FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento
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Browsing FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento by advisor "Campelo, Álvaro"
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- O acesso à saúde oral em contextos de marginalizaçãoPublication . Castro, Luís Vasco de Oliveira da Silva de Loureiro e; Campelo, ÁlvaroEste trabalho de investigação, inicialmente baseado na observação dos espaços geográficos onde decorreria a recolha de dados, e em simultâneo, na pesquisa de informação bibliográfica, concretizou-se numa investigação empírica com trabalho de campo de grande duração. A questão central era identificar os problemas no acesso à saúde oral por parte de grupos sociais marginalizados ou excluídos da sociedade, com comportamentos associados à toxicodependência, alcoolismo, prostituição e por vezes portadores de doenças transmissíveis. Pretendia-se saber como, no acesso à saúde oral, estes processos interferiam, e quais as suas consequências, com o objetivo de conhecer a situação da amostra estudada e, a partir desse conhecimento, indicar propostas que superem tais limitações no acesso à saúde oral. Enquadra-se esta investigação no campo das Ciências Sociais, com particular abordagem antropológica, onde os dados fisiológicos e sanitários associados à saúde oral são analisados, combinando a teoria e metodologia médica com a teoria e metodologia antropológica, pois associamos a saúde e a doença oral ao comportamento humano, ao enquadramento social e cultural. As condições físicas onde decorreu a recolha de informação – Unidades Móveis da ARRIMO e Centro Social da Junta de Freguesia de Campanhã – foram as necessárias e suficientes. Independentemente de apresentarem algumas limitações/“condicionantes” não impediram a obtenção de alguns resultados conclusivos e fiáveis, que evidenciaram de forma clara a dura realidade da população estudada. A necessidade de cuidados de higiene oral e as consequências inerentes à sua má aplicação foram amplamente verificadas junto da população-alvo e analisadas no trabalho aqui apresentado. Constata-se, pelos resultados obtidos, que estes hábitos/cuidados de higiene oral quase não existem. Da população observada, apenas 32%, entende que a sua condição oral é de facto muito pior daquela que conseguem visualizar nas pessoas da sua idade; e, aproximadamente 33% indica que possui odontalgias, mas, destes, apenas 9% recorreram ao serviço do Médico Dentista. Situamos a nossa pesquisa na necessidade de incluir nas políticas sanitárias uma reflexão mais crítica e desenvolvida do conceito de justiça no acesso à saúde por parte de grupos desfavorecidos e socialmente marginalizados, pois é muito problemática e precária a política de saúde oral para esta população.
- Antropología y Enfermería: narrativa del sufrimiento y dolor - la formación para la expresión y comprensión emocional de los profesionales en los espacios sanitariosPublication . Beltrán Rodríguez, Rafael; Campelo, ÁlvaroEl propósito del presente estudio se enmarca en el análisis cultural en su desarrollo histórico, de la percepción del dolor - sufrimiento y alivio en el hombre a través de las diferentes culturas. El objetivo es saber como los alumnos de grado de enfermería de 1º curso en la Universidad Fernando Pessoa, Canarias, España, sin llegar a estar contaminados por la cercanía al dolor en sus prácticas clínicas, nos transmiten mediante entrevista en profundidad, y método cualitativo observacional sus vivencias de como perciben dolor y sufrimiento en su andar cotidiano, para con la obtención final de resultados y conclusiones poder llevar a cabo una intervención pedagógica coherente, de aplicación práctica. Una aplicación práctica que se hará concretamente con la asignatura de Antroposociología de la Salud, para llegar incluso a configurar directrices curriculares que nos orienten tanto a profesores como los propios alumnos, en aras de conseguir, al menos, una reflexión del etnocentrismo, el relativismo cultural, la diversidad y contacto cultural dentro de la práctica de la enfermería, con especial hincapié, en los comportamientos del futuro profesional de la enfermería en los apartados de sufrimiento y dolor. Al mismo tiempo, se llevó a cabo una intervención de características similares en cuanto a método (entrevista en profundidad) con profesionales de la enfermería con más de quince años de experiencia profesional, más la observación participante en un espacio de dolor y de esta manera poder comparar resultados y llegar a conclusiones como que, la enfermedad es un fenómeno social y como tal, solo se puede entender en el seno del preciso contexto sociocultural donde se produce como tal. Es necesario un mayor conocimiento si cabe, de la realidad a la que se enfrentan tanto alumnos como profesionales de la enfermería durante el desarrollo de sus prácticas o trabajo, en cuanto a sufrimiento, dolor y muerte, como nos refieren los entrevistados, no se encuentran preparados, no les han enseñado las habilidades básicas para este tipo de afrontamiento, obteniendo como resultado frustración personal, académica o profesional y en ocasiones desarreglos psicológicos de solución en multitud de ocasiones nada sencillas. Todo ello, es extrapolable a la totalidad de los trabajadores del mundo sanitario.
