Browsing by Issue Date, starting with "2022-11"
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- Post-sustainability, regenerative cultures, and governance scale-up: transformational learning cases of sociocracy 3.0 in PortugalPublication . Piteira, Xana; Vidal, Diogo Guedes; Dias, Ricardo; Seixas, Paulo CastroCommunities of practice and local transition experiences have been developed in recent decades. However, it has had a relatively marginal role of an experimental and fragmentary type. There are indeed networks (transition network and GEN), but their relationship is still outsiders vis-à-vis the established society and formal governance. On the other hand, these communities, as social entrepreneurship, have a relatively high “mortality rate,” making hard scale-up governance analyses and proposals. The current pandemic moment may or may not be a turning point in this situation, being one of the motivations of this chapter. Another motivation is the set of concepts that have emerged from criticism and overcoming the paradigm of sustainability: post-sustainability and regenerative cultures. Starting from these concepts and a triangular logic between university, governance, and communities of practices, we seek to learn from those who have already learned, through learning case studies for sustained social transformation. The research that the chapter embodies has an interdisciplinary basis and a direct partnership with actors with experience in using Sociocracy 3.0 (S3) as a social tool, enabling place-based learning. The main objective of this chapter is to discuss the possibilities of scale-up of S3, presenting a set of good practices in the application of this tool in Portugal. The chapter begins by discussing central concepts related to social transformation and transition: post-sustainability; regenerative cultures; S3; scale-up governance; and transformational learning cases. The following is a genealogy of sociocracy from the classic concept to practices as a system of self-organization. Built on collaborative citizen science research, we relate individual life story with the genealogy of social innovation, stating the relevance of the individual on these transition processes. In a collaborative way, the first typology of S3 in Portugal was done, and specifically, eight case studies are then presented, seeking to characterize elements of regeneration and scale-up governance. The contribution of this chapter is to place these communities of practice as true partners for social entrepreneurship of regeneration, creating possibilities for scale-up in a strong articulation with local governments for a better transition management.
- A aplicação da justiça restaurativa na violência domésticaPublication . Reis, Ildenês Rocio Ribas; Caridade, SóniaA presente tese procurou averiguar perceções das mulheres vítimas de violência doméstica e que participaram em práticas restaurativas escudadas pelo Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso. A investigação empírica foi concretizada por meio de análise documental em 30 procedimentos recebidos nos últimos 05 anos entre ano de 2014 a 2019, a fim de verificar como eram atendidas pela Delegacia de Polícia Civil, estas mulheres que sofreram violência doméstica. Foi utilizado o método qualitativo com entrevistas com sete mulheres vítimas de violência doméstica que participaram do Círculo de Construção de Paz, alicerçado na implementação das táticas metodológicas e com suporte das recomendações teóricas das ordens já expostas, com o objetivo de averiguar o perfil destas mulheres em relação a esta violência sofrida. Posteriormente defronte da apreciação dos subsídios angariados pela pesquisa, foi notado que o empoderamento e a responsabilização se mostraram como virtuosos recursos de metamorfose social e cultural e, apesar, de algumas preocupações identificadas no processo, emergiram diversas possibilidades que orientarão futuros programas restaurativos para acolhimento de ocorrências de violência doméstica sofrida por mulheres, em contextos de vínculos afetivos íntimos com homens.
