Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-22"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Novas estratégias utilizadas como promotores de crescimento na produção animalPublication . Ramos, José Miguel Peixinho Martins; Lopes, Carla MartinsUm dos maiores desafios ao nível da exploração animal intensiva é a procura constante de condições que melhorem os índices económicos e zootécnicos, o que gerou uma certa dependência no que concerne ao uso de promotores de crescimento. Durante muito anos, desde 1950, o recurso a antibióticos como promotores de crescimento em explorações pecuárias foi uma prática corrente. Contudo, a utilização abusiva destes compostos tornou-se uma preocupação devido à eminente possibilidade de risco para a saúde, tanto para a saúde humana como para a saúde animal, devido ao aparecimento de resistências, somando, ainda, os problemas de contaminação ambiental. Nesta matéria, um dos precedentes positivo adotado pela União Europeia, no ano de 2006, foi a proibição do uso de antibióticos como promotores de crescimento. A simples supressão do uso de antibióticos com esta finalidade traria grandes consequências negativas e, com isto, existiu a necessidade de encontrar alternativas que culminem em resultados similares ou superiores aos antibióticos. Alguns exemplos desses substitutos incluem os ácidos orgânicos, os probióticos, os prebióticos, os simbióticos, as enzimas exógenas e os óleos essenciais. A presente dissertação tem como objetivo apresentar o estado da arte dos estudos que comprovam o potencial das alternativas referidas para serem usados como promotores de crescimento e a sua contribuição para a melhoria na saúde dos animais. Adicionalmente, a ação sinérgica entre as várias alternativas encontra-se também reportada em alguns estudos de produção animal.
- Drogas de abuso e sua repercussão na cavidade oralPublication . Detourbet, Dayse Maria Ribeiro Rocha; Pimenta, AdrianaO abuso de substâncias psicoativas, mais do que um problema social, é uma questão de saúde pública. As drogas provocam sérios danos à saúde, podendo levar até a morte em casos de sobredosagem. Na cavidade oral, os efeitos nocivos manifestam-se principalmente através de cáries rampantes, xerostomia, doença periodontal, bruxismo e disfunção da articulação temporomandibular, geralmente associados a uma higiene oral precária e desnutrição grave. O objetivo deste trabalho, realizado através de uma revisão de literatura, foi descrever os efeitos sistémicos e orais do abuso de cannabis, heroína, metanfetaminas, ecstasy e cocaína; bem como as precauções a serem tomadas durante o atendimento odontológico para a redução de riscos. O conhecimento das manifestações orais associadas às drogas é uma condição necessária para assegurar um tratamento seguro e eficaz.
- Controlo da presença de agentes virais em águas de utilização humanaPublication . Silva, Diana Marisa Ferreira da; Magalhães, RicardoA virologia ambiental é uma área ainda pouco desenvolvida da virologia, embora nos últimos anos, tem-se assistido a um crescente interesse e preocupação pelos assuntos relacionados com a transmissão de vírus através de água e alimentos contaminados. Os microrganismos patogénicos transmitidos por águas residuais são posteriormente libertados no ambiente, afetando a qualidade da água e consequentemente, a saúde humana. A gastroenterite viral é uma das doenças humanas mais comuns em todo o mundo, contraída pelo consumo e uso de águas contaminas por vírus entéricos. Portanto, é epidemiologicamente relevante documentar a presença dos agentes etiológicos dessas doenças em águas ambientais, bem como as características que levam à sua transmissão. O presente trabalho foca-se na importância da pesquisa de vírus nas águas de consumo e em alimentos por via a melhorar a saúde das populações envolvidas, descrevendo os principais agentes patogénicos encontrados, bem como as principais doenças e métodos de tratamento. Posteriormente são referidos os principais modos de prevenção destas ocorrências e quais os obstáculos que precisam de ser ultrapassados para evitar a sua atual persistência.
