Browsing by Issue Date, starting with "2018-12"
Now showing 1 - 10 of 62
Results Per Page
Sort Options
- Expressão dos registos de enfermagem – como se diferenciam os enfermeiros de reabilitação?Publication . Cardoso, Filomena; Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Pereira da silva martins, MariaAnalisar quais os focos/diagnósticos de enfermagem são documentados pelos enfermeiros especialistas no cuidar de pacientes em processo de morrer nas áreas hospitalares de Medicina, Cirurgia e Cuidados Intensivos . Estudo descritivo, retrospetivo e quantitativo realizado em 2016, num hospital universitário central do norte de Portugal. Os dados sobre documentação dos focos/diagnósticos identificados nos pacientes que vieram a morrer naquele ano foram recolhidos por meio de dois sistemas de informação: SClinico e BICU, estruturados com base na CIPE versão B2. Foram analisados 36281 registos 9202 foram efetuados por enfermeiros detentores de uma especialização em enfermagem A documentação dos cuidados prestados pelos enfermeiros com especialização em enfermagem não reflecte a intencionalidade de sua prática no contexto da morte e do processo de morrer. A promoção de ajuda profissional qualificada às pessoas durante a experiência da morte e do processo de morrer é extremamente relevante e, portanto, deve ser visível nos registros clínicos.
- A Casa do Fundo da Rua Património Construído: estudos, defesa e valorizaçãoPublication . Soares, RicardoA “Casa do Fundo da Rua” pertencente à família Serpa Pinto é um edifício de habitação nobre e o único exemplar de arquitectura barroca na aldeia de Boassas. Este é a peça chave de uma investigação, ainda a decorrer, que tem como principal objectivo analisar as diferentes formas de valorização da casa nobre enquanto património evolutivo-vivo, que com o passar dos tempos, sejam eles históricos ou culturais, tem resistido a diversas transformações responsáveis por uma clara e crescente perda de identidade, fazendo com que existam diferentes modos de apreciação e valorização dos elementos construídos e do próprio contexto onde o objecto se insere ao longo de diferentes períodos. Deste modo, é importante uma compreensão clara e minuciosa dos elementos ligados não só à geografia, arquitectura, heráldica e cultura, mas também à própria genealogia, resultando numa profunda análise que certamente contribuirá para um desenvolvimento sustentável da aldeia de Boassas, da região e manutenção da memória da família da casa.
- A Paisagem rural: património a valorizarPublication . Quintas, Andreia V.As paisagens rurais constituem entidades únicas que possuem um caráter e dinâmicas específicas, baseadas numa íntima interação do homem com a natureza, na sua utilização dos recursos naturais disponíveis. Compõem locais patrimoniais de elevado interesse, ao desempenharem serviços de ecossistemas de índole produtiva, regulatória, cultural e de suporte, dos quais o homem depende para a sua sobrevivência. Contudo, nas últimas décadas, o mundo rural tem experienciado fortes transformações, cada vez mais rápidas e intensas, que se evidenciam tanto a nível estrutural como das suas funções de base. Face às novas dinâmicas impostas pela evolução ocorrida, torna-se fundamental a implementação de estratégias de promoção e revitalização da paisagem rural, sem, no entanto, perder a sua essência. Este artigo pretende evidenciar alguns conceitos e ideias a considerar na valorização das paisagens rurais, protegendo, de forma sustentável, este valioso património.
- Aglomerados de Cinfães: dialéticas entre o Passado e um FuturoPublication . Pereira, HenriqueCinfães tem grande diversidade de paisagens e identidades devido à variedade de materiais de construção, aos usos|costumes e a núcleos rurais que se mantiveram no esquecimento. Contudo, a conservação e o valor patrimonial destes têm sido descurados pelas entidades locais e proprietários, conduzindo à descaracterização da região. Hoje, o abandono da população e a degradação dos edifícios tornam urgente a definição de uma estratégia de valorização|reabilitação destes núcleos e de sensibilização da população para incutir a importância de salvaguardar o património vernacular. Esta investigação apresenta uma estratégia de reabilitação desenvolvida em dois conjuntos de aglomerados com o objetivo de valorização das suas caraterísticas endógenas. Através de um conjunto de ações, envolvendo a população, pretendemos promover a identidade dos núcleos, a qualidade de vida, a fixação da população e o turismo. Pretende-se que este seja apenas consequência da promoção dos elementos locais e da sua originalidade, envolvendo o Homem numa dialética intergeracional.
- Ambiente e Saúde: uma leitura comparada a partir das estatísticas dos meios rurais e urbanosPublication . Maia, Rui Leandro; Vidal, Diogo Guedes; Oliveira, Gisela MartaEste estudo centra-se nas diferenças entre Portugal continental, analisando dados estatísticos oficiais sobre as principais causas de morte do país e importantes emissões de poluentes para a atmosfera. A análise estatística dos dados é realizada à escala municipal, mas também tendo em consideração a densidade populacional nesses territórios, classificando-os como urbanos, semi-urbanos e rurais. Portugal é um país predominantemente rural, mas o impacto das atividades industriais na emissão espacial de poluentes é notório em todas as tipologias territoriais. As emissões de poluentes por área do município demonstram diferenças significativas nos territórios urbanos quando comparados com as zonas rurais, o que é atribuído ao intenso tráfego rodoviário no primeiro. Paralelamente, a análise da ocorrência das principais causas de morte também é significativamente diferente entre territórios urbanos e rurais, sugerindo a associação de poluentes com maiores emissões espaciais a um maior risco de morte.
