FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Psicologia"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Accompagnement en psychopédagogie perceptive et estime de soi: recherche qualitative et quantitative auprès d’une population de personnes accompagnées en psychopédagogie perceptivePublication . Bouchet, Valérie; Bois, DanisThis research investigates the effects of Perceptual Psychoeducation on self-esteem and attempts to answer the following question : « To which extent and how does Perceptual Psychoeducation contribute to raising self-esteem ? » The theoratical framework used is based on four consecutive chapters which address in turn the theoretical and conceptual aspects of Perceptual Psychoeducation, a first attempt at defining the concept of ways of being and the theoretical fields of motivation and of self-esteem. This dissertation has been conducted in the posture of a practioner-researcher using a mixed method. The quantitative approach refers to the Rosenberg Self-Esteem Scale which was applied to seventeen participants before and after a series of 12 sessions. It evaluates the initial level of self-esteem of the participants and how this evolved after the sessions are concluded. The qualitative approach is inspired by phenomenology and hermeneutics and is founded on Bois’ method of anticipation-emergence. The data was collected through seventeen semi-structured interviews, followed by a multi-category classificaction analysis, a case-by-case phenomenological analysis and a transversal hermeneutic analysis. The research shows positive results with regards to the effectiveness of Perceptual Psychoeducation in raising self-esteem and brings to light elements that contribute to a better understanding of the process that the participants experience as their self-esteem improves.
- O jogo de areia como instrumento pedagógico na formação do psicólogo: criatividade e subjectividadePublication . Bucho, João Luís Saporiti Machado da Cruz; Matos, Marta; Bahia, SaraEsta investigação tem como principal objectivo avaliar a importância do jogo de areia como instrumento pedagógico na formação do psicólogo. Graças às suas inúmeras potencialidades acreditamos poder estimular a criatividade, contribuir para a dimensão subjectiva e para a construção identitária. Trata-se de um estudo exploratório, sendo utilizada uma metodologia quantitativa e qualitativa. Através de um modelo de investigação-acção, o objecto de estudo incidiu num grupo de oito psicólogas, que participaram no programa de intervenção “Grupo Vivencial: Introdução ao Jogo de areia”, constituído por catorze sessões, num total de trinta horas, onde foram fornecidas informações teóricas-práticas-vivenciais sobre o jogo de areia. Na análise quantitativa, foi efectuada a avaliação pré e pós-teste, através do Teste de Pensamento Criativo de Urbam e Jellen (1996; Ibérico Nogueira & Almeida, 2007) e da Escala de Estilos de Pensar e Criar, de Wechsler (1999; versão portuguesa de Garcês, 2011). Para a análise qualitativa, recorreu-se à epistemologia qualitativa de González Rey (2000, 2003), que enfatiza o aspecto construtivo-interpretativo-dialógico na construção do conhecimento, tendo sido utilizados dois instrumentos construídos para o efeito, a grelha de observação e a folha de registo sobre o jogo de areia, que foram aplicados durante as várias sessões, assim como foi efectuada a análise dos cenários construídos, através da integração das filmagens/fotografias, com as narrativas e comentários dos autores das cenas. Para se poder efectuar a análise sobre o estado actual dos profissionais de psicologia que conhecem e utilizam o jogo de areia, assim como em que contextos o utilizam, foi construído o questionário “Diagnóstico sobre o jogo de Areia” que foi enviado via on-line através do Lime Survey, ao qual responderam 124 psicólogos. Apesar das limitações e restrições deste estudo, os resultados obtidos indicam que o jogo de areia como instrumento pedagógico utilizado na formação do psicólogo, contribui para a estimulação da criatividade, facilitando a configuração de diversos sentidos subjectivos e ajudando na construção da sua identidade pessoal e profissional. Por outro lado, os resultados do questionário ilustram o desconhecimento que os psicólogos têm sobre o jogo de areia e que é reflexo da escassez ou mesmo ausência de bibliografia nacional sobre o tema.
- La conversion au contact du corps sensible: une recherche heuristiquePublication . Gauthier, Jean-Philippe; Humpich, Jean-Marc; Gómez González, Luis AdolfoThis research of phenomenological and hermeneutical inspiration is set in a first person posture. The foundations of this research are set in a comprehensive and interpretative approach and find elevation within the paradigm of the Sensitive, a paradigm that considers the sensitive body as being both the place of emergence of one’s rich and complex experience as well as the structural basis of all stages of this type of research. The problematisation phase, likewise the collection, presentation and interpretation of data were all conducted in a dynamic heuristic quest as described by Clark Moustakas. Together they culminate in the conversion of a central metaphor; the latter being set freely in the pages of a journal and becoming the object by which the hermeneutical process is able to unfold in successive loops, as inspired by the work of René Barbier. From the onset of this research, the ambition has been to rely on the embodied experience of conversion that emanates from being in contact with joy in order to answer the question: "Buy which means can an exploratory process and the understanding of a conversion experience in relation to the sensitive body help to identify and systematize the issues and challenges accompanying the process of such a phenomenon?" Through the self-teaching process of one’s singular journey of conversion, this heuristic approach offers details and fine intelligibility relative to the historical and social elements of the studied phenomenon. It also generates a movement of understanding that highlight the skills, attitudes and actions which help effectively accompany and guide an experience of conversion in respect to the sensitive body. The major challenge here aims at producing meaning, knowledge, consistency and health from the experiential knowledge which is implicit to such a rigorous and formative existential practice set in a perceptual educational psychology framework.