- Centros sociais paroquiais: contexto institucional e social - redes de comunicação e de cooperação para a “terceira idade”Publication . Freitas, José António Araújo de; Campelo, ÁlvaroO envelhecimento demográfico, a pobreza, o isolamento e a solidão preocupam, na actualidade, muitos estudiosos, políticos, trabalhadores sociais, dirigentes de instituições, familiares, todos empenhados em prestar aos idosos os mais adequados serviços de intervenção. A família, habitual refúgio e segurança das pessoas, encontra-se em profunda mudança. De facto, a família vê alterada a sua função protectora e é, hoje, também ela, campo de intervenção social. Desde o seu início, a Igreja buscou formas de socorrer, ajudar e acolher as pessoas carenciadas. A Doutrina Social da Igreja, difundida particularmente a partir da publicação da Rerum Novarum, e sistematicamente aprofundada em vários documentos posteriores, veio dar consistência a uma riquíssima tradição solidária. Ultimamente, a acção solidária da Igreja tem sido feita, de forma mais organizada, nos Centros Sociais Paroquiais. No concelho de Ponte de Lima, nas últimas duas décadas, construíram-se vários Centros Sociais Paroquiais e, em Março de 2009, estavam a funcionar dez com valências para idosos. Lançámos, então, nessas instituições, questionários aos utentes das valências de Centro de Dia, Centro de Convívio, Serviço de Apoio Domiciliário, Lar de Idosos e aos seus funcionários, que nos fornecem dados sobre a comunicação e o relacionamento entre os vários actores sociais: direcção, utentes, pessoal técnico e não técnico. Este estudo fornece também, entre outros, dados sobre os motivos da institucionalização, o espaço gerontológico, a comunicação gerontológica e a qualidade dos serviços prestados nessas valências sociais. Num tempo em que se defende o envelhecer em casa, e se valoriza o Serviço de Apoio Domiciliário, mostram-se, neste estudo, as suas vantagens, mas também se revelam as suas debilidades. Constata-se que o envelhecimento activo começa a ser uma realidade entre nós, e que se têm alterado os velhos preconceitos sobre os serviços prestados no Centro de Dia, no Centro de Convívio e no Lar de Idosos. Nestas valências gerontológicas, muitos funcionários (técnicos e não técnicos) e dirigentes procuram dar a maior qualidade possível à vida das pessoas idosas. Os Centros Sociais Paroquiais exercem, presentemente, uma acção importante no campo social, mas são obras com futuro também noutras áreas como nas de intervenção recreativa e cultural. Le vieillissement démographique, la pauvreté, l‘isolement et la solitude préoccupent, présentement, grand nombre de scientifiques, politiques, travailleurs sociaux, dirigeants d‘institutions, parents, tous engagés à prêter aux personnes âgées les services d‘intervention les plus adéquats. La famille, abri habituel et sécurité de tous, se trouve en profond changement. En effet, la famille voit sa fonction protectrice se modifier et devient, elle aussi, champ d‘intervention sociale. Depuis ses débuts, l'Église a cherché des formes de secourir, aider et accueillir les plus démunis. La Doctrine Sociale de l'Église, diffusée particulièrement à partir de la publication du Rerum Novarum, et systématiquement approfondie dans plusieurs documents postérieurs, vient rendre plus consistante une riche tradition solidaire. Récemment, l'action solidaire de l'église se fait, de forme plus organisée, dans les Centres Sociaux Paroissiaux. Dans la commune de Ponte de Lima, dans les deux dernières décennies, plusieurs Centres Sociaux Paroissiaux ont été construits et, en mars 2009, dix étaient en fonctionnement et offraient des services pour personnes