- Uma proposta para mensurar o capital intelectual com recurso ao método de Andriessen : aplicação a um caso de estudo em contexto nacionalPublication . Ramada, Óscar Teixeira; Gouveia, Luis BorgesO objetivo deste trabalho é o de propor um processo de mensuração do Capital Intelectual. Após o estudo do estado da arte no contexto da mensuração do Capital Intelectual, foi selecionado como abordagem escolhida, o método de Andriessen (2004) para obter um valor do Capital Intelectual no contexto de uma organização. Para a sua operacionalização e aplicação prática foi tomada um contexto específico, a empresa Efacec Power Solutions, SGPS, SA (EPS), considerando a sua informação ao dia 31 de dezembro do ano de 2017. A escolha do método de Andriessen (2004) justifica-se pelo facto de, ao contrário de outros, de entre os quais pontificam Gogan e Draghici (2016), Yildiz et al. (2014), Sekhar et al. (2015), Arvan et al. (2016) e Sumedrea (2013), nomeadamente, consistir num método integrado, com passos concretos a dar e ter como eixo central a definição contextualizada de Competências Nucleares, que resultam do agrupamento dos ativos intangíveis possuídos pela organização, em concreto. É um método integrado, desenvolvido e que requer a adoção de pressupostos, uns com base em informação histórica, outros com base em informação definida prospostos pelo investigador, para mensurar o valor das mesmas Competências Nucleares e, dessa forma, aferir o valor do Capital Intelectual. De acordo com esta abordagem, o valor do Capital Intelectual da EPS, no dia 31 de dezembro de 2017, era de 1908 milhões de euros distribuído por quatro Competências Nucleares da EPS, por ordem decrescente de importância: Desenvolvimento de Tecnologias, Simulação de Comportamentos de Equipamentos e Gestão de Redes Elétricas (Competência Nuclear 2) com um valor de 766 milhões de euros e um peso no total de 40%, Design e Desenvolvimento de Hardware e de Software (Competência Nuclear 1) com um valor de 670 milhões de euros e um peso de 35%, Projeção e Exploração de Sistemas de Água e Instalações Industriais (Competência Nuclear 4) com um valor de 269 milhões de euros e um peso de 14% e, finalmente, Soluções para Transportes (Ferroviários, Rodoviários e Metro) e de Energia para Veículos Elétricos e Gestão de Redes (Competência Nuclear 3) com um valor de 202 milhões de euros e um peso de 11%. O contributo do trabalho é o de propor um processo para a aplicação e operacionalização do método de Andriessen (2004), para medir o Capital Intelectual de uma organização, tendo sido obtidos como resultados a apresentação de um caso de estudo completo da aplicação do método, com a sua operacionalização em processo e um modelo em folha de cálculo para o seu suporte. Foi ainda elaborado um quadro sinótico dos métodos de mensuração do Capital Intelectual com base no estado da arte, a 2018.
- A eficácia do ensino da L2 – língua portuguesa para os surdos brasileiros: na perceção dos professores da rede regular de ensino de Montes Claros – Minas GeraisPublication . Monção, Bruno Lutianny Fagundes; Freitas, Susana VazO entendimento sócioantropológico da surdez concebe a esse fenómeno, como sendo uma diferença que deve ser respeitada em suas limitações e especificidades, portanto é uma ocorrência que não deve ser percebida como sendo uma deficiência que deva ser suprimida. Diante disso, o objetivo central estabelecido foi de investigar na percepção dos professores de alunos surdos e dos próprios alunos surdos da Rede Regular de Ensino de Montes Claros – Minas Gerais, se o ensino da Língua Portuguesa para os surdos brasileiros tem produzido resultados positivos para a leitura e prática da escrita da Língua Portuguesa. Com essa finalidade, a metodologia foi planeada a partir de dois segmentos distintos: quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos técnicos. Quanto aos objetivos, optou-se pelo tipo de estudo exploratório. Quanto aos procedimentos técnicos, o material e método utilizados foram a associação entre a pesquisa descritiva e a bibliográfica. Com relação à natureza da pesquisa, essa se caracterizou pela abordagem qualitativa, com análise dos conteúdos de respostas obtidas por meio de entrevistas. Esses conteúdos foram transformados em categorias, tornando-se base instrucional da pesquisa, foram elas: desenvolvimento e aprendizagem dos alunos surdos; participação da família; métodos e estratégias do professor de L2 para surdos e; contribuição da L1 para L2 na visão do intérprete. Foram entrevistados 36 indivíduos distribuídos entre as duas escolas, isto é, 25 indivíduos da Escola “A” e 11 indivíduos da Escola “B”. Esse total de 36 indivíduos foi distribuído entre: 10 alunos surdos; 10 familiares (pai ou mãe); 10 professores de L2 e 6 professores intérpretes. As entrevistas foram constituídas por questões abertas, com o intuito de alcançar os objetivos. Além disso, foi utilizada a observação sistemática, para obtenção de outros resultados paralelos. Esta pesquisa teve como fundamentação a legislação brasileira e o amparo literário de diversos autores. A partir dos resultados obtidos e analisados durante as entrevistas e observações, pôde-se concluir em ambas as escolas, que o ensino da L2, mesmo que em uma forma bastante embrionária, tem produzido resultados positivos.