FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento
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Browsing FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento by advisor "Barroso, Eduardo Paz"
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- Aspectos do documentário e da intimidade na fotografia: contemporaneidade/imagens/superaçãoPublication . Bacelar, José Manuel Teixeira de Oliveira Brito e; Barroso, Eduardo PazEsta tese procura investigar a fotografia enquanto potencial imagem do mundo, em resultado de uma prática documental e de uma prática artística subjectiva. A noção de “documentário” e de “intimidade” são também aspectos a estudar. Em virtude da crescente hibridização entre o real e o ficcional na fotografia contemporânea, a fotografia é assumida como uma prática complexa que impõe a necessidade de uma profunda reflexão. O estudo da história da fotografia e dos diferentes discursos estéticos e críticos em torno da representação do real, o estudo de diferentes práticas documentais e também da forma como a intimidade passa a fazer parte de um novo caminho na fotografia documental são objectos de estudo. Procura-se contextualizar as novas correntes da fotografia contemporânea e contribuir para o recorrente debate sobre as fronteiras que delimitam os discursos artísticos e críticos da própria prática fotográfica. Em consequência da impossibilidade de se proceder a uma investigação que englobe, de forma inequívoca, toda a variedade de práticas e discursos que dominam o campo da fotografia, esta tese apresenta como eixo central a fotografia documental, o seu legado de verosimilhança com o real e a inclusão da intimidade na sua esfera sob a perspectiva da prática fotográfica enquanto exercício da expressão fragmentária do artista. De forma a sustentar a argumentação teórica aqui defendida, é apresentada uma reflexão sobre a prática fotográfica, analisando um trabalho de Jocob Aue Sobol e outro de JH Engstrom.
- Contributos para o estudo do cinema português nas décadas de 1980 e 1990: uma visão através da imprensaPublication . Fino, Ágata Marques; Barroso, Eduardo PazO objecto desta dissertação é o cinema, em particular o cinema português. A abordagem a esta actividade, enquanto parte da indústria cultural, fenómeno cultural e técnica interessa relacioná-lo com as condições de produção e recepção. Pensamos um filme com um valor, variável, no passado e no presente, do momento da sua pré-produção até à exibição. O cinema enquanto património assombra-nos e enquanto área profissional cativa-nos. As suas implicações na vida social, cultural e económica são tantas, e tão evidentes, quando o olhamos para lá do mero entretenimento. O que procuramos é recebê-los e ver como à sua estreia marcam, ou marcaram, pela positiva ou pela negativa, o seu público. Esta avaliação, quantitativa e qualitativa, apresenta-se em forma de números de espectadores e na imprensa. Procuramos entender o processo para além das suas questões estéticas. Partiremos das questões da produção, porque são a sua base técnica, o seu interior. Mas o filme só existe para o exterior e é nesse sentido que pretendemos contribuir para o estudo do cinema português dos anos de 1980 e 1990 tentando verificar qual o papel das condições de produção no sucesso dos filmes, que pelo número de espectadores, marcaram a nossa cinematografia e de como ela é vista na imprensa, que também integra a indústria da cultura.
- A crítica de artes plásticas como campo e a sua prática em Portugal nos anos 60Publication . Monteiro, Isabel Maria Figueira Marques; Barroso, Eduardo PazPartindo da construção de um quadro geral de referências teóricas, metodológicas e territoriais que caracterizam a Crítica de Arte como campo epistemológico específico, e considerando que os anos 60 foram decisivos, quer globalmente, quer em Portugal, na instauração da heterotopia cultural contemporânea, o trabalho que se apresenta equaciona o contributo de oito autores - José-Augusto França, Rui Mário Gonçalves, Júlio Giraldes, Alfredo Margarido Fernando Pernes, Nelson Di Maggio, António Areal e Ernesto de Sousa - para a conformação da disciplina no nosso país nesse período e nas épocas liminares. O estudo propõe-se analisar as estratégias adoptadas por cada um dos autores e, nesse sentido, aferir a sua importância na consolidação da crítica de arte como profissão e no estabelecimento de paradigmas locais, na primeira metade da década de 60 e ao longo do decénio, para a reestruturação das artes plásticas e a dinamização dos seus territórios adjacentes, em concordância com os entraves específicos acrescidos pela situação marginal e anacrónica em que o país se encontrava. Considerando a importância do “Jornal de Letras e Artes” no panorama cultural português da época, este constituiu a principal fonte da nossa investigação, apresentando-se, em anexo, uma caracterização genérica dessa publicação, complementando-a com a listagem dos artigos que consagrou às artes plásticas entre 1961 e 1966 e com uma entrevista, focada na época e em alguns dos objectos do estudo, feita a Bruno da Ponte – seu principal dinamizador. Nelson Di Maggio, integrado como caso de estudo no corpo principal do trabalho, foi o crítico que se vinculou durante mais tempo e que partilhou com mais convicção as directrizes éticas e estéticas condutoras do “Jornal de Letras e Artes”, justificando-se que a entrevista que lhe fizemos tenha sido integrada no mesmo anexo.