âgées. Dans ces institutions, nous avons alors lancé des questionnaires auprès des usagers des services de Centre de Jour, Centre de Convivialité, Service d'Aide Domiciliaire, Foyer pour Personnes âgées et auprès de leurs fonctionnaires, ce qui nous a fourni des données sur la communication et les relations entre les différents acteurs sociaux : direction, usagers, personnel technique et non technique. Cette étude nous a aussi fourni, entre autres, des données sur les raisons de l'institutionnalisation, l'espace gérontologique, la communication gérontologique et la qualité des services. Dans un temps où l‘on défend la stratégie vieillir chez soi et où l‘on valorise le Service d'Aide Domiciliaire, on montre, dans cette étude, leurs avantages, mais on révèle aussi leurs faiblesses. On constate que le vieillissement actif devient une réalité parmi nous, et que les vieux préjugés sur les services prêtés dans le Centre de Jour, dans le Centre de Convivialité et dans le Foyer pour Personnes âgées se sont progressivement altérés. Dans ces services gérontologiques, nombreux fonctionnaires (techniciens et non techniques) et directeurs cherchent à donner la plus grande qualité possible à la vie des personnes âgées. Les Centres Sociaux Paroissiaux exercent, actuellement, une action importante dans le champ social, néanmoins ce sont aussi des oeuvres d‘avenir dans d'autres secteurs comme celui de l'intervention récréative et culturelle. The aging population, poverty, isolation and loneliness concern at present, many scholars, politicians, social workers, heads of institutions, family members, all committed to providing the elderly the most appropriate intervention services. The family, habitual refuge and safety, is undergoing profound change. In fact, the family sees amended its protective function and is, today, too, the field of social intervention. Since its inception, the Church has sought ways to help, assist and accommodate people in need. The Social Doctrine of the Church, particularly since the widespread publication of Rerum Novarum, and systematically detailed in several subsequent documents, came to give consistency to a rich tradition of solidarity. Lately, the action of solidarity of the church has been made, more organized, in the Parish Social Centers. In Ponte de Lima, for the last two decades, several Parish Social Centers were built and in March 2009, were operating ten with valences for the elderly. We launched then these institutions, questionnaires to users of the valences of the Day Center, Gathering Center, Home Support Service, Home for the Elderly and their employees, who provide data on the communication and relationship between various social actors: management, users, technical and non-technical staff. This study also provides, among others, data on the reasons for institutionalization, the area of gerontology, gerontological communication and quality of services provided in these social valences. At a time when it defends the aging at home, and appreciates the Home Support Service, in this study are shown not only their advantages, but also revealed their weaknesses. It appears that active aging is becoming a reality among us, and which have changed the old prejudices about the services provided in the Day Center, the Center for Coexistence and the Home for the Aged. In these geriatric valences many employees (technical and non technical) and leaders seek to give the highest possible life quality to older people. The Parish Social Centers carry out, at present, an important action in the social field, but they are also future works in other areas and in recreational and cultural intervention.
