são moderados e estão de acordo com os da literatura. Sendo o manual um instrumento simples e com baixo custo, poderá ser de considerar o seu uso alargado em contextos de saúde e vários profissionais, como primeira abordagem a estes pacientes. Estudos com outro tipo de intervenções terapêuticas associadas ao manual poderão dar indicadores de quais os seus níveis de eficácia, promovendo assim a investigação na problemática dos acufenos, procurando igualmente sensibilizar a população geral para um aspecto relativamente comum mas ainda pouco divulgado.
- Análise Biográfica, do Estilo de Vinculação e da Personalidade, em Indivíduos com História de Abuso de Substâncias e Condutas DelinquentesPublication . Nunes, Laura M.; Cardoso, Carlos MotaEste trabalho debruça-se sobre a frequente co-ocorrência de dois comportamentos estreitamente ligados: o consumo de drogas e a conduta delituosa. Partindo da ideia de Agra a respeito das particularidades destes indivíduos, questionou-se a possibilidade de um modo específico de funcionamento global, típico desta população e contextualizado num determinado tipo de percurso biográfico. Indagou-se a possível existência de similaridades aos níveis da personalidade e do padrão de vinculação, questionando-se, ainda, a associação entre personalidade e vinculação nestes sujeitos. Procurando tais respostas, adoptou-se um desenho de estudo transversal, retrospectivo, observacional, exploratório, descritivo, correlacional e baseado no auto-relato. Recorreu-se à triangulação inter-métodos, dos dados qualitativos e dos quantitativamente tratados, buscando compreender este registo comportamental. Para tanto, apelou-se à entrevista semi-estruturada e semi-directiva e a uma grelha de registo de comportamentos não verbais, para recolha de informação posteriormente submetida à análise de conteúdo proposta por Bardin (2004), bem como ao Inventário NEO Personality Inventory Revised (NEO PI-R) e à Escala de Vinculação no Adulto (EVA) para avaliar, respectivamente, a personalidade e a vinculação. Os resultados, obtidos numa amostra de 53 indivíduos do sexo masculino com história de consumo de substâncias e práticas delinquentes e com uma média de 36 anos de idade (desvio-padrão de 8,24 anos), conduziram à conclusão de que estes sujeitos apresentam regularidades ao nível do percurso biográfico, com claras falhas no seu processo de socialização, tendo-se desenvolvido no seio de famílias problemáticas cujo estilo educativo terá sido predominantemente negligente, não favorecendo a consolidação de laços sociais e afectivos. Foram encontradas similaridades em termos de personalidade, como os elevados valores de Neuroticismo e os valores muito baixos para a Extroversão, a Abertura à Experiência, a Amabilidade e a Conscienciosidade, a par de um padrão de vinculação predominantemente Inseguro Evitante. Encontraram-se correlações entre a vinculação predominante e a personalidade, designadamente, correlações positivas entre a vinculação Evitante e as facetas Assertividade e Actividade, e correlações positivas entre o mesmo padrão de vinculação e as facetas Fantasia, Assertividade e Actividade. Estes resultados permitiram aceder aos aspectos tácitos e subjacentes à manifestação concomitante destes comportamentos, fornecendo elementos úteis para as prevenções primária, secundária e terciária. The present thesis focuses on the frequency of the co-occurrence of two strictly connected behaviours: drug consumption and delinquency. Starting with Agra’s idea on the particularities of these individuals, we questioned the possibility of a characteristic global functioning mode which was typical of this population and simultaneously contextualized in a specific biographic course. We also questioned about the possible existence of similarities between personality and attachment pattern, as well as the association between attachment and personality in these individuals. While searching for these answers, we adopted a transversal, retrospective, observational, exploratory, descriptive, co-relational and self-reported based study. We used inter-method