Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Inteligência artificial: o impacto no jornalismo e nos jornalistas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_35397.pdf35397348.22 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Com o passar das décadas o jornalismo, como nós o conhecemos, tem vindo a sofrer transformações e a adaptar-se às mudanças ao longo dos tempos, passando por uma grande transformação desde o aparecimento das novas tecnologias. Os jornalistas tiveram de se ajustar às novas tarefas e de estarem a par do que os seus leitores procuravam, uma vez que estes se foram tornando cada vez mais exigentes, através do consumo rápido de notícias. O combate à desinformação é uma realidade que os meios de comunicação enfrentam diariamente. Com a personalização na oferta de informação e tendo por base o perfil de quem a procura, surgiu a Inteligência Artificial (IA). Esta tecnologia é recente, tanto para a área do jornalismo como para os jornalistas, mas, apesar disso, tem o poder de produzir notícias instantâneas e de leitura rápida, libertando os jornalistas para a produção de notícias que exijam pesquisas mais profundas e precisas. Os resultados obtidos com este projeto incidem sobre o impacto que a AI tem na formação de notícias e de que modo pode influenciar o futuro do jornalismo, tendo chegado à conclusão que a IA é uma ferramenta de apoio a um jornalismo pouco preciso, feito de forma rápida e sem utilização de fontes fidedignas, sendo ainda um trabalho que as máquinas não conseguem fazer com precisão. A análise dos dados e das fontes deve ser sempre um trabalho que o jornalista deve executar segundo o seu código deontológico que deve ser cumprido com toda a exatidão.
Over the decades, journalism, as we know it, has undergone transformations and adapted to changes over time, undergoing a major transformation since the emergence of new technologies. Journalists have to adjust to new tasks and keep aware of what their readers are looking for, who have become increasingly demanding through the rapid consumption of news. The fight against disinformation is a reality that the media face on a daily basis. With the personalization of information based on the profile of those looking for it, AI has emerged. AI is new to the journalism and journalists, but it has the power to produce instant news that can be read quickly, which has given journalists the freedom to produce news that requires deep research. The results obtained with this project focus on the impact that artificial intelligence has on the formation of news and how it can influence the future of journalism, having come to the conclusion that AI is a tool to support journalism when it is done quickly and without the need for sources, as it is a job that the machine cannot do accurately. The analysis of data and sources must always be carried out by the journalist in accordance with their code of ethics, which must be followed exactly.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da Comunicação

Keywords

Jornalismo Inteligência artificial Jornalista Media Journalism Artificial intelligence Journalist Media

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License