- A Cidade dos Sífragos: tentativa de reescrita da sinfonia 4 33 de John CagePublication . Rodrigues, Carlos Miguel Fernandes; Santos, Paula Mota; Campelo, ÁlvaroNo âmbito deste trabalho de investigação sobre o som na cidade do Porto, elegemos a Antropologia Visual como quadro de referências metodológicas para etnografar a cidade na atitude própria de quem quer realizar documentos audiovisuais sobre ela e para analisar um conjunto de filmes de ficção e documentário rodados, no Porto, durante o século XX. No entanto, a observação ou pesquisa de sonoridade e de estados acústicos urbanos não se socorreu apenas do audiovisual, mas também da teoria antropológica, da acústica, da literatura, da monografia, da ensaística, da imprensa. Para além disso, elaboramos um método de observação acústica voltado para a realização de filmes através da utilização de uma investigação etnosonográfica dos lugares adequada à formulação audiovisual de documentos e também para a caracterização sonora das cidades. Foi com este quadro teórico e metodológico que nos interrogamos acerca das características da sonoridade urbana da cidade do Porto, levantamos a questão de se poder admitir que os efeitos sonoros exerçam influências, provocando alterações sobre o viver e a saúde dos cidadãos e sobretudo sobre o crescimento das crianças que nela habitam, perguntando se será possível que numa sociedade com origem em crianças sífragas resulte alteração nas tipologias de cidadão e de cidadania. Com esta investigação depreendemos que os sons da cidade se integram na história sonora do planeta, e avançamos organizando um quadro em que, através do conceito metáfora Oceano Universal Pansonoro, enumeramos e explicamos as possíveis idades sonoras da terra. Correlacionando as idades sonoras da terra com a história da evolução tecnológica e considerando outras variáveis como a densificação demográfica e a tipologia da arquitetura urbana, enumeramos e classificamos as sonoridades e sociofonias em quinto janelas virtuais de escuta histórica. O estudo revelou ainda a existência de uma cultura de não escuta e a inexistência de discriminação sonora urbana, ficando as etnografias reduzidas a dialogias com pouco discriminação e aos fatalismos acústicos omnipresentes. Por este motivo, foram apontados, sob formato de propostas e sugestões, o que chamamos de Convenção Cívica para a Sonoridade Urbana e uma arquitetura urbana virada para construção de monumentalidades não só visuais mas também acústicas, a partir da arquitetura de Cister.
- Corpos fechados e tesouros enterrados: uma incursão ao mundo mítico do agreste pernambucanoPublication . Sales, Thiago de Oliveira; Campelo, ÁlvaroA partir da recolha de dois géneros de narrativas míticas peculiares ao Agreste e Sertão brasileiros, tentamos elaborar novos apontamentos teóricos e metodológicos acerca do conceito de mito e do trabalho etnográfico na Antropologia Cultural. Para tanto, utilizamos como locus privilegiado da pesquisa, a cidade de Panelas de Miranda, situada no Agreste pernambucano. As narrativas escolhidas são conhecidas como “histórias de botija” e “corpos fechado”. As primeiras consistem-se em histórias acerca dos nefastos vínculos espirituais das almas com suas posses terrenas. Sendo assim, por meio de mensagens oníricas, um sujeito escolhido enfrentará uma série de provações no intuito de desenterrar o tesouro. O segundo género de narrativas, referem-se a práticas iniciáticas que circulam em segredo e são transmitidas de mãe para filho (ou pai para filha) sob a estética de “orações” e visam à protecção dos sujeitos contra as mais diversas vicissitudes mundanas. Com efeito, a maior parte das rezas incidem na preocupação de se transformar o corpo em algo intangível e, ou, inquebrantável. Porém e, ainda assim, é possível encontrar encantamentos específicos para outros géneros de actos extraordinários, como transmutar-se em animal ou se tornar invisível. Entretanto, para além do registo desta memória colectiva acerca das narrativas, nosso objectivo maior era identificar aspectos da tradição antropológica que impossibilitam a compreensão do conceito de mito numa “esfera” mais ampla – buscar uma desconstrução metafísica do mesmo. Isto nos levou a construção do conceito Homo quaerens – condição existencial presente por excelência em toda narrativa mítica. Quanto aos aspectos metodológicos, questionamos até que ponto os ditames dos trabalhos etnográficos pós-modernos não se esqueceram de salientar a importância de uma exposição maior dos próprios posicionamentos epistemológicos e teóricos do pesquisador na escrita e não só na intervenção no terreno. Para isto, é de suma importância esmiuçar aspectos das trajectórias dos mesmos, construindo o que Edmundo Leach chamou “o meu tipo de antropologia”; ou, o que a partir dos trabalhos de Álvaro Campelo chamamos de “uma antropologia do outro como si mesmo”. Considering two genres of mythical narratives from Brazilian‟s Agreste and Sertão, we try to develop new theoretical and methodological approaches in relation to the myth concept and the ethnography work. As a result, Panelas de Miranda was selected to serve as the locus of the study. The narratives are known as “histórias de botija” and “corpos fechado” (closed body). The first consists of narratives relating corrupted spiritual bonds of souls with their earthly possessions. Therefore, by the dream messages, a chose person will face a series of challenges to unearth the treasure and free the damned soul. The second refers to initial practices taught from mother to child which aims to provide the person with superhuman conditions. This secret knowledge made one immune to attack designed to penetrate the body and others. Broadly, it is a magic prayer, known to few people of the community, to become impervious to injury and, in some cases, make the body indestructible. However, it is possible to find specific and special spells to make the body invisible or to turn into animals, improving them with shapeshifters conditions. However, despite of our interest in collective memory preservation, our major goal was to identify aspects of the anthropological tradition which conceptualizes the myth in limited terms, in suggesting the importance of a metaphysical deconstruction of this concept. This situation led us to create a concept called ―Homo quaerens‖ – which refers to an existential condition present in all mythical narrative. Regarding methodological aspects, we question the extent to which the rules of postmodern ethnography have forgotten the importance of exposing the epistemological and theoretical position of the researcher in writing and not only in the fieldwork intervention. Therefore, it is specially important to detail some aspects of their careers, making what Edmund Leach called “my kind of anthropology” or, what Álvaro Campelo‟s work makes us call “anthropology of the other like itself”.
