Antropológicas Nº 12 (2011)
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- Educação para a saúde – educação para a cidadania: relato de duas experiências de extensão comunitáriaPublication . Toldy, Teresa Martinho; Jólluskin, Gloria; Silva, Isabel; Meneses, RuteO objectivo do presente estudo é apresentar duas experiências de educação para a saúde e para a cidadania desenvolvidas no âmbito de projectos de extensão comunitária realizadas em contexto universitário – O Projecto Mais Saúde e o Projecto Aprender a Crescer em Paranhos. No presente artigo reflecte-se sobre o desafio com que as Universidades se confrontam no sentido de se tornarem, enquanto instituições com um papel de relevo na promoção do bem-estar das comunidades em que se encontram integradas, elas próprias um instrumento de promoção da saúde daquelas. Reflecte-se, ainda, sobre os contributos dos projectos de extensão comunitária para uma formação mais ampla dos futuros profissionais e para a formação de cidadãos mais activamente envolvidos e mais socialmente responsáveis, sublinhando-se a importância de se proporcionar aos alunos experiências de participação e inclusão na comunidade. The purpose of this study is to present two experiences of health and citizenship education developed in community outreach projects conducted in a university context – Project “More Health” and Project “Learning to Grow in Paranhos”. In this article, we reckon the challenge universities face in order to become an instrument for health promotion, within their role as institutions that promote the well-being of the communities in which they are integrated. This paper also considers the contributions of community outreach projects to a broader training of future professionals and to educate university students in order to prepare them as more actively involved and more socially responsible citizens, underlining the importance of providing students with experiences of social participation and community inclusion.
- Função Crucial da Imprensa no Incremento e Consolidação da CidadaniaPublication . Pinto, MárioO exercício pleno da cidadania pressupõe e exige estarmos bem informados, em particular do que nos rodeia, requisito imprescindível para, na posse dos dados fundamentais, podermos agir em consciência. Precipuamente no âmbito da política, actividade cujas decisões tanto influenciam, e nem sempre pela positiva, a vida do cidadão hodierno, que delas depende inexoravelmente. Mas informados de forma pormenorizada, objectiva e isenta. Tarefa que incumbe aos media, globalmente considerados, e à imprensa stricto sensu, enquanto genuíno quarto poder. The full exercise of citizenship implies and requires being well informed, particularly on what surrounds us, an essential requirement for, in possession of key data, acting conscientiously. Political activity is overriding, its decisions influencing, not always positively, the lives of today’s citizen, who depend on it relentlessly. Yet, informed in a detailed, objective and unbiased manner, a task for the media, broadly considered, and for the press, as genuine fourth estate.
- Political participation of non-national residents in PortugalPublication . Leite, Isabel CostaEm Portugal, novas medidas de participação política têm vindo a ser introduzidas tanto por força da transição para uma sociedade multicultural como pela sua participação na integração política europeia que se direcciona para um novo nível de cidadania. O presente artigo pretende mostrar até que ponto os residentes não-nacionais, de países terceiros e da União Europeia, efectivamente usam os seus novos direitos políticos e participam nos actos eleitorais em Portugal, conferindo-lhes a oportunidade de uma maior integração política no seu Estado de residência. In Portugal, new rules of political participation have been imposed by the transition to a multicultural society, in addition to the European political integration that is currently developing towards a new level of citizenship. This paper intends to show to what extent non-national residents, both from EU and non-EU countries, effectively use their new political rights and participate in the Portuguese electoral acts that give them the opportunity for a wider political integration in their state of residence.
- Autonomia e Consentimento Informado: um Exercício de Cidadania?Publication . Jólluskin, Gloria; Toldy, Teresa MartinhoNeste trabalho, pretende-se problematizar o consentimento informado à luz das diferentes compreensões da sua relevância para o respeito da autonomia do indivíduo doente. Partimos da definição de autonomia, para, depois, apresentarmos os vários modelos de relação clínico-paciente no que diz respeito, precisamente, à articulação do respeito pela autonomia do doente com a responsabilidade do profissional de saúde. Reflectiremos, em seguida, sobre o consentimento informado à luz do conceito de autonomia e em articulação com os modelos apresentados. Concluímos que o exercício de autonomia, consignado no consentimento informado, depende não só do paciente, mas também do clínico, destacando a necessidade de insistir num modelo baseado na interdependência. This article aims to discuss the relevance of informed consent for respecting the patient’s individual autonomy. We will begin by defining autonomy. Then, we will present different models of doctor-patient relations, underlining the combination of respect for the patient’s autonomy with the responsibility of the health professional. After presenting these different models, we will look into informed consent within the concept of autonomy, as well as considering the models discussed. This study seems to demonstrate that the exercise of autonomy, established by informed consent, depends not only on the patient, but also on the health professional, thus emphasizing the need to insist upon a model of autonomy based on interdependence.
- Identidade, desvio e reputação no grupo de paresPublication . Martins, José Soares; Gomes, Patrícia SantosO grupo de pares contribui de uma forma decisiva para o processo de identidade social que constitui, por seu lado, a coluna vertebral do auto-conceito. Assim, todos os processos grupais passam pela conformidade às normas, pelas relações com outros grupos e por uma avaliação positiva ou negativa de si próprios. No caso dos grupos anti-normativos a má reputação poderá ser uma estratégia estereotipada de reestruturação da identidade social quando a auto-estima e o auto-conceito dos indivíduos se encontram ameaçados. The group of pairs contributes in a decisive manner for the process of social identity that constitutes, in turn, the vertebral column of the self-concept. Thus, all group processes imply conformity with the norms, relations with other groups and a positive or negative evaluation of itself. In the case of anti-normative groups, bad reputation can be a stereotyped strategy for the reorganization of social identity, whenever the self-esteem and the selfconcept of the individuals are threatened.
