Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-24"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Presença ou ausência dos pais na consulta odontopediátricaPublication . Silva, Marta Gomes Mendes Alves da; Crespo, ManuelaTópico abordado: A presença ou ausência dos pais e acompanhantes na consulta odontopediátrica e a forma como influencia a colaboração da criança são assuntos delicados e controversos para médicos dentistas, crianças e seus responsáveis, tendo sido amplamente investigados nas últimas décadas. Presentemente, esta problemática assume particular importância, visto que os pais/responsáveis querem estar, cada vez mais, envolvidos na saúde dos filhos. Tendo em conta que a consulta odontopediátrica abrange a participação da tríade dentista-pais-criança, é relevante compreender as perspetivas dos vários intervenientes. Objetivo: Reunir as teorias, estudos e dados estatísticos publicados na literatura científica acerca da presença parental na consulta odontopediátrica, de modo a esclarecer e proporcionar uma reflexão informada sobre o assunto. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em diversos motores de busca e bases de dados, utilizando como palavras-chave: “Pediatric dentistry”; “Parental presence”; “Parental participation”; “Dentist”; “Dental treatment”; “Parent-child relations”. Após implementados os critérios de inclusão e exclusão, obtiveram-se 37 artigos para revisão.
- Aplicação da toxina botulínica na correção do sorriso gengivalPublication . Nunes, Joana Martinha Miranda; Cunha, SílviaO sorriso é uma mais-valia na comunicação não-verbal humana. O sorriso gengival caracteriza-se por excessiva exposição gengival no sorriso espontâneo e, mostra maior incidência na mulher, cuja etiologia é muscular, esquelética ou gengival. O objectivo deste trabalho foi demostrar se a aplicação da toxina botulínica revela maior vantagem usada isoladamente ou associada a métodos invasivos, na correção do sorriso gengival. Neste estudo foi realizada uma revisão bibliográfica com recurso a artigos científicos retirados de bases de dados online, como PubMed, B-on, Scielo, MEDLINE, Allergan e Google Académico. De entre várias alternativas de tratamento, a correção do sorriso gengival pode ser feita com recurso à aplicação da toxina botulínica, comercialmente conhecida como BOTOX®. O sucesso do seu uso depende da prática e do saber clínico e da gestão das expectativas do paciente.
- Dispositivos intrabucais indicados para distalização de molares superioresPublication . Inglez , Josias AndradeO tratamento ortodôntico-ortopédico facial tem por objetivo, além da correção da má oclusão e promover a estética, manter os dentes e estruturas em função, devolvendo ao paciente um sorriso agradável e uma boca saudável. O presente estudo tem por objetivo analisar os diferentes tipos de aparelhos de distalização de molares superiores. O que se pretende, fundamentalmente, é demonstrar os meios de distalização intrabucais, que não dependem da colaboração do paciente, para se atingir os objetivos ortodônticos-ortopédicos faciais, as forças distalizadoras indicadas, bem como os métodos de ancoragem utilizados nos distalizadores de molares superiores.
- Distalization using invisalign systemPublication . Lière, Lisa Olivia Patricia; Martins, Tiago BessaEdward H. Angle desenvolveu um sistema de classificação dentária para a posição anteroposterior dos dentes permanentes, caninos e molares, dividida em classe I, II e III. Na pratica ortodontica a distalização pode ser um verdadeiro desafio. Actualmente os alinhadores transparentes mais propriamente a marca mais popular Invisalign, trouxeram uma nova forma de mover dentes. Os mais recentes desenvolvimentos permitem agora ao Invisalign efetuar movimentos de translação. Objetivos: O objetivo deste artigo é o de comparar diferentes artigos de forma a analisar a possibilidade de corrigir uma classe II dentária através de distalização com invisalign. Resultados: Nesta revisão bibliográfica, fomos capazes de descobrir que a distalização maxilar foi possível, e que avaliar que no pós-tratamento o molar moveu-se 2-3mm sem tipping significativo e extrusão. Conclusão: A terapia com alinhadores efetuada com e sem attachments e elásticos de classe II produz efetivamente distalização e movimento dos dentes maxilares em corpo.