triangulation to handle both qualitative and quantitative data while we tried to understand this behavioural pattern. In order to do so, we appealed to the semi-structured and semi-directive interview, using a non-verbal behaviours’ grid to collect data that was later submitted to the contents’ analysis proposed by Bardin (2004), as well as to the NEO Personality Inventory Revised (NEO PI-R) and to the attachment scale “Escala de Vinculação no Adulto (EVA)” [Attachment in Adults’ Scale], in order to evaluate personality and attachment, respectively. The results were obtained from a 53 male individuals’ sample with history of substance abuse and delinquent practises and with an average age of 36 years old (deviation: 8,24 years). These results led us to conclude that these individuals have certain biographic regularities, with clear failure on their socialization process, which had started within problematic families whose educational style must have been predominantly negligent and non-favourable to social and affective bonds. Personality similarities, such as high levels of Neuroticism and low levels for Extraversion, Openness, Agreeableness and Conscientiousness were found, along with an attachment pattern mainly Insecure Avoidant. Co-relations between predominant attachment and personality, namely, positive co-relations between Avoidant attachment and Assertiveness and Activity were also found, as well as positive co-relations between Avoidant and Fantasy, Assertiveness and Activity. These results allowed us to access tacit and underlying aspects of these behaviours, giving us useful elements to primary, secondary and tertiary prevention. Ce travail se penche sur la fréquente co-occurrênce de deux comportements étroitement liés : la consommation de drogues et la conduite délictueuse. Suite a l’idée d'Agra concernant les particularités de ces personnes, on s'est questionné sur la possibilité d'un mode spécifique du fonctionnement global, typique de cette population et contextualizé dans un certain type de parcours biographique. La possible existence de similitudes aux niveaux de la personnalité et du modéle d'attachement a été enquêtée, en s'interrogeant, sur l'association entre la personnalité et l'attachement de ces sujets. En cherchant telles réponses, il a été adopté un dessin d'étude transversal, de rétrospective, observation, exploratoire, descriptif, corrélation et basée sur l'autorapport. On a fait appel à la triangulation inter-méthodes, des données qualitatives et quantitativement traitées, en cherchant comprendre ce registre comportemental. Pour cela, il a été fait appel à l'entrevue semi-structurée et semi-directive et à une grille de registre de comportements non verbaux, pour une collecte d'informations ultérieurement soumises à l'analyse de contenu proposée par Bardin (2004), ainsi qu'à l'Inventaire NEO Personality Inventory Revised (NEO PI-R) et à l'Echélle d’ Attachement de l'Adulte (EVA). Les résultats, obtenus sur un échantillon de 53 personnes du sexe masculin avec un historique de consommation de substances et pratiques délinquantes , et une moyenne d’âge de 36 ans (écart type de 8.24 années), nous ont emmené à conclure que ces sujets présentent des régularités au niveau du parcours biographique, avec de claires imperfections dans leur processus de socialisation, en ayant développée, au sein de familles problématiques, dont le style éducatif aura été majoritairement négligent, en ne favorisant pas la consolidation de laceaux sociaux et affectifs. Il a été trouvé des similitudes dans la personnalité, comme les valeurs élevées de Neuroticisme et les valeurs très basses d' Extroversion, d'Ouverture à l'Expérience, d'Amabilité et de Consciencialité, de pair avec une norme de rapport majoritairement Instable Evitant. Il a été trouvé des corrélations entre l'attachement prédominant et la personnalité. Ces résultats ont permis d'accéder aux aspects tacites et subjacents à la manifestation concomitante de ces comportements, en fournissant des éléments utiles pour les préventions primaire, secondaire et tertiaire.
