Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
128.38 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo faz uma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses tendo como
base a escala List of Values – LO V (Kahle et al., 1986). A administração da escala a uma amostra
de estudantes universitártios permitiu verificar que os valores “Ser respeitado”, “Auto-respeito”,
“Sentido de realização” e “Auto-realização” foram aqueles que mereceram classificações
mais altas. Através da análise de componentes principais extraíram-se duas dimensões da
escala: “Valores orientados para si próprio” e “Valores sociais”. Os indivíduos do sexo masculino
atribuem mais importância a valores sociais como “Excitação” e “Divertimento e prazer na
vida”, enquanto que os indivíduos do sexo feminino se identificam com valores orientados
para si próprio, concretamente “Auto-realização”.
This study analyses the values of Portuguese young consumers using the List of Values scale
– LO V (Kahle et al., 1986) with a sample of college students. Findings show that the values
“Being well respected”, “Self-respect”, “Sense of accomplishment” and “Self-fulfilment” had
higher means. Through principal component analysis, two dimensions were extracted: self
oriented values and social values. Male consumers give more importance to social values as
“Excitement”, and “Fun and enjoyment in life”, while female consumers are more identified
with self-oriented values, as “Self-fulfilment”.
Description
Keywords
Valores Jovens consumidores List of Values Values Young consumers
Citation
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 128-140.