Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-13"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Diastema mediano superiorPublication . Gouveia, Eduardo Antônio ComaruDiastema é o espaço, ou ausência de contato entre dois ou mais dentes consecutivos, tanto na arcada superior quanto inferior, tendo maior frequência entre incisivos centrais superiores permanentes, quando então é chamado de ``Diastema Mediano Superior``. O melhor conhecimento sobre as patologias frequentes em saúde bucal permite ao clinico maiores ferramentas para solucionar de forma adequada os anseios dos pacientes. A presente revisão bibliográfica teve como objetivo principal proporcionar uma visão geral sobre o Diastema Mediano Superior, com o propósito de determinar a etiologia, bem como o correto diagnóstico, além de discutir as formas de tratamento, e elucidar formas de prevenir esta má oclusão. Para sua elaboração foi realizada uma pesquisa bibliográfica entre janeiro de 2018 a maio de 2018, nas bases de dados Pubmed, b-on, e Scielo. A partir da revisão bibliográfica podemos tirar a conclusão que o correto diagnóstico da etiologia dos diastemas é fundamental para definir o tratamento adequado. As informações sintetizadas sobre a temática, e a integração das especialidades para o tratamento desta patologia permite ao médico dentista adequar a necessidade real do paciente, aumentando o leque de alternativas para o correto tratamento.
- Educação alimentar e nutricional e a promoção da qualidade de vida em escolares da Educação Infantil: percepção da função desempenhada neste processoPublication . Nascimento, Fernanda Malta Leite; Silva, IsabelEsta dissertação tem por objetivo analisar a percepção de professores e coordenadores pedagógicos sobre o papel deles no processo de Educação Alimentar e Nutricional. Trata-se de um estudo descritivo, com plano de fundo misto, combinando uma abordagem quantitativa e uma abordagem qualitativa. Acerca das percepções de quatorze educadoras e dois coordenadores pedagógicos de centros de educação da modalidade infantil, através da aplicação de instrumento de questionário e entrevistas abertas, respectivamente. O período de estudo compreende o primeiro semestre de 2018. Os dados mostram que ambos os profissionais possuem percepção diferentes, sendo que os educadores entendem que o processo EAN deve englobar os demais profissionais e áreas do saber, além de inserir nas diretrizes da educação em questão termos voltados para segurança e direito dos sujeitos à alimentação adequada. Já os coordenadores pedagógicos consideram que a EAN como meio de oferta de alimentação e de seus elementos nutricionais. Conclui-se que é importante que as práticas englobem outros profissionais em EAN, considerando relevante a presença de outros campos do saber para nortear as práticas de EAN no contexto escolar e a precisão de processos permanentes que englobem aproximações interdisciplinares e transversais, tendo em vista, que estas abordagens são compreendidas como uma das principais estratégias de promoção de qualidade de vida, visto que os hábitos alimentares são construídos na infância e são melhores formados quando acompanhado por diversos campos de conhecimento e por variados profissionais de tais campos.
- A utilização do business model canvas na profissionalização da gestão educacional: um modelo aplicado em uma instituição de ensino superiorPublication . Nascimento, Thiago Malta Leite; Salazar, AnaEsta investigação apresenta a utilização do Business Model Canvas na Profissionaliza-ção da Gestão Educacional, um Modelo Aplicado em uma Instituição de Ensino Superi-or Privada. A Rede Doctum utilizando–se do BMC como vantagem competitiva, pro-movendo o aumento da qualidade dos serviços educacionais e intervindo na concorrên-cia dos mercados de MG e ES. Como objetivo central tem o Canvas apresentado e de-monstrado enquanto ferramenta de profissionalização na Gestão Educacional nas IES, como forma de qualificar os serviços e aumentar a Competitividade. O presente estudo apresenta os modelos de Gestão Educacional, sendo Gestão Democrática, Autocrático e Formal. Também são apresentados o Plano de Negócio confrontado com o Modelo de Negócio exemplo do Canvas. A Metodologia fala das ferramentas: Observação, Entre-vista e Documentação utilizadas para verificação da discussão e resultados. A inferência na Análise de Conteúdo resultou em interpretações e proposições apresentando uma análise descritiva e interpretação dos resultados. Concluindo com o resultado da utiliza-ção do BMC em uma IES apresentado em forma de Indicadores de Qualidade, os índi-ces demonstram uma aceitação do Modelo de Negócio na rede de Ensino Doctum, con-firmando assim a utilização do BMC para aferir qualidade de serviços prestados aos Alunos/Clientes.
