Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-30"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem microcirúrgica em endodontia - passo a passoPublication . Morais, Frederico Carreira Doutel; Matos, Miguel AlbuquerqueDurante vários anos, a cirurgia apical era desconsiderada por diversos autores, pois a sua taxa de sucesso era variável e imprevisível. Com a introdução de equipamentos mais avançados, como o microscópio operatório, microinstrumentos, pontas ultrassónicas e novos materiais retro-obturadores, surgiu a microcirurgia endodôntica. Quando o tratamento endodôntico não cirúrgico e consequente retratamento endodôntico não cirúrgico não são bem sucedidos, a microcirurgia endodôntica é, por norma, a opção terapêutica delineada pelos Médicos Dentistas na tentativa de conservar o dente com patologia periapical, evitando a sua extração. Um protocolo meticuloso, envolvendo osteotomia, resseção apical radicular, análise do fragmento apical radicular e retro-obturação do mesmo, deve sempre ser realizado sobre magnificação através do microscópio operatório. O estudo dos materiais retro-obturadores, nomeadamente o agregado trióxido mineral, e de novas abordagens cirúrgicas, visam promover um avanço na técnica convencional preconizada para a microcirurgia endodôntica.
- Potencial terapêutico dos óleos essenciais em medicina dentária – revisão narrativaPublication . Miranda, Lívia Hoy; Abreu, CristinaOs óleos essenciais são produtos obtidos das plantas aromáticas, constituídos por compostos com características hidrofóbicas e elevada volatilidade. São obtidos de plantas utilizadas desde o início da vida primitiva para alimentação, cultos espirituais e ainda para combater as doenças que assolavam a vida do Homem. Entretanto, nas últimas décadas, o interesse nos óleos essenciais tem aumentado e as suas atividades têm sido muito investigadas, pois na natureza, estes óleos têm a função de proteção da planta, garantindo o seu crescimento saudável. Algumas das funções que estes óleos essenciais exercem na planta podem ser relacionadas com a sua atividade no organismo humano. A característica biológica que tem tido maior destaque é a atividade antimicrobiana, uma vez que os óleos essenciais apresentam o potencial de inibir o crescimento de bactérias, fungos e até vírus. Dentre os óleos essenciais abordados nesta revisão bibliográfica, destacam-se alguns com uso já difundido na área da Medicina Dentária, como os óleos essenciais de Laranja e Eucalipto, sobretudo por sua ação solvente. Óleos essenciais de Árvore do chá e de Tomilho chamam a atenção para a área odontológica por sua ação bactericida e portanto, seu potencial contra agentes causadores da placa bacteriana e cárie dental. Já o óleo essencial de Cravinho revela seu poder anestésico e o óleo essencial de Lavanda mostra uma habilidade ansiolítica. Portanto, vemos um potencial positivo para aplicação de alguns dos Óleos Essenciais na Medicina Dentária na atualidade e a necessidade de mais estudos nesta área para o futuro.
- Relação entre os problemas otorrinolaringológicos e a cárie dentária: revisão sistemáticaPublication . Coelho, Joana Isabel Queiroga Pereira; Silva, CristinaA cárie dentária é considerada uma das doenças crónicas mais comuns em crianças, sendo de origem multifatorial, resultante da interação entre um hospedeiro suscetível, os microrganismos cariogénicos e as dietas cariogénicas. Podem-se considerar como fatores de risco da cárie dentária, o fluxo salivar inadequado, baixa capacidade tampão salivar, altos níveis de bactérias cariogénicas, reduzida exposição ao flúor e consumo frequente de açúcares. Os problemas otorrinolaringológicos referem-se às patologias do ouvido, nariz e garganta, sendo estes a otite média, sinusite, rinite alérgica, amigdalites e adenoidites. O objetivo desta revisão bibliográfica é verificar se existe uma relação entre os problemas otorrinolaringológicos e a cárie dentária.
- Bases genéticas envolvidas na reabsorção da crista residual mandibular - revisão narrativaPublication . Eizaguirre Colombo, Juan Luís; Cardoso, Inês LopesO aumento da longevidade do ser humano traduz-se no aparecimento de novos desafios para as ciências da saúde. Como resultado do envelhecimento, as doenças crónicas e degenerativas passaram a ocupar um papel predominante no desenvolvimento e na pesquisa clínica nas últimas décadas. É o caso do estudo dos processos degenerativos que ocorrem na cavidade oral após a perda de dentes. A reabsorção da crista residual mandibular é um processo amplamente estudado desde meados do século passado e muitas pesquisas relacionam esse processo com múltiplos fatores. Este trabalho é uma revisão narrativa sobre as bases genéticas envolvidas na reabsorção da crista residual mandibular. Foi estabelecida a relação entre alguns SPNs de alguns destes genes e a RRR. As investigações apontam para a necessidade de realizar estudos com maior amostragem que permitam ao clínico decidir o comportamento a tomar e impactar positivamente a previsibilidade dos tratamentos com base na identificação de variações genéticas.
- Modalidades terapêuticas para a abordagem da hipomineralização incisivo-molar – revisão narrativaPublication . Guimarães, Bárbara Inês Mateus; Silva, Cátia CarvalhoObjetivo: Investigar as várias opções terapêuticas para a gestão da Hipomineralização Incisivo-Molar (HIM) no paciente pediátrico, assim como, analisar as implicações clínicas na utilização de diversos materiais. Metodologia: Pesquisa bibliográfica de artigos científicos publicados nas bases de dados PubMed e Google Scholar, através da combinação dos termos de pesquisa: molar-incisor hypomineralization, pediatric patient e treatment modalities através do marcador booleano AND. Posteriormente, foram obtidos 30 artigos mediante a utilização de critérios de inclusão e exclusão. Tópico abordado: A HIM é uma desordem de etiologia multifatorial, que se caracteriza pela alteração das propriedades do esmalte dos primeiros molares e incisivos permanentes, tornando-os suscetíveis a lesões de cárie, hipersensibilidade dentária e perdas estruturais. As possíveis abordagens terapêuticas são do foro preventivo, restaurador, protético e cirúrgico e a sua seleção é feita mediante diversos fatores, sempre com o objetivo de alcançar bons resultados estéticos e funcionais.
- Cancro oral e vacinação do Vírus Papiloma Humano (HPV)Publication . Silva, Maria Armanda de Araújo e; Palmeira, CarlosIntrodução: O aumento de casos de cancro orofaríngeo associado ao HPV+, tem promovido interesse na importância da profilaxia na diminuição da incidência da infeção do HPV no cancro oral. Material e Métodos: Foi desenvolvida uma revisão bibliográfica narrativa, utilizando palavraschaves estabelecidas e critérios de inclusão e exclusão definidos. Setenta e oito referências integram a presente dissertação. Adicionalmente foi realizado um inquérito a alunos finalistas de medicina dentária e Médicos Dentistas, sobre a importância da vacinação contra o HPV no cancro oral. Resultados: A amostra constituída no inquérito de 39 alunos e 99 Médicos Dentistas foram comparados e analisados, evidenciando conhecimento sobre a relação da infeção pelo HPV e o Cancro oral e sua vacinação. Conclusão: A recomendação da vacinação contra o HPV de forma a melhorar a saúde dos pacientes, e o reconhecimento que o aconselhamento sobre vacinação contra o HPV é considerada, de elevada importância para a saúde dos pacientes.