FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento
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- Gestão preventiva de riscos psicossociais no trabalho em hospitais no quadro da União EuropeiaPublication . Coelho, João Manuel Aguiar; Cardoso, João CasqueiraOs riscos psicossociais são riscos emergentes de saúde ocupacional. Por risco emergente entende-se um risco novo, que está aumentar e cujos efeitos sobre a saúde dos trabalhadores estão a agravar-se. A Directiva-Quadro, de 1989 cria um paradigma novo de prevenção de riscos na União Europeia. A prevenção de riscos deixou de ser uma actividade puramente técnica para se assumir também como uma actividade de gestão. Isto inclui, nomeadamente, a tarefa de criar um sistema de gestão preventiva integrado no processo global de gestão. Nos hospitais portugueses, têm vindo a ser implementados sistemas de qualidade e a ser criadas estruturas e processos novos de Gestão de Risco. Nenhum hospital, porém, criou, até à data, um sistema de gestão preventiva de riscos psicossociais, apesar desta actividade ser legalmente obrigatória. As razões desta falha devem-se à organização complexa dos hospitais, à falta de conhecimentos e de competência específica dos gestores hospitalares neste âmbito e sobretudo ao facto de, até à presente data, não terem sido criados sistemas de gestão preventiva de riscos psicossociais especificamente desenhados para hospitais, nem em Portugal nem em qualquer outro Estado-Membro. O objectivo central deste estudo é o de identificar um sistema de gestão preventiva de riscos psicossociais em hospitais no quadro da União Europeia. O estudo foi desenvolvido com base numa investigação-acção efectuada num hospital empresarializado do Serviço Nacional de Saúde e com base na análise comparada de vários modelos de gestão preventiva desenvolvidos na última década na União Europeia. Os resultados apontam para a necessidade de ser criado um sistema de gestão preventiva estruturado em torno dos seguintes aspectos fundamentais: a) a prevenção de riscos deve ser uma actividade sistémica, sistemática e cíclica, baseada num processo faseado e num conjunto de métodos e técnicas específicas de prevenção; b) a prevenção deve estar a cargo do Serviço de Prevenção; c) dentro do Serviço de Prevenção, a responsabilidade da prevenção deve caber a um Psicólogo da Saúde Ocupacional; d) a estratégia de prevenção de riscos deve passar pela existência, em cada serviço hospitalar, de um elemento com formação avançada e responsabilidades específicas em gestão de risco (Gestor de Risco Local). Psychosocial risks are emerging risks to occupational health. By emerging risk we mean a new risk, or a risk which is increasing or whose effects on the health of workers are getting worse. The Framework Directive of 1989 creates a new paradigm of risk prevention in the European Union. The prevention of risks is no longer a purely technical activity. Rather, it has become a management activity. In Portuguese hospitals, quality systems have been implemented. Structures and new processes of Risk Management have been created. However, no hospital has, to date, a preventive psychosocial risk management system, although this activity is legally binding. The reasons for this failure is due to the complex organization of hospitals, lack of knowledge and skills specific to hospital managers in this area and, especially, to the fact that no preventive psychosocial risks management systems specifically designed for hospitals have been created to date, neither in Portugal nor in any other Member-State. The aim of this study is to identify a preventive psychosocial risk management system in hospitals within the prevention framework in the European Union. The study was developed based on a research-action carried out in a National Health Service hospital with an enterprise model of hospital management, and based on a comparative analysis of several models of preventive management developed over the last decade in the European Union. The results point to the need to set up a system of preventive management structured around the following key features: a) risk prevention must be a systemic, systematic and cyclical activity, based on a staged process and a set of specific methods and prevention techniques, b) prevention should be the responsibility of the Office of Prevention, c) within the Office of Prevention, the responsibility for prevention should be held by an Occupational Health Psychologist, d) the strategy of risk prevention must entail each hospital department (or 'risk area') having an employee with advanced training and specific responsibilities in risk management (Local Risk Manager). Les risques psychosociaux sont des risques émergents pour la santé au travail. Par risque émergent on entend un risque nouveau, ou un risque qui est en augmentation ou encore dont les effets sur la santé des travailleurs vont empirant. La directive cadre de 1989 crée un nouveau paradigme de la prévention des risques dans l'Union européenne. La prévention des risques n'a plus seulement un caractère simplement technique, mais elle est aussi considérée comme une activité de gestion. À ce titre, elle implique notamment la création d’un système de gestion préventive des risques, en tant que démarche globale de gestion de l’entreprise. Des systèmes qualité et des structures liées aux nouveaux processus de gestion des risques ont été mis en place dans les hôpitaux portugais. Cependant, aucun hôpital n'a, à ce jour, mis en oeuvre un système de gestion préventive des risques psychosociaux, alors même que cette tâche est imposée par les normes juridiques en vigueur. Les raisons de cet faille sont multiples: l'organisation complexe des hôpitaux, le manque de connaissances et de compétences spécifiques des directeurs d'hôpitaux dans ce domaine, et notamment le fait qu’aucun système de gestion préventive des risques psychosociaux spécifiquement conçu pour les hôpitaux n’ait encore vu le jour, que ce soit au Portugal ou dans un autre État membre de l’Union européenne. L'objectif de cette étude est de définir un système de gestion préventive des risques psychosociaux dans les hôpitaux dans le cadre de l'Union européenne. Cette étude a été élaborée à partir d’une recherche-action réalisée dans un hôpitalentreprise du sistème hospitalier intégré au Service National de Santé et sur la base d’une analyse comparée de divers modèles de gestion préventive développés au cours de la dernière décennie au sein de l'Union européenne. Les résultats soulignent la nécessité de mettre en place un système de gestion préventive qui s'articule autour des principales caractéristiques suivantes: a) la prévention des risques doit se faire à partir d’une approche systémique, systématique et cyclique, basée sur un processus par étapes et un ensemble de méthodes et techniques spécifiques; b) La prévention doit être de la responsabilité du Service de prévention ; c) au sein du Service de prévention, la responsabilité de la prévention doit incomber au psychologue de la santé au travail; d) la stratégie de prévention des risques doit passer par l’existence, au sein de chaque service hospitalier, d'une personne ayant une formation avancée et des responsabilités spécifiques en matière de gestion des risques (Gestionnaire de risque local).