- O drama no comentário desportivo em televisãoPublication . Rodrigues, José Pedro; Ferreira, Renato PintoO futebol é presença constante na televisão portuguesa, sendo vários os canais que possuem programas de comentário desportivo. No entanto, e se algumas das regras mais basilares do jornalismo, nomeadamente do jornalismo desportivo, ainda são respeitadas, estes programas suportam-se cada vez mais no espetáculo e no drama dos seus conteúdos, pela mão dos comentadores desportivos, incendiados pelo fervor clubístico. Observa-se que o comentário desportivo, e o que se passa dentro das quatro linhas, fica, muitas vezes, em segundo plano, destacando-se preferencialmente as discussões pessoais entre comentadores e as polémicas em torno do futebol. Pretende-se, assim, com este trabalho, aumentar o conhecimento sobre a televisão portuguesa e sobre os seus conteúdos, nomeadamente numa área tão relevante como o desporto, em particular o futebol. Para tal traçou-se como objetivo de investigação analisar os principais programas de comentário desportivo e analisar o seu conteúdo quanto ao dramatismo, através da análise qualitativa textual e discursiva dos seguintes programas: o “Liga D’Ouro” da CMTV, o “Bola da Noite” do Bola TV, “Futebol Total” do Canal 11 e o “CNN em Jogo”, na CNN Portugal. Os resultados obtidos mostram que os comentários desportivos são marcados pelo drama e pelo espetáculo, no entanto, este espetáculo não é necessariamente igual em todos os canais. Se a discussão com insultos, ofensas e questões pessoais são características da “Liga D’Ouro”, seguindo a linha sensacionalista da CMTV, programas como a Bola d Noite e o CNN em Jogo apostam em discussões sem insultos envolvidos, especialmente a CNN em Jogo que parece um debate televisivo. Já o Futebol Total é um programa em que o drama no comentário se caracteriza pela assertividade, pelo dinamismo e pelo humor, não havendo necessidade de se apelar a insultos e a dramas exagerados e polémicas. Em suma, o comentário desportivo é, sim, caracterizado pelo drama, no entanto este pode assumir várias formas, sendo impossível hoje em dia dissociar o comentário desportivo e a informação do entretenimento e do espetáculo.
- Estudo e mapeamento dos tipos de crimes cometidos na cidade de Santana, município de Santana, estado do Amapá - BrasilPublication . Bentes, Paulo Sergio da Silva; Maia, Rui LeandroA análise estatística das solicitações de Perícias Oficiais realizadas pelas Equipes de Peritos Criminais da Policia Cientifica do Estado do Amapá, lotadas no Núcleo-Santana, mostra que, entre os anos de 2018 a 2021, houve diminuição das atividades criminais na cidade de Santana, sede do Município de Santana-AP. O objetivo deste trabalho é examinar o conjunto de problemas que se relacionam ao se considerar o espaço público e os crimes, buscando entendimento para a proposição de métodos preventivos. Os dados utilizados neste trabalho são o levantamento estatístico da totalidade de perícias de atividades criminais realizadas nos vinte bairros em que a cidade se subdivide, compondo a segunda maior população do Estado do Amapá, Brasil. Este trabalho corrobora parte da bibliografia consultada e tem relevância para a proposição de Políticas Públicas visando a redução de atividades criminais, além de propor e incentivar que os diversos órgãos de Segurança Pública que atuam no Estado do Amapá, e especificamente na cidade de Santana, busquem melhorar a integração das estatísticas colhidas, uma vez que, por terem atribuições diferenciadas, normalmente não fazem o cruzamento sistematizado dos dados obtidos durante o desenvolvimento de suas atividades rotineiras e tal procedimento aprimoraria os resultados que já obtém, ao trabalharem separadamente.
- O Monte da Senhora da Guia e a arquitetura portuguesa da primeira metade do século XXPublication . Batista, Nuno Manuel de Jesus; Silva, IlídioA presente dissertação é o resultado duma investigação a um lugar, o Monte da Senhora da Guia, na Vila de Penacova, pertencente ao distrito de Coimbra. Acidente topográfico sobranceiro ao Mondego, com características únicas, permaneceu sempre à margem do aglomerado, sendo ocupado ao longo da história por poucas construções, com significados simbólicos, de militares a religiosos. No século XX, o Monte manteve esse caráter especial, dando ao lugar o papel de ator principal, sendo a ele que competiu manter essa relação singular de respeito entre arquitetura, lugar e significado. Assim, na mudança de século, numa altura em que o Monte era coroado pela Capela da Nossa Senhora da Guia, surge o primeiro elemento dum novo conjunto arquitetónico, o Mirante Emídio da Silva, em 1908, implantado no extremo nascente. Mais tarde, entre 1930 e 1934, no seu cume é construído um edifício, primeiramente destinado a Hospital da Misericórdia, mas que durante a sua construção viria a ser adaptado para assim se transformar no Preventório de Penacova, o primeiro do país, com a intenção de servir o distrito. Paralelamente, e por consequência desta cedência, era edificado na posição mais a poente do monte um novo Hospital que pretendia servir a Vila de Penacova. Ao mesmo tempo, estes edifícios revelam características estilísticas da arquitetura da época e momentos da recente história de Portugal. No Mirante poderemos identificar o Ecletismo e a sua procura de identidade nacional. No Preventório está presente a Art Déco, e primeira fase modernizante do Estado Novo. No Hospital encontramos num momento inicial a Art Déco e depois mais tardiamente o “Português Suave” e o período mais conservador do regime. Aos elementos deste conjunto estão ligados personagens relevantes da sociedade, cultura e arquitetura portuguesas, como Manuel Emídio da Silva, os arquitetos Nicolau Bigaglia, Raul Lino e Luís Benavente, Bissaya Barreto e Manuel Ferreira Sales Guedes. Essa pouco conhecida conjunção de obras e promotores pareceu-nos interessante para tentar perceber o que nos diz o Monte da Senhora da Guia sobre arquitetura portuguesa da primeira metade do século XX, que dá título a esta dissertação.
