Browsing by Issue Date, starting with "2015-10"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceitoPublication . Gouveia, Luis BorgesEsta apresentação tem por objetivo, proporcionar uma introdução sobre que é e como se enquadra a ciência de dados. Para o efeito, são utilizados diversos gráficos e imagens retiradas na World Wide Web de diferentes atores associadas com a prática desta área e a quem é realizada referência. No entanto, a estrutura, sequência e o suporte das imagens, representam uma linha de pensamento que é independente da origem dessas mesmas imagens e que pretende ser ilustrada por elas e orientar o aprofundamento dos temas.
- Apical periodontitis and related risk factors: cross-sectional studyPublication . Correia-Sousa, Joana; Madureira, Ana Raquel; Carvalho, Manuel Fontes; Teles, Ana Moura; Pina-Vaz, IreneObjectives: The aim of this cross-sectional study was to investigate an association between the prevalence of root-filled teeth (RFT) or apical periodontitis (AP) and some systemic conditions or smoking habits in an adult Portuguese population. Methods: Medical histories, including age, gender, presence of cardiovascular disease (CVD), diabetes mellitus (DM), allergies, smoking status, and endodontic treatment data of 421 patients (10,540 teeth) were recorded. The prevalence of root filled teeth and the periapical status were assessed through panoramic radiographies. Periapical status was classified according to the Periapical index and AP was defined as PAI-score ≥3. Statistic analysis was performed with PASW Statistics 20.0 using qui-square tests, odds-ratio and confidence intervals (95%). Results: The overall prevalence of AP and RFT was 2.2% and 4.2%, respectively. RFT increased the possibility of having AP (p < 0.0001). Men’s group showed a higher percentage of teeth with AP (p < 0.0001), less RFT (p = 0.05) and more residual roots (2.3%). Smoking increased the probability of having AP (p = 0.002) and RFT (p = 0.045). A positive correlation was observed between RFT and DM (p = 0.040). No statistically significant difference was found between AP and CVD, DM or allergies neither between RTF and CVD or allergies. Conclusions: The higher prevalence of AP and/or RFT in smoker subjects and in diabetic patients can suggest a relationship between oral and systemic health. More epidemiological studies are required before definitive conclusions can be made.
- A promoção da infoliteracia como estratégia de autonomia numa biblioteca do ensino superiorPublication . Martins, Olinda; Gouveia, Luis Borges
- A promoção da infoliteracia como estratégia de autonomia numa biblioteca do ensino superiorPublication . Martins, Olinda; Gouveia, Luis BorgesA literacia da informação no contexto de Bibliotecas do Ensino Superior é entendida, no sentido que lhe foi dado pela Association of College and Research Libraries - ACRL, como um conjunto de competências necessárias para reconhecer a necessidade de informação, tendo a capacidade de localizar, avaliar, e utilizar de forma eficaz os recursos de informação. A biblioteca deve promover um ambiente de aprendizagem com meios impressos e digitais dotando os indivíduos de competências e desenvolvendo aptidões, promovendo a partilha de informação e tornando-os mais autónomos na construção do seu conhecimento. Qual a contribuição das bibliotecas do ensino superior e dos seus profissionais, neste processo? Estarão os bibliotecários a ser reconhecidos como elemento válido no processo de ensino e aprendizagem? Estas questões foram o ponto de partida para uma reflexão que levou à implementação de um plano de infoliteracia numa instituição de ensino superior.
