| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.75 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O processo de Bolonha representa um forte desejo dos países participantes de
desenvolver reformas nos sistemas de ensino e compromete-os a criar «a mais
competitiva e dinâmica economia baseada em conhecimento do mundo», Procura
também reforçar a atractividade e a competitividade das instituições de Ensino Superior
na Europa através da criação do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES).
Este trabalho surge da necessidade denotada na mudança de paradigma do Ensino
Superior que, nos dias de hoje, se atravessa. O corpo discente tem vindo a sofrer
alterações na sua forma e nos seus objectivos. Exemplos dessas alterações são o número
de alunos que encontramos a nível nacional no regime de reingresso, denominado de
“Maiores de 23”, bem como, o aumento de procura de formação pós-graduada nas
várias vertentes, especialmente a não académica.
Esta dissertação propõe um modelo orientado para a Educação Baseada em Resultados
(OBE), que foi desenhado e aplicado nos cursos de formação pós-graduada da UFP,
enquadrados na Corporate Education. É proposto que os resultados da análise das
experiências tidas, possam guiar o desenvolvimento do Sistemas de Informação
necessário para incluir a OBE no processo de gestão das Instituições de Ensino Superior.
The Bologna process embodies a strong desire for the participating countries to pursue
reforms in education and commits them to creating "the most competitive and dynamic
knowledge-based economy of the world” It also seeks to enhance the attractiveness and
competitiveness of higher education institutions in Europe through the creation of the
European Higher Education Area (EHEA).
This work is a result of the need felt with the change of the paradigm of higher
education. The student body has undergone changes in its form and its objectives.
Examples of these changes are the number of students who meet the national regime of
"Maiores de 23" and the increased demand for postgraduate training in various areas,
especially non-academic.
This dissertation proposes a model oriented towards an Outcome Based Education
(OBE), which was designed and implemented in UFP’s Postgraduate courses, set in the
Corporate Education. It is expected that the results of analysis of previous experiences
can guide the development of information systems necessary to include the OBE in the
management of higher education institutions
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática, ramo de Sistemas de Informação e Multimédia
Keywords
Educação Baseada em Resultados (OBE) Declaração de Bolonha Resultados das aprendizagens Formação pós-graduada Outcome Based Education (OBE) Bologna declaration