- Antropologia e psicoterapia: expressões corporais e reflexividade do self através de performances astrológicas em fase de modernidade tardiaPublication . Ramos, Elisabete de Jesus; Santos, Paula MotaEste estudo explora o papel das expressões corporais através de performances astrológicas, em contexto de psicoterapia. O propósito principal do estudo é mostrar como o corpo é um elemento central no processo psicoterapêutico. Os pressupostos teóricos que edificam e sustentam o nosso estudo assentam na Antropologia (da Experiência, da Magia, da Doença), no pensamento de Giddens em torno da Identidade, no Psicodrama e na Astrologia. O estudo investigativo tomou nossa a prática clínica de psicoterapia como terreno de observação participante e análise etno-sociológica. Procuramos perceber, junto dos participantes do processo de psicoterapia, a importância do corpo como um elemento central no processo de reparação de um estado de rutura, de como através da vivência corporal há um incremento de um estado de bem-estar, que permite superar as crises e a intensificação das mesmas. Os pressupostos metodológicos que norteiam a nossa investigação assentam na investigação qualitativa, na observação participante, na técnica de entrevista e na descrição etnográfica. Construímos um roteiro mental de campo, que resulta do inter-cruzamento do pensamento de Giddens e da teoria astrológica, e a partir do qual foram efetuadas entrevistas e a implementação de performances astrológicas, como meios de obtenção de informação. O estudo demonstra (1) que o processo de cura/re-harmonização do Eu é profundamente eficaz para os indivíduos trabalhados porque há uma participação ativa do paciente no processo de cura (a colaboração criativa e performativa entre terapeuta e paciente) e (2) que o corpo é um aspeto central num desfecho de harmonia, pois através da performance corporal da vivência astrológica os participantes adquiriam um novo sentido para o self, ao conseguir resignificar as suas experiências, retornando a um estado de equilíbrio e bem-estar. O terreno e as práticas de cura observadas e analisadas permitem constatar como cada indivíduo toma consciência que pode moldar e construir a sua identidade, participando ativamente do seu projeto reflexivo do self.
- Antropología y Enfermería: narrativa del sufrimiento y dolor - la formación para la expresión y comprensión emocional de los profesionales en los espacios sanitariosPublication . Beltrán Rodríguez, Rafael; Campelo, ÁlvaroEl propósito del presente estudio se enmarca en el análisis cultural en su desarrollo histórico, de la percepción del dolor - sufrimiento y alivio en el hombre a través de las diferentes culturas. El objetivo es saber como los alumnos de grado de enfermería de 1º curso en la Universidad Fernando Pessoa, Canarias, España, sin llegar a estar contaminados por la cercanía al dolor en sus prácticas clínicas, nos transmiten mediante entrevista en profundidad, y método cualitativo observacional sus vivencias de como perciben dolor y sufrimiento en su andar cotidiano, para con la obtención final de resultados y conclusiones poder llevar a cabo una intervención pedagógica coherente, de aplicación práctica. Una aplicación práctica que se hará concretamente con la asignatura de Antroposociología de la Salud, para llegar incluso a configurar directrices curriculares que nos orienten tanto a profesores como los propios alumnos, en aras de conseguir, al menos, una reflexión del etnocentrismo, el relativismo cultural, la diversidad y contacto cultural dentro de la práctica de la enfermería, con especial hincapié, en los comportamientos del futuro profesional de la enfermería en los apartados de sufrimiento y dolor. Al mismo tiempo, se llevó a cabo una intervención de características similares en cuanto a método (entrevista en profundidad) con profesionales de la enfermería con más de quince años de experiencia profesional, más la observación participante en un espacio de dolor y de esta manera poder comparar resultados y llegar a conclusiones como que, la enfermedad es un fenómeno social y como tal, solo se puede entender en el seno del preciso contexto sociocultural donde se produce como tal. Es necesario un mayor conocimiento si cabe, de la realidad a la que se enfrentan tanto alumnos como profesionales de la enfermería durante el desarrollo de sus prácticas o trabajo, en cuanto a sufrimiento, dolor y muerte, como nos refieren los entrevistados, no se encuentran preparados, no les han enseñado las habilidades básicas para este tipo de afrontamiento, obteniendo como resultado frustración personal, académica o profesional y en ocasiones desarreglos psicológicos de solución en multitud de ocasiones nada sencillas. Todo ello, es extrapolable a la totalidad de los trabajadores del mundo sanitario.
