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- O recurso a TIC para suporte da actividade em sala de aulaPublication . Menezes, Natércia do Céu Andrade Pesqueira; Gouveia, Luis BorgesNas sociedades contemporâneas, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), propiciam uma plêiade de múltiplos e sofisticados desafios. Decorrente de tal, aplicações e sistemas informáticos e outros dispositivos digitais, surgem num contínuo de evolução, que requer a quem as utiliza como ferramenta, um esforço de aprendizagem e de atualização permanente o que, no contexto do sistema educativo, exige deste, ainda mais desafios para a sua incorporação, funcionamento e exploração. Em concreto, nas escolas, as TIC exigem, por parte do Professor, um papel de introdução e acompanhamento delas como ferramenta digital. No contexto atual, a sala de aula é o lugar por excelência onde o centro de ensino e de aprendizagem ocorre e onde se estabelece a relação Professor-Aluno. Tal leva à necessidade de um estudo mais aprofundado desta relação e da forma como os atores da sala de aula utilizam as TIC. Investigar a relação neste contexto é investigar a cultura das TIC e, portanto, do digital, o que facilita a ajuda reciproca entre Professores e um estímulo ao ensino e à motivação em aprender, pelos alunos. Por outro lado, o enquadramento das competências das TIC (que se considerar como uma parte da literacia tecnológica) e o modo como as mesmas podem ser inseridas na sala de aula é, ainda, outra vertente de auxílio das atividades da na sala de aula e do ensino e aprendizagem que ocorre no seu contexto. O trabalho desenvolvido tomou a forma de estudo de caso, com dois contextos de sala de aula: uma em ambiente urbano e litoral e outra de caraterísticas de menor urbanização e do interior do país. O objetivo consistiu em conhecer qual o nível de formação na utilização das TIC, competências associadas às mesmas por parte dos professores e ainda conhecer em que medida os Agrupamentos associados possibilitam a utilização das TIC aos professores e alunos, em contexto de sala de aula. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário por via recurso a uma abordagem mista: quantitativa e qualitativa. O primeiro estudo, no litoral, tomou o Agrupamento de Escolas de Valongo, Distrito do Porto e o segundo estudo, no interior do país, tomou o Agrupamento de Escolas em Mêda na província da Beira Alta e Alto Douro, Distrito da Guarda. Foram inquiridos três grupos distintos: Direção, Professores e Alunos. Ferramentas como computador, a Internet e o Quadro Interativo, deverão ser objeto de análise por forma a serem elaborados projetos que melhorem a qualidade de ensino, tornando-o melhor, moderno e profícuo para os Alunos, tal como mais alinha com a realidade do mundo digital que carateriza o tempo atual. A formação contínua dos professores melhora a qualidade, tendo efeitos positivos sobre atitudes e a utilização das TIC na sala de aula. O orçamento para a aquisição de equipamento TIC foi positivo para o Agrupamento de Escolas de Valongo, Distrito do Porto e negativo para o Agrupamento de Escolas em Mêda Escolas em Mêda na província da Beira Alta e Alto Douro, Distrito da Guarda, demonstrando ainda deficiências e diferenças de oportunidade em escolas, com implicação nos processos de ensino e aprendizagem. Uma das respostas dada pelo Diretor do Agrupamento da Mêda, foi o de que se vão confrontando com exigência de reparações das TIC, por forma a que as necessidades dos professores e dos alunos sejam supridas. Verificou-se uma diferença do meio e da dimensão do Agrupamento, no que se refere ao número de alunos, Professores e instalações com repercussões na oferta e na sofisticação dos meios disponibilizados. Por outro lado, os dados mostraram que mesmo assim os inquiridos (Professores e Alunos) estão recetivos às TIC para fins pessoais e profissionais. As questões dos instrumentos de recolha de dados foram revistas e aprovadas pela Direção Geral de Educação (DGE), tendo ainda sido obtida autorização para serem ministrados os questionários, nos dois Agrupamentos tendo um inqurétio mais alagargado sido realizado nas mesmas Escolas. Foi elevada a perceção dos Professores (90%), relativamente à necessidade de mais formação e desenvolvimento de competências TIC. Por outro lado, os alunos confirmaram que, recorrendo às TIC, o seu interesse nas atividade na sala de aula aumenta. Verificou-se que a adoção de práticas digitais em sala de aula contribui para o aumento da perceção dos alunos na melhoria dos seus resultados de avaliação, de acordo com 91% dos inquiridos.
