Browsing by Issue Date, starting with "2018-06"
Now showing 1 - 10 of 60
Results Per Page
Sort Options
- O Recurso a TIC para suporte de atividade em sala de aula, teste pilotoPublication . Menezes, Natércia; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório tem por objetivo, apresentar os dados obtidos pela aplicação do teste piloto dos questionários associados com o projeto de investigação que propõe o estudo do recurso a TIC para suporte da atividade em sala de aula. O teste foi aplicado sucessivamente a três grupos distintos: direção; professores e alunos e em dois agrupamentos escolares (Valongo e Mêda). No final do relatório são apresentados alguns elementos de análise, resultantes da recolha dos dados, em que fica bem visível a existência de diferenças entre estes agrupamentos, representativos de um contexto urbano e de um contexto rural e de interior do país.
- Modelo de intervenção psicoterapêutica em enfermagem: Princípios orientadores para a implementação na prática clínicaPublication . Sampaio, Francisco Miguel Correia; Sequeira, Carlos; Lluch-Canut, TeresaCONTEXTO: Apesar de, em Portugal, se encontrar regulamentada a competência dos enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental para realizar intervenções psicoterapêuticas, não existia até agora qualquer modelo de intervenção psicoterapêutica em Enfermagem que permitisse sistematizar essa prática. Tendo este sido desenvolvido e avaliado quanto à sua eficácia, importa agora que a sua utilização seja clara para que este possa ser transposto para a prática clínica. OBJETIVO: Descrever os passos necessários para a operacionalização do modelo de intervenção psicoterapêutica em Enfermagem nos contextos da prática clínica. MÉTODOS: Este trata-se de um artigo de boas práticas no qual são apresentadas as estratégias a adotar para a operacionalização do modelo de intervenção psicoterapêutica em Enfermagem na prática clínica, bem como algumas dificuldades relacionadas com a sua utilização. RESULTADOS: Numa sessão 0 o utente deve ser avaliado no sentido de apreciar se este cumpre os critérios de inclusão e não apresenta qualquer critério de exclusão para ser intervencionado com recurso ao modelo de intervenção psicoterapêutica em Enfermagem. Após a identificação do(s) diagnóstico(s) de Enfermagem prioritário(s) (CIPE ou NANDA-I) importa compreender a origem/causa do(s) problema(s) e, de acordo com a mesma, selecionar a(s) intervenção/ões psicoterapêutica(s) de Enfermagem (NIC) a utilizar (mediante o preconizado na obra “Ligações NANDA-NOC-NIC: Condições clínicas: Suporte ao raciocínio e assistência de qualidade”). CONCLUSÕES: O modelo de intervenção psicoterapêutica em Enfermagem parece ser uma mais-valia pela possibilidade de sistematizar a prática dos enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental. Contudo, é ainda necessário criar ferramentas que permitam simplificar a sua transposição para a prática clínica.
- Does microbiota influence the risk of childhood obesity?Publication . Oliveira, Rita; Barata, Pedro; Lozano Estevan, María del CarmenChildhood obesity is associated to incremented risk of developing diseases such as diabetes, cardiovascular diseases, or cancer, later in life. Several factors affect infant weight gain such as genetics, maternal lifestyle, and other environmental factors. Perinatal period is considered to be the most important one when defining metabolic programming of the future adult. Several previous researches have discussed the role that gut microbiota might play on obesity risk and its development between 3-5 years old. Again, perinatal period is crucial to define quantity and diversity of a healthy intestinal microbiota. Maternal diet/BMI, delivery mode, antibiotic exposure and breastfeeding are some of the processes that will determine a favorable gut microbiota. Functions of gut microbiota, mostly by producing short-chain fatty acids as metabolites, include regulation of metabolism and immune system of the host, which may be compromised in case of dysbiosis. This review pretends to evaluate the state of the art concerning infant obesity and the role of gut microbiota. Despite the large amount of scientific publications, there is still much work to do regarding the clarification of mechanisms and the possible therapy for childhood obesity.