- A construção de uma relação de confiança na relação da marca com o cliente de uma rede varejista de ManausPublication . Gabriel, Marx Alexandre; Cardoso, AntónioO objetivo desta dissertação é investigar o impacto da relação de confiança da marca na relação de consumo de uma rede varejista de Manaus. A metodologia utilizada contempla um método descritivo e explicativo, com revisão da literatura e uso de Survey aplicada em base de cliente da rede varejista, identificando 3 construtos (confiança, lealdade e marca) e seus respectivos 21 indicadores (variáveis mensuráveis), utilizando o modelo de equações estruturais (Partial Least Square).Os resultados indicam a importância do construto confiança na marca, na decisão do consumidor, e paralelamente pode-se identificar valores adjacentes representativos como lealdade, relacionamento, satisfação e etc, os quais indicaram cargas fatoriais substanciais .O modelo proporciona ao mercado uma visão alternativa deste construto (confiança) demonstrados - via equações estruturais – os módulos: estrutural e mensuração. A pesquisa tem a limitação quanto à sua aplicação no âmbito de uma rede varejista da Cidade de Manaus. O trabalho propicia um modelo para o entendimento e medição da do impacto da confiança na marca no processo de consumo.
- Sinais radiográficos mais frequentes dos 3º Molares com canal mandibular em radiografia panorâmica analógicaPublication . Recchia, Fábio VergalEste trabalho tem por objetivo avaliar o tipo e a frequência dos sinais radiográficos de íntima relação do terceiro molar inferior com o canal mandibular através de radiografias panorâmicas, como primeira opção para diagnóstico e planejamento em exodontias de terceiros molares inferiores inclusos e impactados. As radiografias panorâmicas analógicas são utilizadas e suas classificações descritas na literatura, onde se observou os tipos de sinais radiográficos. Na grande maioria dos trabalhos avaliados, em um contexto geral, foi observado: “Obscurecimento dos ápices”, “Reflexão dos ápices”, “Estreitamento do canal mandibular”, e o “Ápice em ilha”. A verdadeira relação será conseguida utilizando-se a tomografia como método de avaliação.
- A gestão escolar na sinalização do aluno com suspeita de Perturbação de Hiperatividade/ Déficit de Atenção (PHDA)Publication . Casteluber, Michelli Amaral; Marinho, SusanaEsta pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado em Docência e Gestão da Educação, na área de Administração Escolar e Administração Educacional da UFP. Neste estudo foi abordada a problemática da sinalização de crianças com suspeita de Perturbação de Hiperatividade/ Déficit de Atenção (PHDA) pela Escola e o diagnóstico da perturbação realizado pelos profissionais da Saúde. Considerando as características e a revisão da literatura, a criança com PHDA pode ser considerada um problema na escola tanto por causa do déficit de atenção, que gera dificuldades de aprendizagem, quanto por seu comportamento hiperativo e impulsivo, que gera dificuldades para o professor em sala de aula e dificuldades relacionais dessa criança com a família, os professores e os colegas, causando também problemas na autoestima da criança. Diante desse quadro, observa-se no Brasil um aumento do diagnóstico de PHDA, com conseqüente aumento da prescrição e consumo do medicamento Ritalina® (Metilfenidato), configurando a prática de medicalização da infância. Para responder aos objetivos da investigação realizou-se um estudo empírico, com metodologia qualitativa, utilizando a técnica da entrevista. Este estudo foi realizado com professores de duas escolas especializadas em educação infantil, e com profissionais de saúde, que atuam em consultórios clínicos, do município de Colatina, Espírito Santo, Brasil. Procurou-se conhecer, de forma mais aprofundada, o conhecimento e a experiência que os docentes e os profissionais da saúde possuem com relação à problemática da sinalização e do diagnóstico da PHDA e o seu papel neste cenário. Os resultados encontrados indicam que os professores preocupam-se em ajudar o aluno que apresenta dificuldades na aprendizagem e comportamento sugestivo de PHDA, porém devido ao pouco conhecimento que possuem a respeito da perturbação, a sinalização realizada pela escola apresenta-se deficiente. Os profissionais de saúde, entretanto, consideram que mesmo assim, a opinião da escola é fundamental para o desenvolvimento do processo de diagnóstico e procuram trabalhar em parceria com a escola durante esse processo e também durante o tratamento.