- La integración del saber antropológico y la exploración de la salud bucodental: un desafío para el nutricionistaPublication . Morales Salcedo, Inês Sofía; Campelo, Álvaro; Mariño, RodrigoO conhecimento integrado do homem como ser social e biológico tem sido estudado desde a antiguidade. A informação acumulada durante os primeiros anos de vida, resultante da socialização e da transmissão dos saberes formais permite a construção dos estilos de vida. As alterações administrativas e políticas na prestação de serviços de saúde dentária despertaram na população portuguesa um espírito de cidadania escolar participativa. Este constructo, orientado para a educação informal, didáctica e participativa, permite estabelecer padrões de qualidade de vida saudável. O aparelho estomatognático converte-se para o Nutricionista num cenário de investigação antropológica e de integração de saberes pouco explorado: um corpo fragmentado para a construção de uma nova identidade, de revelação e de poder no exercício da cidadania no meio social. A perspectiva anatómica e fisiológica, a manifestação cultural intrínseca e extrínseca de emoções transmitidas pelo aparelho estomatognático e a alimentação constituem a Tríade da intervenção nutricional. O estado nutricional infantil é, por excelência, um indicador das condições de saúde. Relacionada com o estado da cavidade oral, a identificação de factores de risco permitirá uma intervenção oportuna dos actores sociais responsáveis pelo planeamento e execução de programas de promoção da saúde adaptados ao macro-espaço social. 100% dos responsáveis institucionais reconhecem a carência de estruturas físicas, de recursos e de conhecimentos para desenvolver o PNPSOP nas escolas e nos centros de saúde. 40% das crianças escovam os dentes; 25% têm fluorose dental. A média de ceod é de 2.59+2.8 e de CPOD é de 1.78 + . 1.8. 95% manifestam dificuldades em aceder aos serviços de saúde dentária. 100% dos inquiridos desconhecem o “Cheque dentista”. 98% desconhece a influência sociocultural sobre as práticas de saúde oral. A aplicação do método qualitativo e quantitativo permitiu demonstrar a importância da implementação dos saberes transdisciplinares. Metodologia e saberes que se constituem como um desafio para o processo de ensino-aprendizagem do nutricionista. A aquisição de competências para o reencaminhamento de pacientes en risco estomatológico favorece a avaliação global do estado nutricional. Estratégia fundamentada nos resultados desta investigação que promovem a concepção de programas de nutrição social com a aplicação crítica do conhecimento estomatológico e antropológico. El conocimiento integrado del hombre como ser sociobiológico ha sido estudiado desde la antigüedad. La información acumulada durante los primeros años de vida, resultante de una sociabilización y transmisión del saber formal permite la construcción de los estilos de vida. Las alteraciones administrativas y políticas en la prestación del servicio odontológico ha despertado en los portugueses una ciudadanía escolar participativa. Ese constructo orientado bajo la enseñanza informal, didáctica y participativa permite establecer patrones de calidad de vida saludable. El aparato estomatognático se convierte para el Nutricionista en un escenario de investigación antropológica y de integración de saberes poco explorados: un cuerpo fraccionado para la construcción de una nueva identidad, de revelación y de poder en el ejercicio de la ciudadanía en espacios sociales. Perspectiva anatomofisiológica, manifestación cultural intrínseca y extrínseca de emociones transmitidas por el aparato estomatognático y alimentación se constituyen en la Triada de intervención nutricional. El estado nutricional infantil es por excelencia, un indicador de la condición de salud. Relacionado con el estado de la cavidad bucodental, la identificación de factores de riesgos permitirá una intervención oportuna de, los actores sociales responsables de la planeación y ejecución de programas de promoción de salud adaptados a su macroespacio La falta de estructuras físicas, de recursos y conocimientos para el desarrollo del PNSB en las escuelas y en los centros de salud, fue informada por 100% de los responsables institucionales. 