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O recurso a TIC para suporte da actividade em sala de aula

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Abstract(s)

Nas sociedades contemporâneas, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), propiciam uma plêiade de múltiplos e sofisticados desafios. Decorrente de tal, aplicações e sistemas informáticos e outros dispositivos digitais, surgem num contínuo de evolução, que requer a quem as utiliza como ferramenta, um esforço de aprendizagem e de atualização permanente o que, no contexto do sistema educativo, exige deste, ainda mais desafios para a sua incorporação, funcionamento e exploração. Em concreto, nas escolas, as TIC exigem, por parte do Professor, um papel de introdução e acompanhamento delas como ferramenta digital. No contexto atual, a sala de aula é o lugar por excelência onde o centro de ensino e de aprendizagem ocorre e onde se estabelece a relação Professor-Aluno. Tal leva à necessidade de um estudo mais aprofundado desta relação e da forma como os atores da sala de aula utilizam as TIC. Investigar a relação neste contexto é investigar a cultura das TIC e, portanto, do digital, o que facilita a ajuda reciproca entre Professores e um estímulo ao ensino e à motivação em aprender, pelos alunos. Por outro lado, o enquadramento das competências das TIC (que se considerar como uma parte da literacia tecnológica) e o modo como as mesmas podem ser inseridas na sala de aula é, ainda, outra vertente de auxílio das atividades da na sala de aula e do ensino e aprendizagem que ocorre no seu contexto. O trabalho desenvolvido tomou a forma de estudo de caso, com dois contextos de sala de aula: uma em ambiente urbano e litoral e outra de caraterísticas de menor urbanização e do interior do país. O objetivo consistiu em conhecer qual o nível de formação na utilização das TIC, competências associadas às mesmas por parte dos professores e ainda conhecer em que medida os Agrupamentos associados possibilitam a utilização das TIC aos professores e alunos, em contexto de sala de aula. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário por via recurso a uma abordagem mista: quantitativa e qualitativa. O primeiro estudo, no litoral, tomou o Agrupamento de Escolas de Valongo, Distrito do Porto e o segundo estudo, no interior do país, tomou o Agrupamento de Escolas em Mêda na província da Beira Alta e Alto Douro, Distrito da Guarda. Foram inquiridos três grupos distintos: Direção, Professores e Alunos. Ferramentas como computador, a Internet e o Quadro Interativo, deverão ser objeto de análise por forma a serem elaborados projetos que melhorem a qualidade de ensino, tornando-o melhor, moderno e profícuo para os Alunos, tal como mais alinha com a realidade do mundo digital que carateriza o tempo atual. A formação contínua dos professores melhora a qualidade, tendo efeitos positivos sobre atitudes e a utilização das TIC na sala de aula. O orçamento para a aquisição de equipamento TIC foi positivo para o Agrupamento de Escolas de Valongo, Distrito do Porto e negativo para o Agrupamento de Escolas em Mêda Escolas em Mêda na província da Beira Alta e Alto Douro, Distrito da Guarda, demonstrando ainda deficiências e diferenças de oportunidade em escolas, com implicação nos processos de ensino e aprendizagem. Uma das respostas dada pelo Diretor do Agrupamento da Mêda, foi o de que se vão confrontando com exigência de reparações das TIC, por forma a que as necessidades dos professores e dos alunos sejam supridas. Verificou-se uma diferença do meio e da dimensão do Agrupamento, no que se refere ao número de alunos, Professores e instalações com repercussões na oferta e na sofisticação dos meios disponibilizados. Por outro lado, os dados mostraram que mesmo assim os inquiridos (Professores e Alunos) estão recetivos às TIC para fins pessoais e profissionais. As questões dos instrumentos de recolha de dados foram revistas e aprovadas pela Direção Geral de Educação (DGE), tendo ainda sido obtida autorização para serem ministrados os questionários, nos dois Agrupamentos tendo um inqurétio mais alagargado sido realizado nas mesmas Escolas. Foi elevada a perceção dos Professores (90%), relativamente à necessidade de mais formação e desenvolvimento de competências TIC. Por outro lado, os alunos confirmaram que, recorrendo às TIC, o seu interesse nas atividade na sala de aula aumenta. Verificou-se que a adoção de práticas digitais em sala de aula contribui para o aumento da perceção dos alunos na melhoria dos seus resultados de avaliação, de acordo com 91% dos inquiridos.
In contemporary societies, Information and Communication Technologies (ICT) provide a plethora of multiple and sophisticated challenges. Due to this, applications and computer systems and the like, they appear in a continuum of evolution which requires to those who use them as a tool a learning effort and a permanent update which, in the context of the educational system, demands of this, more challenges to its incorporation and functioning. Specifically, in schools, ICT requires, on the part of the teacher, a role of introduction and monitoring of them as a digital tool. In the current context, the classroom is the place par excellence where the teaching and learning center takes place where the teacher-student relationship is established, which requires a more in-depth study of this relationship and the way both use ICT in classroom. To investigate the relationship in this context is to investigate the culture of ICTs and, therefore, of digital, which facilitates the recriproca help among Teachers and a stimulus to teaching and motivation. On the other hand, the ICT skills framework (which can be designated as a part of technological literacy) and the way in which they can be inserted in the classroom is also another aspect of the activities of the classroom and of teaching and learning in it. In this PhD thesis, the case study study included two distinct areas: one in an environment of less urbanization and another one of greater. The objective was to know the level of training in the use of ICT, skills associated with it by teachers and to know in which measures Associations allow the use of ICT to teachers and students. The technique of data collection used was the questionnaire survey using a mixed approach: quantitative