- Stresse Profissional. Consumo de Bebidas Alcoólicas: estudos numa amostra de enfermeirosPublication . Santos, José Manuel dos; Teixeira, ZéliaA presente tese teve por objectivo geral conhecer alguns aspectos relacionados com o stresse profissional dos enfermeiros e com os seus padrões de consumo de bebidas alcoólicas. Este objectivo foi considerado pertinente, uma vez que o stresse profissional em enfermeiros, embora amplamente estudado, foi-o sempre com recurso a escalas que não são específicas das actividades dos enfermeiros, tendo também em consideração que os padrões de consumo de bebidas alcoólicas em enfermeiros nunca foram estudados, tanto quanto foi possível pesquisar, na realidade portuguesa. Foram traçados vários objectivos específicos, a saber: fazer a adaptação transcultural da escala Nursing Stress Scale, validando-a para os enfermeiros portugueses, conhecer a frequência com que determinadas situações profissionais são percebidas pelos enfermeiros como stressantes, conhecer a percepção dos enfermeiros sobre o nível de stresse no exercício da profissão, conhecer a percepção dos enfermeiros sobre o nível de stresse em diferentes dias de semana e turnos de trabalho, conhecer os padrões de consumo de bebidas alcoólicas, no último ano, pelos enfermeiros, saber se existe dependência alcoólica entre os enfermeiros, conhecer os padrões de consumo de bebidas alcoólicas, em diferentes momentos do dia, pelos enfermeiros, saber se existe diferenças significativas em cada um dos aspectos-alvo dos restantes objectivos, em função de alguns dados sócio-demográficos e profissionais (instituição em que exerce funções, tipo de serviço, especialidade do serviço, género, idade, estado civil, categoria profissional, tempo total de exercício profissional, tempo de exercício no actual serviço, razão da presença no actual serviço e vínculo à instituição) e saber se existe alguma relação estatisticamente significativa entre o stresse e o padrão/consumo de bebidas alcoólicas. Para concretizar os objectivos específicos, foram realizados quatro estudos: um, relacionado com a adaptação transcultural da Nursing Stress Scale; o segundo, sobre o stresse profissional dos enfermeiros; o terceiro para concretização dos objectivos relacionados com o consumo de bebidas alcoólicas pelos enfermeiros; e o quarto, para procura de relações entre as duas entidades estudadas. Os objectivos específicos delineados foram atingidos: tanto a criação e validação da Escala de Stresse Profissional dos Enfermeiros como um conhecimento diversificado a propósito do stresse profissional e do consumo de bebidas alcoólicas por parte dos enfermeiros. Não foi encontrada qualquer relação estatisticamente significativa entre estas duas entidades. The aim of this thesis was to search and describe some general aspects of nurses’ professional stress as well as their patterns of alcohol consumption. This goal was considered relevant, since work-related stress in nurses, though widely studied, has always been studied through the use of non-specific scales to the activities of nurses; and the patterns of alcohol consumption in nurses have never been studied in Portuguese context. Several specific goals were defined, namely: to make the cultural adaptation of the Nursing Stress Scale, validating it for the Portuguese nurses; to know the frequency of which certain professional situations are perceived by nurses as stressful; to assess the nurses’ perception of professional stress level and more specifically on different days of the week and related with shift work; to evaluate the nurses’ patterns of alcohol consumption in the last year; to check the existence of alcohol dependence situations among nurses; to analyze nurses’ patterns of alcohol consumption at different times of the day; to check for significant differences in each aspect of the remaining target purposes, according to some socio-demographic and professional data (geographic hospital localization, type of service, specialty of the service, gender, age, marital status, professional category, total of professional experience, time of experience in the current service, reason for the presence in the current service and ties to the institution); and to know if there is any statistically significant relation between stress and the pattern of consumption of alcoholic beverages. To achieve specific purposes, four studies have been carried through: the first related to the cultural adaptation of the Nursing Stress Scale; the second dedicated to the evaluation of nurses’ professional stress; the third aiming to get information on the nurses’ alcohol consumption, and the fourth, to search for relations between the two studied entities. The specific outlined purposes were achieved: the creation and validation of the Escala de Stress Profissional em Enfermeiros and a diverse amount of knowledge regarding occupational stress and consumption of alcoholic beverages by nurses. There hasn’t been found any statistically significant relation between these two entities. La présente thèse a eu par objectif général connaître quelques aspects rapportés avec stresse professionnel des infirmiers et avec leurs normes de consommation de boissons alcooliques. Cet objectif a été considéré pertinent, vu que stresse professionnel dans des infirmiers, bien que suffisantement étudié, l'a été toujours avec ressource à des échelles qui ne sont pas spécifiques des activités des infirmiers, en ayant aussi dans considération que les normes de consommation de boissons alcooliques dans des infirmiers jamais n'ont pas été étudiées, de telle façon combien ce n'a pas été possible de ne pas chercher, dans la réalité portugaise. Ont été tracés plusieurs objectifs spécifiques, à savoir : faire l'adaptation transculturel de l'échelle Nursing Stress Scale, en la validant pour les infirmiers portugais; connaître la fréquence avec laquelle de certaines situations professionnelles sont perçues par les infirmiers comme stressantes; connaître la perception des infirmiers sur le niveau de stresse dans l'exercice de la profession; connaître la perception des infirmiers sur le niveau de stresse aux différents jours de semaine et tours de travail; connaître les caractéristiques de consommation de boissons alcooliques, dans la dernière année, par les infirmiers; savoir si existe dépendance alcoolique entre les infirmiers; connaître les normes de consommation de boissons des alcooliques, aux différents moments du jour, par les infirmiers; savoir s'il existe des différences significatives dans chacun des aspects spécifiques des objectifs, en fonction de quelques données sócio-demográficos et professionnels (institution où il exerce des fonctions, type de service, spécialité du service, genre, âge, état matrimonial, catégorie professionnelle, temps total d'exercice professionnel, temps d'exercice dans la fonction actuelle, raison de la présence dans l'actuel service et lien à l'institution) et savoir s'existe quelque relation statistiquement significative entre stresse et la consommation de boissons alcooliques. Pour concrétiser les objectifs spécifiques, ont été réalisés quatre études: un, rapporté avec l'adaptation transculturel de la Nursing Stress Scale; le seconde sur le stresse professionnel des infirmiers; le troisième pour la concrétisation des objectifs rapportés avec la consommation de boissons alcooliques par les infirmiers; et le quatrième, pour recherche de relations entre les deux entités étudiées. Les objectifs spécifiques délinéés ont été atteints : tant la création et la validation de l’Escala de Stresse Profissional dos Enfermeiros qu'une connaissance diversifiée à propos du stresse professionnel et de la consommation de boissons alcooliques de la part des infirmiers. Il n'a pas été trouvé toute relation statistiquement significative entre celles-ci deux entités.