- A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de CidadaniaPublication . Faria, Luísa; Costa, Marisa; Santos, Nelson LimaSerá a eficácia colectiva da escola potenciadora de valores que fundam a cidadania? Partindo da análise dos discursos de 86 agentes educativos (alunos, professores, funcionários e membros de direcção), no quadro de entrevistas sobre a eficácia colectiva das escolas, sua caracterização e expressão, é, também, perspectivado o desafio de que a inculcação dos valores da cidadania pode e deve fundar-se na interdependência e interacção do individual e colectivo, em que todos sejam, simultaneamente, autores e actores, protagonizando a “sua própria cidadania”. Is school’s collective efficacy a potential for enhancing the values related to citizenship? Starting from the analysis of the discourses of 86 educational agents (students, teachers, general and directive staff), collected in interviews about school’s collective efficacy, its characteristics and expression, we propose a challenge: that the inculcation of citizenship values must be based upon the interdependence and interaction between the individual and the collective, where all are simultaneously authors and actors of their “own citizenship”.
- Cidadania na gestão de conflitos: a negociação na, para e com a mediação?Publication . Cunha, Pedro; Lopes, CarlaViver em paz é um processo complexo que implica uma necessidade, individual e colectiva, e um direito que todos temos na vida. A edificação deste direito requer a participação de todos e, assim, o exercício de verdadeira cidadania. Segundo Pruitt (1998, 2008) e Parkinson (2008), processos como negociação directa, conciliação, mediação e facilitação de um acordo são considerados apropriados para a resolução construtiva de conflitos porque se podem ajustar à disputa específica e aos recursos disponíveis. Como um mundo em paz não significa inexistência de conflito, analisa-se a relação entre negociação e mediação, enquanto vias complementares para a construção do pacifismo e promoção da cidadania, com particular ênfase para a natureza, filosofia de base, etapas e semelhanças e diferenças entre ambas. A reflexão conceptual efectuada neste artigo aporta alguma inovação para a realidade portuguesa porquanto as teorias da negociação e da mediação carecem ainda, apesar de nos últimos tempos se denotar um crescente interesse pelas mesmas, de divulgação científica no nosso país. Living in peace is a complex process that implies an individual and collective necessity and a right that we all have in life. Building this right requires the participation of all and thus, the exercise of true citizenship. According to Pruitt (2008) and Parkinson (2008), processes as direct negotiation, conciliation, mediation and agreement facilitation are considered “appropriated” to constructive conflict resolution because they can adjust to the specific dispute and to the available resources. Since a world in peace doesn’t mean conflict inexistence, we analyze the relationship between negotiation and mediation as complementary means to pacifism building and citizenship promotion, giving special attention to the nature, philosophy, stages and similarities and differences between them. The theoretical reflection undertaken in this article brings some inovation to Portuguese reality, since negotiation and mediation theories, in spite of the growing interest they are raising, still have scarce scientific projection in our country.
- A cidadania e a (des)identificação dos cidadãos com a justiça – um contributo da PsicologiaPublication . Sacau, Ana; Castro Rodrigues, Andreia deNeste artigo reflecte-se sobre o papel do conhecimento que deriva e se fundamenta na investigação científica no desenvolvimento de uma cidadania mais consciente e implicada. Utilizando como fio condutor uma breve resenha histórica da consolidação da escola da psicologia da justiça e apelando a algum do seu corpo teórico, concretamente acerca da tomada de decisões judiciais, pretende-se uma reflexão sobre a perniciosidade de uma visão distorcida e desinvestida (ou erradamente investida) dos cidadãos relativamente aos dispositivos de justiça. This article focuses on the role of knowledge based on scientific research in developing citizens’ awareness and involvement. By addressing a brief history of the consolidation of psychology of justice and some of its theoretical framework, specifically about the judicial decision-making, we intend to discuss the perniciousness of a distorted and disinvested (or wrongly invested) perspective of citizens towards justice.
- Cidadania e Identidade: uma reflexão transnacional (Estudo de caso entre a Polónia e Portugal)Publication . Leal, Anna Kosmider; Mendes, MafaldaFalar de educação em contexto escolar é falar do meio onde a identidade das novas gerações está a ser construído. A Escola funciona pois como um catalisador do ambiente físico, social, familiar e cultural onde os jovens estão imersos: processa valores, ideais e simultaneamente reflecte e influencia a construção da identidade individual. Mas, o que constitui estas identidades? Serão meramente um reflexo do meio envolvente ou mudam de geração para geração e de acordo com a respectiva nacionalidade? A nossa reflexão neste artigo visa clarificar estas questões pertinentes uma vez que é inato a qualquer ser humano o sentimento de pertença a grupos e espaços. A nossa análise incidirá sobre população estudante de dois países europeus, ambos membros da Comunidade Europeia: Polónia e Portugal. To talk about education in school context is to talk about the milieu where the identity of the young generations is being built. School will thus act as a catalizer of the physical, social, familiar and cultural environment where the teenagers are immersed: it processes values, ideas and simultaneously reflects and influences the construction of the individual’s identity. But, what constitutes these “identities”? Are they merely a reflection of the surrounding social and cultural milieu or do they change from generation to generation and according to one’s nationality? Our reflections in this article aim at clarifying these pertinent questions once it is innate to any human being the feeling of belonging to groups and spaces. Our analysis will be based on student population of two European countries within the European Union: Poland and Portugal.
- Casa-Museu José RégioPublication . Lira, Sérgio