FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento
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Browsing FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Análise Estratégica do Turismo no Amazonas: o ecoturismo e seu potencial para a diferenciaçãoPublication . Lima, Angela Neves Bulbol de; Salazar, AnaO presente trabalho tem como tema a Análise Estratégica do Turismo no Amazonas: O Ecoturismo e seu Potencial para a Diferenciação no processo de planejamento estratégico em turismo. O objetivo é analisar estrategicamente o turismo no Amazonas, fazendo uso de toda a potencialidade do ecoturismo para a diferenciação e competitividade do Estado. Em termos metodológicos, o estudo será desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica em livros, revistas, jornais, periódicos, documentos e, por fim, em sites que abordam o assunto e componentes do trade turístico local. Seus estudos caracterizam-se como descritivo-qualitativos e a abordagem terá os vieses qualitativo e quantitativo, esse último, ao lançar-se mão de dados relacionados ao turismo como instrumento de coleta de dados, aplicado a representantes do trade turístico local. Abordaremos as definições do marketing, culminando no marketing turístico, expondo dados sobre o branding - propõe-se a utilizar o ecoturismo como branding para o Amazonas; a partir daí, a pesquisa incide sobre estratégia e desenvolvimento de destinos turísticos. Por fim, analisaremos, pelo viés da estratégia, o turismo no Amazonas, bem como seu patrimônio cultural, social e gastronômico, a formulação da estratégia de marketing e branding para o turismo no Amazonas fazendo-se valer de sua arte, cultura, gastronomia e, em especial e mais maciçamente, do ecoturismo para figurarem como elementos de diferenciação competitiva. Objetiva-se, então, com esta pesquisa, colaborar para a ampliação do debate sobre o ecoturismo no Amazonas e analisar o seu potencial para a diferenciação, destacando os principais fatores que vêm influenciando nesta atuação de construção da imagem do turismo nesse estado, Como resultados esperados, prevê-se uma contribuição científica para o estudo da governança pública aplicada ao setor turístico no Brasil e para o Amazonas, de cunho acadêmico e original, além de fomentar o debate e contribuir para a formulação de políticas de governo, assim como possibilitar o estreitamento das relações entre as partes envolvidas no trade turístico local.
- Blockchain: um novo modelo social e financeiroPublication . Rodrigues, Josina dos Santos; Trigo, Miguel; Cardoso, AntónioA blockchain tem vindo suscitar distintos enquadramentos quanto à sua aplicação e funcionalidades. Este trabalho de investigação objetiva analisar o fenômeno da blockchain e identificar se este é a gênese de um novo ecossistema social e financeiro. Como também, avaliar se uma estrutura organizacional realmente precisa implementar a blockchain. E ainda, abordar os impactos sociais e econômicos que resultam da sua implementação. Diante do recente aparecimento deste instrumento, a revisão da literatura incluí relatórios acadêmicos e empresariais. Os objetivos específicos constituem-se pela análise do nível de desenvolvimento da blockchain em diferentes países e setores de atividade, pela identificação de opiniões e atitudes em relação a blockchain, como uma ferramenta para mudanças sociais e financeiras, e ainda, auferir a sensibilidade dos especialistas quanto à confiança, a segurança, ao compartilhamento e recomendação do instrumento. A metodologia qualitativa incluiu um painel de especialistas representantes de 8 países. Como resultado, foi criado um construto que apresenta três diferentes abordagens: hoje, os impactos e o futuro. Na validação da investigação, realizou-se um estudo quantitativo baseado na criação de um questionário. O resultado apresentou 325 respostas permitindo a construção de um modelo de integração de blockchain. Assim, este trabalho pode ser o ponto de partida para futuros investigadores que buscam criar uma conexão entre a descentralização da informação e a segurança numa sociedade colaborativa que busca ser competitiva e sustentável. Esta tese contribui com uma base de dados de 49 países, que reflete os desafios da blockchain numa sociedade em transformação. A blockchain é um instrumento que já está incorporado na sociedade.