- Os desafios dos professores do ensino fundamental em trabalhar a inclusão de alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual no município de Mazagão Novo/APPublication . Cantidio, Dalva Lilian Cordeiro; Costa, AnaEsta investigação tem por finalidade identificar as dificuldades dos professores em trabalhar a inclusão de alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual no Ensino Fundamental. Considerando as orientações de uma educação inclusiva, alicerçada na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), pretende-se verificar de que forma este aluno está sendo pensado no momento das atividades de ensino aprendizagem, perceber as consequências das atitudes e conhecimentos dos professores no que se refere alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). O estudo empírico partiu de uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa, envolvendo 38 professores do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Murilo Braga e a Escola Estadual Manoel Queiroz Benjamim, onde utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário. Os resultados da pesquisa mostraram que a falta de formação continuada em ambas as escolas campo da pesquisa apresenta-se como um dos principais problemas e desafios que estas instituições de ensino enfrentam diante da inclusão escolar do aluno com TDI, pois, muitos destes ao adentrarem as salas de aulas comuns se deparam com profissionais que não tem conhecimento sobre as necessidades de aprendizagem desses alunos e, por isso, o processo de inclusão fica totalmente comprometido. A partir dessa afirmação, é importante que professores estejam cientes de que a formação continuada precisa se fazer presente no contexto escolar vigente, para que a educação inclusiva seja desenvolvida em uma base sólida.
- A lei 14.188/21 e a violência psicológica no ambiente de trabalho: uma perspectiva feminina no cenário pós-pandemiaPublication . Gomes, Alessandra Acácio de Oliveira; Moreira, DianaO presente trabalho está inserido no campo de estudos da Criminologia e do Direito Penal e tem como objetivo analisar a incidência do crime de Dano Emocional nas relações de trabalho, tipificado pela norma 14.188/21 no Brasil. A pandemia mundial do Covid-19 trouxe modificações importantes nas relações trabalhistas, por vezes o ilícito suportado pela vítima não se enquadra no âmbito do assédio moral. Assim, através de pesquisa jurisprudencial, buscou-se analisar a efetividade da norma penal no combate a condutas ilícitas que lesionam a mulher em seu exercício laboral. No percurso metodológico traçado, com base na hermenêutica filosófica de Gadamer, foi possível verificar que a inovação legislativa confere maior alcance protetivo, ampliando o círculo normativo de assistência à mulher.
- Termografia no âmbito das disfunções temporomandibulares: revisão narrativaPublication . Fernandes Hernández, Nancy Grissel; Barbosa, CláudiaA termografia tem sido utilizada na área da medicina dentária como técnica imagiológica auxiliar às modalidades convencionais de diagnóstico. Esta técnica regista num termograma, com cores diferentes, as temperaturas da radiação emitida por uma determinada área corporal. Esta revisão narrativa teve como objetivo avaliar a utilidade da termografia no âmbito do diagnóstico e seguimento de pacientes com disfunção temporomandibular (DTM). Pesquisa de artigos científicos, em inglês, com as palavras-chave “thermography” e “temporomandibular disorders”, PubMed e Science Direct, entre fevereiro e setembro 2022. A termografia demonstrou ser uma técnica sensível, pouco específica e pouco precisa no contexto do diagnóstico e do seguimento de pacientes com DTM, tendo-se revelado mais útil nas DTM musculares. Contudo, mais estudos são necessários, com parametrização de critérios de diagnóstico e dos termogramas em relação aos subgrupos de DTM, de forma a validar a sua utilização clínica.