40% de los niños cepilla los dientes; 25% tienen fluorosis dental. El promedio de ceod es de 2.59 (+2.8) y de CPOD 1.78 (+ . 1.8). 95% de la muestra manifiesta dificultad para acceder a los servicios de odontología; 100% informa desconocer el “Cheque dentista”. 98% desconoce la influencia sociocultural sobre las prácticas de salud bucodental. La aplicación del método cualicuantitativo permitió demostrar la importancia de la implementación de los saberes transdisciplinares. Metodología y saberes que se constituyen en desafío para los procesos de enseñanza-aprendizaje de los nutricionistas. Estrategia defendida en los resultados de esta investigación, que promueve la evaluación y aplicación critica del conocimiento estomatológico; la realización de programas adecuados para la evaluación nutricional infantil y las competencias del trabajo en equipo multidisciplinar. Integrated human knowledge, considering humans as socio-biological beings, has long been studied. The information accrued during the first years of life, as a result of socialization and from the transmission of formal knowledge, allows the building of different lifestyles. Administrative and political modifications in the provision of the oral health care service have created a participatory culture in the Portuguese school population. That participatory construct, oriented as informal education, didactic and participative, allows the establishment of healthy quality of life patterns. For the nutritionist the stomatognathic system becomes a scenario for anthropological research and for the integration of knowledges not well explored: a body fractured for the construction of a new identity, of revelation and of empowerment for the exercise of the citizenship in social spaces. The anatomo-phyisiologic perspective, the intrinsic and the extrinsic cultural manifestations of emotions transmitted by the mouth and nourishment constitute the intervention trilogy. The child's nutritional status is, by definition, an indicator of the health status. Related to the oral health status, the identification of risk factors will allow an opportune intervention by those responsible for the planning and execution of health promotion programs appropriate to its broader environment. These results indicate that all of those responsible recognize the lack of physical infrastructures, of resources and knowledge to develop the PNPSOP at schools and at health centers. Forty percent of the children reported brushing their teeth; and 25% showed enamel fluorosis. The mean dmft and DMFT scores were 2.59 (s.d. 2.8) and 1.78 (s.d. 1.8) teeth, respectively. The great majority (95%) reported barriers to visit the dentist; all participants expressed lack of knowledge of the “Cheque dentista”, and 98% did not know the sociocultural influence on the oral health practices. The use of both qualitative and quantitative methods allowed to demonstrate the importance of the implementation of transdisciplinary knowledge. These methodologies and knowledge together constitute a challenge for the nutritionists education. The acquisition of competitions for the treatment of patients at oral health risk favours the comprehensive evaluation of nutritional status. The strategy endorsed by the results of the present research, indicates the design of social nutrition programs which critically uses oral health and anthropological knowledge. La connaissance intégrée de l'homme, en tant qu’être biologique et social, a été étudiée depuis l'antiquité. L'information obtenue pendant les premières années de vie, résultant de la socialisation et de la transmission des connaissances formelles, permet la construction des styles de vie. Les changements administratifs et politiques dans la prestation de soins dentaires ont éveillé l’esprit de citoyenneté scolaire dans la population portugaise. Cette réalité, orientée vers l'éducation informelle, dans une perspective didactique de participation, permet d’établir des modèles de qualité de vie. Le système stomatognathique devient pour le