FCT (DCEA) - Mestrado em Engenharia Informática
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- Impacto das tecnologias de informação no processo educativo do ensino secundárioPublication . Pais, Maria de Fátima Leite Correia; Torres, José; Moreira, Rui SilvaNão será possível mudar a Escola se não considerarmos a sua contextualização neste novo mundo. É óbvia a necessidade de um investimento em recursos tecnológicos mas também é preciso não esquecer que todos os envolvidos no processo devem estar, naturalmente, por dentro desta realidade, de modo a compreenderem e poderem corresponder às solicitações e vantagens da Sociedade da Informação. Neste sentido, será sempre necessário avaliar em que medida as novas tecnologias podem ser utilizadas/incorporadas no processo ensino. Assim, o trabalho apresentado consiste num estudo sobre a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação, no processo educativo do ensino secundário. Em particular, este trabalho tem como objectivo principal, avaliar o impacto da utilização de suportes digitais e de uma plataforma de e-learning sobre o processo ensino aprendizagem e na dinâmica na sala de aula. Partimos do pressuposto que a utilização das tecnologias promovem um acréscimo de motivação, de quem recebe e de quem transmite informação, e podem ser uma mais valia, no aumento de aquisição de conhecimentos, e diminuição do abandono escolar. O resultado foi gratificante na medida em que a turma experimental, composta por um maior número de alunos e com menos recursos materiais na sala de aula, conseguiu obter resultados superiores de classificação no final dos dois momentos avaliativos (2º e 3º), que a de controlo. A metodologia usada com as Tecnologias de Informação e Comunicação, originou um acréscimo de motivação ao captar o interesse e participação dos alunos durante as aulas.
- O uso de objectos de aprendizagem no ensino secundário: uma aplicação prática à disciplina de Tecnologias da Informação e ComunicaçãoPublication . Moreira, Márcia Cristina de Castro; Gouveia, Luis BorgesEste trabalho consiste num estudo de caso para avaliar a utilidade dos objectos de aprendizagem como complemento do ensino presencial. O objectivo é avaliar como é percepcionada a utilidade dos objectos de aprendizagem no contexto do ensino secundário, tomando como referência os alunos do 10º ano de escolaridade do Colégio Nossa Senhora do Rosário na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para a elaboração do estudo foi necessário investigar como se estruturam e desenvolvem conteúdos pedagógicos na área das TIC sob a forma de objectos de aprendizagem, avaliar a sua utilidade no ensino secundário para disciplinas de foro tecnológico, indagar a utilidade de uma plataforma de e-learning para a sua distribuição e organização e, por último, avaliar o impacte resultante do seu uso. A criação de objectos de aprendizagem, como recurso de e-learning, para o ensino secundário é uma realidade pouco explorada. Por esse motivo e também pelo facto dos alunos não terem maturidade suficiente para a auto-aprendizagem, foi esperada uma resistência por parte destes a este tipo de conteúdos. Contudo, após um período de adaptação, os alunos reconheceram a utilidade dos objectos de aprendizagem como complemento ao ensino presencial, potenciando um suporte adicional à aprendizagem dos temas da disciplina e, consequentemente, melhores resultados, sendo motivados pela interactividade e funcionalidades dos conteúdos. Como resultado do estudo foi possível observar que estes alunos ainda não estão devidamente preparados quer a nível psicológico quer a nível metacognitivo para promover o seu conhecimento de forma autónoma. Após a conclusão do estudo de caso, e no seu contexto, é ainda possível verificar que os objectos de aprendizagem podem contribuir para uma potencial maior motivação e um maior empenho na aprendizagem, quando em complemento com as aulas em ambiente presencial. Sendo este estudo de caso uma investigação qualitativa e de carácter exploratório, os resultados obtidos não podem ser generalizados, mas permitem tirar algumas conclusões que poderão ser aplicadas a realidades próximas da apresentada neste trabalho.