- Laços de (Des)ventura: Satisfação Marital e Problemas Ligados ao Álcool Um Estudo com Casais em TratamentoPublication . Lourenço, Sofia Margarida Trigo Vaz de Romão; Teixeira, ZéliaEste trabalho de investigação propôs-se estudar a relação entre memórias das dinâmicas com as figuras parentais, a posição na fratria e histórias de consumo problemático de álcool nas famílias de origem, dimensões da vinculação adulta e sua inflência na Satisfação Marital. Os participantes foram 125 casais, constituídos por 125 utentes em tratamento ambulatório na Unidade de Alcoologia do Norte pelo problema de consumo abusivo e de dependência de álcool pelo cônjuge masculino acompanhados pelas respectivas esposas. Os instrumentos aplicados foram os seguintes: um Questionário Sociodemográfico, o Alcohol Use Disorders Identification Test (Babor et al.,1992), Parental Bonding Instrument (Ramos, Leal & Maroco, 2010), o Questionário de Experiências em Relações Próximas (Moreira et al., 2006) e o Enrich Marital Satisfaction Scale (Marques, 2001). Os resultados do presente trabalho realçam a existência de um número elevado de utentes em tratamento e seus compartes como filhos adultos de alcoólicos, eles como os mais novos das suas fratrias e elas como as primogénitas, numa união conjugal que se regista de longa duração traduzindo uma convivência a dois acima dos 20 anos. As memórias associadas às figuras parentais registam-se intimamente ligadas às características dos sistemas com álcool em que a figura materna assume os vectores de cuidar e hiperproteger na sua globalidade, mas com particular destaque para os filhos mais novos da fratria. A vinculação adulta como uma variável elucidativa com um papel central na compreensão das relações afectivas como a de casal demonstra uma combinação mais prevalente quanto às dimensões dos estilos dominantes - esposa preocupada vs marido evitante assente na qualidade das relações precoces construídas com os principais cuidadores e que traduz diferenças significativas entre eles também em função da figura ser paterna ou materna. Por último registam-se na avaliação do constructo central deste trabalho - a satisfação no relacionamento conjugal destas díades - diferenças na percepção da relação no seu todo, e parcelarmente também quando identificamos determinadas áreas maritais. Estes casamentos apesar de intactos, apresentam os seus elementos com uma vivência diferencial da satisfação se atendermos a que os homens se consideram mais satisfeitos e mais optimistas em relação ao relacionamento conjugal contrariamente às esposas que denotam valores de desagrado e de insatisfação na totalidade das áreas maritais avaliadas. A posição na fratria e a presença de antecedentes familiares de alcoolismo não obtiveram influência significativa na percepção da satisfação no casamento. Relativamente às memórias da ligação materna e à sua atitude de hiper-protecção, apenas para os utentes esta foi considerada um estimador significativo da satisfação marital.
- Narrativas e significados de valores familiares e espiritualidade em um grupo de idosos asilados de BrasíliaPublication . Mello, Anna Cristina Pires de; Fonte, CarlaNa tese apresentada consta uma abordagem sobre o asilamento de idosos contextualizada desde a segunda metade do século XX pautado sócio cronologicamente nos últimos setenta anos, período no qual transcorre a alteração funcional da família, tendo como base, a adaptação dos diferentes papéis e funções que a mulher contemporánea tem como atributo. A questão teórica fundamenta-se sobre narrativas e significados de valores familiares e espiritualidade, como conectividade, em um grupo de utentes na cidade de Brasília. A construção empírica está ancorada na análise de conteúdo utilizada nesta investigação de base qualitativa em uma amostra de 20 sujeitos de ambos os géneros situados na faixa etária entre 62 e 85 anos que trouxeram em suas narrativas que os valores: justiça, trabalho e respeito fizeram parte no ambiente doméstico e da religião católica, que mesmo quando não praticada diretamente no ambiente familiar, foi vivenciada culturalmente durante a formação escolar, sendo campo de conexão para “que o ser humano se torne melhor”. Os resultados evidenciaram que esses idosos significam o respeito e honestidade como como pilares de valor e que a disfuncionalização destes pilares traz a desorganização no convívio familiar. Concluiu-se que a moradia em formato asilar ocorreu principalmente por problemas de saúde e inexistência de um parceiro ou cuidador na família, sendo este o contexto das narrativas deste grupo específico de idosos, sobre o significado atribuído aos valores e espiritualidade.