- Editorial - O desafio da reabilitação em contexto ruralPublication . Conselho Editorial
- Sustentabilidade e patrimónioPublication . Faria, Luis Pinto deA definição de «desenvolvimento sustentável» veiculada pelo Relatório Brundtland (1987), apesar das justificações e aclarações de que foi objeto durante as últimas décadas, permite ainda um leque alargado de leituras dependentes do olhar e dos interesses de quem a procura interpretar, designadamente no que respeita ao modo como ela é incorporada na definição e na implementação de reformas de ordem política, económica e social com vista a um “outro desenvolvimento”. Sendo certo que a dependência desta noção relativamente ao ambiente cultural que a informa não permite uma definição taxativa do conceito, este artigo propõe a sua revisitação no contexto das profundas transformações de ordem social, política e económica, decorridas durante as últimas décadas para, a partir daí, aprofundar o modo como ela hoje se apresenta no discurso da disciplina da arquitetura e, consequentemente, se reflete no exercício de reabilitação do território. Conclui-se que o objetivo de integrar a agenda do «desenvolvimento sustentável» no gesto de “re habilitare”/“voltar a adequar” o território implica, não só uma reforma instrumental e metodológica do processo de «reabilitação», como uma revisão conceptual, agora mais informada na complexidade de todo o «sistema» global, formado por constituintes físicos artificiais e naturais, sociológicos, culturais e ambientais.
- Contexto y paisaje en territorios de baja densidad: la rehabilitación de los conjuntos de vivienda trogloditaPublication . Algarín-Comino, MarioLa puesta en valor, el mantenimiento y protección de los poblados de arquitectura Troglodita, dentro de su particularidad, puede encuadrarse en el actual diálogo en torno al contexto rural y el paisaje. Se presentan dos casos: Matera, en Italia un conjunto que sufre la presión del turismo, declarada capital europea de la cultura 2019, y los pequeños poblados, de mucho interés, de la isla de Gran Canaria. La excepcionalidad de su arquitectura servirá de piedra de toque al abordar temas como formas de cartografiado y conocimiento, la percepción de sus ocupantes y usuarios, la rehabilitación, el planeamiento del crecimiento de sus conjuntos o dinámicas generales como la detección de los elementos de un sistema y la inclusión de piezas ajenas que lo reactiven. Las conclusiones obtenidas pueden extenderse a otros ejemplos y conjuntos de arquitectura rural y vernácula.
- La arquitectura vernácula en los territorios de baja densidad: una perspectiva culturalPublication . Pérez Gil, JavierPopular, tradicional o vernácula son algunas de las denominaciones empleadas para referimos a una arquitectura que ocupa hoy un lugar propio en nuestro Patrimonio Cultural y especialmente importante en los territorios de baja densidad. Sin embargo, a pesar de este interés y de la extensa investigación acumulada en nuestro contexto europeo sobre sus expresiones materiales, una reflexión detenida revela que carece de conceptualización clara y coherente. Y dicha ausencia, si consideramos al Patrimonio como construcción cultural, es ciertamente preocupante por cuanto condiciona la aprehensión y conservación de aquello que se pretende salvaguardar. ¿Sabemos realmente lo que es la arquitectura vernácula? ¿Existe hoy, en una sociedad industrial y globalizada? ¿Cómo debemos conservar este patrimonio? Este trabajo aborda estas cuestiones desde una perspectiva cultural y crítica, esbozando una conceptualización más integral y actualizada para dicha arquitectura.
- Facetas cerâmicas: estética minimamente invasivaPublication . Rocha, Daniella Coelho Brandão da; Coelho, SusanaAs facetas cerâmicas permitem uma preparação conservadora com um mínimo de redução de estrutura dentária permitindo a obtenção de uma estética minimamente invasiva. Esta revisão bibliográfica foca-se na classificação e tipos de cerâmica existentes, indicações, contra-indicações, vantagens e desvantagens, longevidade e falhas associadas às mesmas. Para realização desta dissertação foi feita uma pesquisa bibliográfica no site da Pubmed, no Journal of Orofacial Research, no Journal of Advanced Clinical and Research Insights e na Revista Dentística online, de artigos selecionados entre 1999-2018. As facetas permitem uma reabilitação previsível e uniforme, possuem resistência à fratura, apresentam estabilidade de cor e longevidade clínica. As dificuldades e problemas associados não são demasiado relevantes comparativamente com as suas vantagens. A taxa de sucesso é muito elevada e a satisfação dos pacientes é notória, principalmente pelo excelente resultado estético.