- Arte: proposta para um modelo de reinserção social incluso - HUMA - um instrumento transformadorPublication . Oliveira, Jorge Manuel Marques de; Jardim, Maria AntóniaEste trabalho de investigação pretende sistematizar e validar as ideias que estão na génese do Espaço t. Uma filosofia que procurou e procura desenvolver actividades e ferramentas que promovam a reinserção social, numa perspectiva inclusiva – de todos e para todos. O trabalho que o Espaço t desenvolve tem 17 anos de história. Como muitas outras histórias, esta também pode ser contada com muitas ou poucas palavras. Mas, é, sobretudo, uma narrativa dita por muitos; em permanente construção, em constante mudança como a própria vida. É uma história que nasce de ideias e vontades, da necessidade de transgredir e de fazer diferente. Assim, ao atingir quase a maioridade teve a necessidade de se definir melhor e de perceber de que forma as suas práticas encontram uma âncora teórica e uma validade científica que sustente o seu caminho. A arte é o elemento fundador deste projecto e deste trabalho. A arte surge como um fenómeno catalisador da relação interna do indivíduo consigo próprio e com o grupo. Aqui, a arte não é o artístico, é a expressão de cada um… é a linguagem das emoções, o não-dito, a verbalização do inconsciente, … é o que se quiser, é de quem quiser. Sentimos que através deste processo o indivíduo descobre competências de crítica, autoestima e auto-conceito. Porque queremos compreender melhor esta arte e os outros vectores, que se utilizam na metodologia dos grupos arte, iremos ao longo deste trabalho e numa primeira fase analisar o estado da arte, sobre os conceitos que queremos reflectir: da reinserção à inclusão, passando pela arte, à terapia e à pedagogia. Posteriormente e utilizando uma metodologia mista, concluímos através da análise das histórias de vida, que os quatro vectores utilizados na metodologia dos grupos arte (humanismo – unidade – motivação - arte) produzem evidentes alterações nessas mesmas histórias de vida. Propomos, por isso, como resultado de investigação, a criação de um modelo de reinserção social incluso, denominado HUMA e sugerimos uma nova metodologia de organização das necessidades humanas, à qual lhe chamamos Ciclo Dinâmico das Necessidades Humanas. The aim of this research work is to systematise and validate ideas from the origins of the Espaço t. A philosophy which has sought and seeks to develop activities and tools that promote social reintegration, with an inclusive approach - from everyone, to everyone. The work developed by Espaço t already counts seventeen years of history. As many other stories, this one may also be told in many or just in a very few words. However, it is, above all, a narrative told by many; in permanent construction, in constant change as life itself. It is a story that springs from ideas and wills, from the need to transgress and make differently. Thus, by becoming almost of age, it felt the need to better define itself and to understand how its practices find theoretical anchorage and scientific validity which may sustain its path. Art is the founding element of this project and this work. Art arises as a catalyst of the inner relation of the individual with himself and with the group. Here, art is not the artistic, it's each and everyone's expression... It's the language of emotions, of the nonsaid, the verbalization of the unconscious,... It's what we want it to be; of whom we want it to be. We feel that through this process the individual discovers critical, selfesteem and self-concept skills.
- Árvore: conhecimento e unidade - visão interdisciplinar entre arte e ciênciaPublication . Vieira, Maria Adelina Martins; Torres, RuiA concepção deste projeto tem como objectivo fundamental avaliar e refletir sobre a relação entre arte e ciência, através de uma leitura analógica capaz de traduzir as aproximações e os distanciamentos dos discursos de cada um destes saberes. A tese pretende, ainda, constituir-se como um projeto cuja base teórica tem como suporte transversal um modelo interdisciplinar. Dado o carácter intemporal do tema, fizemos uma (re)leitura do percurso do Saber assente numa perspectiva diacrónica, uma vez que a ciência contemporânea redescobre e progride a partir da reavaliação do conhecimento Antigo. Para tal, elegemos a árvore como metáfora do conhecimento enquanto unidade. Com o intuito de verificar a razão por que a árvore é considerada, desde os primórdios, o axis-mundi congregador da vida mítico-simbólica do homem e do cosmos, procedemos a uma desconstrução das suas partes constituintes, atribuindo um capítulo a cada uma delas. Sob o ponto de vista estrutural, portanto, este projeto tem como suporte um modelo de