- 3SLIM: sistema simplificado sensível à localização por IMagemPublication . Afonso, Rosa Maria Gomes; Moreira, Rui Silva; Torres, JoséO crescente interesse na mobilidade dos utilizadores e no posicionamento de objectos justifica o estudo aprofundado das potencialidades e das funcionalidades das aplicações sensíveis à localização. Neste trabalho, pretendeu-se desenhar uma proposta de arquitectura para um sistema cuja informação apresentada é filtrada com base na localização dos utilizadores e dos objectos sobre os quais se pretende obter essa informação. As aplicações sensíveis ao contexto e à localização são cada vez mais comuns. As tecnologias utilizadas por estes sistemas (e.g., receptores GPS, células GSM, sensores de ultrasons, redes de sensores, etiquetas RFID etc.) são, no entanto, onerosas, por vezes difíceis de manipular e distribuir e inadequadas a uma utilização diária permanente. Assim, pretendeu-se neste trabalho definir um sistema capaz de determinar a localização e disponibilizar informação pertinente à localização dos utilizadores, com base em dispositivos móveis disponíveis no dia-a-dia. A aquisição destes dispositivos móveis não requer um esforço financeiro elevado nem um esforço cognitivo extra de manipulação por parte do utilizador final. Este sistema, poderá ser aplicado para fornecer informação contextualizada pela localização tanto dos utilizadores como dos objectos que o rodeiam, por exemplo, durante uma aula de campo ou uma visita de estudo a um parque. Resumindo, neste trabalho, proposemo-nos estudar, desenvolver e avaliar a usabilidade de um Sistema Simplificado Sensível à Localização por IMagem (3SLIM), i.e., um sistema de informação contextualizado pela localização dos seus utilizadores, onde a localização é obtida por meios técnicos económicos. Pretende-se tirar proveito dos dispositivos móveis (e.g., telemóveis, PDA’s, etc.) e das tecnologias sem fios actuais, cujo uso se está a vulgarizar e que permitem o acesso fácil e ubíquo à informação. Foram identificados os principais componentes da arquitectura, os seus módulos aplicacionais, as interfaces a desenvolver bem como os modelos de dados de suporte. Fez-se ainda uma análise e uma comparação, no contexto da aplicação desta arquitectura, de soluções e tecnologias alternativas adoptadas em sistemas similares. Finalmente, avaliou-se a usabilidade do sistema proposto, aplicando-o numa visita a um parque biológico enriquecida por conteúdos virtuais disponibilizados para cada localização ou ponto de interesse específico. Le croissant intérêt relatif à la mobilité des utilisateurs et au positionnement d´objects justifie l´étude approfondie des potentialités et des fonctionnalités des applications sensibles à la localisation. Ce travail prétend dessiner une proposition d´architecture pour un système dont l´infomation presentée et filtrée aura pour base la localisation des utilisateurs et des objects considérés. Les applications sensibles au contexte et à la localisation sont de plus en plus vulgaires. Les technologies utilisées par ces systèmes (récepteurs GPS, céllules GSM, senseurs d´ultra-sons, réseaux de senseurs, étiquettes RFID etc.) sont encore chères et parfois difficiles à manipuler, distribuer ou même inadéquates à une utilisation quotidienne. Ce travail prétend définir un système capable de déterminer la localisation et disponibiliser l´information indispensable à la localisation des utilisateurs, ayant pour base les dispositifs mobiles existants dans le marché actuel. L´acquisition de dispositifs mobiles n´exigent pas d´effort financier ni cognitif du point de vue d´apprentissage pour l´utilisateur final. Ce système pourra être appliqué afin de fournir l´information contextualisée par la localisation des utilisateurs et des objects qui les entourent. Un exemple de l´application de ce système sera approprié à une classe en plein air ou à une visite d´étude à un parque. En résumé, ce travail propose l´étude, le développement et l´avaliation de l´usabilité d´un Système Simplifié Sensible à la Localisation par IMage (3SLIM), un système d´information contextualisé par la localisation de ses utilisateurs et dont la localisation est obtenue par des moyens techniques économiques. Ce travail prétend tirer profit des dispositifs mobiles et des technologies wireless dont l´usage est vulgarisé et qui permettent l´ubiquité de l´accés à l´information. Les principaux components de l´architecture, ses modules applicationels, ses interfaces à développer ainsi que ses modèles de donnés ont été identifiés. Dans le contexte de l´application de cette architecture, l´analyse et la comparaison de solutions et de technologies alternatives adoptées à d´autres systèmes seront effectuées. Finalement, l´usabilité de ce système a été avaliée à travers une visite à un parque biologique, enrichie par des contenus virtuels disponibilisés par chaque localisation, chaque point d´intérêt spécifique. The growing interest in user mobility and object positionning justifies a deep study focused on the potentialities and functionalities of location-aware applications. This work aims the design of architecture for a system in which the information is filtered according to the user’s and object’s locations from which we require information. The location and context-aware applications are increasingly common. The technologies used by these systems (eg, GPS receivers, GSM cells, ultrasound sensors, sensor networks, RFID tags etc.) are, however, expensive, sometimes difficult to manipulate and deploy, and inappropriate for permanent daily use. Therefore, this work intended to define a system capable of determining the user’s location and provide relevant information accordingly, based on mobile devices available on the day-to-day. The acquisition of these mobile devices does not require