Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
190.72 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Será a eficácia colectiva da escola potenciadora de valores que fundam a cidadania? Partindo da análise dos
discursos de 86 agentes educativos (alunos, professores, funcionários e membros de direcção), no quadro de entrevistas
sobre a eficácia colectiva das escolas, sua caracterização e expressão, é, também, perspectivado o desafio de
que a inculcação dos valores da cidadania pode e deve fundar-se na interdependência e interacção do individual
e colectivo, em que todos sejam, simultaneamente, autores e actores, protagonizando a “sua própria cidadania”. Is school’s collective efficacy a potential for enhancing the values related to citizenship? Starting from the
analysis of the discourses of 86 educational agents (students, teachers, general and directive staff), collected in
interviews about school’s collective efficacy, its characteristics and expression, we propose a challenge: that the
inculcation of citizenship values must be based upon the interdependence and interaction between the individual
and the collective, where all are simultaneously authors and actors of their “own citizenship”.
Description
Keywords
Eficácia colectiva Cidadania Ensino secundário Sucesso escolar Collective efficacy Citizenship Secondary education Academic success
Citation
Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 12 (2011) 60-66.