natureza arborescente, alicerçado numa análise que se estende da semente ao fruto. O recurso à metáfora epistemológica justifica-se pela visão de um Saber/sciencia encarado como consilience. A metodologia apoia-se numa avaliação crítica e num estudo comparado de textos provenientes do universo das artes e das ciências que comprovam, pelas analogias encontradas, a urgência de um novo paradigma centrado na unidade do conhecimento. Tendo como linha transversal um diálogo interdisciplinar entre arte e ciência, decidimos organizar o estudo em duas partes. A primeira constitui-se como o edifício de sustentação teórica, na qual desenvolvemos uma reflexão sobre o objecto, a teoria e o método que servem de explicação sobre as relações possíveis entre o discurso artístico e científico. A segunda parte tem como pedra angular a metáfora epistemológica da árvore, através da qual se procede a desconstrução estético-literária dos elementos constituintes do grande corpo da árvore. Os capítulos estão incluídos em momentos a que atribuímos a denominação simbólico de “ Do Ponto”, “Da linha” e “Do Círculo”. No primeiro, tendo o ponto como símbolo da origem, refletimos sobre o poder inicial do movimento criador e o fim de todas as coisas, considerando a palavra, o signo e o átomo como razões seminais. No segundo, procuramos refletir sobre a árvore como o meio de reduzir o múltiplo à unidade, como síntese das linhas opostas entre o contínuo e o descontínuo. O tronco da árvore é encarado o arquétipo de um progresso ordenado, o movimento dinâmico de tudo, o tradutor do processo evolutivo do ente pela poder da e da linguagem. No terceiro como objectivo demonstrar a nossa intenção de fazer deste projeto um todo coerente em que cada uma das partes constituintes remetem circularmente entre si, desde a semente como origem, “o ponto” essencial, elemento que na sua expansão arborescente tende para um renascer, fechando-se num movimento circular, num Todo unificador das partes: da semente ao fruto. Este projeto ocupa-se, em síntese do estudo interdisciplinar da unidade do conhecimento encarado como a lei Um. La conception de ce project a comme but fundamental évaluer et réfléchir sur le rapport entre l’art et la science, par une lecture analogique étand capable de traduire les points de proximité et d’éloignement des discours de chacune de ces expressions du savoir. Cette thèse essaie encore de se constituer comme un projet don’t la base théorique repose transversalement sur um modèle interdisciplinaire. Étant donné le caractere intemporel du thème en étude, on a dû faire une lecture du parcours du Savoir suivant une perspective diachronique, puisque la science contempotaine redécouvre et fait un nouveau chemin a partir de la révaluation du savoir Ancien. Pour autant, on a élu l’arbre comme méthafore de la connaissance en tant qu’unité. Dans le but de verifier la raison pour laquelle l’arbre est considiré, depuis longtemps, comme axis-mundi unifiant la vie mytho-symbolique de l’être humain et du cosmos, on a procédé á une deconstruction des ses parties constituantes, en atribuant un chapitre a chacune d’elles. Sous le point de vue structural, ce project est supporté sur un modèle de nature arborescente, se dévoilant sur une procédée analythique depuis la semence jusq’au fruit. Le recours à une méthafore epistémologique se justifie donc par cette vision d’un Savoir/science qui est envisage au project en tant que conscilience. La méthodologie adoptee s’ ést affernie sur une evaluation critique et le recours à une etude compare entre texts artistiques et scientiphiques qui puissant faire prevue de l’ urgence d’un nouveau paradigm centé sur l’unité de la connaissance, tenant compte toujours de ses traces identitaires. Ayant, donc, comme point de support ce dialogue interdisciplinaire entre art et science,on a decide d’ organizer dette these en deux parties structurales. La prmiére qui se present comme l’ edifice théorique, dans lequel on a développé une réfléxion sur l’ object, la théorie et la method qui appuient les rapports possible entre les discours artistique et scientiphique. La deuxiéme qui a comme pierre de refend la métaphore episthémologique de l’arbre, dans laquelle on a procédé a la déconstruction estéthico-littéraire des éléments constituants du grand corps de l’arbre. Les chapitres sont organisés en trois parties de domination symbolique. Le premier, “Du point”, symbole de l’ origine, désigne le pouvoir du movement créateur et la fin de toute réalité. À ce moment c’est faite une evaluation herméneutique sur le mot, le signe et l’ athome envisages en tant que raisons séminales, Le deuxiéme, “De ligne”, on réflechit sur l’ arbre comme element qui à le pouvoir de réduire le multiple en