- O impacto das bibliotecas escolares na promoção dos hábitos de leitura: as bibliotecas escolares do 2º e 3º ciclos do concelho de FelgueirasPublication . Cunha, Maria João Dias; Freitas, Judite A. Gonçalves deDada a importância que é atribuída à leitura, entendida como ferramenta essencial para a plena inserção dos cidadãos na sociedade, a luta pela melhoria dos níveis de leitura e literacia da população portuguesa tornou-se um desígnio nacional bastante enfatizado nas últimas décadas. Vários estudos sobre hábitos de leitura efectuados na década de 80/90, quer a nível nacional quer internacional, vieram pôr a descoberto as fragilidades de Portugal e o seu atraso em relação aos restantes países da Europa. Os portugueses não revelavam as competências necessárias para ter sucesso na sociedade da informação. O sistema educativo tem um papel chave na mudança que é urgente operar, residindo os alicerces dessa mudança na promoção da leitura e da literacia. É neste contexto que surge a criação da Rede de Bibliotecas Escolares, lançada em 1996, como medida conjunta do Ministério da Educação e da Cultura, com vista a criar condições para que os portugueses pudessem alcançar níveis de leitura mais favoráveis e mais próximos dos restantes países europeus. A promoção da leitura passa a ser uma área de intervenção prioritária das bibliotecas escolares em Portugal. Face aos baixos níveis de literacia dos alunos portugueses, revelados pelo PISA 2000, o governo dá continuidade às suas políticas de promoção da leitura e da literacia. No ano de 2007 é apresentado o Plano Nacional de Leitura (PNL), fazendo-se o apelo à mobilização de todos como condição essencial para a sua eficácia - elevar os níveis de literacia dos portugueses. É importante dar nota que o PNL e as Bibliotecas Escolares estão fortemente conectados, funcionando estas como os “alicerces” que suportam o desenvolvimento dos projectos do PNL. Os resultados desta “parceria” e de todas as iniciativas com vista à promoção da leitura e da literacia têm-se revelado bastante profícuos, e a prová-lo estão os resultados do PISA 2009. Tendo os anos de 2000 e 2009 como domínio de referência a leitura, constatou-se que nesse período de tempo houve uma clara melhoria dos níveis de literacia dos portugueses. Não obstante uma ligeira descida verificada nos resultados do ano de 2012, a OCDE sublinhou as melhorias que o país obteve desde que começou a ser avaliado. No entanto, julgamos pertinente dar nota que, para além desta evolução se ter verificado não apenas em Portugal, há países que evoluíram de forma muito mais acelerada, encontrando-se numa posição mais favorável que Portugal (25º posição), no ranking dos países da OCDE. Com o estudo que aqui apresentamos, baseado na análise de um universo de 8 bibliotecas escolares do concelho de Felgueiras, pretendemos conhecer a realidade destas bibliotecas dentro do contexto nacional. Foi nosso objetivo verificar se cumprem o seu papel na promoção dos hábitos de leitura e da literacia, de que forma o fazem, e as dificuldades concretas com que se deparam. As conclusões apontam-nos para uma realidade que não difere muito da realidade das restantes bibliotecas do país, das quais temos conhecimento. Os professores bibliotecários cumprem o seu papel na promoção dos hábitos de leitura, deparando-se com a falta de apoio de meios humanos, aspecto que se tem agravado de forma preocupante nos últimos anos. A conjuntura atual de desinvestimento nos serviços públicos, não poderia deixar de se fazer sentir. Constatamos no entanto que, apesar das adversidades, as BEs não se reduzem a meros centros de recursos e a locais de lazer para quem as queira visitar. Têm um papel ativo, tomam incitativas diversas de promoção da leitura / literacia, nos moldes definidos pelo MABE, com estímulo à leitura autónoma. Procuram articular as suas acções com os docentes e, em simultâneo, vencer a relativa indiferença e desinteresse destes pela biblioteca, motivando-os para as suas actividades e procurando levá-los a ver na BE um parceiro ativo, capaz de os apoiar na concretização dos programas curriculares e na análise de resultados escolares dos alunos como base para delinear estratégias pedagógicas comuns. Por fim, constatamos que apesar de as BEs procurarem integrar nas suas atividades a comunidade exterior à escola, a adesão, sobretudo das famílias, tem sido débil: os encarregados de educação aderem relativamente bem ao papel de público passivo, mas não assumem o papel de interlocutores ativos, como se pretende. Estas conclusões, ousamos dizer, remetem-nos para a necessidade urgente de uma reflexão séria por parte do Estado Português, em relação à Educação e às suas prioridades.