- Poder e gestão de recursos humanos em Portugal: análise sobre a importância da negociação inter e intra-departamentalPublication . Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa; Cunha, PedroA relação conflitual é potenciada na razão directa da escassez dos recursos pelos quais as partes entram em disputa. Em muitas etapas da vida organizacional o conflito afigura-se como um evento comunicacional. Negociar é intervir no fluxo informacional das organizações e implica um (des)equilíbrio de forças e de poder(es). Gerir os Recursos Humanos acarreta, frequentemente, uma gestão das sensibilidades e, por conseguinte, uma gestão de conflitos. Pela „posição de charneira‟ que o Departamento de Gestão de Recursos Humanos ocupa, na estrutura e estratégia das organizações, pode constituir um „vector‟ determinante no processo negocial, agindo como uma espécie de „intermediário‟. Os interesses da organização nem sempre coincidem com os dos seus elementos. Nas organizações, o objectivo, entendido políticamente, nunca pode ser alcançado em absoluto; resulta de „intermediação política‟. Alguns estudos debruçam-se sobre os efeitos negociais e o seu impacto na perspectiva política nas organizações, „subestimando‟ a respectiva natureza multi-dimensional, que possibilita que haja influência nas decisões. Em sentido contrário, nesta tese analisa-se o poder negocial do Departamento de Gestão de Recursos Humanos, tendo o processo de tomada de decisão como um dos eixos dominantes de pesquisa. Se, por um lado, as investigações sobre negociação, principalmente as que abordam a sua vertente sindical, vão emergindo na realidade nacional, por outro, um estudo que incorpore, de forma explícita, uma dinâmica entre a negociação (informal) e o Departamento de Gestão de Recursos Humanos - e estabeleça as relações de poder projectadas - materializa a procura de uma certa originalidade. Esta dissertação concita duas dimensões: a inter e a intra-departamental. A primeira metodologia utilizada é de natureza qualitativa e baseia-se na análise de entrevistas (realizadas a 20 Directores de outros departamentos). A segunda, de natureza quantitativa, complementa a anterior e assenta na análise de questionários (aplicados a 215 profissionais de Gestão de Recursos Humanos). Tenta-se, assim, relacionar as perspectivas de outras divisões sobre a influência deste departamento na eficácia negocial com variáveis comportamentais dos Gestores de Recursos Humanos (a imagem, o desempenho, a colaboração ou a competição). Integraram-se ambos os instrumentos, cruzando-se as metodologias qualitativa e quantitativa. De entre as principais conclusões, confirma-se a ideia de que o poder negocial inerente à gestão das pessoas pode transcender uma lógica exclusivamente departamental. The intensity of conflict in a relationship is directly proportional to the scarcity of resources disputed by the multiple parties. In many stages of organizational life, conflict presents itself as a communicational event. To negotiate is to intervene in the informational flow of an organization and entails a (im)balance of forces and powers. The management of human resources often demands the management of sensibilities and, as a result, the conflict management. Given the “pivotal position” that HRM occupies in the organizational structure and strategy, it can play a critical part in the negotiation process, taking on a role that may be characterized as “mediator”. Organizational aims and interests do not always coincide with those of the elements who compose it. In organizations, the objective, polítically understood, can never be absolutely achieved; rather it is the result of “polítical mediation”. Some of the research conducted in the study of organizational realities and processes are centred on the effects of negotiation and the impact it has on the polítical perspective, frequently underestimating the multi-dimensional nature of organizational life that enable other influences on the decisions taken. Taking an opposite path, this thesis studies the negotiation power of the HRM department, placing particular emphasis on the process of decision-making as one of the primary axes of research. If, on one hand, research on negotiation, especially that focused on the worker union dimension, are emerging within the national context, on the other, a study that explicitly covers the dynamic interaction that characterizes negotiation (informal) and the HRM department – and establishes the power relations that it projects – is symptomatic of the search for a certain level of originality. This thesis covers two dimensions: inter and intra-departmental. The former, qualitative by nature, relies on the analysis of interviews done with 20 directors of other departments. The latter, quantitative by nature, relies on the analysis of questionnaires administered to 215 HRM professionals. An effort is made to inter-relate the perspectives of other divisions concerning the influence of this department on the effectiveness of negotiation with behavioural variables drawn upon by human resource managers (image, performance, collaboration or competition). The research techniques adopted for this study are carefully integrated, crossing both methodologies, qualitative and quantitative. One of the main findings of this study is that the idea that the power of negotiation inherent in the process of people management can transcend an exclusively departmental logic does indeed hold true. La relation conflictuelle est exploitée dans la raison directe de la pénurie des ressources par lesquelles les parties entrent en dispute. Dans beaucoup d'étapes de la vie organisationnelle, le conflit se figure comme un événement communicationnel. Négocier est intervenir dans le flux informationnel des organisations et implique un (des) équilibre de forces et de pouvoir. Gérer les Ressources Humaines cause, fréquemment, une capacité de gérer les sensibilités et, par conséquent, de gérer les conflits. Par position que le Département de Gestion de Ressources Humaines occupe, dans la structure et la stratégie des organisations, il peut constituer un «vecteur» déterminant dans le processus de négociation, agissant comme une espèce de «médiateur». Les intérêts de l'organisation ne coïncident pas toujours avec ceux de ses éléments. Dans les organisations, l'objectif, compris politiquement, ne peut jamais être atteint en absolu ; il résulte de «médiation politique». Quelques études se penchent sur les effets négociables et leur impact dans la perspective politique dans les organisations, «en sous-estimant» la respective nature multidimensionnelle, laquelle rend possible qu'il y ait influence dans les décisions. Dans sens opposé, dans cette thèse on analyse le pouvoir de négociation du Département de Gestion de Ressources Humaines, en ayant la procédure de prise de décision comme un des essieux dominants de recherche. Si, d'une part, les recherches sur la négociation, principalement ce qui abordent leur source syndicale, vont en émergeant dans la réalité nationale, d'autre part, une étude qui incorpore, de forme explicite, une dynamique entre la négociation (informelle) et le Département de Gestion de Ressources Humaines - et qui établisse les relations de pouvoir projetées - matérialise la recherche d‟une certaine originalité. Cette dissertation contient deux dimensions : l'inter et l'intradépartemental. La première, qualitative, se base sur l'analyse d'intervues (faites à 20 Directeurs d'autres départements). La deuxième, de nature quantitative, est basée sur l'analyse de questionnaires (appliqués à 215 professionnels de Gestion de Ressources Humaines). On tente, ainsi, de rapporter les perspectives d'autres divisions sur l'influence de ce département dans l'efficacité commerciale avec des variables comportementales des Directeurs de Ressources Humaines (l'image, la performance, la collaboration ou la concurrence). Les deux instruments méthodologiques s‟intègrent. Parmi les principales conclusions, se confirme l'idée que le pouvoir de négociation inhérent à la gestion des personnes peut dépasser une logique exclusivement départementale.
- Análise Biográfica, do Estilo de Vinculação e da Personalidade, em Indivíduos com História de Abuso de Substâncias e Condutas DelinquentesPublication . Nunes, Laura M.; Cardoso, Carlos MotaEste trabalho debruça-se sobre a frequente co-ocorrência de dois comportamentos estreitamente ligados: o consumo de drogas e a conduta delituosa. Partindo da ideia de Agra a respeito das particularidades destes indivíduos, questionou-se a possibilidade de um modo específico de funcionamento global, típico desta população e contextualizado num determinado tipo de percurso biográfico. Indagou-se a possível existência de similaridades aos níveis da personalidade e do padrão de vinculação, questionando-se, ainda, a associação entre personalidade e vinculação nestes sujeitos. Procurando tais respostas, adoptou-se um desenho de estudo transversal, retrospectivo, observacional, exploratório, descritivo, correlacional e baseado no auto-relato. Recorreu-se à triangulação inter-métodos, dos dados qualitativos e dos quantitativamente tratados, buscando compreender este registo comportamental. Para tanto, apelou-se à entrevista semi-estruturada e semi-directiva e a uma grelha de registo de comportamentos não verbais, para recolha de informação posteriormente submetida à análise de conteúdo proposta por Bardin (2004), bem como ao Inventário NEO Personality Inventory Revised (NEO PI-R) e à Escala de Vinculação no Adulto (EVA) para avaliar, respectivamente, a personalidade e a vinculação. Os resultados, obtidos numa amostra de 53 indivíduos do sexo masculino com história de consumo de substâncias e práticas delinquentes e com uma média de 36 anos de idade (desvio-padrão de 8,24 anos), conduziram à conclusão de que estes sujeitos apresentam regularidades ao nível do percurso biográfico, com claras falhas no seu processo de socialização, tendo-se desenvolvido no seio de famílias problemáticas cujo estilo educativo terá sido predominantemente negligente, não favorecendo a consolidação de laços sociais e afectivos. Foram encontradas similaridades em termos de personalidade, como os elevados valores de Neuroticismo e os valores muito baixos para a Extroversão, a Abertura à Experiência, a Amabilidade e a Conscienciosidade, a par de um padrão de vinculação predominantemente Inseguro Evitante. Encontraram-se correlações entre a vinculação predominante