unite, comme synthèse des lignes opposes entre le continu et le discontinue. Le troisième , “Du cercle”, on fait prevue de notre intention de transformer ce projet en un coherent où chacune des parties constituants renvoie l’ une à l’ autre, dans un movement circulaire se fermant et s’ ouvrant, constamment, dans un Tou unifiant des parties: de la semence au fruit et vice-versa. Ce projet, s’ occupe, en synthése, de l’ etude interdisciplinaire de l’unité de la connaissance entendu comme loi de l’ Un. The goal of this project is to evaluate the relationship between art and science by means of analogue readings capable of translating the approaches and departures from each of these discourses of Knowledge. The thesis intends to establish itself as a project whose theoretical basis is supported by an interdisciplinary model. Given the timeless character of the theme, we decided to make a (re) reading of this path of Knowledge based on a diachronic perspective, since contemporary science rediscovers and progresses from the reassessment of older Knowledge. To this end, we chose the tree as a metaphor of Knowledge and unity. In order to determinate why tree in considered as the axis-mundi of the mythical and symbolic life of man and the cosmos, we undertook a deconstruction of its constituent parts, assigning a chapter to each of its parts. As such, this project is also supported by an arborescent model of nature, based on an analysis that extends from seed to fruit. The use of this metaphor is justified by the epistemological view of Knowledge as consiliense. The methodology is based on a critical assessment and a comparative study of texts from the word of the arts and science which show, by means of analogies, the urgency of a new paradigm centered on the unity of Knowledge. With this interdisciplinary dialogue between art and science in mind, we decided to organize this study in two parts. The first part represents the theoretical underpinning of the building in which we develop a reflection on the subject, theory and method that serve as a possible explanation of the relationship between artistic and scientific discourses. The second part has its cornerstone the epistemological metaphor of the tree, through which it carries out the aesthetic-literary deconstruction of elements of the great body of the tree. The chapters which are included in these moments were given the symbolic name of “The Point”, “The Line” and “The Circle”. In the first, as a symbol of the origin, we reflect on the power of the initial creative movement, considering the word, the sign and the atom as seminal reasons. In the second, we reflect on the tree as a means of reducing the multiple to the unit, as a synthesis of opposing lines between the continuous and discontinuous. The trunk of the tree is regarded as the archetype of an orderly progress, the dynamic movement of all, the translator of the evolutionary process of the entity and the power of language. In the third chapter we aim to demonstrate our intention to make this project a coherent whole in which each of its constituent parts circularly refer to each other as long as the seed source, the “point”, essential element in the expansion of the tree structure, tends to a revival, closing in a circular motion, which connects the parts into a unified whole: from seed to fruit. This project is concerned, in short, with interdisciplinary study of the unity of Knowledge regarded as the law of the One.
- Avaliação das funções executivas em crianças: estudos psicométrico, desenvolvimental e neuropsicológicoPublication . Mesquita, Maria Isabel Queirós Magno de; Gomes, InêsAs Funções Executivas consistem em processos cognitivos e emocionais responsáveis pelo ajuste dinâmico e heurístico entre pensamento, comportamento e ambiente. Do ponto de vista ontogenético, o seu desenvolvimento observa-se desde as etapas iniciais da infância, e depende de factores neuropsicológicos, como a maturação cerebral, a aprendizagem e a interacção social. A deterioração das Funções Executivas, sobretudo em fases precoces do desenvolvimento, conecta-se a dificuldades na adaptação, e associa-se a diversas perturbações neurodesenvolvimentais, como é o caso da Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção. Deste modo, é imprescindível dispor de instrumentos de avaliação das Funções Executivas em crianças, que não sejam meras normalizações de instrumentos para adultos, mas que sejam adaptados ao nível de desenvolvimento, interesses e cultura de origem da criança. O presente trabalho integra três estudos, sendo o Estudo I direccionado para a construção do instrumento Tartaruga da Ilha, fundado na actual perspectiva de que as Funções Executivas encerram as