FCHS (DCEC) - Ciências da Comunicação
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- Fotografia analógica, fotografia digital e Promptography: igualdades, divergências e desafios futurosPublication . Silva, Mariana Rosas da; Torres, RuiA fotografia é, por vezes, esquecida, apesar de nos cruzarmos com ela, diariamente. Talvez isto se deva, principalmente, à sua quase omnipresença na Internet, que a banalizou, tornando-a em algo trivial que está a perder o fascínio anteriormente causado. Quando surgiu, a fotografia digital causou furor entre os fotógrafos, desde logo porque colocou em risco a legitimidade de créditos ao fotógrafo, alegando, alguns autores, que seria resultado de uma câmara e não do trabalho do profissional. No entanto, não devemos esquecer que o mesmo aconteceu com o surgimento da câmara analógica, com a discussão se as fotografias eram, ou não, Arte, tendo alguns teóricos alegado que as fotografias eram, também, um resultado de processos mecânicos e não apenas artísticos, ao contrário das pinturas. Embora a fotografia digital, por envolver mais tecnologias, tenha aumentado os receios dos artistas quanto à sua qualidade artística, desde sempre o universo da fotografia esteve envolvido em polémicas. Agora com a promptography estamos a ter uma repetição da história. Com o surgimento e comercialização das aplicações baseadas em Inteligência Artificial (IA), o universo fotográfico, tal como aconteceu em vários outras áreas, foi abalado. Mais uma vez fazendo soar os alarmes, a verdade é que a IA também veio motivar novas formas de criatividade do ser humano, tendo, nesse contexto, surgido aquilo que alguns autores apelidam de promptography. A promptography revelou e desencadeou, assim, problemas já existentes, suscitando, porém, novos questionamentos relativamente ao papel do humano, na criação fotográfica. Urge, assim, o debate sobre fotografia analógica, fotografia digital e promptography, analisando a sua relação, o impacto que têm em várias áreas, afetando a sociedade e os indivíduos – ao nível do entretenimento, comunicação, autoexpressão, entre outros. Este trabalho tem como intuito ser um ponto de partida para um debate, uma vez que ignorar, não é a solução. Para um conhecimento mais profundo, proponho primeiro perceber em que consiste uma fotografia e uma promptography e, assim analisar os problemas que têm em comum – manipulação e a consequente falta de transparência, e a falta de direitos, bem como a dúvida de quem e como se deve atribuir os créditos destas imagens.
- O impacto da inteligência artificial no marketing e publicidade: estudo de caso das campanhas realizadas a partir de inteligência artificial do McDonald`s e do Burger KingPublication . Farelo, Lara de Avila; Tuna, SandraEste Projeto de Graduação aborda como a Inteligência Artificial surgiu e o seu desenvolvimento, e o impacto que a mesma pode ter na Publicidade e no Marketing. Que apesar de ter boas contribuições, há um lado negativo. Para esta pesquisa foram utilizados alguns autores que atuam em diferentes temas, como Russell e Norving (Russell, Norving, 2009), para descrever o surgimento da Inteligência Artificial e seus passos ao longo do tempo, Jenkins (Jenkins, 2000), para abordar a publicidade, e outros estudiosos para relacionar os tema Publicidade e Marketing e Inteligência Artificial. Para ir de encontro aos objetivos, este estudo começa por analisar como a publicidade se desenvolveu ao longo dos anos, de acordo com Jenkins (Jenkins, 2000) se observa o desenvolvimento ao longo do tempo. Mostra também como alguns estudos se aplicam o tema Inteligência Artificial no Marketing e Publicidade, e como este pode ser dividido em publicidades planejadas, como utilização de dados ou pesquisas de campo com Inteligência Artificial por exemplo, e com utilização de Inteligência Artificial na sua criação, e feitas a base da Inteligência Artificial, como com programas especializados. Para a análise de caso foram analisadas campanhas que foram realizadas com e a partir da Inteligência Artificial: além do estudo de caso da marca McDonald's, Burger King e Subway, onde tratam de posters espalhados pelas cidades em que apresentam perguntas à uma plataforma de Inteligência Artificial, o ChatGPT, a partir das quais desenvolvem uma campanha que enaltece as melhores características das marcas.
- A influência da inteligência artificial na publicidadePublication . Costa, Maria Manuel Dias da; Tuna, SandraEste projeto de graduação analisa o impacto transformador da inteligência artificial (IA) na publicidade, desde o seu desenvolvimento histórico até às suas aplicações nos dias de hoje. A IA revolucionou a publicidade permitindo uma otimização de campanhas de forma eficiente e precisa. No entanto, a sua adoção também apresenta desafios significativos que serão explorados ao longo do relatório. Através da visão de vários autores e com recurso à literatura significante, esta pesquisa explora de que forma é que a IA está a ser integrada nos diferentes meios de divulgação publicitária, desde métodos tradicionais como cartazes e MUPIS, até às plataformas digitais, onde esta tecnologia tem mostrado maior influência e eficácia. São analisadas também campanhas publicitárias que utilizaram IA, de forma a perceber de que forma esta tecnologia teve impacto. As realizações de entrevistas com profissionais do setor publicitário também estão presentes de forma a oferecer uma visão real da implementação e dos impactos da IA nas estratégias das empresas.
- Inteligência artificial: o impacto no jornalismo e nos jornalistasPublication . Valente, Cláudia Filipa da Silva; Sousa, Jorge PedroCom o passar das décadas o jornalismo, como nós o conhecemos, tem vindo a sofrer transformações e a adaptar-se às mudanças ao longo dos tempos, passando por uma grande transformação desde o aparecimento das novas tecnologias. Os jornalistas tiveram de se ajustar às novas tarefas e de estarem a par do que os seus leitores procuravam, uma vez que estes se foram tornando cada vez mais exigentes, através do consumo rápido de notícias. O combate à desinformação é uma realidade que os meios de comunicação enfrentam diariamente. Com a personalização na oferta de informação e tendo por base o perfil de quem a procura, surgiu a Inteligência Artificial (IA). Esta tecnologia é recente, tanto para a área do jornalismo como para os jornalistas, mas, apesar disso, tem o poder de produzir notícias instantâneas e de leitura rápida, libertando os jornalistas para a produção de notícias que exijam pesquisas mais profundas e precisas. Os resultados obtidos com este projeto incidem sobre o impacto que a AI tem na formação de notícias e de que modo pode influenciar o futuro do jornalismo, tendo chegado à conclusão que a IA é uma ferramenta de apoio a um jornalismo pouco preciso, feito de forma rápida e sem utilização de fontes fidedignas, sendo ainda um trabalho que as máquinas não conseguem fazer com precisão. A análise dos dados e das fontes deve ser sempre um trabalho que o jornalista deve executar segundo o seu código deontológico que deve ser cumprido com toda a exatidão.