Browsing by Issue Date, starting with "2022-07"
Now showing 1 - 10 of 147
Results Per Page
Sort Options
- Livro de resumos do evento anual do doutoramento de Ciência da InformaçãoPublication . Gouveia, Luis BorgesDocumento contendo o programa, os resumos e as biografias dos participantes nos seminários do programa de doutoramento em Ciência da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação. Os eventos tem como objetivo a partilha de conhecimento e experiências entre os diferentes intervenientes estando abertos à participação pública e sem custos associados. O evento é dirigido a todos os que se encontram a realizar o seu projeto de doutoramento no âmbito do programa de doutoramento em Ciência da Informação com ou sem apresentação, mas aberto à participação de todos os interessados. Propõe assim um espaço de divulgação dos trabalhos e de observação de parceiros, proporcionando uma mostra da atividade de I&D que está a ser desenvolvida.
- Canopy effects on rainfall partition and throughfall drop size distribution in a tropical dry forestPublication . Brasil, José Bandeira; Andrade, Eunice Maia de; de Queiroz Palácio, Helba Araújo; Fernández-Raga, María; Ribeiro Filho, Jacques Carvalho; Medeiros, Pedro Henrique Augusto; Guerreiro, Maria JoãoThe energy distribution of natural rainfall droplets at different stages of canopy development in low-latitude semi-arid environments is still understudied. We assessed relationships between canopy development, gross rainfall (P) and throughfall (TF) characteristics in a tropical dry forest (TDF) with a total of 95 events of natural rain during December 2019–July 2021, in Northeast Brazil. One disdrometer was installed in an open field to record the gross rainfall and another under the deciduous vegetation canopy to record the throughfall. At the onset of the rainy season with a low leaf density, a larger fraction of rainfall was converted into throughfall, which declines as the leaf density increases. For events higher than 3 mm, the number of TF drops was always higher than that of P and with smaller diameters, regardless of the stage of canopy development, which indicates fragmenting of the rain drops by the vegetation canopy. The insights of this study are useful to quantify the impact of canopy development stages of a TDF on the characteristics of rainfall reaching the soil forest. Since those characteristics affect the water balance and soil erosion at the hillslope scale, the information provided is crucial for water and soil management.
- Perceções de mulheres em situação de reclusão face às visitas: contributos para práticas e políticasPublication . Jólluskin, Gloria; Minosso, Alice; Andrade, Joana Raquel Mendes; Rodrigues, Andreia de CastroO presente estudo procura caraterizar a perceção das mulheres em reclusão sobre o papel que as visitas desempenham durante o cumprimento da pena. Foram entrevistadas 15 mulheres numa prisão feminina do Brasil, organizando-se as suas respostas em áreas temáticas. Os resultados mostram que para as mulheres, as visitas são fundamentais para expressar afetos e para proporcionar a oportunidade de tomar conhecimento de notícias sobre os seus familiares e amigos, manifestando as dificuldades que supõe o afastamento da família. Analisamos os obstáculos percebidos à realização de visitas durante o tempo de reclusão e os efeitos que a suspensão das visitas têm nas mulheres em reclusão e nos seus familiares. Concluímos o estudo com uma reflexão sobre os contributos dos nossos resultados para as políticas e práticas prisionais, ressaltando a necessidade do sistema prisional brasileiro valorizar devidamente a importância das visitas para a manutenção dos laços familiares durante o cumprimento da pena.
