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- O Monte da Senhora da Guia e a arquitetura portuguesa da primeira metade do século XXPublication . Batista, Nuno Manuel de Jesus; Silva, IlídioA presente dissertação é o resultado duma investigação a um lugar, o Monte da Senhora da Guia, na Vila de Penacova, pertencente ao distrito de Coimbra. Acidente topográfico sobranceiro ao Mondego, com características únicas, permaneceu sempre à margem do aglomerado, sendo ocupado ao longo da história por poucas construções, com significados simbólicos, de militares a religiosos. No século XX, o Monte manteve esse caráter especial, dando ao lugar o papel de ator principal, sendo a ele que competiu manter essa relação singular de respeito entre arquitetura, lugar e significado. Assim, na mudança de século, numa altura em que o Monte era coroado pela Capela da Nossa Senhora da Guia, surge o primeiro elemento dum novo conjunto arquitetónico, o Mirante Emídio da Silva, em 1908, implantado no extremo nascente. Mais tarde, entre 1930 e 1934, no seu cume é construído um edifício, primeiramente destinado a Hospital da Misericórdia, mas que durante a sua construção viria a ser adaptado para assim se transformar no Preventório de Penacova, o primeiro do país, com a intenção de servir o distrito. Paralelamente, e por consequência desta cedência, era edificado na posição mais a poente do monte um novo Hospital que pretendia servir a Vila de Penacova. Ao mesmo tempo, estes edifícios revelam características estilísticas da arquitetura da época e momentos da recente história de Portugal. No Mirante poderemos identificar o Ecletismo e a sua procura de identidade nacional. No Preventório está presente a Art Déco, e primeira fase modernizante do Estado Novo. No Hospital encontramos num momento inicial a Art Déco e depois mais tardiamente o “Português Suave” e o período mais conservador do regime. Aos elementos deste conjunto estão ligados personagens relevantes da sociedade, cultura e arquitetura portuguesas, como Manuel Emídio da Silva, os arquitetos Nicolau Bigaglia, Raul Lino e Luís Benavente, Bissaya Barreto e Manuel Ferreira Sales Guedes. Essa pouco conhecida conjunção de obras e promotores pareceu-nos interessante para tentar perceber o que nos diz o Monte da Senhora da Guia sobre arquitetura portuguesa da primeira metade do século XX, que dá título a esta dissertação.
- Os desafios dos professores do ensino fundamental em trabalhar a inclusão de alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual no município de Mazagão Novo/APPublication . Cantidio, Dalva Lilian Cordeiro; Costa, AnaEsta investigação tem por finalidade identificar as dificuldades dos professores em trabalhar a inclusão de alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual no Ensino Fundamental. Considerando as orientações de uma educação inclusiva, alicerçada na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), pretende-se verificar de que forma este aluno está sendo pensado no momento das atividades de ensino aprendizagem, perceber as consequências das atitudes e conhecimentos dos professores no que se refere alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). O estudo empírico partiu de uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa, envolvendo 38 professores do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Murilo Braga e a Escola Estadual Manoel Queiroz Benjamim, onde utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário. Os resultados da pesquisa mostraram que a falta de formação continuada em ambas as escolas campo da pesquisa apresenta-se como um dos principais problemas e desafios que estas instituições de ensino enfrentam diante da inclusão escolar do aluno com TDI, pois, muitos destes ao adentrarem as salas de aulas comuns se deparam com profissionais que não tem conhecimento sobre as necessidades de aprendizagem desses alunos e, por isso, o processo de inclusão fica totalmente comprometido. A partir dessa afirmação, é importante que professores estejam cientes de que a formação continuada precisa se fazer presente no contexto escolar vigente, para que a educação inclusiva seja desenvolvida em uma base sólida.