e a personalidade, designadamente, correlações positivas entre a vinculação Evitante e as facetas Assertividade e Actividade, e correlações positivas entre o mesmo padrão de vinculação e as facetas Fantasia, Assertividade e Actividade. Estes resultados permitiram aceder aos aspectos tácitos e subjacentes à manifestação concomitante destes comportamentos, fornecendo elementos úteis para as prevenções primária, secundária e terciária. The present thesis focuses on the frequency of the co-occurrence of two strictly connected behaviours: drug consumption and delinquency. Starting with Agra’s idea on the particularities of these individuals, we questioned the possibility of a characteristic global functioning mode which was typical of this population and simultaneously contextualized in a specific biographic course. We also questioned about the possible existence of similarities between personality and attachment pattern, as well as the association between attachment and personality in these individuals. While searching for these answers, we adopted a transversal, retrospective, observational, exploratory, descriptive, co-relational and self-reported based study. We used inter-method triangulation to handle both qualitative and quantitative data while we tried to understand this behavioural pattern. In order to do so, we appealed to the semi-structured and semi-directive interview, using a non-verbal behaviours’ grid to collect data that was later submitted to the contents’ analysis proposed by Bardin (2004), as well as to the NEO Personality Inventory Revised (NEO PI-R) and to the attachment scale “Escala de Vinculação no Adulto (EVA)” [Attachment in Adults’ Scale], in order to evaluate personality and attachment, respectively. The results were obtained from a 53 male individuals’ sample with history of substance abuse and delinquent practises and with an average age of 36 years old (deviation: 8,24 years). These results led us to conclude that these individuals have certain biographic regularities, with clear failure on their socialization process, which had started within problematic families whose educational style must have been predominantly negligent and non-favourable to social and affective bonds. Personality similarities, such as high levels of Neuroticism and low levels for Extraversion, Openness, Agreeableness and Conscientiousness were found, along with an attachment pattern mainly Insecure Avoidant. Co-relations between predominant attachment and personality, namely, positive co-relations between Avoidant attachment and Assertiveness and Activity were also found, as well as positive co-relations between Avoidant and Fantasy, Assertiveness and Activity. These results allowed us to access tacit and underlying aspects of these behaviours, giving us useful elements to primary, secondary and tertiary prevention. Ce travail se penche sur la fréquente co-occurrênce de deux comportements étroitement liés : la consommation de drogues et la conduite délictueuse. Suite a l’idée d'Agra concernant les particularités de ces personnes, on s'est questionné sur la possibilité d'un mode spécifique du fonctionnement global, typique de cette population et contextualizé dans un certain type de parcours biographique. La possible existence de similitudes aux niveaux de la personnalité et du modéle d'attachement a été enquêtée, en s'interrogeant, sur l'association entre la personnalité et l'attachement de ces sujets. En cherchant telles réponses, il a été adopté un dessin d'étude transversal, de rétrospective, observation, exploratoire, descriptif, corrélation et basée sur l'autorapport. On a fait appel à la triangulation inter-méthodes, des données qualitatives et quantitativement traitées, en cherchant comprendre ce registre comportemental. Pour cela, il a été fait appel à l'entrevue semi-structurée et semi-directive et à une grille de registre de comportements non verbaux, pour une collecte d'informations ultérieurement soumises à l'analyse de contenu proposée par Bardin (2004), ainsi qu'à l'Inventaire NEO Personality Inventory Revised (NEO PI-R) et à l'Echélle d’ Attachement de l'Adulte (EVA). Les résultats, obtenus sur un échantillon de 53 personnes du sexe masculin avec un historique de consommation de substances et pratiques délinquantes , et une moyenne d’âge de 36 ans (écart type de 8.24 années), nous ont emmené à conclure que ces sujets présentent des régularités au niveau du parcours biographique, avec de claires imperfections dans leur processus de socialisation, en ayant développée, au sein de familles problématiques, dont le style éducatif aura été majoritairement négligent, en ne favorisant pas la consolidation de laceaux sociaux et affectifs. Il a été trouvé des similitudes dans la personnalité, comme les valeurs élevées de Neuroticisme et les valeurs très basses d' Extroversion, d'Ouverture à l'Expérience, d'Amabilité et de Consciencialité, de pair avec une norme de rapport majoritairement Instable Evitant. Il a été trouvé des corrélations entre l'attachement prédominant et la personnalité. Ces résultats ont permis d'accéder aux aspects tacites et subjacents à la manifestation concomitante de ces comportements, en fournissant des éléments utiles pour les préventions primaire, secondaire et tertiaire.
- Minorias étnicas e escola: problemas e soluções para a praxis dos docentesPublication . Vau, Maria Helena Ribeiro Gonçalves; Cardoso, João CasqueiraA multiculturalidade é uma característica cada vez mais presente nas sociedades actuais, vivendo-se num mundo complexo e plural. Actualmente, temos de aprender a viver e a conviver numa sociedade em que a diversidade étnica, linguística, cultural e social é uma realidade. Estamos em presença não apenas de diversidades individuais, mas de diversidades sistémicas, emergentes das sociedades pluralistas em que vivemos. Por isso a educação não pode esquecer esta realidade e deve estabelecer a necessidade de mudanças assim como o compromisso de planificar metodologias mais sensíveis para responder às crescentes perguntas da escola multicultural. Esta tese pretende analisar a forma como a Educação Multicultural é vista na escola pelos professores. O trabalho inicia com uma clarificação conceptual do valor da multiculturalidade e da interculturalidade para compreender as consequências educativas e o tipo de intervenção que requerem ambas. Uma descrição segue acerca das características mais desejáveis para conseguir a transição que supõe a escola multicultural. A atenção à diversidade cultural, apesar de estar reconhecida na legislação educativa actual, é todavia mais um desejo do que uma realidade. O professor não tem um adequado conhecimento das características dos alunos pertencentes a minorias étnicas e de como prestar-lhes a atenção educativa que necessitam. Neste trabalho apresentam-se os resultados de uma investigação sobre a opinião dos professores face à diversidade cultural na escola, realizada com professores de distintas formaturas, que responderam a um questionário usando uma escala de tipo Likert de 75 itens relacionadas com a diversidade cultural. A análise da informação recolhida através do inquérito por questionário permitiu-nos desocultar a forma como a diversidade é vivida nas nossas escolas, onde se pretende que seja implementado um processo de valorização das diferentes realidades sociais e culturais aí existentes. Os dados obtidos revelam que os professores enfrentam algumas dificuldades na sua vida profissional.Têm dificuldades em trabalhar com a diversidade étnico-cultural presente na escola e sentem que o Ministério da Educação não tem tratado suficientemente esta questão. Na formação inicial, os professores não são preparados para a multiculturalidade que temos hoje nas escolas e a Formação Contínua não tem respondido às necessidades dos professores nesta área. No geral, quer pelos dados obtidos quer pelo contacto com as pessoas aquando da aplicação dos instrumentos de pesquisa, é patente que as questões da Multiculturalidade, a Educação Intercultural, e as iniciativas realizadas ou projectadas pelo Ministério da Educação nesta área, não são do conhecimento da maioria da população escolar. Finalmente, propomos uma série de estratégias e atitudes que consideramos de importância capital para que a escola desenvolva um currículo intercultural que se estenda para além dela, até chegar a criar um marco de convivência social. Multiculturality is an increasing aspect of contemporary societies, in a world always more complex and plural. Each person must now learn to live and develop relationships with a society in which ethnic, linguistic, cultural and social diversity is a reality. This diversity is not only the result of individual differences, but also the product of a systemic diversity emerging from pluralistic present societies. For this reason, education cannot forget such a reality and must endeavour necessary changes, as well as plan methodologies more sensitive, in order to answer to the growing questions put by the multicultural school. This thesis intends to analyse the way by which Multicultural Education is seen by teachers at school. The work starts by a