a high financial effort neither it requires extra cognitive manipulation efforts from end-users. This system could be used to provide contextualized information by the location of both the users and the objects that surround him, for example, during a field class or a park study-visit. In short, this work proposes the study, development and usability evaluation of a Simplified System Sensitive to the Location by IMagem (3SLIM), i.e., an information system contextualized by the location of its users, where the location is obtained by economic technical means. This system is intended to take advantage of mobile devices (e.g., mobile phones, PDAs, etc.) and current wireless technologies, whose use is becoming ordinary and allowing easy and ubiquitous access to information. We have identified the key components of the architecture, the application modules, the interfaces and the supporting data models. We have also performed an analysis and comparison, in the context of this system, of alternative technologies and solutions adopted in similar systems. Finally, we have conducted a usability evaluation of the system, applied to a park visit enriched/augmented by virtual content available for each location or specific point of interest.
- Publicidade móvel adaptada ao utilizadorPublication . Cardoso, André Filipe Ferreira; Ribeiro, Nuno MagalhãesEsta dissertação desenvolve um caso de estudo sobre a publicidade móvel adaptada ao utilizador. O trabalho desenvolvido consiste em duas aplicações: uma aplicação Web e uma aplicação móvel para Pocket PC. Este caso de estudo explora algumas das possíveis utilizações de tecnologias de computação móvel no sector da publicidade, nomeadamente na divulgação de anúncios, permitindo que empresas, ou outros anunciantes, consigam difundir a respectiva publicidade a um baixo custo e orientada ao público-alvo correcto. A dissertação inicia-se com uma apresentação detalhada sobre as tecnologias e ferramentas subjacentes ao desenvolvimento e criação das aplicações, indicando as motivações que sustentaram a respectiva escolha. Posteriormente, faz-se uma descrição pormenorizada do desenvolvimento das aplicações móveis, indicando os passos mais importantes, sem descurar uma fase inicial da análise de requisitos para as aplicações. Assim, faz-se uma descrição do problema, bem como do método de engenharia de software aplicado para o desenvolvimento das aplicações. Para além disso determina-se igualmente a abordagem seguida para o desenvolvimento do mecanismo de sincronização de bases de dados entre as duas aplicações. A seguir, descreve-se pormenorizadamente o conjunto de passos seguidos para a construção e desenvolvimento das aplicações com o objectivo de assegurar, e posteriormente avaliar por meio de uma experiência, que, tanto a aplicação Web como a aplicação móvel, permitem satisfazer as necessidades identificadas, tendo-se igualmente avaliado a interacção com o utilizador em termos de facilidade de uso e funcionalidades proporcionadas, usando para isso um questionário composto por 13 perguntas fechadas e 3 perguntas abertas, bem como um desafio que serviu para avaliar a eficiência e eficácia do conjunto de aplicações. Por fim, concluiu-se que as aplicações desenvolvidas vieram contribuir de um modo positivo para uma gestão centralizada da distribuição de publicidade e de anúncios, sendo a mobilidade proporcionada um trunfo importante. Além disso, a interface desenvolvida foi igualmente bem aceite por parte dos participantes na avaliação das aplicações. Globalmente, as aplicações tiveram uma grande aceitação por parte dos participantes no estudo realizado, constituindo uma solução tecnológica com potencialidades para trazer alguma inovação sector, já que permite adaptar a publicidade aos perfis de utilizador. This dissertation is about a case study that involves user adaptive mobile publicity. The work herein consists of two applications: one Web application and another application that targets the Pocket PC platform. This case study explore some of the possible utilizations of mobile technologies in the area of announcements and publicity, allowing companies or advertisers to create and post publicity at lower costs and post it to the correct target audience. Initially, it presents the technologies and tools behind the creation and development of the applications, indicating the reasons that support the choice of programming technologies. Later on, a detailed description is carried out, indicating the more important steps followed through a system analysis of the applications. It is also presented a description of the software engineering model used during the development of the applications. Furthermore, it is also described the approach followed in the development of the database synchronization and replication mechanism between the applications Next, it is described in detail, the steps taken for the development of the applications with the aim of ensuring that both applications meet the needs identified. In order to evaluate the functionality and the ease of use, an experience was carried out, using a questionnaire composed of thirteen close questions and three open questions, as well a challenge that evaluates the efficiency and effectiveness of the applications. In the end, it is concluded that the developed applications bring a positive contribution to a centralized management and distribution of advertisements and announcements. The mobility characteristic was regarded as an important factor and the interface was well accepted in the context of both applications. Finally, the applications were well accepted by all the participants in the study, proving that it has the potential to bring some innovation to advertising, as this solution allows to adapt advertisements based on user’s profiles.