- An assessment of requirements in investments, new technologies, and infrastructures to achieve the SDGsPublication . Filho, Walter Leal; Vidal, Diogo Guedes; Chen, Chen; Petrova, Maria; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Yang, Peter; Rogers, Steven; Álvarez-Castañón, Lorena; Djekic, Ilija; Sharifi, Ayyoob; Neiva, SamaraBackground The implementation of the Sustainable Development Goals (SDGs) requires much planning and the provision of resources, especially regarding the necessary investments, technologies and infrastructures needed. Yet, it is presently unclear how available these elements are, what gaps exist, what changes have taken place in terms of their availability since the adoption of the SDGs and what their requirements will be in the future. The knowledge gap has become even more concerning because of the impact of the COVID-19 pandemic. Using a bibliometric analysis, an assessment of the global progress of SDG implementation and requirements, identifying challenges through the development of a matrix, and a set of 11 case studies to triangulate the holistic analysis, an assessment of the global progress of the SDGs implementation and the impact of the COVID-19 pandemic on this process was carried out. Results The findings suggest that the scope and width of resources limitation are currently undermining the implementation of the SDGs. Apart from the fact that the pace of progress has been insufficient, the potential of the SDGs in pursuing sustainability and improving life quality is not fully realised. This trend suggests that a substantial acceleration of the efforts is needed, especially for the five SDGs whose progress since 2015 has not been optimal, namely SDG2, SDG11, SDG13, SDG15, and SDG16, while SDG3, SDG7, SDG9, SDG14, and SDG17 show signs of progress. The case studies showed that different industries have dissimilar effects on achieving the SDGs, with the food sector correlating with 15 SDGs, as opposed to the energy sector correlating with 6 SDGs. Accordingly, the priority level assessment in terms of achieving the SDGs, points to the need to further advance the above-mentioned five SDGs, i.e., 2, 11, 13, 15 and 16. Conclusions This study fills in a knowledge gap in respect of the current need for and availability of investments, new technologies, and infrastructures to allow countries to pursue the SDGs. It is suggested that this availability is rather limited in specific contexts. In respect of the needs to be addressed, these include resource-related constraints, limited technologies and infrastructures, affecting SDG2, SDG11, SDG13, SDG15, and SDG16, whose progress needs to be enhanced. Since the global progress in the process of implementation of the SDGs depends directly and indirectly on addressing the resource gaps, it is suggested that this topic be further investigated, so that the present imbalances in the three dimensions of sustainable development: the economic, social and environmental, be adequately addressed.
- Alfabetização e letramento da criança com deficiência visual: um estudo crítico e colaborativo junto às professoras da classe comum e do atendimento especializadoPublication . Rodrigues, Rosinete dos Santos; Costa, AnaEste trabalho teve como teve como pergunta de partida em que medida a formação conjunta com professores da classe comum e do atendimento especializado possibilita uma melhor compreensão do processo de alfabetização e letramento da criança com deficiência visual? Assim sendo o objetivo geral foi o de analisar se a formação conjunta com professores da classe comum e do atendimento especializado possibilita uma melhor compreensão do processo de alfabetização e letramento da criança com deficiência visual. Teve embasamento na teoria Sócio Histórica de Vygotsky, por possibilitar a partir de seus conceitos uma melhor compreensão, por parte das professoras, sobre o processo de inclusão e construção do conhecimento pela criança com deficiência visual. O método de abordagem foi a pesquisa-ação, as informações foram obtidas através do grupo de formação, os encontros ocorreram de forma presencial, em uma escola do município e de forma remota, através de disponibilização de vídeos e grupo de whatsapp, além de entrevistas semi-estruturadas, equestionário, que foram gravadas em MP4. Participaram da pesquisa 09 professoras, sendo 03 da classe comum e 06 do atendimento especializado, que possuíam alunos com deficiência visual em suas salas de aula. Os resultados foram organizados em quatro categorias, as análises se deram à luz da teoria Sócio Histórica de Vygotsky. Na primeira, “Interlocuções do grupo”, as professoras disseram sobre sua formação, e o papel que lhes está sendo delegado nesse processo de escolarização da criança com def. visual; na segunda, “Construção da escola inclusiva” analiso as concepções das professoras sobre a escola inclusiva e as mudanças necessárias para a sua construção; na terceira, “Alfabetização e Letramento” a análise se faz sobre a reação das professoras ao saberem que terão crianças com deficiência visual em suas classes e as concepções e práticas docentes no ensino da escrita e leitura dessas crianças; a quarta categoria, “Apoio colaborativo no processo de inclusão” foi jogado luz sobre os relatos que abordaram as possibilidades e impossibilidades para uma ação pedagógica colaborativa.Com base na análise dos dados, os resultados apontaram que os desafios para a alfabetização e letramento da criança com deficiência visual, demandam grandes mudanças que perpassam desde: construção e melhorias no espaço físico da escola, adequação das salas de aula e disponibilização de recursos didáticos pedagógicos, até a oferta de cursos de formação inicial e formação continuada, com subsídios teóricos e práticos que lhes possibilitem compreender e intervir no processo de ensino das crianças com deficiência visual. Mudar esse cenário é uma premissa imperativa para que, na esteira dessas mudanças, possamos continuar abrindo espaços de formação e diálogo sobre métodos e estratégias de ensino.
