Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Alteração da dimensão vertical da oclusão e sua relação com a disfunção temporomandibularPublication . Labrouhe, Douglas Tourvieille de; Soares, TâniaA etiologia das disfunções temporomandibulares é controversa e resulta de uma combinação de factores de risco, incluindo factores ambientais, traumáticos, comportamentais, psicológicos e oclusais. Vários autores alegaram que uma alteração na dimensão vertical da oclusão pode afetar a função, o conforto e a estética do paciente (Goiato et al., 2013). A etiologia de uma alteração da dimensão vertical da oclusão é múltipla, e muitas investigações científicas nesta área propõem várias técnicas para determinar a dimensão vertical da oclusão, mas nenhuma parece destacar-se quanto à fiabilidade e precisão. O objetivo deste trabalho é discutir a correlação entre a alteração da dimensão vertical da oclusão e as disfunções temporomandibulares. De um total de 313 artigos relacionados com este tópico e encontrados através do PubMed e Google Scholar, foram selecionados 62 artigos para uma leitura completa, incluindo 18 estudos sobre a relação entre dimensão vertical da oclusão e as disfunções temporomandibulares. Destes, 11 estudos mostraram uma correlação positiva entre elas e nos restantes 7 estudos nenhuma associação é relatada.
- Bloqueio convencional do nervo alveolar inferior: técnicas alternativas - revisão bibliográficaPublication . Motta, Fabio Rogerio Dias da; Rua, RuiSe é certo que raramente temos dificuldades na obtenção de uma anestesia clínicamente aceitável na maxila, o mesmo não se verifica a nível da mandíbula do adulto. Taxas de sucesso de 80 a 85% para o bloqueio convencional do nervo alveolar inferior, a injeção mandibular mais frequentemente utilizada, são um indicativo dessa situação. Torna-se, assim, de suma importância que o médico dentista tenha conhecimento sobre outras técnicas disponíveis para a realização da anestesia mandibular, de forma a poder aplicá-las sempre que a situação o exija. Este trabalho tem como objetivo reunir informações científicas sobre diversas técnicas de anestesia mandibular, que podem ser alternativas ao bloqueio convencional do nervo alveolar inferior. A metodologia usada assenta numa revisão bibliográfica narrativa, baseada na análise de publicações encontradas nas bases de dados electrónicas Pubmed, Scielo e Google Scholar. Foi efetuada uma leitura exploratória, seletiva e interpretativa do material pesquisado.
- Uso de óleos essenciais como método complementar no tratamento do bruxismo - revisão narrativaPublication . Santos, Maria Carolina Whitaker de Castro; Abreu, CristinaO bruxismo é um hábito parafuncional de apertar ou ranger dos dentes, que pode ocorrer de maneira consciente ou inconsciente, durante o sono ou em vigília. O aumento das forças oclusais geradas pelo bruxismo resulta em cargas extras não só na dentição, mas também em todo sistema estomatognático, podendo causar danos à Articulação Temporo - Mandibular (ATM), aos músculos, ao periodonto e à oclusão. Podem existir várias causas para o bruxismo, tais como fatores psicossociais, psicológicos, distúrbios do sono, uso crónico de drogas, desarmonias oclusais, dentre outros. Assim sendo, não se pode estabelecer um padrão de tratamento único para o bruxismo, existindo diferentes alternativas de tratamento, pelo que de ve ser um tratamento individualizado para cada paciente. Algumas medidas baseadas no controle consciente do bruxismo, melhoria na qualidade de vida e métodos complementares de tratamento, tais como óleos essenciais, podem ajudar a controlar a parafunção e amenizar a maioria dos sintomas, uma vez que o tratamento definitivo ainda não foi totalmente elucidado. Com base na revisão de literatura, os fatores etiológicos, as consequências e os possíveis tratamentos para o bruxismo em crianças e adultos, serão discutidos nesta revisão narrativa.