- Monitorização remota de pacientes em ambulatórioPublication . Gonçalves, Paulo Rui Pires; Sobral, Pedro; Torres, JoséA humanidade enfrenta actualmente várias dificuldades inerentes a uma sociedade cada vez mais envelhecida, como por exemplo, uma maior predominância de doenças crónicas e problemas associados, tais como, dificuldades de mobilidade, possibilidades de quedas, etc. O internamento hospitalar ou clínico tradicionais não se afiguram como a resposta mais eficiente tanto em termos humanos, como também terapêuticos ou económicos. Em alternativa, o tratamento ambulatório e os cuidados de saúde na residência do paciente estão a assumir-se como preponderantes sendo vistos como soluções preferenciais. No entanto, o ambiente típico dos lares não é o adequado nem está preparado para acompanhar e assistir nos cuidados de saúde dos idosos e/ou das pessoas com limitações, temporárias ou permanentes. Para superar algumas destas questões, este trabalho propõe uma solução de hardware sem fios e de baixo custo baseada num microcontrolador com vários sensores (temperatura, oximetro, acelerómetro de 3 eixos), que permite monitorizar vários parâmetros fisiológicos (por exemplo, temperatura, batimento cardíaco, etc.) e inferir a ocorrência de actividades humanas (por exemplo, parado em pé, a andar, em queda, etc.) de pessoas confinadas à sua habitação. Uma plataforma semelhante com sensores de temperatura e luminosidade foi criada para monitorizar o ambiente habitacional. Os dados recolhidos são préprocessados no dispositivo sensor e, em seguida, transmitidos sem fios para uma Gateway ligada ao servidor do sistema que permite o registo da actividade do paciente, a sua condição de saúde, assim como as condições habitacionais. Finalmente, os profissionais de saúde podem aceder a uma aplicação Web para a visualização e análise estatística de informação referente ao paciente e à sua habitação. The humanity is currently facing the difficulties of an aged society with an evergrowing predominance of chronic diseases and associated problems (e.g., mobility issues, possibility of falls, etc.). Traditional hospital or clinical internment is not an efficient answer both in terms of human, therapeutic or economical aspects. Alternatively, ambulatory and home healthcare are becoming preferred and predominant solutions. However, the typical home environment is not suited nor prepared for monitoring and helping to take care of elderly and/or disabled people. To overcome some of these issues, this paper proposes a wireless low cost hardware solution based on a microcontroller with several sensors (e.g., temperature, oxymeter, 3- axis accelerometer) which allows monitoring several physiological parameters (e.g., temperature, heart bit, etc.) and infer human activities (e.g., standing, walking, falling, etc.) of home confined people. A similar platform with ambient temperature and light sensors was also created for monitoring the home environment. The collected data is pre-processed on the sensor nodes and then transmitted to a wireless gateway allowing the backend system to log the patient activity, his health condition as well as the living surroundings. Finally, a web application is provided to healthcare professionals for viewing, analyzing and statistically operating this information, thus empowering homecare. En la actualidad la Humanidad se enfrenta con las dificultades de una sociedad con edades cada vez más grandes, con predominancia de enfermedades crónicas y los problemas asociados (por ejemplo, la movilidad, la posibilidad de ocurrieren caídas, etc.) Para el hospital tradicional el internamiento clínico nos es una solución eficiente tanto en lo que respecta a recursos humanos como en los aspectos terapéuticos o económicos. En alternativa, el ambulatorio y los cuidados de salud en la residencia del paciente siguen progresando e se tornando las soluciones preferidas. La limitación es que el ambiente tradicional de un lar no es adecuado ni está preparado para asistir y ayudar en los cuidados de salud de las personas mayores y / o de las personas con deficiencia. Con el objetivo de superar algunas cuestiones, con este trabajo se propone hacer un sistema sin cables de bajo coste con una solución de hardware basada en un microcontrolador con varios sensores (Temperatura, oxímetro, acelerómetro de 3d), que va permitir la monitorización de los varios parámetros fisiológicos (por ejemplo, temperatura, batimiento cardíaco, etc.) y inferir las actividades humanas (por ejemplo, de pie, caminando, caer, etc.) de personas confinadas a su habitación. Una plataforma semejante con sensores de temperatura y luminosidad se ha concebido para monitorización del ambiente residencial. Los datos recogidos son pre- procesados en el nodo sensor y, en seguida, transmitidos sin cables a una Gateway conectada al backend del sistema que va a permitir el registro de la actividad del enfermo, su condición de salud, así como las condiciones de la habitación. Al final, los profesionales de salud poden acceder a una aplicación Web para la visualización y análisis estadística de la información del enfermo y su habitación.
