FCS (DCM) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCS (DCM) - Dissertações de Mestrado by advisor "Abreu, Cristina"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Potencial terapêutico dos óleos essenciais em medicina dentária – revisão narrativaPublication . Miranda, Lívia Hoy; Abreu, CristinaOs óleos essenciais são produtos obtidos das plantas aromáticas, constituídos por compostos com características hidrofóbicas e elevada volatilidade. São obtidos de plantas utilizadas desde o início da vida primitiva para alimentação, cultos espirituais e ainda para combater as doenças que assolavam a vida do Homem. Entretanto, nas últimas décadas, o interesse nos óleos essenciais tem aumentado e as suas atividades têm sido muito investigadas, pois na natureza, estes óleos têm a função de proteção da planta, garantindo o seu crescimento saudável. Algumas das funções que estes óleos essenciais exercem na planta podem ser relacionadas com a sua atividade no organismo humano. A característica biológica que tem tido maior destaque é a atividade antimicrobiana, uma vez que os óleos essenciais apresentam o potencial de inibir o crescimento de bactérias, fungos e até vírus. Dentre os óleos essenciais abordados nesta revisão bibliográfica, destacam-se alguns com uso já difundido na área da Medicina Dentária, como os óleos essenciais de Laranja e Eucalipto, sobretudo por sua ação solvente. Óleos essenciais de Árvore do chá e de Tomilho chamam a atenção para a área odontológica por sua ação bactericida e portanto, seu potencial contra agentes causadores da placa bacteriana e cárie dental. Já o óleo essencial de Cravinho revela seu poder anestésico e o óleo essencial de Lavanda mostra uma habilidade ansiolítica. Portanto, vemos um potencial positivo para aplicação de alguns dos Óleos Essenciais na Medicina Dentária na atualidade e a necessidade de mais estudos nesta área para o futuro.
- Relação entre a toma de probióticos e a saúde oral - revisão narrativaPublication . Dias, Jones Gonçalves; Abreu, CristinaOs microrganismos vivos contidos em probióticos são capazes de melhorar a saúde bucal, além de promover outros tantos benefícios em diferentes áreas do corpo humano. Tradicionalmente, têm sido usados na prevenção/tratamento de infecções e doenças gastrointestinais como um importante mecanismo coadjuvante. Vários estudos têm sido realizados no sentido de desenvolver produtos contendo probióticos que podem ser administrados em diferentes formas de apresentação e veículos, incluindo bebidas lácteas, sumos e alimentos. Estudos recentes mostram uma abordagem mais eficaz na saúde oral, pois algumas novas estratégias para prevenir doenças bucais são baseadas na manipulação do microbioma oral, no sentido de restaurar a homeostasia, que pode não ser alcançada com tratamentos convencionais. Considerando as diversas opiniões sobre os efeitos dos probióticos na saúde oral, o objetivo desta revisão narrativa é apresentar um ponto de vista atualizado sobre o tema e relatar os efeitos orais referentes à toma de probióticos que são utilizados como uma alternativa de tratamento para a saúde do indivíduo.
- Uso de óleos essenciais como método complementar no tratamento do bruxismo - revisão narrativaPublication . Santos, Maria Carolina Whitaker de Castro; Abreu, CristinaO bruxismo é um hábito parafuncional de apertar ou ranger dos dentes, que pode ocorrer de maneira consciente ou inconsciente, durante o sono ou em vigília. O aumento das forças oclusais geradas pelo bruxismo resulta em cargas extras não só na dentição, mas também em todo sistema estomatognático, podendo causar danos à Articulação Temporo - Mandibular (ATM), aos músculos, ao periodonto e à oclusão. Podem existir várias causas para o bruxismo, tais como fatores psicossociais, psicológicos, distúrbios do sono, uso crónico de drogas, desarmonias oclusais, dentre outros. Assim sendo, não se pode estabelecer um padrão de tratamento único para o bruxismo, existindo diferentes alternativas de tratamento, pelo que de ve ser um tratamento individualizado para cada paciente. Algumas medidas baseadas no controle consciente do bruxismo, melhoria na qualidade de vida e métodos complementares de tratamento, tais como óleos essenciais, podem ajudar a controlar a parafunção e amenizar a maioria dos sintomas, uma vez que o tratamento definitivo ainda não foi totalmente elucidado. Com base na revisão de literatura, os fatores etiológicos, as consequências e os possíveis tratamentos para o bruxismo em crianças e adultos, serão discutidos nesta revisão narrativa.