- Imagem no jornalismo: a fotografia como retrato definitivo da históriaPublication . Arruda, Nilton Marlúcio de; Barroso, Eduardo Paz; Estrada, RuiEste trabalho tem como objetivo analisar a responsabilidade do jornalismo na construção e na legitimação do imaginário coletivo, a partir da publicação de fotografias com potencial para se transformarem em imagens definitivas ou universais. Reconhece-se, portanto, a capacidade jornalística de promover a passagem do real para a representação da realidade, além de garantir a possibilidade singular de se relacionar com o tempo. Tal definição de contemporaneidade implica na preservação de heranças e legados históricos, tanto individual quanto coletivamente, na medida em que a fotografia de jornal contribui para que o afastamento do tempo não represente um isolamento do presente com a intenção de se permanecer nostalgicamente no passado, mas a capacidade de apreender as peculiaridades do tempo retratado nelas. Assim, propõe-se devolver ao jornalismo a sua responsabilidade de consciência social, numa profunda reflexão sobre as atuais práticas de utilização de imagens caracterizadas por inflação, repetição, similaridades e banalização. Desta forma, a investigação promove uma ampla discussão teórica sobre o valor da imagem, numa abordagem que abrange desde a Antiguidade clássica até os periódicos dos dias de hoje. A configuração e o enquadramento do trabalho consideram também a presença e o poder da imagem a partir da análise crítica de filmes e de documentários, nos quais os aspectos visuais ou ilustrativos apresentam-se muito além da mera questão da estética da violência e que, inevitavelmente, remetem à perplexidade e estranheza. Após e à luz dessa teorização sobre a imagem, a tese aprofunda-se no desafio de elaborar uma aferição de valor, do ponto de vista semiótico, ético e ontológico, a determinadas imagens selecionadas como objeto de estudo da investigação.
- La figura del monstruo en la obra cinematográfica de Pedro Almodóvar: de la teatralidad de lo real a la construcción de la realidad del artificioPublication . Álvarez Álvarez, Almudena; Barroso, Eduardo Paz; Leão, Isabel Vaz Ponce deEste trabajo propone una serie de recorridos transversales por la cultura contemporánea. No obstante, lo que marca su diferencia no es esto, que sin duda comparte con otros estudios, sino dos aspectos más particulares que han guiado su escritura. Por un lado, se trata de unos recorridos realizados desde una perspectiva teatral, bajo una mirada cuyo propósito es descubrir la especificidad escénica de lo social, y por otro, quiere iluminar bajo este enfoque el ethos del cineasta español más internacional, Pedro Almodóvar. Este propósito concreto se ha desenvuelto a través del rescate y contextualización de la atemporal figura del monstruo, para demostrar su pertinencia actual y su potencialidad explicativa, revelándose como una de las constantes en el imaginario almodovariano y manifestado a nivel formal a través de una complementaridad de niveles ético-estéticos.
- Tráfegos de linguagens na arte contemporânea: Influências da escrita e do fílmico na pintura portuguesa nas décadas de 70 e 80Publication . Silva, Maria Teresa Ferreira da; Barroso, Eduardo PazEste trabalho pretende reflectir sobre as novas realidades artísticas contemporâneas nos seus discursos indefinidos, plurais e abertos, que por “tráfegos de linguagens” conduzem a novas formas de pensar, expressar e comunicar, a história, a arte, o ser e o mundo. A intertextualidade e a paródia, como processos operativos e conceptuais, criam aporias, transgressões e paradoxos em significações múltiplas e divergentes, desterritorializam signos e conteúdos (seja de que origem for), rematerializando-os em novos territórios afirmadamente opacos e complexos numa sinestesia de sentidos. Na contemporaneidade, autor e espectador, tornam-se cúmplices, partilham experiências e complementam-se, num espaço de reconhecimento do lugar da arte, como produção criativa e de fruição estética. Num diálogo constante de realidades e linguagens múltiplas entre a pintura e a escrita, e a pintura e o fílmico, (nomeadamente nas décadas de 70 e 80 em Portugal, na análise de oito casos de artistas pintores, Ana Hatherly, Álvaro Lapa, António Sena, João Vieira, Julião Sarmento, Ângelo de Sousa, Jorge Martins, e Noronha da Costa) procurou-se perspectivar “novas realidades em realidades mutantes”, numa cartografia da arte contemporânea nas suas “indefinições definidas”, e linhas de fuga rizomáticas onde o “fazer” e o “ver” é pensar em rede.