- Características fitoquímicas e propriedades antioxidantes do grão de café verdePublication . Vieira, Liliana do Céu Gomes; Silva, Carla Sousa e; Ferreira da Vinha, AnaEntre os produtos comercializados a nível mundial, o café é um dos mais valiosos, sendo apenas superado pelo petróleo em termos de movimentações financeiras. Assim, torna-se indiscutível a importância do café na política e na economia de muitos países, pois o seu cultivo, processamento, comercialização, transporte e mercado criam milhões de empregos por todo o mundo. A composição química do café constitui um parâmetro fundamental na distinção das diferentes variedades deste produto, recorrendo-se frequentemente à análise de compostos como a cafeína, o ácido hidroxicinâmico e o ácido clorogénico, entre outros. O principal objetivo deste trabalho focou-se no estudo do perfil dos compostos bioativos presentes em grãos de café verde provenientes de Cabo Verde e das inerentes propriedades antioxidantes. Mais concretamente, procedeu-se à quantificação dos compostos bioativos com maior importância no café, como é o caso dos fenólicos e flavonoides totais, das antocianinas e dos carotenoides. A quantidade de compostos fenólicos totais encontrados na amostra dos grãos de café verde foi 4,855 mg/g. Quanto à quantidade de flavonoides totais, foi 41,2 mg/g e de antocianinas 0,465 mg/g. Relativamente aos carotenoides estudados, a clorofila a apresenta-se em quantidade igual a 1,5×10 mg/g, a clorofila b, 1,6×10 mg/g, o licopeno, 6×10 mg/g e o β-caroteno aparenta ser inexistente nesta amostra. A quantificação destes compostos bioativos comprovou a sua presença na amostra de café verde e, consequentemente, evidenciou os potenciais benefícios que este produto traz para a saúde, sendo a capacidade antioxidante o mais prevalente.
- Obesidade infantil em PortugalPublication . Costa, Ana Salomé Silva Teixeira da; Castro, Ana RitaA obesidade é considerada a patologia do século XXI resultante de mudanças significativas nas sociedades desenvolvidas e em vias de desenvolvimento. A sua prevalência tem vindo a aumentar mundialmente e Portugal regista também números alarmantes de indivíduos portadores de excesso de peso e obesidade. A preocupação em reverter estes valores deve ser prioritária em idades precoces, pois a obesidade é mais fácil de reverter, nestas idades, do que quando diagnosticada em idades adultas, assim como tratar as morbilidades a ela associadas e que acarretam elevadíssimos custos para a saúde pública. Diversos têm sido os autores a debruçarem-se sobre esta problemática, procurando testar a eficácia de diferentes abordagens de tratamento junto de público alvo, no sentido de conhecer a realidade deste problema e intervir na tentativa de inverter esta tendência. Rever a temática da obesidade infantil, incluindo aspectos do seu diagnóstico, epidemiologia, fisiopatologia, prevenção e tratamento é o que se pretende na elaboração desta dissertação e perceber como Portugal se tem empenhado, em pareceria com os demais países, no combate a tão complexa patologia e cujas consequências acarretam vários prejuízos a nível físico, psicológico e social, para o individuo e consequências nefastas para a saúde pública.
- Violência contra professores: caracterização do fenómeno em escolas públicas em Portugal ContinentalPublication . Santos, Mafalda Varela Cerqueira dos; Rebocho, Maria Francisca; Neves, Ana CristinaA problemática da violência contra professores tem vindo a ser constatada em diferentes países ao longo do mundo, tornando-se uma adversidade a nível mundial, ocasionando várias consequências negativas para os agentes educativos. Esta investigação pretende dar conhecer o fenómeno da violência contra professores, através do estudo das suas próprias perceções sobre a violência a que estão sujeitos em agrupamentos escolares a nível nacional, através de uma amostra de 167 professores que lecionam desde o 1º até ao 12º ano. Para tal serão abordados aspetos como os praticantes desta violência, a perceção dos professores relativamente à vitimação, os fatores que contribuem para mesma, assim como as consequências que daí advêm. Os resultados demonstram que 37.7% dos professores foram alvo de vitimação no seu estabelecimento escolar, sendo os atos de violência mais praticados a violência psicológica ou o assédio, seguido pelas ofensas físicas e por último as ofensas à propriedade, sendo os estudantes os principais perpetradores. Os resultados desta investigação podem ser relevantes para o conhecimento do fenómeno em Portugal, assim como para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção no âmbito da violência contra professores.