- Sonolência diurna excessiva e bem-estar subjectivo em alunos do Ensino SuperiorPublication . Correia, Mónica Sofia dos Santos; Silva, IsabelA entrada no ensino superior é um marco na vida de muitos estudantes. E cada indivíduo experiencia esta nova etapa de modo diferente, dependendo das suas características individuais, mas também, do meio em que se encontra inserido, pois as exigências impostas pela sociedade atual requerem maior nível de competências e de habilidades pessoais. São diversos os fatores que influenciam desfavoravelmente na higiene do sono, repercutindo-se em sonolência diurna excessiva; assim como no bem-estar subjetivo (satisfação com a vida, afeto positivo e afeto negativo). As causas da sonolência diurna excessiva são múltiplas e refere-se à privação crónica de sono, caracterizando-se pela grande probabilidade do indivíduo de sentir impelido a dormir em momentos inapropriados. Os estudantes universitários são uma população propensa a transtornos do sono devido a vários fatores, tais como, a carga horária e a exigência de alto rendimento. Apresentam muitas vezes elevado grau de ansiedade associada à necessidade de obter bom desempenho nos estudos e face às dificuldades apresentadas em prol da sobrevivência longe da família. Ora, considera-se satisfação com a vida como um juízo subjetivo que cada indivíduo faz da própria vida, de acordo com padrão pré-estabelecido pelo mesmo. Sendo que, a satisfação com a vida se encontra relacionada com indicadores de funcionamento psicológico positivo. Os estudantes universitários percecionam de forma singular todas as mudanças que emergem da sua entrada ou permanência no mundo universitário, pelo que esta individualidade lhes permite vivenciar afetos positivos ou negativos. Assim, o afeto positivo reflete o nível de entusiasmo, de alerta e de atividade que carateriza o indivíduo, enquanto o afeto negativo manifesta a dimensão geral da ansiedade subjetiva e de compromisso desagradável. O presente estudo de natureza exploratória e transversal pretende analisar se existe associação entre sono, satisfação com a vida e afetos em alunos do ensino superior. Estudou-se uma amostra não probabilística, de conveniência, constituída por 264 estudantes que se encontravam a frequentar o primeiro ciclo de estudos no ensino superior. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e três escalas: Escala de Satisfação com a Vida – SWLS, a Escala de Afetos – PANAS e a Escala de Sonolência Diurna Excessiva – ESE. Conclui-se, com maior relevância, que o bem-estar subjetivo se encontra relacionado com a perceção de saúde; que o afeto interfere na sonolência diurna excessiva e que se relaciona com a satisfação com a vida.
- A radiografia digital na Medicina DentáriaPublication . Oliveira, Leonardo Costa Saraiva deA imagem digital acrescentou para a medicina dentária diversos benefícios ligados aos avanços tecnológicos. Um dos princípios da radiologia sempre foi o de produzir uma imagem com grande quantidade de informações e baixa exposição à radiação ionizante. As radiografias digitais estão gerando imagens com detalhamento equivalente aos filmes convencionais e uma redução da dose de radiação. Neste trabalho estão descritos os princípios de formação da imagem radiográfica digital bem como algumas características principais dos diferentes receptores. O diagnóstico por imagem está presente em todas as especialidades da medicina dentária. Sendo necessário que os profissionais se atualizem e aprendam a usar corretamente a imagem digital.
- Apinhamentos dentários e recidivas no arco antero-superiorPublication . Agulhon, Adrien Nicolas Antoine; Queirós, Maria GabrielO apinhamento dentário resulta numa sobreposição e rotação dos dentes. Este problema tem impacto estético evidente na zona antero-superior no adulto. O tratamento ortodôntico tem como objetivo alcançar resultados estéticos e oclusais satisfatórios para o paciente, sendo o sucesso deste, no entanto, dependente da ocorrência ou não de recidiva. Na literatura, os estudos disponíveis, maioritariamente, referem-se às recidivas e sua prevenção no arco antero-inferior, mas estas também ocorrem no arco antero-superior. Este trabalho tem como objetivo pesquisar formas, fatores condicionantes e soluções referentes ao apinhamento dentário, tendo em conta a incidência das recidivas no sector antero-superior e possíveis causas. Por último pretende-se comparar as soluções preventivas das recidivas no arco superior com as recidivas anteroinferior.
- Utilização de mini-implante para intrusão de molarPublication . Araujo, Leilane Cabral de; Queirós, Maria GabrielIntruir os molares superiores é considerado um movimento ortodôntico muito difícil e de alta complexidade para se executar, principalmente quando se recorre a ancoragens tradicionais. Os mini-implantes ortodônticos de titânio surgiram como um importante dispositivo para conseguir a ancoragem esquelética nos movimentos complexos como o de intrusão. A simplicidade da sua instalação e da remoção, aliada ao baixo custo e alta flexibilidade de uso clínico, predispõe a uma grande aceitação e conforto por parte do paciente. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão literária abordando pontos importantes para se ter sucesso ao utilizar mini-implantes de titânio para ancoragem esquelética na intrusão de molares.
- Análise comparativa entre os diferentes sistemas de braquetes autoligadosPublication . Fidalgo, Sávia CarvalhoO interesse sobre a mecânica de deslize na ortodontia tem despertado interesse no estudo das forças de fricção que ocorrem entre o fio e o braquete. Essa técnica é bastante usada para o fechamento de espaços interdentais, a mecânica de distalização, extrusão, giroversões, nivelamento e mudanças da forma dos arcos. Muitos fatores interferem na fricção dos aparelhos ortodônticos, entre os quais o método de ligação do fio ao slot do braquete. Diferentes métodos de ligação incluem o uso de elásticos, fios metálicos e braquetes autoligáveis que incorporam intimamente a ligação em seu design. Com o surgimento dos braquetes autoligados, uma de suas características predominantes seria a diminuição dos níveis de atrito entre braquetes e fios. Assim, alcançando um deslize eficaz com aplicação de forças reduzidas quando comparado os braquetes de ligação convencionais, tendo como objetivo a otimização do tempo de atendimento ao paciente e elevar a qualidade de higienização.