- Study of the effect of two WWTP’s discharges on benthic macroinvertebrate communities structure of the river Tinto (Portugal)Publication . Jesus, Teresa Maria Gonçalves Moreira de; Monteiro, Álvaro; Guerreiro, Maria João; Abreu, IsabelA diretiva quadro da água (DQA-2000/60/EC ) estabelece como um dos objetivos principais a obtenção de um bom estado ecológico das águas e introduz o conceito de “estado ecológico” de um ecossistema o que inclui o estudo de um amplo conjunto de parâmetros e fatores na determinação da saúde de um ecossistema. Este trabalho é parte de um projeto cujo principal objetivo é a reabilitação de um pequeno rio do norte de Portugal, que corre ao longo de uma área urbana e que apresenta um elevado nível de degradação ambiental e tem como objetivo estudar o efeito das descargas de duas estações de tratamento de águas residuais (ETAR’s) na estrutura das comunidades de macroinvertebrados bentónicos do rio Tinto. O estudo compara resultados (métricas e índices) obtidos a partir da análise de amostras de macroinvertebrados bentónicos recolhidas em troços do rio a montante e a jusante das descargas das ETAR’s entre outubro de 2015 e setembro de 2017 e alguns valores parâmetros hidro-morfológicos e físico-químicos. Os resultados permitem verificar que apesar de as comunidades de macroinvertebrados bentónicos se encontrarem muito condicionadas pelo estado mau estado ecológico geral do rio Tinto, nas áreas a jusante das ETAR’s as mesmas apresentam-se ainda mais perturbadas.
- FIWARE: uma plataforma de desenvolvimento de soluções inteligentesPublication . Correia, Amaro; Gouveia, Luis BorgesO FIWARE constitui uma resposta europeia e da união Europeia, para o desenvolvimento de soluções inteligentes e que exploram uma plataforma de acesso aberto e de software livre, para o uso de dados e criação de aplicações e serviços. Constitui igualmente uma proposta de criação de um ecossistema que permite o desenvolvimento de uma comunidade de criação e exploração de ideias, práticas e serviços que tiram partido do potencial de inovação e de transformação digital que a Internet das Coisas veio proporcionar, também no contexto das cidades inteligentes. Este relatório interno apresenta uma introdução ao FIWARE e discute o seu potencial no contexto das cidades inteligentes.
- Envelhecimento e Ambiente. Um olhar sociológico e uma proposta de atuação a nível localPublication . Vidal, Diogo GuedesO trabalho em torno de uma educação para o ambiente não deve ser unicamente direcionada para as camadas mais jovens. Os idosos podem, e devem, ser incluídos nesse processo formativo de sensibilização, potenciando a sua relação próxima com a natureza (nomeadamente em meios mais rurais). Esta apresentação propôe um exercício de reflexão sobre as potencialidades de uma educação ambiental intergeracional.
- A comunicação verbal e não-verbal de docentes do ensino médio e o processo de ensino-aprendizagem: um estudo de casoPublication . Lopes, Jódna; Saavedra, LuísaO presente projeto de investigação se preocupou em abordar a comunicação verbal e não-verbal em sala de aula, tendo em vista a influência que estas ocupam no processo de ensino e aprendizagem, como também inquietou-se com as dificuldades pelas quais passam o exercício docente na gestão da sala de aula. Desta forma, esta investigação, que é de cunho qualitativo, desenvolveu-se em uma escola de ensino médio, e buscou compreender as ações comunicacionais verbais e não-verbas de dois professores que trabalham em uma escola de ensino médio, em turmas de 1º ano, no turno vespertino, possuidores de anos de exercício, bem como gêneros diferenciados com o objetivo de compreender se essa diferenciação influencia na manifestação das ações comunicacionais em sala de aula e de que forma fazem uso das mesmas. Para a recolha de dados adotou-se a metodologia de observação direta em sala de aula seguida de entrevistas aos dois participantes. Ao final da investigação, detectou-se diferenças nas manifestações das ações entre os dois docentes. Percebeu-se que ambos os professores não possuem consciência da importância de suas habilidades comunicativas verbais e não-verbais, como também emergiu-se que houve falhas na formação inicial, continuada dos professores, facto que fomentou a proposta de uma formação continuada com a temática abordada.
