Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
160.23 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo do presente estudo é apresentar duas experiências de educação para a saúde e para a cidadania desenvolvidas no âmbito de projectos de extensão comunitária realizadas em contexto universitário – O Projecto
Mais Saúde e o Projecto Aprender a Crescer em Paranhos. No presente artigo reflecte-se sobre o desafio com
que as Universidades se confrontam no sentido de se tornarem, enquanto instituições com um papel de relevo
na promoção do bem-estar das comunidades em que se encontram integradas, elas próprias um instrumento de
promoção da saúde daquelas. Reflecte-se, ainda, sobre os contributos dos projectos de extensão comunitária para
uma formação mais ampla dos futuros profissionais e para a formação de cidadãos mais activamente envolvidos
e mais socialmente responsáveis, sublinhando-se a importância de se proporcionar aos alunos experiências de participação e inclusão na comunidade. The purpose of this study is to present two experiences of health and citizenship education developed in
community outreach projects conducted in a university context – Project “More Health” and Project “Learning to
Grow in Paranhos”. In this article, we reckon the challenge universities face in order to become an instrument for
health promotion, within their role as institutions that promote the well-being of the communities in which they
are integrated. This paper also considers the contributions of community outreach projects to a broader training
of future professionals and to educate university students in order to prepare them as more actively involved and
more socially responsible citizens, underlining the importance of providing students with experiences of social
participation and community inclusion.
Description
Keywords
Educação para a cidadania Educação para a saúde Promoção da saúde Competências Education for citizenship Health education Health promotion Professional skills Bologna
Citation
Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 12 (2011) 52-59.