conceptual clarification of the value of multiculturality and interculturality, in order to understand the educational consequences and the type of intervention that both of them require. Then follows a description of the characteristics suggested in order to achieve the transition that the multicultural school needs. Albeit recognised in the current legislation on education, the attention to cultural diversity is however more a wish than a reality. Teachers do not have a adequate knowledge of the characteristics of the students belonging to ethnic minorities, and of how they can provide the educational care they look for. This work presents the results of a research on the opinion of teachers relating with cultural diversity at school. The research focuses on teachers of different teaching areas, that responded to a 75 items Likert type scale questionnaire related to cultural diversity. The analysis of information collected made it possible to identify the way diversity is lived at school, with the intention of implementing a process of valorisation of the different existing social and cultural realities. The data gathered reveals that teachers are facing several obstacles in their professional lives. They find it hard to work with the ethnic and cultural diversity at school and feel that the Ministry of Education does not deal enough with this issue. In their initial training, teachers are not prepared to the multiculturalism actually present in schools, and continuous training has not been responding to the current needs of teachers in this area. On the whole, and according to both the data obtained and the contacts with persons during the implmentation of research instruments, it appears clearly that the issues on multiculturality, intercultural education, as well as initiatives executed or planned by the Ministry of Education in this area, are not known by the generality of the school population. Finally, this research proposes a serie of strategies and behaviours considered as an important asset for the development in schools of an intercultural curriculum aiming at going beyond school itself, and reaching a stage of social conviviality. La multiculturalité est une caractéristique chaque fois plus présente dans les sociétés actuelles, dans un monde toujours plus complexe et pluriel. Chacun doit actuellement apprendre à vivre au sein d'une société où la diversité ethnique, linguistique et sociale est une réalité. Il s'agit là non seulement d'une diversité au plan individuel, mais aussi d'une diversité systémique résultant des sociétés pluralistes dans lesquelles nous vivons. Pour cette raison, l'éducation ne saurait oublier la nécessité de changements, ainsi que l'importance de planifier des méthodologies plus sensibles afin de répondre aux demandes croissante de l'école multiculturelle. Cette thèse vise à analyser la forme dont l'éducation multiculturelle est vue au sein des écoles, par les enseignants. Ce travail commence par une clarification conceptuelle de la valeur de la multiculturalité et de l'interculturalité, en vue de comprendre les conséquences éducatives et le type d'intervention que celles-ci requièrent. Suit une description des caractéristiques les plus souhaitables pour réussir la transition que suppose l'école multiculturelle. L'attention réservée à la diversité culturelle, bien que reconnue dans les textes législatifs, est toutefois plus un souhait qu'une réalité. Les enseignants n'ont pas une connaissance adéquate des caractéristiques des élèves provenant de minorités ethniques, ni des spécificités éducatives adaptées à leurs besoins. Ce travail présente les résultats d'une recherche sur l'opinion que les enseignants ont vis-à-vis de la diversité culturelle. La recherche a concerné les enseignants de divers domaines de l'enseignement, qui ont répondu à un questionnaire de 75 questions liées à la diversité culturelle et classées selon une graduation de type Likert. L'analyse de l'information recueillie à travers cette enquête par questionnaire a permis de montrer la façon dont la diversité est vécue au sein des écoles, en vue d'y appliquer un processus de valorisation des différentes réalités sociales et culturelles existantes. Les données obtenues révèlent que les enseignants sont confrontés à diverses difficultés dans leur vie professionnelle. Il leur est difficile de travailler en tenant compte de la diversité ethnique et culturelle présente dans les écoles, et ils sentent que le Ministère de l'Éducation n'aborde pas suffisamment cette question. Lors de leur formation initiale, les enseignants ne sont pas préparés à la multiculturalité présente aujourd'hui dans les écoles, et la formation continue n'a pas apporté de réponses aux besoins des enseignants dans ce domaine. De manière générale, autant par les données obtenues qu'au travers du contact direct avec les personnes durant l'application des instruments de recherche, un point apparait clairement : les question de la multiculturalité, de l'éducation multiculturelle, et les initiatives réalisées ou projetées par le Ministère de l'Éducation dans ce domaine ne sont pas connues de la majorité de la population scolaire. Finalement, nous proposons une série de stratégies et d'actions considérées comme d'importance capitale afin que l'école développe un cursus interculturel capable de la transcender, et d'arriver à créer une convivialité sociale durable.
- Árvore: conhecimento e unidade - visão interdisciplinar entre arte e ciênciaPublication . Vieira, Maria Adelina Martins; Torres, RuiA concepção deste projeto tem como objectivo fundamental avaliar e refletir sobre a relação entre arte e ciência, através de uma leitura analógica capaz de traduzir as aproximações e os distanciamentos dos discursos de cada um destes saberes. A tese pretende, ainda, constituir-se como um projeto cuja base teórica tem como suporte transversal um modelo interdisciplinar. Dado o carácter intemporal do tema, fizemos uma (re)leitura do percurso do Saber assente numa perspectiva diacrónica, uma vez que a ciência contemporânea redescobre e progride a partir da reavaliação do conhecimento Antigo. Para tal, elegemos a árvore como metáfora do conhecimento enquanto unidade. Com o intuito de verificar a razão por que a árvore é considerada, desde os primórdios, o axis-mundi congregador da vida mítico-simbólica do homem e do cosmos, procedemos a uma desconstrução das suas partes constituintes, atribuindo um capítulo a cada uma delas. Sob o ponto de vista estrutural, portanto, este projeto tem como suporte um modelo de natureza arborescente, alicerçado numa análise que se estende da semente ao fruto. O recurso à metáfora epistemológica justifica-se pela visão de um Saber/sciencia encarado como consilience. A metodologia apoia-se numa avaliação crítica e num estudo comparado de textos provenientes do universo das artes e das ciências que comprovam, pelas analogias encontradas, a urgência de um novo paradigma centrado na unidade do conhecimento. Tendo como linha transversal um diálogo interdisciplinar entre arte e ciência, decidimos organizar o estudo em duas partes. A primeira constitui-se como o edifício de sustentação teórica, na qual desenvolvemos uma reflexão sobre o objecto, a teoria e o método que servem de explicação sobre as relações possíveis entre o discurso artístico e científico. A segunda parte tem como pedra angular a metáfora epistemológica da árvore, através da qual se procede a desconstrução estético-literária dos elementos constituintes do grande corpo da árvore. Os capítulos estão incluídos em momentos a que atribuímos a denominação simbólico de “ Do Ponto”, “Da linha” e “Do Círculo”. No primeiro, tendo o ponto como símbolo da origem, refletimos sobre o poder inicial do movimento criador e o fim de todas as coisas, considerando a palavra, o signo e o átomo como razões seminais. No segundo, procuramos refletir sobre a árvore como o meio de reduzir o múltiplo à unidade, como síntese das linhas opostas entre o contínuo e o descontínuo. O tronco da árvore é encarado o arquétipo de um progresso ordenado, o movimento dinâmico de tudo, o tradutor do processo evolutivo do ente pela poder da e da linguagem. No terceiro como objectivo demonstrar a nossa intenção de fazer deste projeto um todo coerente em que cada uma das partes constituintes remetem circularmente entre si, desde a semente como origem, “o ponto” essencial, elemento que na sua expansão arborescente tende para um renascer, fechando-se num movimento circular, num Todo unificador das partes: da semente ao fruto. Este projeto ocupa-se, em síntese do estudo interdisciplinar da unidade do conhecimento encarado como a lei Um. La conception de ce project a comme but fundamental évaluer et réfléchir sur le rapport entre l’art et la science, par une lecture analogique étand capable de traduire les points de proximité et d’éloignement des discours de chacune de ces expressions du savoir. Cette thèse essaie encore de se constituer comme un projet don’t la base théorique repose transversalement sur um modèle interdisciplinaire. Étant donné le caractere intemporel du thème en étude, on a dû faire une lecture du parcours du Savoir