- Cidades inteligentes: uma reflexão sobre a cidade do Porto desde 1985 - contribuição da governação e das políticas públicas para a soberania do territórioPublication . Correia, Amaro Fernando da Fonseca; Gouveia, Luis BorgesNo século XXI a governação é um elemento central na vida dos cidadãos e no crescimento das cidades, enquanto espaço entendido como um lugar onde se concentra uma oferta diversificada de serviços (comerciais, industriais, culturais, religiosos, infraestruturas ou de consumo) e que reúne os mais diversos fluxos e atividades humanas. Centramos a investigação no “elemento” cidade, com as suas variadas interpretações ao longo dos tempos, havendo condições expectáveis para alargar o conceito de governação e soberania às regiões e/ou áreas metropolitanas. Quanto à soberania do território a abordagem é mais abstrata, porque se refere a uma entidade, que não conhece nenhuma entidade superior na ordem externa, nem igual na ordem interna. Ora, a soberania do território tem de ser reequilibrada a este nível, já que o digital altera as relações de poder e a limitação do espaço físico confinado às fronteiras. A proposta apresentada, tem como objetivo, validar modelos de Governação em Cidades Inteligentes na aplicabilidade de políticas públicas que conduzam a um reforço da soberania do território, que passará pela criação de novas fronteiras que possibilitem aos Estados a sua reorganização em rede e que garanta ao mesmo tempo a sua sobrevivência, bem como da sua soberania. Uma oportunidade de se entender a evolução do Porto – caso de estudo – ao longo dos últimos anos na perspetiva do planeamento, da gestão demográfica e da governação, ao nível da decisão política, já que a grande aposta europeia, em cidades Smart é, e será uma “janela de oportunidades” para a regeneração da cidade, da sua renovação e até da reabilitação, pois passará por ser uma aposta capacitiva de se auto-sustentarem, aumentando as oportunidades económicas para quem vive e para quem passa pela cidade, minimizando os custos das comunicações, bem como os danos ambientais e ainda a facilidade e acesso à informação.
- Factors influencing mobile marketing acceptance in higher education students in the United Arab EmiratesPublication . Coelhoso, João Pedro Esteves; Bandeira, Fernando; Cardoso, AntónioTechnology advancements in mobile communication has seen a rapid rise in recent years. Likewise, the use of mobile technologies has proven to be of extreme importance in consumer’s life. The main goal of this study is to investigate and identify the impact of marketing activities on the acceptance of mobile marketing practiced by higher education students. Assisted by the Technology Acceptance Model (TAM) and Uses and Gratifications Theory, this study tests a conceptual model that explain factors influencing mobile marketing acceptance. The study was conducted in Federal Higher Education Institutions in the UAE. A descriptive, explanatory research that used a quantitative survey methodology was adopted. This study surveyed 402 higher education students using a probabilistic stratified sampling method. The overall findings revealed that risk acceptance, providing information, sharing content, accessing content, perceived value and personal attachment have a positive influence in mobile marketing acceptance, and it validates a new model using Structural Equation Modelling. Furthermore, this study highlights the current state of mobile marketing utilization along with preferred types of services used. This research has the potential to benefit companies to create better mobile marketing strategies, in which they can incorporate within their product and services and recommends actions to create a more effective mobile marketing campaign that benefits both consumers and organizations.
- A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino SuperiorPublication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroO início da década de 1990 é marcado pelo surgimento de uma profunda mudança, a criação de um ponto de inflexão na relação das pessoas com a informação e a tecnologia digital, que impulsionado fortemente pela disponibilização e crescimento exponencial da Internet democratizou o acesso à informação e ao conhecimento, transformando a forma de relacionamento das pessoas em todos os setores da sociedade. O sistema de ensino em todos os níveis, especialmente no Ensino Superior, passa a ser submetido a novos paradigmas, observando seus modelos educacionais sendo colocados em questão, seja pela tecnologia digital e os consequentes recursos advindos desta, como por um novo público estudantil que se apresenta com um comportamento modificado, oriundo de uma sociedade conectada em rede, submetida e tendo acesso a uma enorme quantidade de informações em curto espaço de tempo. Instituições de Ensino, docentes e discentes precisam de se adaptar, encontrar novos caminhos na sua relação com a sala de aula, que foi modificada estando muito além do espaço temporal e físico escolar. Os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem, agora tem que conviver com as tecnologias digitais, o que vem ocasionando com o passar do tempo, o surgimento de metodologias de ensino alinhadas com as tecnologias, apresentadas sob variadas denominações, como: e-learning, EaD, b-learning ou ensino híbrido, m-learning, etc. VII O presente estudo tem por objetivo analisar e realizar uma reflexão crítica e embasada cientificamente, sobre as potencialidades e os desafios de uma das variantes metodológicas do ensino b-learning conhecida como “sala de aula invertida” (em inglês flipped classroom). Para tal, além do estudo da bibliografia científica, foi realizado um processo de Investigação-Ação com os discentes de duas Instituições de Ensino Superior de Portugal, sendo os discentes submetidos a aulas experimentais em contexto de sala de aula invertida e a coleta de dados realizada através de grelhas de observação e inquéritos por questionário. Os dados e as consequentes informações obtidas pela análise dos resultados da investigação possibilitou o desenvolvimento de uma proposta metodológica no contexto da sala de aula invertida, para a implementação no âmbito do Ensino Superior, denominada “Matriz de Ciclo de Aula Invertida no Ensino Superior” ou simplesmente “MaCAIES”, que é apresentado como um dos contributos deste estudo, além de todos os dados obtidos e análises realizadas.