- Discursos e Percursos de Praticantes de BDSM: contributos para uma leitura despatologizantePublication . Macedo, Filipa Mesquita Branco de Araújo; Santos, LuísBDSM é um termo que abrange uma ampla gama de actividades relacionadas com bondage disciplina, dominação e submissão, sadismo e masoquismo. Pode ser definido como um jogo baseado no consentimento prévio entre as partes envolvidas, onde se materializam desejos privados, frequentemente entendidos como transgressores face às práticas sexuais ditas convencionais, como beijar, tocar, sexo oral ou a masturbação. O presente estudo explora os percursos e discursos de praticantes de BDSM, contextualizando a emergência, desenvolvimento e avaliação das suas práticas. Foram realizadas entrevistas online, semi-estruturadas, a 13 pessoas com idades compreendidas entre os 24 e os 63 anos que se apresentaram como praticantes BDSM. Os discursos dos participantes foram organizados de acordo com a análise temática, tendo sido identificados três temas: i) entre o despertar e a consolidação do interesse pelo universo BDSM; ii) contactos, encontros e (des)continuidades; e iii) vivências eróticas e sexuais (des)vendadas. Os resultados apurados sugerem percursos de entrada no universo BDSM motivados por um interesse explicado pelos participantes à luz de factores de natureza individual, da curiosidade ou simples vontade de quebrar a rotina. Sugerem ainda a avaliação positiva de um processo de identificação e consolidação desse mesmo interesse, descrito como uma aprendizagem contínua, de modo a materializar, com responsabilidade, um conjunto de fantasias, fetiches e desejos habitualmente mantidos no domínio do secreto, devido a uma percepção clara da estigmatização social habitualmente associada a este tipo de práticas.
- Medicação intracanalar em endodontia: uma revisão bibliográficaPublication . Cunha, Bruna Filipa Barros da; Vasconcelos, NatáliaO Tratamento Endodôntico consiste na remoção da polpa dentária infectada e na eliminação dos microorganismos que provocam infeção. Este tratamento pode ser realizado numa sessão única ou então em múltiplas sessões, que podem ou não ser acompanhadas pelo uso de Medicação Intracanalar. O objectivo de utilização da Medicação Intracanalar é o auxílio das soluções irrigantes na desinfeção dos canais radiculares. Para a realização desta revisão bibliográfica foi efectuada uma pesquisa nas bases de dados científicas PubMed, B-on e ScienceDirect. O objetivo deste trabalho é ao analisar as diversas opiniões entre autores, conseguir perceber se realmente é indicado ou não o uso de Medicação Intracanalar e qual a mais eficaz na prática clínica. Conclui-se, que é um assunto ainda muito controverso.
- O recurso a TIC para suporte da atividade em sala de aulaPublication . Menezes, NatérciaSumário da Apresentação1. Introdução e Justificação do tema-Contexto-Justificação e Objetivos-Problema e a Questão da Investigação2. Enquadramento-Teórico (Revisão da Literatura)-Contextual (Agrupamentos Valongo e Mêda)-Empírico (Design da Investigação, Modelo Proposto3. Resultados-Apresentação-Análise4. Conclusões e Recomendações-Considerações Finais-Contributos do Trabalho-Limitações do Trabalho-Trabalho Futuro-Recomendações5. Publicações
- Neoplasia de cabeça e pescoço: ocorrência de tumores primários múltiplosPublication . Marinho, Pedro André Vasconcelos; Silveira, Augusta; Sequeira, TeresaTêm-se verificado um aumento na incidência de tumores primários múltiplos (TPM), estes caracterizam-se pela existência de dois ou mais tumores primários com origem numa dada região. A cancerização em campo é uma teoria que explica o aparecimento de TPM. Fatores de risco como álcool e tabaco estão relacionados com o desenvolvimento deste campo. Outros fatores como o Vírus do Papiloma Humano (HPV) podem também estar envolvidos na origem de TPM. O aparecimento de TPM é uma das principais causas de morte em pacientes com cancro de cabeça e pescoço (CCP), deste modo é essencial proceder ao seu diagnóstico precoce para obter um melhor prognóstico.