and qualitative.The first study, in the most urbanized area, took place in the Valongo School Grouping, Porto District and the second in the less urbanized area, the Schools in Mêda in the province of Beira Alta and Alto Douro, Guarda District. Three different groups were surveyed: Direction, Professore and Students. Tools such as computers, the Internet and the Interactive Whiteboard should be analyzed in order to develop projects that improve the quality of teaching, making it better, more modern and more profitable for students. Teacher training continues to improve quality, having postive effects on attitudes and the use of ICT in the classroom. The budget for the acquisition of ICT equipment was positive for the School Group of Valongo, District of Porto and negative for the Grouping of Schools in Mêda in the province of Beira Alta and Alto Douro, Guarda District. One of the answers given by the Director of the Grouping was that they are confronted with a demand for ICT repairs, so that the needs of teachers and students are met. There was a difference in the medium and size of the group, in terms of the number of students, teachers and facilities with repercussions on the offer and sophistication of the means available. But even so, it has been concluded that respondents are receptive to ICTs for people and professions. The questions of this project were reviewed and approved by the General Directorate of Education (DGE), and the questionnaires were also obtained in the two Groups, with a more inquiries questioned in the same Schools. Teachers' perception was high (90%), regarding the need for more training and ICT skills development. On the other hand, the students confirmed that using ICT, their interest increased in the classroom activity. He contributed to improve the evaluation results, according to 91% of the students surveyed.
Dans les sociétés contemporaines, les technologies de l'information et de la communication (TIC) offrent une multitude de défis complexes et complexes. De ce fait, les applications et les systèmes informatiques, etc., apparaissent dans un continuum d’évolution qui impose à ceux qui les utilisent un outil d’apprentissage et une mise à jour permanente qui, dans le contexte du système éducatif, en exige de plus grands défis pour son incorporation. et fonctionnel. Spécifiquement, dans les écoles, les TIC exigent de la part de l’enseignant un rôle d’introduction et de suivi en tant qu’outil numérique. Dans le contexte actuel, la salle de classe est le lieu par excellence du centre d’enseignement et d’apprentissage où s’établit la relation enseignant-élève, ce qui nécessite une étude plus approfondie de cette relation et de la manière dont les TIC sont utilisées. salle de classe. Étudier la relation dans ce contexte revient à étudier la culture des TIC et, par conséquent, du numérique, ce qui facilite l’aide des enseignants à la réconciliation et stimule l’enseignement et la motivation. D'autre part, le cadre de compétences en TIC (qui peut être désigné comme faisant partie de la culture technologique) et la manière dont ils peuvent être insérés dans la classe constituent également un autre aspect des activités de la classe. et d'enseigner et d'apprendre en elle. Dans cette thèse de doctorat, l’étude de cas comprenait deux domaines distincts: l’un dans un environnement de moindre urbanisation et l’autre de plus. L’objectif était de connaître le niveau de formation à l’utilisation des TIC, les compétences qui y sont associées par les enseignants et de savoir dans quelles mesures les associations permettent l’utilisation des TIC par les enseignants et les étudiants. La technique de collecte de données utilisée a été l’enquête par questionnaire utilisant une approche mixte: quantitative et qualitative. La première étude, dans la zone la plus urbanisée, a eu lieu dans le groupement scolaire de Valongo, district de Porto, et la seconde dans la zone moins urbanisée, le groupe Écoles à Mêda dans la province de Beira Alta et Alto Douro, district de Guarda.Trois groupes différents ont été interrogés: direction, professeur et étudiants. Des outils tels que les ordinateurs, Internet et le tableau blanc interactif devraient être analysés afin de développer des projets qui améliorent la qualité de l’enseignement, en le rendant meilleur, plus moderne et plus rentable pour les étudiants. La formation des enseignants continue d’améliorer la qualité, ce qui a des effets positifs sur les attitudes et l’utilisation des TIC en classe. Le budget alloué à l’acquisition de matériel informatique était positif pour le groupe scolaire de Valongo, district de Porto, et négatif pour le groupement Écoles à Mêda dans la province de Beira Alta et Alto Douro, district de Guarda. Une des réponses du directeur du groupement a été qu’ils sont confrontés à une demande de réparation des TIC, de sorte que les besoins des enseignants et des étudiants soient satisfaits. Il y avait une différence dans la taille et la taille moyenne du groupe, en termes de nombre d'élèves, d'enseignants et d'installations, ce qui avait des répercussions sur l'offre et la sophistication des moyens disponibles. Même dans ce cas, il a été conclu que les répondants étaient réceptifs aux TIC pour les personnes et les professions. Les questions de ce projet ont été examinées et approuvées par la Direction générale de l'éducation (DGE), et les questionnaires ont également été obtenus dans les deux groupes, plusieurs autres étant interrogées dans les mêmes écoles. La perception des enseignants était élevée (90%) en ce qui concerne la nécessité de davantage de formation et de développement des compétences en TIC. Par ailleurs, les étudiants ont confirmé qu'en utilisant les TIC, ils s'intéressaient davantage aux activités en classe. Il a contribué à améliorer les résultats de l'évaluation, selon 91% des étudiants interrogés.

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Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Sala de aula Exploração digital Competências TIC Cultura digital Information and Communication Technologies (ICT) Classroom Digital exploitation ICT skills Digital culture Technologies de l'information et de la communication (TIC) Salle de classe Exploitation numérique Compétences en TIC Culture numérique

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