- Análise da relação entre apreensões de armas de fogo e mortes causadas com o seu uso em uma capital da Amazónia (Macapá-AP) no período de 2015 a 2019Publication . Brasil, Dinalva Mergulhão; Maia, Rui Leandro; Francez, Pablo Abdon da CostaÉ considerável a evolução da taxa de homicídio por arma de fogo por cada 100.000 habitantes em 10 anos no estado do Amapá: de 9,4 em 2007, cresceu para 22,2 em 2017 (CERQUEIRA et al, 2019). Diante de dados preocupantes, várias medidas de prevenção e punição foram adotadas, mesmo assim, as estatísticas mostram que algo mais precisa ser feito. Com o objetivo de estabelecer a análise da relação entre o número de armas de fogo apreendidas pela polícia e o número de mortes ocasionadas com seu uso anualmente, no período de 2015 a 2019, pontuando por bairros no município de Macapá/AP, foi proposto este Projeto de Investigação. Para o alcance do objetivo, o referido estudo será quantitativo de caráter correlacional e do tipo transversal, ou seja, os dados serão submetidos a uma análise estatística em um determinado período de tempo (2015 a 2019) e relacionará duas variáveis: a quantidade de armas apreendidas e o número de mortes causadas com o seu uso. Essas amostras serão obtidas através de dados relativos ao número de armas de fogo apreendidas no Município de Macapá, junto ao setor de estatística da Polícia Militar e do Centro de Integração de Operações de Defesa Social (CIODES), ambos do Estado do Amapá, referentes às apreensões feitas pelos Policiais Militares no momento das ocorrências e os dados referentes às mortes perpetradas com o uso de armas de fogo no referido período. Os dados obtidos relativos ao número de armas de fogo apreendidas e referentes às mortes perpetradas com o seu uso serão planificados no Excel e, posteriormente, no programa GeoDa. Quanto às armas, as mesmas serão classificadas quanto ao tipo, marca, calibre e bairro de incidência e as mortes serão classificadas quanto à natureza, sexo, faixa etária e bairros de incidência. A partir dos resultados, serão pontuados os bairros com maior número de apreensões de armas de fogo e com maior incidência de mortes por armas de fogo no período de 2015 a 2019 visando subsidiar a Secretaria de Segurança Pública no estudo de uma forma de fortalecer políticas públicas de controle de circulação e uso de armas de fogo.
- Relação da amamentação materna, biberão e/ou chupeta com a oclusão dentária: estudo de investigaçãoPublication . Oliveira, Beatriz Ramoa; Silva, Cristina; Guimarães, Maria InêsObjetivos: O trabalho realizado teve como finalidade avaliar a relação do tempo da amamentação e a utilização de biberão e/ou chupeta com a oclusão dentária. Materiais e métodos: O estudo foi realizado através da recolha de dados dos ficheiros clínicos/informatizados dos pacientes pediátricos atendidos nos últimos 5 anos na Clínica de Medicina Dentária da Universidade Fernando Pessoa. Resultados: Observou-se um decréscimo no uso da chupeta e biberão nas crianças que foram amamentadas de forma duradoura (p<0,01). Nas relações canina e molar verificou-se na globalidade da amostra, uma prevalência de classe II, exceto nas crianças que foram amamentadas de forma exclusiva e nas que foram amamentadas e usaram chupeta, revelando estas predominância de classe I molar. As crianças que utilizaram a chupeta e em que a amamentação durou menos tempo, apresentaram predominância de relação molar classe II e mordida aberta anterior. Nos restantes parâmetros da oclusão analisados a predominância tendeu para a normalidade. Conclusões: A amamentação prolongada pode funcionar como um fator de proteção para hábitos como o biberão e a chupeta. O biberão (associado à amamentação e/ou à chupeta) apresentou-se como fator fundamental para a presença de classe II molar. A relação canina classe II foi predominante na amostra. Nos restantes parâmetros, usar ou não a chupeta e o biberão não foram um fator determinante para o aparecimento de má oclusão, mas sugere-se que seria necessário avaliar a duração, frequência e intensidade destes hábitos para poder comprovar esta afirmação.