suivant une perspective diachronique, puisque la science contempotaine redécouvre et fait un nouveau chemin a partir de la révaluation du savoir Ancien. Pour autant, on a élu l’arbre comme méthafore de la connaissance en tant qu’unité. Dans le but de verifier la raison pour laquelle l’arbre est considiré, depuis longtemps, comme axis-mundi unifiant la vie mytho-symbolique de l’être humain et du cosmos, on a procédé á une deconstruction des ses parties constituantes, en atribuant un chapitre a chacune d’elles. Sous le point de vue structural, ce project est supporté sur un modèle de nature arborescente, se dévoilant sur une procédée analythique depuis la semence jusq’au fruit. Le recours à une méthafore epistémologique se justifie donc par cette vision d’un Savoir/science qui est envisage au project en tant que conscilience. La méthodologie adoptee s’ ést affernie sur une evaluation critique et le recours à une etude compare entre texts artistiques et scientiphiques qui puissant faire prevue de l’ urgence d’un nouveau paradigm centé sur l’unité de la connaissance, tenant compte toujours de ses traces identitaires. Ayant, donc, comme point de support ce dialogue interdisciplinaire entre art et science,on a decide d’ organizer dette these en deux parties structurales. La prmiére qui se present comme l’ edifice théorique, dans lequel on a développé une réfléxion sur l’ object, la théorie et la method qui appuient les rapports possible entre les discours artistique et scientiphique. La deuxiéme qui a comme pierre de refend la métaphore episthémologique de l’arbre, dans laquelle on a procédé a la déconstruction estéthico-littéraire des éléments constituants du grand corps de l’arbre. Les chapitres sont organisés en trois parties de domination symbolique. Le premier, “Du point”, symbole de l’ origine, désigne le pouvoir du movement créateur et la fin de toute réalité. À ce moment c’est faite une evaluation herméneutique sur le mot, le signe et l’ athome envisages en tant que raisons séminales, Le deuxiéme, “De ligne”, on réflechit sur l’ arbre comme element qui à le pouvoir de réduire le multiple en unite, comme synthèse des lignes opposes entre le continu et le discontinue. Le troisième , “Du cercle”, on fait prevue de notre intention de transformer ce projet en un coherent où chacune des parties constituants renvoie l’ une à l’ autre, dans un movement circulaire se fermant et s’ ouvrant, constamment, dans un Tou unifiant des parties: de la semence au fruit et vice-versa. Ce projet, s’ occupe, en synthése, de l’ etude interdisciplinaire de l’unité de la connaissance entendu comme loi de l’ Un. The goal of this project is to evaluate the relationship between art and science by means of analogue readings capable of translating the approaches and departures from each of these discourses of Knowledge. The thesis intends to establish itself as a project whose theoretical basis is supported by an interdisciplinary model. Given the timeless character of the theme, we decided to make a (re) reading of this path of Knowledge based on a diachronic perspective, since contemporary science rediscovers and progresses from the reassessment of older Knowledge. To this end, we chose the tree as a metaphor of Knowledge and unity. In order to determinate why tree in considered as the axis-mundi of the mythical and symbolic life of man and the cosmos, we undertook a deconstruction of its constituent parts, assigning a chapter to each of its parts. As such, this project is also supported by an arborescent model of nature, based on an analysis that extends from seed to fruit. The use of this metaphor is justified by the epistemological view of Knowledge as consiliense. The methodology is based on a critical assessment and a comparative study of texts from the word of the arts and science which show, by means of analogies, the urgency of a new paradigm centered on the unity of Knowledge. With this interdisciplinary dialogue between art and science in mind, we decided to organize this study in two parts. The first part represents the theoretical underpinning of the building in which we develop a reflection on the subject, theory and method that serve as a possible explanation of the relationship between artistic and scientific discourses. The second part has its cornerstone the epistemological metaphor of the tree, through which it carries out the aesthetic-literary deconstruction of elements of the great body of the tree. The chapters which are included in these moments were given the symbolic name of “The Point”, “The Line” and “The Circle”. In the first, as a symbol of the origin, we reflect on the power of the initial creative movement, considering the word, the sign and the atom as seminal reasons. In the second, we reflect on the tree as a means of reducing the multiple to the unit, as a synthesis of opposing lines between the continuous and discontinuous. The trunk of the tree is regarded as the archetype of an orderly progress, the dynamic movement of all, the translator of the evolutionary process of the entity and the power of language. In the third chapter we aim to demonstrate our intention to make this project a coherent whole in which each of its constituent parts circularly refer to each other as long as the seed source, the “point”, essential element in the expansion of the tree structure, tends to a revival, closing in a circular motion, which connects the parts into a unified whole: from seed to fruit. This project is concerned, in short, with interdisciplinary study of the unity of Knowledge regarded as the law of the One.
- Arte: proposta para um modelo de reinserção social incluso - HUMA - um instrumento transformadorPublication . Oliveira, Jorge Manuel Marques de; Jardim, Maria AntóniaEste trabalho de investigação pretende sistematizar e validar as ideias que estão na génese do Espaço t. Uma filosofia que procurou e procura desenvolver actividades e ferramentas que promovam a reinserção social, numa perspectiva inclusiva – de todos e para todos. O trabalho que o Espaço t desenvolve tem 17 anos de história. Como muitas outras histórias, esta também pode ser contada com muitas ou poucas palavras. Mas, é, sobretudo, uma narrativa dita por muitos; em permanente construção, em constante mudança como a própria vida. É uma história que nasce de ideias e vontades, da necessidade de transgredir e de fazer diferente. Assim, ao atingir quase a maioridade teve a necessidade de se definir melhor e de perceber de que forma as suas práticas encontram uma âncora teórica e uma validade científica que sustente o seu caminho. A arte é o elemento fundador deste projecto e deste trabalho. A arte surge como um fenómeno catalisador da relação interna do indivíduo consigo próprio e com o grupo. Aqui, a arte não é o artístico, é a expressão de cada um… é a linguagem das emoções, o não-dito, a verbalização do inconsciente, … é o que se quiser, é de quem quiser. Sentimos que através deste processo o indivíduo descobre competências de crítica, autoestima e auto-conceito. Porque queremos compreender melhor esta arte e os outros vectores, que se utilizam na metodologia dos grupos arte, iremos ao longo deste trabalho e numa primeira fase analisar o estado da arte, sobre os conceitos que queremos reflectir: da reinserção à inclusão, passando pela arte, à terapia e à pedagogia. Posteriormente e utilizando uma metodologia mista, concluímos através da análise das histórias de vida, que os quatro vectores utilizados na metodologia dos grupos arte (humanismo – unidade – motivação - arte) produzem evidentes alterações nessas mesmas histórias de vida. Propomos, por isso, como resultado de investigação, a criação de um modelo de reinserção social incluso, denominado HUMA e sugerimos uma nova metodologia de organização das necessidades humanas, à qual lhe chamamos Ciclo Dinâmico das Necessidades Humanas. The aim of this research work is to systematise and validate ideas from the origins of the Espaço t. A philosophy which has sought and seeks to develop activities and tools that promote social reintegration, with an inclusive approach - from everyone, to everyone. The work developed by Espaço t already counts seventeen years of history. As many other stories, this one may also be told in many or just in a very few words. However, it is, above all, a narrative told by many; in permanent construction, in constant change as life itself. It is a story that springs from ideas and wills, from the need to transgress and make differently. Thus, by becoming almost of age, it felt the need to better define itself and to understand how its practices find theoretical anchorage and scientific validity which may sustain its path. Art is the founding element of this project and this work. Art arises as a catalyst of the inner relation of the individual with himself and with the group. Here, art is not the artistic, it's each and everyone's expression... It's the language of emotions, of the nonsaid, the verbalization of the unconscious,... It's what we want it to be; of whom we want it to be. We feel that through this process the individual discovers critical, selfesteem and self-concept skills.
