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Advisor(s)
Abstract(s)
Não será possível mudar a Escola se não considerarmos a sua contextualização neste novo
mundo. É óbvia a necessidade de um investimento em recursos tecnológicos mas também é
preciso não esquecer que todos os envolvidos no processo devem estar, naturalmente, por
dentro desta realidade, de modo a compreenderem e poderem corresponder às solicitações e
vantagens da Sociedade da Informação.
Neste sentido, será sempre necessário avaliar em que medida as novas tecnologias podem ser
utilizadas/incorporadas no processo ensino. Assim, o trabalho apresentado consiste num
estudo sobre a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação, no processo
educativo do ensino secundário. Em particular, este trabalho tem como objectivo principal,
avaliar o impacto da utilização de suportes digitais e de uma plataforma de e-learning sobre o
processo ensino aprendizagem e na dinâmica na sala de aula.
Partimos do pressuposto que a utilização das tecnologias promovem um acréscimo de
motivação, de quem recebe e de quem transmite informação, e podem ser uma mais valia, no
aumento de aquisição de conhecimentos, e diminuição do abandono escolar.
O resultado foi gratificante na medida em que a turma experimental, composta por um maior
número de alunos e com menos recursos materiais na sala de aula, conseguiu obter resultados
superiores de classificação no final dos dois momentos avaliativos (2º e 3º), que a de controlo.
A metodologia usada com as Tecnologias de Informação e Comunicação, originou um
acréscimo de motivação ao captar o interesse e participação dos alunos durante as aulas.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática, ramo de Sistemas de Informação e Multimédia