vertentes cognitiva e emocional em diferentes níveis de complexidade. Este instrumento compreende 14 provas organizadas em 3 domínios: Funções Executivas Cognitivas (fluência verbal, atenção, memória e planeamento), Emocionais (teoria da mente, compreensão da ironia e decisão emocional) e Interacção entre Funções Executivas Cognitivas e Emocionais (direccionamento). Os resultados evidenciam qualidades psicométricas satisfatórias em termos de validade e de sensibilidade. No Estudo II, o instrumento Tartaruga da Ilha foi administrado a 133 crianças entre os 6 e os 10 anos de idade. Os principais resultados demonstram que a fluência verbal, a atenção simples e de 1º e 2º níveis de complexidade, a memória simples e de 1º nível de complexidade, o planeamento, a teoria da mente, a compreensão da ironia, a decisão emocional e o direccionamento se tornam mais eficientes com a idade. Por fim, no Estudo III foi analisado o funcionamento do sistema executivo em 62 crianças, metade das quais com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção, e metade sem perturbação diagnosticada. Os resultados indicam que as crianças com a perturbação apresentam desempenho significativamente mais baixo nas Funções Executivas de fluência verbal, atenção simples e complexa (primeiro e segundo níveis de complexidade), memória simples e complexa (primeiro e segundo níveis de complexidade), planeamento, e decisão emocional. Não foram encontradas diferenças de desempenho nas provas de teoria da mente, compreensão da ironia, e flexibilidade, o que outorga a hipótese de uma constelação específica de funcionamento executivo nas crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção. Executive Functions consist of cognitive and emotional processes responsible for dynamic and heuristic adjustment between thoughts, behavior and environment. Ontogenetic perspective upholds that these functions begin to develop in very initial childhood stages and depend upon neuropsychological factors, such us cerebral maturation, learning and social interaction. Executive dysfunction, especially when occurring in very young stages, is linked to adjustment inability and several neurodevelopmental disorders, such us Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Availability of child executive functions assessment instruments is therefore imperative, specially instruments that are not merely adult-norms adaptations, but raised upon children developmental level, interests and background culture. Present paper includes three research studies, beginning on Study I, centered on Tartaruga da Ilha instrument construction. Its theoretical framework relies on contemporary perspectives upholding that executive functions include cognitive and emotional dimensions, organized in several complexity levels. Presented instrument comprises 14 subtests scattered within 3 major domains: Cognitive Executive Functions (verbal fluency, attention, memory and planning), Emotional Executive Functions (theory of mind, irony comprehension and emotional decision), and Cognitive-Emotional Executive Functions Interaction (drive). Results support satisfactory psychometric features concerning validity and sensitivity issues. Study II consisted on Tartaruga da Ilha completion by 133 children from 6 to 10 years old. Main results support that verbal fluency, plain attention, 1st and 2nd complexity levels of attention, basic memory, 1st complexity level of memory, planning, theory of mind, irony comprehension, emotional decision and drive reveal significant age improvement. Finally, on Study III, executive system functioning was analyzed within 62 children, half of them presenting Attention Deficit Hyperactivity Disorder, and the other half showing no noticeable disorder. Results point out that children with the disorder have a lower performance level in Executive Functions dimensions of verbal fluency, plain and complex attention (1st and 2nd complexity levels), basic and complex memory (1st and 2nd complexity levels), planning and emotional decision. There were found no performance differences on theory of mind, irony comprehension and flexibility dimensions, in agreement with the hypothesis of a specific executive functioning constellation in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Les Fonctions Exécutives consistent en procédés cognitifs et émotionnels responsables de l'ajustement dynamique et heuristique concernant pensée, comportement et environnement. Du point de vue ontogénétique, son développement s’observe depuis les étapes précoces de l’enfance et il dépend de facteurs neuropsychologiques, tels que la maturation cérébrale, l’apprentissage et l’interaction sociale. Le dysfonctionnement exécutif, particulièrement dans