nutritionniste un scénario de recherche anthropologique et d’intégration de connaissances peu exploité: un corps fractionné, construction d'une nouvelle identité, de révélation et de pouvoir, dans l’exercice de la citoyenneté dans le milieu social. La perspective anatomique et physiologique, les manifestations intrinsèques et extrinsèques aux propres émotions transmises para le système stomatognathique et la nutrition, sont pris en compte dans ce document, comme étant la Triade de l'intervention nutritionnelle. L'état nutritionnel des enfants est un indicateur par excellence de l’état de santé. L'identification des facteurs de risque, considérée en rapport avec l'état de la cavité buccale, permettra une intervention rapide des acteurs sociaux chargés de la planification et de la mise en oeuvre des programmes de promotion de la santé, adaptés au macro-espace social. 100% des responsables institutionnels reconnaissent le manque de structures physiques, de connaissances et de ressources pour le développement du PNSO dans les écoles et les Centres de Santé. 40% des enfants se brossent les dents. 25% souffrent de fluorose dentaire. La moyenne de ceod est de 2.59 + . 2.8 et celle de CPOD est de 1.78 + . 1.8. 95% ont des difficultés d'accès aux services de santé orale. 100% des enquêtés méconnaissent le "chèque dentiste". 98% ne tiennent pas compte de l'influence sociale et culturelle sur les pratiques de la santé bucco-dentaire. L'application des méthodes qualitatives et quantitatives nous a donné la possibilité de démontrer l'importance de la mise-en-oeuvre des savoirs transdisciplinaires. Cette méthodologie et les savoirs transdisciplinaires représentent un défi pour l'enseignement/ apprentissage des nutritionnistes. L’acquisition de compétences pour orienter les patients en risque de troubles stomatologiques facilite l’évaluation globale de l’état nutritionnel. Cette stratégie est basée sur les résultats de notre recherche qui visent contribuer à la création de programmes de nutrition sociale avec l’application critique des connaissances stomatologiques et anthropologiques.
- Nação, nacionalidade e nacionalismo em AngolaPublication . Cipriano, Patrício Batsîkama Mampuya; Campelo, ÁlvaroConcebida pela elite cultural política, a angolanidade evoluiu no tempo, no espaço, e até hoje ainda tem o espectro plural dos propósitos de uma Angola inclusiva. Angolanidade apriorística, angolanidade rizomática e angolanidade aposterioristica, todas podem ser olhadas em duas vertentes: (i) culturalmente. Constrói-se e herda-se a cultura; o ‘cross-culture’ através de diálogo cultural e da competição das propostas culturais. (ii) politicamente. A democratização – que é a démarche metodológica para alcançar o Estadonação – é um processo contínuo, faseado e de difícil digestão social. O nacionalismo que forjou Angola em 1975 apresentou este país como um conjunto de vários Estados, proclamados pela FNLA, pelo MPLA e pela UNITA. Em 1992, começa o processo de normalização democrática, e serão realizadas três eleições, em 1992, 2008 e em 2012. Trata-se do período de reconhecimento. A nacionalidade angolana é, na verdade, o conjunto de ‘concepções’ que vários grupos societários angolanos, por um lado, definem seus modos de ‘pertença’. E, por outo, a noção jurídica importada de ‘ocidente’, que instala a nova dimensão de se ‘pertencer a um país/Estado’. Durante todo o processo do protonacionalismo, as angolanidades (aposteriorística, rizomática e angolanitude) idealizaram os critérios de ‘Ser angolano’, partindo de uma diversidade, quanto à sua juridicidade. As ‘nações patrimoniais’, que precederam o projecto de Angola, ainda permaneceram enquanto ‘grupos socioculturais’ detentores de ‘terras históricas’: Ambûndu, Côkwe, Kôngo, !Kung, Lûnda, Umbûndu, etc. O diálogo destas ‘terras históricas’ na integridade territorial de Angola resulta no diálogo permanente entre as instituições que suportam e validam estas ‘nações patrimoniais’, assim como o Estado angolano. Tal diálogo congrega as partes, consolida um Estado-nação angolano inclusivo e proporciona as bases do desenvolvimento humano, dentro da justiça social.