FCHS - Número 05 (2008)
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- O conceito estratégico europeuPublication . Moreira, Adriano
- A diplomacia económica em PortugalPublication . Castro, JoanaCom o desmantelamento do bloco soviético e a progressiva liberalização de trocas e de fluxos de investimento, instituiu-se gradualmente o processo de dinamização e valorização da componente económica no âmbito da diplomacia. Este artigo centra-se na análise do gradual processo de incorporação de conteúdos económicos nas práticas diplomáticas, processo particularmente fundamental para países com mercados internos reduzidos, como Portugal. Partimos da clarificação conceptual de diplomacia e sua evolução no sentido da progressiva incorporação de questões económicas, e analisamos os modelos recentes aplicados em Portugal, de forma a concluir quanto à sua adequabilidade enquanto instrumentos de política económica externa. Following the dismantling of the Soviet bloc and with the progressive liberalization of trade and investment flows, the economic dimension of diplomacy was gradually displayed and encouraged. This article focus on this gradual process of incorporation of the economic dimension within the diplomatic practices, a process of utmost importance for countries with small internal markets, such as Portugal. We begin by clarifying the concept of Diplomacy and its gradual incorporation of economic issues, and we analyse the recent Economic Diplomacy models applied in Portugal so as to conclude on their adequacy as instruments of External Economic Policy.
- A expressão do tempo na ficção de Machado de AssisPublication . Azevedo Filho, Leodegário A. de
- Da proficuidade da migração das palavras na literatura ao seu desvirtuamento na imprensaPublication . Pinto, MárioA importância da migração das palavras para diferentes contextos de uso, propiciados pela sua geografia peculiar, no âmbito da literatura coeva, terreno privilegiado para a sua ocorrência. Contributo da concretização deste movimento para a ampliação da pluralidade das significações e diversificação do leque de utilizações das palavras. Enfocadas a partir de cinco ângulos de abordagem prioritários: os portugueses, a partida, o amor, a mulher e o homem. Desaproveitamento e desvirtuamento, na imprensa, das potencialidades proporcionadas pela ductilidade da linguagem. The importance of word migration into other context, made possible by its peculiar geography, in coeval literature, the propitious site for it to happen. Importance of this movement concreteness to amplify the signification variety and diversification of word use situations. Watched from five priority approach angles: the Portuguese, the departure, love, woman and man. The waste and tainting, in press, of all potentialities made possible by language malleability.
- The sakai collaborative learning environment: current experiencePublication . Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroParece inegável que a revolução digital tem grandes implicações nos sistemas actuais de formação, com o e-learning a responder melhor e de modo inovador às necessidades de “aprender a um ritmo acelerado” e de “transformar informação em conhecimento”. No entanto, há bastante tempo que assistimos a mudanças nas teorias pedagógicas, com o debate centrado na aprendizagem baseada em problemas, “situated learning”, “process writing”, trabalhos de projecto, etc. Neste sentido, a internet e o e-learning podem ser consideradas ferramentas harmonizadas com ideias já correntes na educação, contribuindo assim para a evolução destas teorias pedagógicas e para o desenvolvimento de novas técnicas de educar, fornecendo incentivos à aprendizagem, facilitando a comunicação, melhorando a gestão da informação. It seems undeniable that the digital revolution we are experiencing nowadays has several implications in the current systems of learning and training. In this context, e-learning may provide a better and innovative way to “learning at an accelerated rhythm” and to “transforming information into knowledge”. Nevertheless, changes in pedagogical theories have already occurred for some time focusing the debate on the learning process based in problems, “situated learning”, “process writing”, works of project, among many others. In this sense, internet and e-learning may be considered as tools which are harmonised with current ideas in education, thus contributing to the evolution of these pedagogical theories and to the development of new techniques, supplying incentives to the learning process, facilitating communication, and improving information management.
- Dinâmica do terceiro sector - um exercício de mediçãoPublication . Coutinho, ManuelaO terceiro sector afirmou-se nas últimas décadas como espaço de discussão no âmbito da economia e da política social. O presente estudo vem ao encontro do debate, na procura de uma análise consistente sobre o sector, enquanto suporte de orientações estratégicas. Com o exercício aqui desenvolvido - cálculo do Índice de Desenvolvimento da Sociedade Civil - pretende-se dar início a uma linha de investigação sobre instrumentos de medição que dêem visibilidade à dinâmica do terceiro sector: à participação e à responsabilidade multiforme que o caracterizam. The third sector is the key element to express different understandings of economy and social policy towards not only its active participation but also its multiform responsibility. Even, they strengthen the concept of social economy as a form of attaining the connection between social and economic objectives. In the present study we have calculated indexes and indicators, based on experimental studies. Our aim is to make visible the scope and impact of the civil society.