- Influência dos estilos de liderança no burnout dos enfermeiros: uma scoping reviewPublication . Loureiro, Rita; Lima, Andreia Maria Novo; Ferreira, Maria Margarida; Moreira, Teresa; Guerra, Maria Manuela; Santos, José Manuel dosObjetivo: identificar quais os estilos de liderança utilizados por enfermeiros gestores e compreender a sua influência no burnout dos enfermeiros no contexto de trabalho. Método: scoping review, realizada em abril de 2021, conduzida de acordo com a metodologia de Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes avaliaram a relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Resultados: foram identificados 3.532 estudos na pesquisa bibliográfica, dos quais sete estudos apresentaram as características de elegibilidade para a inclusão na revisão. Os estilos de liderança identificados na literatura foram a liderança transformacional e liderança autêntica que revelam um impacto positivo na redução do burnout; a liderança laissez-faire que, pelo contrário, promove um ambiente facilitador do desenvolvimento da síndrome em estudo; a liderança transacional, por sua vez, não demonstrou resultados significativos na diminuição e prevenção de burnout, assim como, a liderança autocrática, carismática e situacional cujos resultados não se demonstraram quantificáveis para a sua prevenção. Conclusão: o estilo de liderança transformacional foi aquele que maior relevância demonstrou tanto na prevenção como diminuição do desenvolvimento de burnout nos enfermeiros.
- Ferramentas de avaliação para avaliar a independência: uma scoping reviewPublication . Lima, Andreia Maria Novo; Martins, Maria Manuela Ferreira da Silva; Ferreira, Maria Salomé Martins; Fernandes, Carla; Schoeller, Soraia Dornelles; Parola, Vítor Sérgio OliveiraIntrodução: A independência é uma área privilegiada de intervenção do enfermeiro. A maioria das situações que motivam os internamentos, levam a uma considerável diminuição da independência da pessoa. Existem muitas escalas que mensuram a independência, pelo que é importante conhecê-las e aplicá-las adequadamente. Metodologia: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Realizou-se uma pesquisa nas bases de dados: Scopus (excluindo MEDLINE), CINAHL complete (via EBSCO, Excluindo MEDLINE) e MEDLINE (via PubMed). Resultados: Após a análise segundo os critérios de inclusão estabelecidos, foram selecionados 26 artigos, os quais fazem alusão a seis instrumentos diferentes que avaliam a independência, a saber: Functional Independence Measurement, Instrumental Activity of Daily Living Scale, Barthel Index, Katz Index of Independence in Activities of Daily Living, a Assessment of Living Skills and Resources e a Utrecht Scale for Evaluation of Rehabilitation. Discussão: Os títulos dos instrumentos por vezes não traduzem se mensuram apenas e/ou só a independência. Quando combinada a aplicação dos diferentes instrumentos, poderá no seu conjunto dar resposta ao conceito de independência. Conclusão: Na prática clínica é importante conhecer todos os instrumentos ao dispor para a sua aplicação, conhecendo também as suas caraterísticas e aplicabilidade. Reconhece-se que os resultados da aplicação destas ferramentas, permite caraterizar as necessidades das pessoas e responder de uma forma atempada a essas necessidades.
