ESSFP (OTA) - Enfermagem
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSFP (OTA) - Enfermagem by Subject "Adolescentes"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Conhecimentos dos estudantes do 11º ano de escolaridade sobre sexualidade: um estudo descritivoPublication . Rocha, Carla Melissa Silva; Lima, AndreiaO direito à educação e a concessão à saúde em todos os seus aspetos são fundamentais para o desenvolvimento social e económico. É indispensável incluir a promoção para a saúde nas escolas para que os jovens de hoje, adultos amanhã, tenham competências e habilidades cognitivas para um estilo de vida saudável. Sendo a sexualidade uma parte integrante da personalidade do ser humano, e a forma de se manifestar e viver difere de pessoa para pessoa, assim como, a forma de se expressar varia ao longo da vida, é fundamental que a literacia em saúde sexual seja desenvolvida o mais precoce possível. Esta investigação tem como objetivo geral «identificar o conhecimento dos alunos do 11º ano de uma escola urbana sobre sexualidade». Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, de caráter descritivo, desenvolvido com alunos do 11º ano numa escola urbana do Porto. A colheita dos dados realizou-se através do «Questionário de conhecimento sobre sexualidade - QCS» a 82 jovens entre os 16 e 19 anos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado com o software Statistical Package for the Social Science - SPSS, e a análise deu-se a partir da estatística descritiva. Concluiu-se que os jovens apresentam melhores conhecimentos na temática sexualidade e prazer sexual, com resultados entre 85,4% e 95,1% de respostas corretas. Em contrapartida, nas restantes temáticas apresentam um défice, com uma maior oscilação entre as respostas. Pode-se afirmar, portanto, que na generalidade, existe um défice na literacia em saúde sobre sexualidade entre os jovens.
- A saúde mental positiva de uma amostra de estudantes do 12º ano de Vila RealPublication . Melo, Filipa Teixeira; Guerra, ManuelaA Saúde Mental Positiva corresponde a um estado de bem-estar mental que não se restringe à ausência de qualquer tipo de psicopatologia, inclui o bem-estar emocional e psicológico, bem como o ótimo funcionamento dos domínios psicológico e social. A Saúde Mental refere-se ao estado de bem-estar psicológico e emocional de uma pessoa. Envolve a maneira como pensamos, sentimos e lidamos com as demandas da vida. Ter uma boa saúde mental é fundamental para o funcionamento adequado e o equilíbrio geral. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer a Saúde Mental Positiva de uma amostra de estudantes do 12º ano de Vila Real cujos objetivos específicos consistem em caracterizar sociodemograficamente a amostra e conhecer os níveis de saúde mental positiva dos estudantes do 12º ano de Vila Real, através da aplicação de um questionário de caracterização sociodemográfica e o Questionário de Saúde Mental Positiva (QSM+ (Sequeira [ et. Al.], 2014). A amostra foi constituída por 25 jovens apresentando o score de 118 do QSM+, onde se pode concluir que existe um nível de saúde mental positiva alto ou de flourishing embora 60% dos estudantes tenha referido consumir álcool e 16% consumir drogas.
- Uso das tecnologias na promoção da saúde mental nos adolescentes: uma scoping reviewPublication . Ferreira, Alexandra Raquel de Meireles; Moreira, TeresaINTRODUÇÃO: Tecnologias como aplicativos móveis, plataformas online, realidade virtual e inteligência artificial têm sido exploradas para apoiar a saúde mental dos adolescentes (Bear, 2022). Questões de acessibilidade, eficácia, privacidade e equidade precisam ser avaliadas para determinar o verdadeiro impacto dessas tecnologias (Grudin, 2023). Esta revisão oferece insights para profissionais de saúde, pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia que buscam melhorar o bem-estar mental dos adolescentes (McCashin, 2022). OBJETIVOS: Mapear estudos sobre as vantagens do uso de tecnologias educativas utilizadas na promoção em saúde mental para adolescentes entre 10 e 19 anos. METODOLOGIA: Scoping Review usando a metodologia JBI. A pesquisa será feita em PUBMED, CINAHL Via EBSCO e PSICOINFO Via EBSCO. RESULTADOS: A metodologia JBI guiou a revisão, incluindo informações sobre título, autores, ano, país, tipo de estudo, objetivos e resultados. A revisão destacou uma gama de intervenções tecnológicas para a saúde mental dos adolescentes, como aplicativos para monitoramento de humor, plataformas de suporte online, programas de terapia cognitivo-comportamental e intervenções de realidade virtual para ansiedade. DISCUSSÃO: A análise mostra benefícios potenciais do uso de tecnologias na saúde mental dos adolescentes (Bear, 2022) como maior acessibilidade, conveniência e personalização. No entanto, surgem questões de privacidade, segurança e eficácia que precisam ser cuidadosamente consideradas (Liverpool, 2020; Wright, 2023). CONCLUSÃO: Esta revisão destaca o papel promissor das tecnologias na saúde mental dos adolescentes (Grudin, 2023). No entanto, é crucial continuar a pesquisa para otimizar o design, Uso das tecnologias na promoção da Saúde Mental nos adolescentes: uma Scoping Review implementação e avaliação dessas intervenções, garantindo o seu impacto e eficácia na melhoria do bem-estar mental dos adolescentes (Welch, 2022).