des phases précoces du développement, est connecté avec des difficultés dans l’adaptation et il s’associe à plusieurs perturbations neurodéveloppementales, tel est le cas du Trouble Déficitaire de l'Attention avec Hyperactivité. Il est donc indispensable de disposer d’instruments d'évaluation de fonctions exécutives chez des enfants, qui ne soient pas de simples normalisations d’instruments pour des adultes, mais qui soient adaptés au niveau du développement, des intérêts et de la culture originaire de l’enfant. Ce travail intègre trois études, l'Étude I étant orientée vers la construction de l'instrument Tartaruga da Ilha, fondé sur la perspective contemporaine de ce que les Fonctions Exécutives contiennent les dimensions cognitive et émotionnelle, dans plusieurs niveaux de complexité. Cet instrument comprend 14 épreuves organisées selon 3 domaines: Fonctions Exécutives Cognitives (facilité verbale, attention, mémoire et planning), Émotionnelles (théorie d'esprit, compréhension de l'ironie et décision émotionnelle), et Interaction entre Fonctions Cognitives et Émotionnelles (directionnement). Les résultats en mettent en évidence des qualités psychométriques satisfaisantes pour ce qui est de validité et de sensibilité. Dans l'étude II, l’instrument Tartaruga da Ilha a été administré à 133 enfants âgés de 6 à 10 ans. Les résultats principaux démontrent que la facilité verbale, l’attention simple et celle du premier et du deuxième niveaux de complexité, la mémoire simple et celle du premier niveau de complexité, le planning, la théorie d'esprit, la compréhension de l'ironie, la décision émotionnelle et le directionnement deviennent plus efficients avec l'âge. À la fin, dans l'Étude III, le fonctionnement du système exécutif a été analysé chez 62 enfants, dont la moitié ayant le Trouble Déficitaire de l'Attention avec Hyperactivité, et moitié sans perturbation diagnostiquée. Les résultats montrent que les enfants ayant le désordre présentent un accomplissement significativement plus bas aux Fonctions Exécutives de facilité verbale, attention simple et complexe (premier et deuxième niveaux de complexité), mémoire simple et complexe (premier et deuxième niveaux de complexité), planning et décision émotionnelle. Nous n’avons pas trouvé de différences d’accomplissement dans les épreuves de théorie d'esprit, compréhension de l'ironie et flexibilité, ce qui nous accorde l'hypothèse d'une constellation spécifique de fonctionnement exécutif chez les enfants ayant Trouble Déficitaire de l'Attention avec Hyperactivité.
- Capitães do FimPublication . Nogueira, António Inácio Correia; Maia, Rui LeandroNos anos terminais da Guerra do Ultramar, a Academia Militar deixou de cumprir, por falta de candidatos, a sua missão capital: formar as elites militares intermédias de combate. Os Capitães do Quadro Permanente soçobraram. Ficou-se em presença de um Exército quase miliciano, num clima de forte contestação à guerra e de fraca motivação para lhe dar continuidade. No entanto, a defesa do Império, a todo o custo, era a política vigente, apesar do visível cansaço da Nação. Para ajudar a obviar este desiderato, e de forma surpreendente, foi determinada por despacho de 20 de Julho de 1970 do Ministro do Exército, Horácio José de Sá Viana Rebelo, a formação acelerada de Capitães milicianos na Escola Prática de Infantaria. Formaram-se à volta de cento e sessenta por ano. Em cerca de catorze meses fazia-se de um estudante universitário, quase sempre, em estádio avançado de licenciatura ou já licenciado, um Capitão combatente para actuar nos teatros de guerra mais exigentes de Angola, da Guiné e de Moçambique. O modo de selecção destas novas elites pelejadoras, e a formação apressada a que foram sujeitas, deram ensejo a que alguns as apelidassem, desdenhosamente, de “Capitães de proveta” ou “de “aviário”. Aplica-se, neste contexto, em alternativa, a expressão Capitães do Fim. Como foram seleccionados, formados e que desempenhos e protagonismos tiveram estes Capitães, nos teatros de Angola, da Guiné e de Moçambique, no comando de Companhias em quadrícula ou independentes de intervenção? A resposta tem enquadramento na sociologia e na história, ainda que de especificidade militar, em coerente continuum de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos. Com recurso a autobiografias e a histórias de vida de guerra de muitos dos actores-Capitães ainda vivos, valorando-se dessa forma o tecido da participação-acção, entrecruzando os fios de vida das pessoas com aquilo que foi o seu terreno, o irrepetível e o individual, e contribuindo para a construção de conhecimento, procura trazer-se luz a um assunto que, no tempo, vai certamente, com reinterpretações, ter continuidade de investigação.