- Os discursos de O Occidente, Revista Illustrada de Portugal e do Estrangeiro (1878 – 1915)Publication . Menezes, Angela Maria Castro Dutra de; Sousa, Jorge PedroEsta pesquisa tem como objetivo estudar o discurso verbal de O Occidente, considerada a mais importante revista ilustrada do quarto final do século XIX português. Editada em Lisboa e com circulação em vários países, O Occidente ajudou a inserir Portugal na Europa oitocentista que se modernizava rapidamente. Por ser quase sempre lembrada por sua qualidade imagética, a intenção é desvendar, em seu texto escrito, as ideologias que defendeu para conseguir durar 37 anos, numa época em que os veículos de comunicação tinham vida quase sempre curta. A pretensão de O Occidente, desde o primeiro número, era ser apolítico, conforme a moda jornalística da época. Em tese, um semanário não sobreviveria tanto tempo sem, de alguma maneira, representar um ideário e refletir a realidade da sociedade que o abrigava. Como O Occidente conseguiu aliar o seu discurso aparentemente neutro ao sucesso comercial é a proposta desta pesquisa. O trabalho também questiona de que maneira um periódico com linguagem gráfica de vanguarda conciliou, sem ruídos, esta vanguarda imagética a um texto conservador. As metodologias utilizadas foram a análise do discurso e a dialética. Para analisar o discurso textual foi necessário ler e decupar as 1.315 edições da revista. Para identificar os possíveis discursos ocultos, usou-se a dialética, considerando que aos textos publicados são a tese; a leitura e a interpretação, a antítese e esta antítese, amalgamadas às pesquisas realizadas, a síntese ou a nova leitura de O Occidente. O estudo está separado em oito capítulos, além de uma introdução que também explica a metodologia, a conclusão e a bibliografia. O primeiro capítulo é sobre o ambiente jornalístico português da época e o estado da arte. O segundo fala da história de O Occidente e de seus principais colaboradores: além do proprietário Caetano Alberto, os jornalistas e escritores Guilherme D’Azevedo, Gervasio Lobato, João da Camara, João Prudencio e Antonio Cobeira. Os outros cinco examinam os assuntos mais explorados pela revista, embora não possam ser ainda considerados editorias independentes: “Chronica Occidental”, Política Nacional e Internacional, Cultura e Ciência, Nobreza e Fait Divers. A conclusão do trabalho prova que O Occidente defendeu posições que iam ao encontro do pensamento da elite de então, seu principal público-leitor. Claramente, a revista era colonialista e conservadora. Não tão claramente propagou outros discurso que representam com propriedade o fim do século XIX. Por exemplo, o começo do movimento feminista que as palavras oficiais de O Occidente enaltecem, enquanto os principais colunistas continuam pregando o tradicional papel feminino de mãe e dona de casa. Vários exemplos de contradição entre o discurso real e o oculto são encontrados na revista e identificados neste trabalho, provando que não apenas as imagens de qualidade atraíam os leitores. Textos redundantes, apesar de camuflados, serviram para espelhar o mundo de O Occidente e fornecer confiabilidade e conforto para aqueles que o liam.