- Compressão espaço-tempo no romance Kiss of the Fur Queen de Tomson Highway: uma abordagem pós-modernaPublication . Rosa, Victor Pereira da; Patim, IsabelO romance de Highway Kiss of the Fur Queen conta-nos a história de dois irmãos Cree e das suas viagens, físicas e espirituais. A inclusão das duas crianças no sistema de ensino das escolas residenciais canadianas tem um impacto profundamente negativo no desenvolvimento da sua identidade e no modo como, a partir desse momento, se relacionam com a comunidade e cultura aborígenes. Se, por um lado, a abordagem pós-moderna de Harvey contribui para entendermos a dupla identidade das personagens, resultante da experiência na escola residencial, a abordagem pós-moderna de Hutcheon da ficção canadiana permite-nos ler este romance com traços autobiográficos à luz de uma das temáticas que reflectem as ambivalências do Canadá: a dualidade nativo/colonial. Highway’s novel Kiss of the Fur Queen tells us the story of two Cree brothers and their journeys, both physical and spiritual. The inclusion of those two children in the educational system of Canadian residential schools has a strong negative impact in the development of their identity and in the way, from that moment on, they interact with the aboriginal community and culture. If, on one side, Harvey’s postmodern approach contributes to the understanding of the double identity of the characters as a result of the experience in the residential school, Hutcheon’s postmodern approach of Canadian fiction enables us to read this novel with autobiographical traits in the light of one of the themes that reflect the ambivalences in Canada: the duality native/colonial.
- Pessoas, inovação e qualidade organizacional: um projecto para a gestão de desempenho na FFP/UFPPublication . Camelo, Cláudia; Pimentão, Cristina; Vasconcelos, José Braga de; Cunha, PedroEste artigo resume o desenvolvimento de um projecto que tem por objectivo principal conceber e implementar um modelo que permita aferir não só a qualidade do desempenho prestado por todos quantos trabalham na Fundação Fernando Pessoa/ Universidade Fernando Pessoa (FFP/UFP), como também identificar, com precisão, quais as competências necessárias e adequadas a um desempenho de elevado rendimento. A implementação do Modelo Gestão de Desempenho na sua totalidade, englobando a arquitectura do sistema de informação a ele subjacente, tem por objectivo colocar a FFP/UFP na linha da frente das Instituições de Ensino Superior. Até ao momento já foram realizadas etapas importantes para a concretização do Modelo de Gestão pretendido, tendo o grupo de trabalho procurado seguir uma metodologia de intervenção inovadora e multidisciplinar, bem como um planeamento científico e técnico que permita alcançar resultados palpáveis para a Instituição. This paper describes a project development towards the design and implementation of a University model to infer and analyse the performance quality of the human resources working on the Foundation/University Fernando Pessoa (FFP/UFP). This project also aims the identification and management of the key competencies, based on academic and administrative staff, for an effective productivity enhancement. The implementation of such model, including the underlying information system architecture, should act as a trigger to promote the FFP/UFP as a leading higher education institution. A set of activities were already undertaken in order to fulfil the management model implementation, in which the project group team has been seeking for innovative and multidisciplinary development methods to allow visible and productive results for the Institution.
- Uma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses: aplicação da escala List of Values (LOV)Publication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Costa, Helda SofiaEste estudo faz uma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses tendo como base a escala List of Values – LO V (Kahle et al., 1986). A administração da escala a uma amostra de estudantes universitártios permitiu verificar que os valores “Ser respeitado”, “Auto-respeito”, “Sentido de realização” e “Auto-realização” foram aqueles que mereceram classificações mais altas. Através da análise de componentes principais extraíram-se duas dimensões da escala: “Valores orientados para si próprio” e “Valores sociais”. Os indivíduos do sexo masculino atribuem mais importância a valores sociais como “Excitação” e “Divertimento e prazer na vida”, enquanto que os indivíduos do sexo feminino se identificam com valores orientados para si próprio, concretamente “Auto-realização”. This study analyses the values of Portuguese young consumers using the List of Values scale – LO V (Kahle et al., 1986) with a sample of college students. Findings show that the values “Being well respected”, “Self-respect”, “Sense of accomplishment” and “Self-fulfilment” had higher means. Through principal component analysis, two dimensions were extracted: self oriented values and social values. Male consumers give more importance to social values as “Excitement”, and “Fun and enjoyment in life”, while female consumers are more identified with self-oriented values, as “Self-fulfilment”.
- O repositório institucional como ferramenta de gestão do conhecimento: o caso B-Digital da UFPPublication . Sousa, Carla; Quoniam, Luc; Trigo, MiguelEste artigo faz uma abordagem à temática dos repositórios institucionais (RI) como ferramenta de apoio na gestão do conhecimento. Realça o surgimento dos RI como colecções digitais de armazenamento, preservação e divulgação do conhecimento, possibilitando às universidades uma nova estratégia para o aumento da visibilidade e da reforma da comunicação científica. No final é apresentado o RI criado na UFP como ferramenta de apoio na gestão do conhecimento. This article makes an approach to the theme of institutional repositories (IR) as an important tool in knowledge management support. It highlights IR as an emergent reality of digital collections storage and knowledge preservation and dissemination. This all together, allows the universities to a strategic increasing and reforming of scientific communication. At the end it is presented the most recent UFP on knowledge management support – the UFP IR.
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