Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
155.36 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo reflecte-se sobre o papel do conhecimento que deriva e se fundamenta na investigação científica
no desenvolvimento de uma cidadania mais consciente e implicada. Utilizando como fio condutor uma breve
resenha histórica da consolidação da escola da psicologia da justiça e apelando a algum do seu corpo teórico,
concretamente acerca da tomada de decisões judiciais, pretende-se uma reflexão sobre a perniciosidade de uma
visão distorcida e desinvestida (ou erradamente investida) dos cidadãos relativamente aos dispositivos de justiça. This article focuses on the role of knowledge based on scientific research in developing citizens’ awareness and
involvement. By addressing a brief history of the consolidation of psychology of justice and some of its theoretical
framework, specifically about the judicial decision-making, we intend to discuss the perniciousness of a distorted
and disinvested (or wrongly invested) perspective of citizens towards justice.
Description
Keywords
Sistema de justiça Psicologia Participação cidadã Judicial system Psychology Citizens participation
Citation
Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 12 (2011) 32-37.