- Uma proposta para mensurar o capital intelectual com recurso ao método de Andriessen : aplicação a um caso de estudo em contexto nacionalPublication . Ramada, Óscar Teixeira; Gouveia, Luis BorgesO objetivo deste trabalho é o de propor um processo de mensuração do Capital Intelectual. Após o estudo do estado da arte no contexto da mensuração do Capital Intelectual, foi selecionado como abordagem escolhida, o método de Andriessen (2004) para obter um valor do Capital Intelectual no contexto de uma organização. Para a sua operacionalização e aplicação prática foi tomada um contexto específico, a empresa Efacec Power Solutions, SGPS, SA (EPS), considerando a sua informação ao dia 31 de dezembro do ano de 2017. A escolha do método de Andriessen (2004) justifica-se pelo facto de, ao contrário de outros, de entre os quais pontificam Gogan e Draghici (2016), Yildiz et al. (2014), Sekhar et al. (2015), Arvan et al. (2016) e Sumedrea (2013), nomeadamente, consistir num método integrado, com passos concretos a dar e ter como eixo central a definição contextualizada de Competências Nucleares, que resultam do agrupamento dos ativos intangíveis possuídos pela organização, em concreto. É um método integrado, desenvolvido e que requer a adoção de pressupostos, uns com base em informação histórica, outros com base em informação definida prospostos pelo investigador, para mensurar o valor das mesmas Competências Nucleares e, dessa forma, aferir o valor do Capital Intelectual. De acordo com esta abordagem, o valor do Capital Intelectual da EPS, no dia 31 de dezembro de 2017, era de 1908 milhões de euros distribuído por quatro Competências Nucleares da EPS, por ordem decrescente de importância: Desenvolvimento de Tecnologias, Simulação de Comportamentos de Equipamentos e Gestão de Redes Elétricas (Competência Nuclear 2) com um valor de 766 milhões de euros e um peso no total de 40%, Design e Desenvolvimento de Hardware e de Software (Competência Nuclear 1) com um valor de 670 milhões de euros e um peso de 35%, Projeção e Exploração de Sistemas de Água e Instalações Industriais (Competência Nuclear 4) com um valor de 269 milhões de euros e um peso de 14% e, finalmente, Soluções para Transportes (Ferroviários, Rodoviários e Metro) e de Energia para Veículos Elétricos e Gestão de Redes (Competência Nuclear 3) com um valor de 202 milhões de euros e um peso de 11%. O contributo do trabalho é o de propor um processo para a aplicação e operacionalização do método de Andriessen (2004), para medir o Capital Intelectual de uma organização, tendo sido obtidos como resultados a apresentação de um caso de estudo completo da aplicação do método, com a sua operacionalização em processo e um modelo em folha de cálculo para o seu suporte. Foi ainda elaborado um quadro sinótico dos métodos de mensuração do Capital Intelectual com base no estado da arte, a 2018.