- Melhorando a aprendizagem na distorção idade-sériePublication . Barreto, Josilene Figueira; Saavedra, LuísaEste Projeto tem como foco analisar a distorção idade-série nas turmas de Ensino Fundamental especificamente no 6º Ano (sexto ano) na Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho. A mesma apresenta um alto quantitativo dessa problemática, tornando assim viável a aplicação de tal projeto para minimizar os entraves que surgem a partir da defasagem escolar, assim como o contexto da reflexão sobre o projeto ensino aprendizagem, atentando tanto para as características do professor como dos alunos, pois ambos são peças chaves para o sucesso escolar. A taxa de distorção idade-série atinge picos no 6º ano do ensino fundamental, e isso ocorre na maioria das vezes pelo excesso de aprovações no período de 1º ao 4º ano, permitindo ao aluno progredir nos estudos com dificuldades de leitura, escrita, interpretação de textos e operações matemáticas simples. As principais causas apontadas em pesquisas são a evasão e o abandono escolar, todavia existem causas primárias que contribuem para estas, e apesar de muitas vezes estarem intimamente ligadas à situação socioeconômica do aluno, isso nem sempre é fator determinante. Uma das principais consequências da distorção idade-série é o baixo desempenho dos alunos em atraso escolar quando comparados aos alunos regulares, o que pode ser evidenciado pelos resultados inferiores aos esperados nas avaliações nacionais do Ensino Fundamental.
- Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio MilitarPublication . Duque, Lanzilina Netto; Coelho, FátimaA formação de professores para o atendimento de alunos com necessidades especiais é um tema de grande valor devido a expansão do acesso destes alunos às classes regulares. O presente estudo tem como objetivo geral verificar se os professores receberam formação para atender e saber atuar no dia a dia com alunos com necessidades educativas especiais na educação regular .Trata-se de um estudo descritivo de cariz qualitativo, no qual participaram 14 profissionais da educação sendo desde os dirigentes, os psicólogos e os professores que foram inquiridos através de uma entrevista. Conclui-se que embora o Colégio tenha sua estrutura adaptada, um planeamento para atender as demandas pedagógicas dos alunos com necessidades educacionais especiais e que forneça curso de Libras para seus professores e profissionais da educação, incluir está para além da estrutura física e material da instituição. Os professores têm que buscar constantemente formação que venha contemplar todas as particularidades e especificidades das deficiências, para que em seu cotidiano, possa agir e contribuir com a formação desse educando com qualidade.
- Promover a participação da família para o sucesso escolar dos alunos de 1º ano do ensino médio na escola Tancredo NevesPublication . Xavier, Irislene Oliveira Martins; Coelho, FátimaAtravés do envolvimento escola - família e comprometimento de ambas com o sucesso escolar dos alunos, será possível concretizar valores que impeçam o fracasso escolar e possibilitem a formação de uma sociedade eficiente e produtiva, com sucesso não apenas intelectual, mas profissional e social. Com esta permissa definiu-se como objectivo geral deste trabalho: Analisar as principais causas apontadas pelos pais para justificar o não acompanhamento da vida escolar de seus filhos, e elaborar mecanismos para promover a participação efetiva da família no desenvolvimento escolar do aluno, buscando criar condições para promoção de uma educação construtiva e justa que possibilite o sucesso escolar dos mesmos. Foram inquiridos através de questionário 38 pais de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Tancredo Neves, situada no município de Placas, estado do Pará - Brasil. Concluiu-se que a ausência ou pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos e na escola, se deve a muitos fatores conjugados, como a falta de tempo, devido a jornada de trabalho e até mesmo, em muitos casos, pelo fato dos pais não saberem o que devem fazer, e como fazer, em querer participar mais ativamente, porém não saber como efetivar essa participação. Ressalta-se aqui também, a importância de uma iniciativa da escola nesse sentido, para aproximar os pais através de atividades conjuntas e ao mesmo tempo auxiliá-los, orientando como proceder em relação à vida escolar dos filhos.