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- A comunicação verbal e não-verbal de docentes do ensino médio e o processo de ensino-aprendizagem: um estudo de casoPublication . Lopes, Jódna; Saavedra, LuísaO presente projeto de investigação se preocupou em abordar a comunicação verbal e não-verbal em sala de aula, tendo em vista a influência que estas ocupam no processo de ensino e aprendizagem, como também inquietou-se com as dificuldades pelas quais passam o exercício docente na gestão da sala de aula. Desta forma, esta investigação, que é de cunho qualitativo, desenvolveu-se em uma escola de ensino médio, e buscou compreender as ações comunicacionais verbais e não-verbas de dois professores que trabalham em uma escola de ensino médio, em turmas de 1º ano, no turno vespertino, possuidores de anos de exercício, bem como gêneros diferenciados com o objetivo de compreender se essa diferenciação influencia na manifestação das ações comunicacionais em sala de aula e de que forma fazem uso das mesmas. Para a recolha de dados adotou-se a metodologia de observação direta em sala de aula seguida de entrevistas aos dois participantes. Ao final da investigação, detectou-se diferenças nas manifestações das ações entre os dois docentes. Percebeu-se que ambos os professores não possuem consciência da importância de suas habilidades comunicativas verbais e não-verbais, como também emergiu-se que houve falhas na formação inicial, continuada dos professores, facto que fomentou a proposta de uma formação continuada com a temática abordada.
- Melhorando a aprendizagem na distorção idade-sériePublication . Barreto, Josilene Figueira; Saavedra, LuísaEste Projeto tem como foco analisar a distorção idade-série nas turmas de Ensino Fundamental especificamente no 6º Ano (sexto ano) na Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho. A mesma apresenta um alto quantitativo dessa problemática, tornando assim viável a aplicação de tal projeto para minimizar os entraves que surgem a partir da defasagem escolar, assim como o contexto da reflexão sobre o projeto ensino aprendizagem, atentando tanto para as características do professor como dos alunos, pois ambos são peças chaves para o sucesso escolar. A taxa de distorção idade-série atinge picos no 6º ano do ensino fundamental, e isso ocorre na maioria das vezes pelo excesso de aprovações no período de 1º ao 4º ano, permitindo ao aluno progredir nos estudos com dificuldades de leitura, escrita, interpretação de textos e operações matemáticas simples. As principais causas apontadas em pesquisas são a evasão e o abandono escolar, todavia existem causas primárias que contribuem para estas, e apesar de muitas vezes estarem intimamente ligadas à situação socioeconômica do aluno, isso nem sempre é fator determinante. Uma das principais consequências da distorção idade-série é o baixo desempenho dos alunos em atraso escolar quando comparados aos alunos regulares, o que pode ser evidenciado pelos resultados inferiores aos esperados nas avaliações nacionais do Ensino Fundamental.
- Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio MilitarPublication . Duque, Lanzilina Netto; Coelho, FátimaA formação de professores para o atendimento de alunos com necessidades especiais é um tema de grande valor devido a expansão do acesso destes alunos às classes regulares. O presente estudo tem como objetivo geral verificar se os professores receberam formação para atender e saber atuar no dia a dia com alunos com necessidades educativas especiais na educação regular .Trata-se de um estudo descritivo de cariz qualitativo, no qual participaram 14 profissionais da educação sendo desde os dirigentes, os psicólogos e os professores que foram inquiridos através de uma entrevista. Conclui-se que embora o Colégio tenha sua estrutura adaptada, um planeamento para atender as demandas pedagógicas dos alunos com necessidades educacionais especiais e que forneça curso de Libras para seus professores e profissionais da educação, incluir está para além da estrutura física e material da instituição. Os professores têm que buscar constantemente formação que venha contemplar todas as particularidades e especificidades das deficiências, para que em seu cotidiano, possa agir e contribuir com a formação desse educando com qualidade.
- Promover a participação da família para o sucesso escolar dos alunos de 1º ano do ensino médio na escola Tancredo NevesPublication . Xavier, Irislene Oliveira Martins; Coelho, FátimaAtravés do envolvimento escola - família e comprometimento de ambas com o sucesso escolar dos alunos, será possível concretizar valores que impeçam o fracasso escolar e possibilitem a formação de uma sociedade eficiente e produtiva, com sucesso não apenas intelectual, mas profissional e social. Com esta permissa definiu-se como objectivo geral deste trabalho: Analisar as principais causas apontadas pelos pais para justificar o não acompanhamento da vida escolar de seus filhos, e elaborar mecanismos para promover a participação efetiva da família no desenvolvimento escolar do aluno, buscando criar condições para promoção de uma educação construtiva e justa que possibilite o sucesso escolar dos mesmos. Foram inquiridos através de questionário 38 pais de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Tancredo Neves, situada no município de Placas, estado do Pará - Brasil. Concluiu-se que a ausência ou pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos e na escola, se deve a muitos fatores conjugados, como a falta de tempo, devido a jornada de trabalho e até mesmo, em muitos casos, pelo fato dos pais não saberem o que devem fazer, e como fazer, em querer participar mais ativamente, porém não saber como efetivar essa participação. Ressalta-se aqui também, a importância de uma iniciativa da escola nesse sentido, para aproximar os pais através de atividades conjuntas e ao mesmo tempo auxiliá-los, orientando como proceder em relação à vida escolar dos filhos.