- LoCoBoard: quadro interactivo de baixo custo recorrendo a algoritmos de visão por computadorPublication . Soares, Christophe Pinto de Almeida; Moreira, Rui Silva; Torres, JoséNa actual era digital, a adopção de interfaces naturais entre o homem e a máqui-na, torna-se cada vez mais pertinente. Na educação, em particular, a utilização de ferra-mentas interactivas para melhorar as práticas pedagógicas, auxiliar a compreensão de conceitos complexos e permitir o trabalho colaborativo, constitui uma vantagem inequí-voca. Em particular os quadros interactivos (QI) são uma ferramenta muito útil cujo uso está cada vez mais disseminado por vários níveis de ensino. Neste aspecto, a panóplia de soluções comerciais disponíveis é vasta, mas o custo associado é geralmente elevado, para equipar de forma generalizada os estabelecimentos de ensino, principalmente nos países de economia mais débil. Este trabalho propõe neste contexto, um sistema de quadro interactivo de código aberto, com requisitos de hardware muito reduzidos (i.e., um computador com uma câmara de vídeo WEB, um videoprojector e um dispositivo emissor de infravermelhos com o formato de caneta), o que poderá contribuir para a massificação do seu uso. Neste trabalho apresenta-se a estrutura física e lógica de um protótipo de Quadro Interactivo de baixo custo designado por LoCoBoard (Low Cost Interactive Board). O desenvolvimento deste sistema baseou-se na implementação de vários módulos, desde a captura de imagens, pré-processamento das frames, detecção e seguimento de pontos de interesse (PI) e distribuição de coordenadas através do protocolo Tangible UI Object Protocol (TUIO). Apresenta-se ainda a avaliação de desempenho dos diferentes algo-ritmos de detecção de pontos de interesse uma vez que estes fazem parte de um dos módulos centrais da arquitectura do sistema. Finalmente, estrutura-se ainda uma ferra-menta de análise que nos permite comparar o protótipo LoCoBoard com sistemas afins. In the current digital age, the integration of natural interfaces between humans and machines is becoming important than ever. This is particularly relevant in education as the utilisation of interactive tools can provide clear advantages by improving teaching practices, facilitating the comprehension of complex concepts and permitting collabora-tive work. More particularly, interactive whiteboards are very useful tools that are being increasingly used in various levels of education. There is a vast catalogue of business solutions available for interactive whiteboards. However, these solutions are often costly which can deter their full implementation in all types of schools, especially in countries with more fragile economies. In this context, this dissertation proposes the adoption of an open source interac-tive whiteboard, which have low-cost hardware requirements such as a webcam-equipped computer, a video projector and an infrared device. Such solution will easy the access to interactive whiteboards and consequently increase its widespread. This dissertation discusses the physical and logical structure of a low cost inter-active framework prototype called LoCoBoard (Low Cost Interactive Board). The de-velopment of this system was based on the implementation of several modules includ-ing the capture of images, pre-processing of frames, detection and tracking of points of interest (POI) and coordinated distribution through the Tangible UI Object Protocol (TUIO). Additionally, the performance of different algorithms, used to detect points of interest, are evaluated and presented, as they are part of one of the core modules of the system. Finally, an analysis framework is used for comparing the LoCoBoard prototype with related systems. Dans l'ère numérique actuelle, l'adoption d'interfaces naturelles entre l'homme et la machine prend une place de plus en plus importante. C'est le cas dans l'éducation où l'utilisation d'outils interactifs s'avère d'une très grande utilité que ce soit pour améliorer les pratiques pédagogiques, aider à la compréhension de concepts complexes ou faciliter le travail collaboratif. Les tableaux interactifs (TI) par exemple sont des outils de plus en plus répandu dans le milieu de l’éducation et ce à tous les niveaux (e.g., Ecole, Col-lège, Universités). Il existe d'ailleurs à ce jour un grand éventail de solutions dispo-nibles, mais leurs coûts généralement élevés ne permettent pas d’équiper toutes les insti-tutions et plus particulièrement dans les pays pauvres. Cette