- Gestão de um paciente arrítmico em cirurgia oral: uma revisão narrativaPublication . Lellouche, Chloé; Macedo, José PauloA arritmia cardíaca é uma das doenças cardiovasculares mais comuns e cuja etiologia é multifatorial. Muitos dentistas encontrarão pelo menos um paciente arrítmico durante a sua carreira. Esta doença pode ter um impacto no êxito dos tratamentos dentários, nomeadamente no tratamento cirúrgico. O objetivo desta revisão narrativa da literatura é descobrir como otimizar a gestão destes pacientes arrítmicos durante a cirurgia oral. Veremos, que a identificação do paciente arrítmico é essencial para adaptar a gestão que pode ser específica. É acompanhado por um bom conhecimento e compreensão da doença e dos seus tratamentos por parte do médico dentista, de modo a poder adaptar o plano de tratamento, gerir potenciais emergências e a ansiedade a elas associada. Os tratamentos para as arritmias cardíacas podem ser uma barreira à cirurgia oral. De facto, existem questões potenciais sobre o efeito da anestesia, por exemplo. Alem disso, há questões relacionadas com as interações medicamentosas e potenciais riscos de hemorragia em doentes hipocoagulados, bem como, a possibilidade da existência de um dispositivo cardíaco implantável, o que levanta o problema da interferência elétrica que pode ser exercida por alguns equipamentos dentários.
- Práticas pedagógicas comunicacionais e inclusão de crianças com transtorno do espectro autista, nas escolas municipais de Maceió-ALPublication . Moreira, Maria de Lourdes da Silva; Costa, AnaO objetivo desta pesquisa é conhecer as práticas pedagógicas comunicacionais que usufruem as crianças com transtorno do espectro autista (TEA) matriculadas na educação fundamental das escolas municipais de Maceió e elaborar propostas de formação e/ou intervenção que envolvam a comunidade escolar para a promoção da inclusão destas crianças na sociedade. A pesquisa foi submetida à Plataforma Brasil obtendo a aprovação de número 4.527.080/21 em fevereiro de 2021 e aplicada junto aos professores que trabalham em salas de aula. Essa pesquisa foi respondida por 36 professores, utilizando o questionário elaborado por Moreira & Rodrigues da Costa (2019), composto por questões abertas e objetivas de múltipla escolha e respostas únicas. As questões foram elaboradas a partir da escala Childhood Autism Rating Scale — CARS traduzida para o português brasileiro (Barros, 2016; Pereira 2007), da percepção sobre a comunicação (Marinho, 2007; ML, 2014a; Pereira & de Paula Nunes, 2018), comportamentos rituais e características sensoriais e motoras dos alunos com TEA (Dunn, 1994, 1997, 2001). As questões referentes ao ambiente escolar incluem a percepção sobre inclusão, material disponibilizado, metodologia utilizada e relações com a família do aluno (Avancini & Ippolito, 2016; Ribeiro et al., 2017). As questões objetivas de resposta única foram analisadas pela modelagem de equações estruturais, o que permitiu encontrar correlação forte entre as respostas da escala CARS e as demais respostas objetivas. Os principais resultados indicam que o aluno com TEA assistido pela escola, apresenta resistência à mudança da rotina, não age segundo a idade e circunstâncias, porém, comunica-se com os professores, apesar da reduzida interação social. A escola não adotou nenhuma metodologia ou práticas pedagógicas comunicacionais específicas, ofertando poucos treinamentos específicos aos professores. Para suprir essa necessidade, foi ofertada uma formação de curta duração para todos os professores com o tema “Um olhar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, descrevendo os modelos de intervenção TEACCH, ABA, Denver, PECS, DIR-Floor-Time, os programas Son-Rise, Treino de Competências Sociais, percepções sensoriais e estratégias para o desenvolvimento do aluno no ambiente escolar.
- Uso de materiais retro-obturadores na microcirurgia endodôntica: revisão narrativaPublication . Smadja, Yoel Isaac Haï; Esteves, RicardoO objetivo desta revisão é explicar o que é a microcirurgia endodôntica e apresentar os diferentes materiais retro-obturadores, a fim de identificar as suas propriedades necessárias para um tratamento bem-sucedido. Num primeiro passo, foi explicado quais as propriedades ideais para um material retro-obturador. De seguida, foi explicado quais os materiais que foram utilizados cronologicamente no passado e o porquê de terem sido substituídos. Foi claramente demonstrado que os biocerâmicos são os materiais que têm mais em comum com o material ideal. O Biodentine é o biocerâmico com os aspetos mais positivos e é, portanto, a melhor escolha para os Médicos Dentistas. Mas a escolha de eleição é sempre o Agregado de trióxido mineral.