- O recurso a TIC para suporte da actividade em sala de aulaPublication . Menezes, Natércia do Céu Andrade Pesqueira; Gouveia, Luis BorgesNas sociedades contemporâneas, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), propiciam uma plêiade de múltiplos e sofisticados desafios. Decorrente de tal, aplicações e sistemas informáticos e outros dispositivos digitais, surgem num contínuo de evolução, que requer a quem as utiliza como ferramenta, um esforço de aprendizagem e de atualização permanente o que, no contexto do sistema educativo, exige deste, ainda mais desafios para a sua incorporação, funcionamento e exploração. Em concreto, nas escolas, as TIC exigem, por parte do Professor, um papel de introdução e acompanhamento delas como ferramenta digital. No contexto atual, a sala de aula é o lugar por excelência onde o centro de ensino e de aprendizagem ocorre e onde se estabelece a relação Professor-Aluno. Tal leva à necessidade de um estudo mais aprofundado desta relação e da forma como os atores da sala de aula utilizam as TIC. Investigar a relação neste contexto é investigar a cultura das TIC e, portanto, do digital, o que facilita a ajuda reciproca entre Professores e um estímulo ao ensino e à motivação em aprender, pelos alunos. Por outro lado, o enquadramento das competências das TIC (que se considerar como uma parte da literacia tecnológica) e o modo como as mesmas podem ser inseridas na sala de aula é, ainda, outra vertente de auxílio das atividades da na sala de aula e do ensino e aprendizagem que ocorre no seu contexto. O trabalho desenvolvido tomou a forma de estudo de caso, com dois contextos de sala de aula: uma em ambiente urbano e litoral e outra de caraterísticas de menor urbanização e do interior do país. O objetivo consistiu em conhecer qual o nível de formação na utilização das TIC, competências associadas às mesmas por parte dos professores e ainda conhecer em que medida os Agrupamentos associados possibilitam a utilização das TIC aos professores e alunos, em contexto de sala de aula. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário por via recurso a uma abordagem mista: quantitativa e qualitativa. O primeiro estudo, no litoral, tomou o Agrupamento de Escolas de Valongo, Distrito do Porto e o segundo estudo, no interior do país, tomou o Agrupamento de Escolas em Mêda na província da Beira Alta e Alto Douro, Distrito da Guarda. Foram inquiridos três grupos distintos: Direção, Professores e Alunos. Ferramentas como computador, a Internet e o Quadro Interativo, deverão ser objeto de análise por forma a serem elaborados projetos que melhorem a qualidade de ensino, tornando-o melhor, moderno e profícuo para os Alunos, tal como mais alinha com a realidade do mundo digital que carateriza o tempo atual. A formação contínua dos professores melhora a qualidade, tendo efeitos positivos sobre atitudes e a utilização das TIC na sala de aula. O orçamento para a aquisição de equipamento TIC foi positivo para o Agrupamento de Escolas de Valongo, Distrito do Porto e negativo para o Agrupamento de Escolas em Mêda Escolas em Mêda na província da Beira Alta e Alto Douro, Distrito da Guarda, demonstrando ainda deficiências e diferenças de oportunidade em escolas, com implicação nos processos de ensino e aprendizagem. Uma das respostas dada pelo Diretor do Agrupamento da Mêda, foi o de que se vão confrontando com exigência de reparações das TIC, por forma a que as necessidades dos professores e dos alunos sejam supridas. Verificou-se uma diferença do meio e da dimensão do Agrupamento, no que se refere ao número de alunos, Professores e instalações com repercussões na oferta e na sofisticação dos meios disponibilizados. Por outro lado, os dados mostraram que mesmo assim os inquiridos (Professores e Alunos) estão recetivos às TIC para fins pessoais e profissionais. As questões dos instrumentos de recolha de dados foram revistas e aprovadas pela Direção Geral de Educação (DGE), tendo ainda sido obtida autorização para serem ministrados os questionários, nos dois Agrupamentos tendo um inqurétio mais alagargado sido realizado nas mesmas Escolas. Foi elevada a perceção dos Professores (90%), relativamente à necessidade de mais formação e desenvolvimento de competências TIC. Por outro lado, os alunos confirmaram que, recorrendo às TIC, o seu interesse nas atividade na sala de aula aumenta. Verificou-se que a adoção de práticas digitais em sala de aula contribui para o aumento da perceção dos alunos na melhoria dos seus resultados de avaliação, de acordo com 91% dos inquiridos.