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Abstract(s)
Este trabalho resulta de uma reflexão acerca da possibilidade de a crítica literária se inscrever, não numa prática de organização e classificação, mas antes no discurso do seu objecto, expandindo, dessa forma, a ambiguidade do texto. Esta perspectiva é informada por uma visão feminista e estruturalista do texto, que sugerem a instabilidade textual e o inacabamento (ou abertura) das práticas discursivas como elementos constitutivos do sistema literário. Escrever para dialogar com um texto: admitir a possibilidade de ser a re-escrita criativa dos textos que lemos um dos possíveis nódulos da crítica literária. É investido desta estratégia que aqui apresento um poema que foi escrito com a intenção de ler o conto Amor, de Clarice Lispector, expandindo, em vez de limitar, a carga significativa que existe em potencial no texto da autora brasileira. O poema-leitura Amor de Clarice inscreve-se, por isso, na tradição devoradora e ‘plagiotrópica’ da poesia experimental.
Description
Keywords
Literatura electrónica Intertextualidade Clarice Lispector Releitura
Citation
CONGRESSO INTERNACIONAL "MULHERES MÁS", 1, Porto, 2003 - Mulheres más: percepção e representações da mulher transgressora no mundo luso-hispânico. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 285-298 . ISBN 972-8830-26-2.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa