FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
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Browsing FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado by advisor "Barroso, Eduardo Paz"
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- Cultura na televisão entre confinamento e desconfinamento: um estudo sobre a realidade portuguesaPublication . Sousa, Maria Rodrigues de; Barroso, Eduardo PazO trabalho que se segue representa um estudo em torno do espaço dado a programas culturais pelas televisões generalistas portuguesas, através da análise das programações dos três canais temáticos RTP2, a TVI24 e a SICN. Ao longo de todo o trabalho percorresse temáticas fundamentais para se proceder à verificação dos resultados, como cultura, jornalismo, jornalismo cultural e televisão feita em português, temáticas estas que ao longo destas páginas serão amplamente aprofundadas. O presente estudo pretende assim explorar e questionar a prática das televisões generalistas portuguesas e, se possível, tirar conclusões em torno da questão chave por detrás de todo este trabalho.
- Espelho com memória: a fotografia como mecanismo de auto-representaçãoPublication . Pereira, Ana Catarina Lima Caria; Barroso, Eduardo PazA presente investigação pretende dar a conhecer a importância do objecto fotográfico na nossa sociedade. A fotografia converteu-se num dos meios priveligiados para assegurar a coesão social do grupo e da família, onde a sua prática se transforma num ritual, a contemplação das fotografias passou a fazer parte dos nossos hábitos, oferecendo-nos assim um processo de rememoração. Tiramos fotografias e deixamos que nos retratem com o objectivo de congelar o tempo, de marcar uma presença, ter a certeza que um dia aquele momento ficará registado para sempre. O medo do desaparecimento e da morte, instaura uma procura de algo que seja para sempre, no entanto, a fotografia é um simples pedaço de papel, o que faz com que o tempo leve a imagem registada, a degradação, o desvanecimento e manchas fazem parte da beleza material da fotografia. Sendo a fotografia um objecto que fixa o momento, um objecto pequeno e fácil de transportar, faz com que se torne um objecto de desejo, sendo esta considerada uma presença – ausência, esta característica faz com se torne num objecto fetiche. A fotografia veio abrir portas sobre a forma como olhamos o mundo e sobretudo como nos olhamos a nós próprios. Este novo medium veio oferecer à população uma nova visão de si próprio e de cada um, acreditando na fotografia como espelho da realidade. A obsessão por um novo eu, a busca de uma nova identidade e a consciência de que existimos fora de um simples reflexo de espelho, começou a fazer parte da história de vida dos retratados. Transformar-se no que não se é, dar-se a conhecer através da falsidade e de um duplo é algo que passou a ser um desejo fácil de se concretizar. The present research tries to bring light to the importance of the photographic object in our society. Photography has become a privileged vehicle to assure the social cohesion of groups and family, where its practice transforms itself in a ritual, and the contemplation of photographs becomes an habit, thus offering us a process of rememberance. We take pictures and let ourselves be portraited in order to freeze time, to mark a presence, to be sure that one day that moment will be forever registered. The fear of vanishment and death, instigates a quest for something that will forever be, however, photography is but a simple piece of paper, causing time to remove its fixed image, the degradation - the vanishment and stains – make up the for the material beauty of photography. Because a photograph is an object that fixates the moment, a small object and easily carriable, makes it an object of desire, being simultaneously presence-absence, makes it an object of fetish. Photography has opened doors into the way we see the world, and most of all, about how we see ourselves. This new medium has offered people a new vision of oneself and each of us, believing in photography as the reality’s mirror. The obsession for a new me, the search for a new identity and the consciousness that we exist outside a simple mirror’s reflex, has started to become part of the portrated lifes history. To become what you´re not, to let yourself be know trough fakeness and the double is something that has become an easy whish to accomplish.
- Jornalismo cultural e financiamento público à cultura: representações mediáticas dos apoios financeiros às artes e à cultura de iniciativa governamental – o caso do jornal PúblicoPublication . Alves, Margarida Raposo; Barroso, Eduardo PazA pesquisa incide sobre o Jornalismo Cultural, numa vertente informativa que toma por referência as representações mediáticas dos apoios financeiros à cultura e às artes de iniciativa governamental, legalmente enquadrados num estudo da relação dos critérios políticos com o setor da cultura. A investigação constrói-se em duas partes principais, sendo que a primeira parte corresponde ao enquadramento teórico, sustentado pelo estado de arte e revisão da literatura, havendo uma discussão sobre o que é o jornalismo cultural, perspetiva histórica do lugar da cultura na tradição portuguesa, a atualidade mediática do jornalismo cultural num contexto de disseminação da comunicação por diferentes plataformas, economia criativa, teorias e escolas de pensamento. A segunda parte corresponde ao estudo de caso realizado através de uma análise crítica de representações mediáticas extraídas de um jornal de referência nacional (Jornal Público) baseadas na análise de um conjunto textos jornalísticos publicados online num horizonte temporal de 2018 a 2020, que informam e divulgam acerca das medidas governamentais definidas para o setor cultural e da sua receção junto dos agentes artísticos e culturais. Em Portugal, o financiamento público às artes representa uma vertente essencial das políticas públicas de democratização e descentralização da oferta cultural, tornando-se um elemento vital das entidades artísticas profissionais deste setor.