thèse présente donc dans ce contexte un prototype de tableau interactif à bas prix, basé sur une solution open-source et composé d’un hardware simple (un ordi-nateur, une caméra vidéo, un vidéoprojecteur et un émetteur infrarouge IR) tout ceci dans le but de le rendre facilement réutilisable et surtout abordable à tous. Il s'intitule LoCoBoard (Low Cost Interactive Whiteboard). Toute la structure logique et physique de ce prototype est expliquée dans cette thèse. La conception de ce système repose sur le développement de divers éléments comme la capture d’image, le prétraitement d’images, la détection et le suivi (cf. trac-king) de points d’intérêt (PI) et la distribution de coordonnées à travers le protocole Tangible UI Object Protocol (TUIO). Pour mettre en évidence la performance des diffé-rents algorithmes développés pour détecter les points considérés d'intérêt capturés par la caméra vidéo, une étude comparative a été effectuée et est présenté dans cette thèse. Ces algorithmes constituent l'un des éléments essentiels de l'architecture du système LoCo-Board. Pour finir, les caractéristiques du système LoCoBoard sont détaillées par le biais d’une analyse comparative avec celles d’une série de systèmes identiques.
- Modelo de engenharia de software para o desenvolvimento de jogos e simulações interactivasPublication . Velasquez, Carlos Eduardo Lé; Vasconcelos, José Braga dePortugal demonstra uma grande debilidade na indústria dos jogos de computador, pois detém poucas empresas dedicadas a este ramo. Assim, pergunta-se qual será a razão para este facto. A obtenção da resposta vai ao encontro do objectivo desta dissertação, sendo que faltam mais cursos dedicados ao ramo e, também, uma metodologia para ajudar ao desenvolvimento dos jogos. Recentemente foram criados dois cursos de desenvolvimento de jogos em Portugal, não sendo este número de todo estimulante. Por outro lado, existem infindáveis metodologias para a criação de Software, mas não existe uma mais específica, exclusivamente dedicada ao desenvolvimento de jogos. Esta dissertação apresentará uma possível metodologia de engenharia de software para o desenvolvimento de jogos de computador e fará um paralelismo entre jogos de computador e simulações interactivas, demonstrando que na realidade são duas áreas idênticas. O estudo empírico pretende demonstrar o interesse dos alunos do ensino superior do curso de Engenharia Informática pelo desenvolvimento de jogos de computador. A criação de uma metodologia de engenharia de software para o desenvolvimento de jogos será apenas um apoio para um curso da área e, caso se comprove exequível, este não perderá nenhuma das vertentes de interesse do curso de engenharia informática, promovendo o estímulo dos seus estudantes. Deste modo, esta metodologia torna-se uma ferramenta, que visa estimular a comunidade académica para esta realidade. Portugal shows a great weakness in the industry of computer games, it has few companies dedicated to this industry. So, the question arises what is the reason for their absence. Obtaining the response is consistent with the objective of this thesis, being that we are missing more courses devoted to business and also a methodology to help the development of games. They just created two courses in game development in Portugal, but this number is not at all exciting. On the other hand, there are countless methods for creating software, but there’s not a more specific, exclusively dedicated to game development. This paper will present one possible method of software engineering for the development of computer games and makes a parallel between computer games and interactive simulations, showing that, in reality are two similar areas. The empirical study pretends to demonstrate the interest of students for higher education courses in the Engineering development of computer games. The creation of a methodology of software engineering for game development is only a support for a course in the area, if it is proved feasible, it will not lose any of the aspects of interest to the course of computer engineering, promoting the stimulation of their students. Thus, this approach becomes a tool to stimulate the academic community to this reality. Portugal présente encore une débilité en ce qui concerne l`industrie des jeux de l`ordinateur, car il y a peu d`entreprises qui travaillent cette branche de connaissances. Donc, on demande quelle sera la cause de ce fait. La réponse à cette question, nous emmène à l`objectif de cette dissertation, car il nous manque encore plus de cours qui s`en occupent et il faut, aussi, une méthodologie qui aide le développement des jeux. Récemment, au Portugal, on a crée deux cours pour le développement de ces jeux, mais ce nombre n`est pas suffisant pour répondre aux besoins des jeunes intéressés. Cependant, il