- Centros sociais paroquiais: contexto institucional e social - redes de comunicação e de cooperação para a “terceira idade”Publication . Freitas, José António Araújo de; Campelo, ÁlvaroO envelhecimento demográfico, a pobreza, o isolamento e a solidão preocupam, na actualidade, muitos estudiosos, políticos, trabalhadores sociais, dirigentes de instituições, familiares, todos empenhados em prestar aos idosos os mais adequados serviços de intervenção. A família, habitual refúgio e segurança das pessoas, encontra-se em profunda mudança. De facto, a família vê alterada a sua função protectora e é, hoje, também ela, campo de intervenção social. Desde o seu início, a Igreja buscou formas de socorrer, ajudar e acolher as pessoas carenciadas. A Doutrina Social da Igreja, difundida particularmente a partir da publicação da Rerum Novarum, e sistematicamente aprofundada em vários documentos posteriores, veio dar consistência a uma riquíssima tradição solidária. Ultimamente, a acção solidária da Igreja tem sido feita, de forma mais organizada, nos Centros Sociais Paroquiais. No concelho de Ponte de Lima, nas últimas duas décadas, construíram-se vários Centros Sociais Paroquiais e, em Março de 2009, estavam a funcionar dez com valências para idosos. Lançámos, então, nessas instituições, questionários aos utentes das valências de Centro de Dia, Centro de Convívio, Serviço de Apoio Domiciliário, Lar de Idosos e aos seus funcionários, que nos fornecem dados sobre a comunicação e o relacionamento entre os vários actores sociais: direcção, utentes, pessoal técnico e não técnico. Este estudo fornece também, entre outros, dados sobre os motivos da institucionalização, o espaço gerontológico, a comunicação gerontológica e a qualidade dos serviços prestados nessas valências sociais. Num tempo em que se defende o envelhecer em casa, e se valoriza o Serviço de Apoio Domiciliário, mostram-se, neste estudo, as suas vantagens, mas também se revelam as suas debilidades. Constata-se que o envelhecimento activo começa a ser uma realidade entre nós, e que se têm alterado os velhos preconceitos sobre os serviços prestados no Centro de Dia, no Centro de Convívio e no Lar de Idosos. Nestas valências gerontológicas, muitos funcionários (técnicos e não técnicos) e dirigentes procuram dar a maior qualidade possível à vida das pessoas idosas. Os Centros Sociais Paroquiais exercem, presentemente, uma acção importante no campo social, mas são obras com futuro também noutras áreas como nas de intervenção recreativa e cultural. Le vieillissement démographique, la pauvreté, l‘isolement et la solitude préoccupent, présentement, grand nombre de scientifiques, politiques, travailleurs sociaux, dirigeants d‘institutions, parents, tous engagés à prêter aux personnes âgées les services d‘intervention les plus adéquats. La famille, abri habituel et sécurité de tous, se trouve en profond changement. En effet, la famille voit sa fonction protectrice se modifier et devient, elle aussi, champ d‘intervention sociale. Depuis ses débuts, l'Église a cherché des formes de secourir, aider et accueillir les plus démunis. La Doctrine Sociale de l'Église, diffusée particulièrement à partir de la publication du Rerum Novarum, et systématiquement approfondie dans plusieurs documents postérieurs, vient rendre plus consistante une riche tradition solidaire. Récemment, l'action solidaire de l'église se fait, de forme plus organisée, dans les Centres Sociaux Paroissiaux. Dans la commune de Ponte de Lima, dans les deux dernières décennies, plusieurs Centres Sociaux Paroissiaux ont été construits et, en mars 2009, dix étaient en fonctionnement et offraient des services pour personnes âgées. Dans ces institutions, nous avons alors lancé des questionnaires auprès des usagers des services de Centre de Jour, Centre de Convivialité, Service d'Aide Domiciliaire, Foyer pour Personnes âgées et auprès de leurs fonctionnaires, ce qui nous a fourni des données sur la communication et les relations entre les différents acteurs sociaux : direction, usagers, personnel technique et non technique. Cette étude nous a aussi fourni, entre autres, des données sur les raisons de l'institutionnalisation, l'espace gérontologique, la communication gérontologique et la qualité des services. Dans un temps où l‘on défend la stratégie vieillir chez soi et où l‘on valorise le Service d'Aide Domiciliaire, on montre, dans cette étude, leurs avantages, mais on révèle aussi leurs faiblesses. On constate que le vieillissement actif devient une réalité parmi nous, et que les vieux préjugés sur les services prêtés dans le Centre de Jour, dans le Centre de Convivialité et dans le Foyer pour Personnes âgées se sont progressivement altérés. Dans ces services gérontologiques, nombreux fonctionnaires (techniciens et non techniques) et directeurs cherchent à donner la plus grande qualité possible à la vie des personnes âgées. Les Centres Sociaux Paroissiaux exercent, actuellement, une action importante dans le champ social, néanmoins ce sont aussi des oeuvres d‘avenir dans d'autres secteurs comme celui de l'intervention récréative et culturelle. The aging population, poverty, isolation and loneliness concern at present, many scholars, politicians, social workers, heads of institutions, family members, all committed to providing the elderly the most appropriate intervention services. The family, habitual refuge and safety, is undergoing profound change. In fact, the family sees amended its protective function and is, today, too, the field of social intervention. Since its inception, the Church has sought ways to help, assist and accommodate people in need. The Social Doctrine of the Church, particularly since the widespread publication of Rerum Novarum, and systematically detailed in several subsequent documents, came to give consistency to a rich tradition of solidarity. Lately, the action of solidarity of the church has been made, more organized, in the Parish Social Centers. In Ponte de Lima, for the last two decades, several Parish Social Centers were built and in March 2009, were operating ten with valences for the elderly. We launched then these institutions, questionnaires to users of the valences of the Day Center, Gathering Center, Home Support Service, Home for the Elderly and their employees, who provide data on the communication and relationship between various social actors: management, users, technical and non-technical staff. This study also provides, among others, data on the reasons for institutionalization, the area of gerontology, gerontological communication and quality of services provided in these social valences. At a time when it defends the aging at home, and appreciates the Home Support Service, in this study are shown not only their advantages, but also revealed their weaknesses. It appears that active aging is becoming a reality among us, and which have changed the old prejudices about the services provided in the Day Center, the Center for Coexistence and the Home for the Aged. In these geriatric valences many employees (technical and non technical) and leaders seek to give the highest possible life quality to older people. The Parish Social Centers carry out, at present, an important action in the social field, but they are also future works in other areas and in recreational and cultural intervention.
- Trajecto da tecnologia Wi-Fi na cidade do Porto: uma rede de híbridosPublication . Lima, Fabiana de Oliveira; Seixas, Paulo CastroNeste trabalho abordamos as principais intervenções da tecnologia na percepção do espaço urbano e nas inter-relações nele estabelecidas. Para este feito, foi realizada uma revisão de literatura sobre a Antropologia da Tecnologia e os novos paradigmas que a tecnologização traz para os estudos urbanos; também foi realizada uma discussão sobre a necessidade de questionar a tecnologia a partir de ferramentas sugeridas pela Antropologia simétrica. Na realização da pesquisa, escolheu-se a cidade do Porto como terreno, mais especificamente, o Projecto Porto Digital, que exauta a tecnologia Wi-Fi. Alguns utilizadores Wi-Fi foram interlocutores para o estudo, além de uma empresa fornecedora de Hot Spots em Portugal. Através de questionários, entrevistas e observações directas verificou-se quais são as alianças que a tecnologia reforça por causa da perspectiva de desenvolvimento e progresso socioeconómico. Por fim, destaca-se como a perspectiva de uma sociedade híbrida contribui para uma compreensão mais ampla dessa complexa relação entre humanos, cidade e tecnologia. In this work we approach the main interventions of technology in the understanding of urban space and in the interrelation established in it. In order to achieve this it was done a review on Anthropology of Technology‟s literature and the new paradigms that technologization brings to urban studies, as well as a discussion on the need of questioning technology from the tools suggested by Symmetric Anthropology. In order to do the research, the city of Oporto was chosen as a fieldwork, particularly Porto Digital Project that emphasizes Wi-Fi technology. Our survey respondents were Porto Digital users and a Portuguese Hot Spots‟ firm. By using questionnaires, interviews and direct observation it was noted which alliances technology reinforces, because of the perspective of development and socio-economic progress. Finally, it is highlighted the way a hybrid society contributes to a wider understanding of the complex relationship between men, city and technology. En cet recherche nous abordons les principales interventions de la technologie sur la perception de l'espace urbain et les relations qui y sont. À cette fin, nous avons effectué une revue de la littérature sur l'anthropologie de la technologie, la nouvelle pardigmas technologisation de mettre en études urbaines et une discussion sur la nécessité de remettre en question la technologie à partir des outils proposés par l'anthropologie symétrique. Dans cette recherche, nous avons choisi la ville de Porto que la terre, plus précisément, le projet Porto Digital, qui sans relâche la technologie Wi-Fi ont également été les interlocuteurs des utilisateurs de la technologie et un fournisseur de "hot spots" au Portugal. Grâce à des questionnaires, des entrevues et des observations directes ont montré que les alliances technologiques finalement, de renforcer, avec le développement perspective et socio-économique et le progrès. Enfin, il y a la perspective d'une société hybride contribue à une meilleure compréhension de cette relation complexe entre l'homme, la ville et la technologie.