- O uso do RPG como ferramenta de ensino de HistóriaPublication . Pessotti, Victor Brito; Freitas, Judite A. Gonçalves deCom esse trabalho procuramos demonstrar como o RPG, um jogo de interpretação de personagens, pode e deve ser utilizado como ferramenta do ensino de História para os estudantes do Ensino Médio, pois este jogo exige uma grande interação, raciocínio rápido e criatividade por parte dos praticantes, características essas essenciais para o bom desenvolvimento de um estudante. Para comprovar a tese de que o RPG é uma ferramenta pedagógica útil ao ensino ao desenvolvimento humano no âmbito cognitivo e pessoal, trazemos nesse trabalho uma aprofundada bibliografia debatendo a escola e o seu papel na sociedade, os jogos e as suas aplicações no ensino – especificadamente o RPG e a suas possibilidades –, o multiculturalismo, bem como a sua importâncias, e as experiências de outros pesquisadores com o RPG em ambiente escolar;em seguida foi feito um experimento com cinco estudantes dos três anos do Ensino Médio, abrangendo um recorte metodológico dos discentes da Escola Estatual de Ensino Médio Mário Gurgel, no qual estes jogaram RPG – ministrado pelo professor responsável pelo experimento – durante uma semana interpretando indígenas da América Pré-Colombiana, mais especificadamente os astecas. Esses estudantes fizeram duas redações – uma antes e uma depois do experimento – apontando o seu olhar sobre os indígenas e, por fim, responderam um questionário especificando o que achavam do ensino como é passado hoje, o que acharam do experimento e se praticariam mais vezes na escola. Os resultados foram surpreendentes e estão detalhados na parte final deste trabalho, demonstrando que o RPG, seguramente, pode ser utilizado na escola como uma ferramenta de ensino, não somente para a compreensão dos povos indígenas e nem só na História, mas para qualquer assunto em qualquer disciplina.
- Terpenóides com ação antineoplásicaPublication . Lima, João Garcia de Freitas; Ferreira da Vinha, AnaO cancro, benigno ou maligno, engloba um grupo de doenças que partilham alterações na regulação da proliferação celular. No organismo, verificam-se formas de crescimento celular controlada e não controladas. A hiperplasia, a metaplasia e a displasia são exemplos de crescimento controlado, enquanto as neoplasias correspondem às formas de crescimento não controladas, denominadas de “tumores”. Esta patologia é uma das mais temidas da atualidade, sendo a segunda causa de morte a nível mundial, seguida da patologia cardiovascular. De facto, a neoplasia descreve-se como lesão constituída por uma proliferação celular anormal, descontrolada e autónoma, em geral com perda ou redução de diferenciação, em consequência de alterações de genes e de proteínas que regulam a multiplicação e a diferenciação celular. Atualmente, o tratamento das neoplasias é considerado como um dos problemas mais desafiantes da medicina. Os doentes oncológicos deparam-se com tratamentos moderados e severos, incluindo-se a cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Estes tratamentos são usados em conjunto no tratamento das neoplasias malignas, variando apenas quanto à importância de cada uma e ordem da sua indicação. Atualmente, poucas são as neoplasias malignas tratadas com apenas uma modalidade terapêutica, cujos fármacos podem promover efeitos laterais indesejados e limitantes. No entanto, observa-se cada vez mais maior procura em tratamentos alternativos e/ou complementares, nomeadamente os princípios ativos extraídos das espécies vegetais. Entre estas substâncias bioativas encontra-se o grupo dos terpenóides, compostos químicos resultantes do metabolismo secundário das espécies vegetais e que constituem um grupo de compostos biologicamente ativos com ação antineoplásica.
- A prevenção da delinquência infantojuvenil através do método escoteiroPublication . Inácio, Ádamo Roberto; Maia, Rui LeandroO objeto central da pesquisa em tela foi pautado na proteção e principalmente na prevenção da delinquência infantojuvenil, e como o movimento escoteiro poderia contribuir para esta tarefa, através de suas práticas e métodos, tornando a criança e os jovens exemplos de fraternidade, liberdade, responsabilidade, altruísmo, respeito e disciplina. O trabalho de investigação teve bases em compreender as relações históricas e epistemológicas do movimento escoteiro e suas práticas, levando em consideração suas particularidades, subsidiando a construção do referencial teórico sobre os indicadores utilizados na pesquisa quantitativa. O objetivo do trabalho em tela foi entender na ótica das crianças e adolescentes membros do Grupo de Escoteiro São Judas Tadeu 17, do município de Curitiba – Paraná, Brasil, através de um inquérito AUTORREVELADO, o posicionamento sobre delinquência e o método escoteiro frente a proteção e prevenção de atos delituosos, tipicamente elegidos pela sociedade a nomenclatura de atos “ ANTISSOCIAIS” De propriedade das concepções obtidas e com base nos inquéritos coletados, chegou-se a conclusão de que o escotismo tem um papel fundamental na construção dos valores e na consciência dos indivíduos participantes desse movimento, gerando influências positivas tanto no ambiente escolar quanto no familiar, onde suas práticas previnem a delinquência infantojuvenil.