y a beaucoup de méthodologies pour la création de Software, mais il n`y a aucune plus spécifique qui s`occupe, exclusivement, du développement de ces jeux. Alors, cette dissertation présente une méthodologie possible du côté de l`Ingénierie de Software pour le développement des jeux de l`ordinateur. Elle fera un parallélisme entre les jeux de l`ordinateur et les simulations interactives en mettant en évidence qu`il s`agit de deux champs identiques. Cet étude empirique veut, aussi, démontrer l´intérêt des étudiants de l`enseignement supérieur du cours de l `Ingénierie Informatique par ce thème. La création d´une méthodologie de l`Ingénierie de Software pour le développement des jeux sera seulement un appui pour un cours dans ce domaine et, s`il est exécutable, il ne perdra pas un des points d`intérêt du cours de L`Ingénierie Informatique, en promouvant, simultanément, le stimule de ses étudiants. Par conséquent, cette méthodologie est vraiment importante puisqu` elle vise à l`encouragement de la communauté académique pour cette réalité.
- Detecção e seguimento automáticos de faces humanas em vídeos capturados em ambientes não controladosPublication . Pinho, Miguel Coelho de; Ribeiro, Nuno Magalhães; Gouveia, Feliz RibeiroO trabalho apresentado nesta dissertação desenvolve um caso de estudo sobre detecção e seguimento automático de faces humanas concretizado em duas aplicações distintas: uma aplicação que actua em tempo real sobre vídeo proveniente de câmaras de vigilância e outra aplicação que actua sobre ficheiros de vídeo previamente recolhidos e armazenados em disco. Este trabalho incide em situações e locais que possuem câmaras de videovigilância designados por ambientes não controlados. Esta dissertação inicia-se com uma revisão das técnicas utilizadas para a detecção facial. Em seguida faz-se a definição dos requisitos das aplicações e a descrição do problema. A seguir faz-se a descrição detalhada do desenvolvimento das duas aplicações, justifica-se a escolha do sistema de reconhecimento humano e a estrutura de armazenamento dos dados adquiridos durante as detecções. Detalha-se ainda a implementação das aplicações e o respectivo funcionamento, incluindo as detecções, o armazenamento e a determinação das orientações das faces humanas detectadas, bem como as várias funcionalidades que integram as aplicações. Faz-se igualmente a avaliação das aplicações, verificando os seus desempenhos ao longo do processamento e a precisão dos respectivos resultados de reconhecimento: a verificação da acuidade dos resultados relativos aos trajectos de uma pessoa e das respectivas orientações ajuda a obter informações reais e concretas que podem posteriormente ser utilizadas de forma a trazer benefícios para os utilizadores das aplicações. A conclusão identifica claramente as utilidades de ambas as aplicações, destacando os pontos fortes e as respectivas limitações. Aponta-se ainda um conjunto de melhorias que, no futuro, podem ser introduzidas de modo a aumentar o desempenho das aplicações. The work presented in this dissertation develops a case study about an automatic human face detection and tracking of two distinct applications: an application that acts through video surveillance cameras in real time and an application for the videos saved in previous collections of reality. This case study explores the various locals that have video surveillance cameras designed for uncontrolled environments. It begins by presenting the techniques used for facial detection and a few definitions and a description of the development applications used on the creation of these case study applications. Forward, it is then made a definition of the applications requirements and a description of the problems to be resolved. Then it describes the most important steps in the development of the two applications, the choice of human recognition system and the structure to store the data acquired in the detections. Regarding the applications implementation, they present various phases and is described theirs functionalities in detail. This description includes detections, storage and the determination of the face orientations and also the various functions in the applications. A significant aspect of this work is also an opportunity to evaluate the applications, analyzing their performance throughout the process and the accuracy of the results. The verification the authenticity of the results about the movements of a person and orientations helps to give real information that can be used in ways that brings benefits to the users of these applications. Finally is made the conclusion about the utility of both applications, which identifies its strengths and limitations. At this phase, is described the possible improvements that can be done to improve the application in the future.