- Contributos Para a Reabilitação da Sexualidade dos Lesionados Medulares: elaboração de um programa reabilitadorPublication . Garrett, Ana; Teixeira, Zélia; Martins, FernandoA lesão medular é uma realidade presente em muitos dos cidadãos portugueses. No processo de readaptação, à pessoa com esta patologia ocorrem múltiplas questões, entre elas, questões de carácter sexual, como componente integrante da condição de ser humano. O sujeito questiona-se acerca das (in)capacidades do seu novo corpo, confrontando- se com constantes desafios de vária ordem. Dado que o sujeito deve ser abordado de uma forma holística, considera-se que, a par das terapias de reabilitação física, necessárias para a reintegração do indivíduo na sociedade, deve constar da rotina de reabilitação a vertente da sexualidade. Assim, face à inexistência de mecanismos de intervenção, nomeadamente, de um modelo de reabilitação sexual, esta investigação pretendeu elaborar um instrumento que pudesse contribuir para a reabilitação da sexualidade do indivíduo com lesão medular, recorrendo para isso, à auscultação dos significados das experiências que os sujeitos revelaram ao longo deste estudo. Os procedimentos contemplaram quatro momentos (I, II, III e IV), cada um deles com objectivos delineados para analisar a vivência da sexualidade após o evento traumático, sendo que os Momentos I e II visaram obter informações acerca dessa vivência sem intervenção terapêutica, o Momento III foi designado como a fase da implementação do programa reabilitador e, por fim, o Momento IV pretendeu observar os eventuais resultados em termos de mudança comportamental, após a aplicação do programa. Os objectivos traçados foram alcançados, dado que o discurso dos sujeitos permitiu constatar a existência do incentivo a novas práticas, a novas descobertas, num sentido exploratório de uma sexualidade renovada, aproveitando o potencial existente e desfocalizando o sentido inicial da genitalidade. É, de igual modo, percebida a expressão de alteração na forma como passaram a vivenciar a sexualidade, encarada como uma nova forma de expressar as suas emoções e sentimentos, ou ainda e por outro lado, a aquisição de liberdade de experimentarem uma sexualidade que provavelmente sempre desejariam ter tido, porém, por eventuais condicionantes, não se arriscaram a tentá-la. Assinala-se, também, a percepção de que este modelo poderá ser encarado como tendo um conceito modular, o que pode admitir a outros investigadores ulteriores adicionarem blocos de novas actividade formativas e/ou terapêuticas. Outra anotação positiva, é que este instrumento de intervenção poderá ser extrapolado para outros quadrantes sexualmente disfuncionais, que não apenas indivíduos com lesão medular. Spinal cord injury is a present reality in many Portuguese citizens. In the readaptation process, occur many issues to the person with this pathology, between them, are questions of a sexual nature, as an integral component of being human. The subject raises questions about the (in) capabilities of its new body, confronted with constant challenges of various kinds. Since the subject must be approached in a holistic manner, it is considered that, alongside physical rehabilitation therapies, needed for the reintegration of the individual in society, must be included in the routine rehabilitation the aspect of sexuality. Therefore, in the absence of intervention mechanisms, particularly a model of sexual rehabilitation, this research sought to develop an instrument that could contribute to the rehabilitation of a person's sexuality in a spinal cord injury case, using for this, the auscultation of the meanings of the experiences that the subjects throughout this study revealed. The procedures contemplated four moments (I, II, III and IV), each one of them with objectives designed to analyze the experience of sexuality after the traumatic event, being that the moments I and II were intended to obtain information about that experience without therapeutic intervention, the III Moment was designated as the implementation phase of the rehabilitation program, and finally the IV Moment intended to observe the eventual outcome in terms of behavioral change, after the implementation of the program. The targets set were achieved as the subjects' speech revealed the existence of encouraging to new practices, to new discoveries, in an exploratory sense of a renewed sexuality, taking advantage of the existing potential and defocusing the initial sense of the genitalia. It’s perceived in the same mode the expression of change in the way in which they have started experiencing the sexuality, seen as a new way of expressing their emotions and feelings, or on the other hand, the acquisition of freedom to experiment a sexuality that probably always wished for, however for possible conditioning factors, not risked to tempt it. We point out as well the perception that this model could be regarded as having a modular concept, which may allow other researchers to add further blocks of new formative activities and / or therapies. Another positive note is that this intervention tool can be extrapolated to other sexually dysfunctional quadrants, not just individuals with spinal cord injury. La lésion médullaire fait partie de la vie de beaucoup de citoyens portugais. Au cours d’un processus de réadaptation, plusieures questions sont soulevées, y compris la vie sexuelle comme faisant partie de la condition humaine. Plusieurs défis se posent, en tenant compte des capacités résiduelles. Étant donné que l’individu doit être traité de façon holistique, en plus des thérapies physiques nécessaires à l’acquisition de l’autonomie e à l’intégration sociale, il faut y inclure la rééducation sexuelle. N’ayant retrouvé aucun modèle de rééducation sexuelle, nous avons étés poussés à créer un instrument capable d ’aider à la rééducation de la sexualité des blessés médullaires, en tenant compte des vécues décrites par les individus au cours de notre étude. Les procédures ont évalué quatre moments (I, II, III et IV), chacun d’entre eux avec des objectifs choisis pour analyser le vécu de la sexualité après l’événement traumatique, en sachant que les moments I et II ont cherché à obtenir des informations de ce vécu, sans aucune intervention thérapeutique, le moment III a été désigné comme le moment d’ initiation du programme de réhabilitation et, finalement, le moment IV qui a évalué les changements comportementaux à la suite de l’application du programme. Les objectifs qui étaient définis au départ ont été atteints, puisque le discours des individus a permis de constater qu’ils étaient ouverts à de nouvelles expériences, à de nouvelles découvertes, dans le sens de l’exploration d’une sexualité renouvelée, en profitant le potentiel existant en écart du sens initial de la génitalité. Nous avons aperçu un changement constaté dans la façon de vivre la sexualité, envisagée comme une nouvelle façon d’affirmer ses émotions et sentiments, ou encore l’acquisition de la liberté de retrouver une nouvelle sexualité, jamais osée, malgré les fantaisies préexistantes. De souligner aussi la perception que ce modèle peut être vu comme un concept modulaire, ce qui pourra permettre à d’autres chercheurs, dans l’avenir, de rajouter des modules de nouvelles activités formatives et/ou thérapeutiques. On peut aussi admettre l’utilisation de ce modèle d’intervention, pour d’autres sujets sexuellement dysfonctionells, aussi bien que pour blessés médullaires.