- Educação baseada em resultados: proposta de um modelo para formação pós-graduadaPublication . Barros, Maria Licínia da Costa; Gouveia, Feliz RibeiroO processo de Bolonha representa um forte desejo dos países participantes de desenvolver reformas nos sistemas de ensino e compromete-os a criar «a mais competitiva e dinâmica economia baseada em conhecimento do mundo», Procura também reforçar a atractividade e a competitividade das instituições de Ensino Superior na Europa através da criação do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES). Este trabalho surge da necessidade denotada na mudança de paradigma do Ensino Superior que, nos dias de hoje, se atravessa. O corpo discente tem vindo a sofrer alterações na sua forma e nos seus objectivos. Exemplos dessas alterações são o número de alunos que encontramos a nível nacional no regime de reingresso, denominado de “Maiores de 23”, bem como, o aumento de procura de formação pós-graduada nas várias vertentes, especialmente a não académica. Esta dissertação propõe um modelo orientado para a Educação Baseada em Resultados (OBE), que foi desenhado e aplicado nos cursos de formação pós-graduada da UFP, enquadrados na Corporate Education. É proposto que os resultados da análise das experiências tidas, possam guiar o desenvolvimento do Sistemas de Informação necessário para incluir a OBE no processo de gestão das Instituições de Ensino Superior. The Bologna process embodies a strong desire for the participating countries to pursue reforms in education and commits them to creating "the most competitive and dynamic knowledge-based economy of the world” It also seeks to enhance the attractiveness and competitiveness of higher education institutions in Europe through the creation of the European Higher Education Area (EHEA). This work is a result of the need felt with the change of the paradigm of higher education. The student body has undergone changes in its form and its objectives. Examples of these changes are the number of students who meet the national regime of "Maiores de 23" and the increased demand for postgraduate training in various areas, especially non-academic. This dissertation proposes a model oriented towards an Outcome Based Education (OBE), which was designed and implemented in UFP’s Postgraduate courses, set in the Corporate Education. It is expected that the results of analysis of previous experiences can guide the development of information systems necessary to include the OBE in the management of higher education institutions
- Avaliação comparativa do modelo de segurança do AndroidPublication . Sachse, Nelson Ricardo Santos; Gouveia, Feliz RibeiroNesta dissertação, pretende-se avaliar, compreender e analisar o modelo de segurança do sistema operativo Android, comparativamente a outros modelos de segurança implementados noutros sistemas operativos, como o caso do iPhone e Symbian. Para tal, serão identificados os princípios básicos pelos quais os modelos de segurança se devem reger e a sua arquitectura. É descrito o funcionamento do sistema operativo Android assim como o seu modelo de segurança. Serão avaliados os modelos de segurança dos sistemas iPhone e Symbian para ser possível obter uma base comparativa para o modelo Android. No fim, é feita uma avaliação do modelo de segurança Android, na qual será verificado se haverá necessidade de implementação de outros mecanismos presentes noutros smartphones.--- This thesis, aims to assess, understand and analyze the security model of the Android operating system, compared to other security models as the iPhone and Symbian. Therefore, we will identify what the basic principles by which security models are governed and its architecture. The workflow of the Android operating system and his security model, as well as the iPhone and Symbian. In the end, we obtained an evaluation of Android security model, which will be checked whether there is need to implement other mechanisms that are present in other smartphones.