Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.2 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabajo propone una serie de recorridos transversales por la cultura contemporánea.
No obstante, lo que marca su diferencia no es esto, que sin duda comparte con otros
estudios, sino dos aspectos más particulares que han guiado su escritura. Por un lado, se
trata de unos recorridos realizados desde una perspectiva teatral, bajo una mirada cuyo
propósito es descubrir la especificidad escénica de lo social, y por otro, quiere iluminar
bajo este enfoque el ethos del cineasta español más internacional, Pedro Almodóvar.
Este propósito concreto se ha desenvuelto a través del rescate y contextualización de la
atemporal figura del monstruo, para demostrar su pertinencia actual y su potencialidad
explicativa, revelándose como una de las constantes en el imaginario almodovariano y
manifestado a nivel formal a través de una complementaridad de niveles ético-estéticos.
Este trabalho propõe uma série de percursos transversais pela cultura contemporânea. Contudo, o que marca a sua diferença não é isso, que sem dúvida partilha com outros estudos, senão dois aspetos particulares que têm guiado a sua escrita. Por um lado, tratase de percursos realizados a partir de uma perspetiva teatral, desde um olhar cuja finalidade é descobrir a especificidade cénica do social, e por outro, pretende-se elucidar a partir desta abordagem, o ethos do cineasta espanhol mais internacional, Pedro Almodóvar. Este propósito, em particular, tem-se desenvolvido através do resgate e contextualização da atemporal figura do monstro, com o fim de demonstrar a sua pertinência atual e potencialidade explicativa, que se revela como uma das constantes no imaginário almodovariano e se vê manifestada a nível formal através da complementaridade de níveis éticos e estéticos. Para tal objectivo, necessariamente devíamos resgatar a essência de um conceito que se apresentava complexo e que resolvemos por intermédio de Foucault (2000, pp. 62-63) descrevendo-o como um principio de inteligibilidade. O monstro é um principio de inteligibilidade, na medida em que a sua propriedade reside precisamente em afirmar-se enquanto tal, ou seja, justificando por si só todos os desvios que dele podem derivar, a partir de sua ininteligibilidade. De entre as infinitas possibilidades de inteligibilidade que este nos oferece, decidimos, numa atitude de contenção, tratar das que orientam este trabalho: o monstro como princípio de inteligibilidade ontológica e como princípio de inteligibilidade almodovariana. O objectivo foi construir uma ferramenta teórica que nos possibilitasse a análise, a partir deste enfoque, da obra do cineasta espanhol Pedro Almodovar. Uma vez delimitada a essência do conceito, permitindo-nos articular este trabalho em duas partes distintas, pudemos focarmo-nos pormenorizadamente em cada uma delas. Como veremos, foram distintas as dificuldades que surgiram em cada uma, o que conduziu a que fossemos propondo diferentes soluções por via de ferramentas teóricas distintas.
This work suggests a series of cross itineraries throughout contemporary culture; but this metodology, which is undoubtedly shared with other studies, is not what really makes it different. The real difference comes from two more particular aspects that have led its writing. On the one hand, it is all about some itineraries carried out from a theatrical perspective, from a point of view whose purpose is to discover the scenic specificity of the social; on the other hand, it wants to shed light from this approach on the ethos of the most international spanish film-maker, Pedro Almodóvar. This specific purpose has been developed through the rescue and contextualization of the timeless figure of the monster, to show its present pertinence and its explanatory potentiality, showing itself as one of the constants in the almodovarian imaginary and espressed at a formal level through a complementarity of ethical-aesthetic levels.
Ce travail propose une série de parcours transversaux par la culture contemporaine, ce qui est partagé sans doute par d´autres études, mais la nôtre renferme deux aspects plus particuliers qui ont guidé son écriture: d´un côté, il s´agît de parcours réalisés en tenant compte d´une perspective théâtrale et d´un régard dont le but c´est découvrir la spécificité scénique de ce qui est social et, d´un autre côté, on vent éclairer de ce point de vue l´ethos du cinéaste espagnol le plus international, Pedro Almodóvar. Ce but précis s´est déroulé en récupérant et en contextualisant l´intemporelle figure du monstre, pour prouver sa pertinence actuelle et sa potentialité explicative, en se révélant comme l´une des constantes dans l´imaginaire almodovarien et s´est manifesté à l´échelon formel par une complémentarité de niveaux éthique-esthétiques.
Este trabalho propõe uma série de percursos transversais pela cultura contemporânea. Contudo, o que marca a sua diferença não é isso, que sem dúvida partilha com outros estudos, senão dois aspetos particulares que têm guiado a sua escrita. Por um lado, tratase de percursos realizados a partir de uma perspetiva teatral, desde um olhar cuja finalidade é descobrir a especificidade cénica do social, e por outro, pretende-se elucidar a partir desta abordagem, o ethos do cineasta espanhol mais internacional, Pedro Almodóvar. Este propósito, em particular, tem-se desenvolvido através do resgate e contextualização da atemporal figura do monstro, com o fim de demonstrar a sua pertinência atual e potencialidade explicativa, que se revela como uma das constantes no imaginário almodovariano e se vê manifestada a nível formal através da complementaridade de níveis éticos e estéticos. Para tal objectivo, necessariamente devíamos resgatar a essência de um conceito que se apresentava complexo e que resolvemos por intermédio de Foucault (2000, pp. 62-63) descrevendo-o como um principio de inteligibilidade. O monstro é um principio de inteligibilidade, na medida em que a sua propriedade reside precisamente em afirmar-se enquanto tal, ou seja, justificando por si só todos os desvios que dele podem derivar, a partir de sua ininteligibilidade. De entre as infinitas possibilidades de inteligibilidade que este nos oferece, decidimos, numa atitude de contenção, tratar das que orientam este trabalho: o monstro como princípio de inteligibilidade ontológica e como princípio de inteligibilidade almodovariana. O objectivo foi construir uma ferramenta teórica que nos possibilitasse a análise, a partir deste enfoque, da obra do cineasta espanhol Pedro Almodovar. Uma vez delimitada a essência do conceito, permitindo-nos articular este trabalho em duas partes distintas, pudemos focarmo-nos pormenorizadamente em cada uma delas. Como veremos, foram distintas as dificuldades que surgiram em cada uma, o que conduziu a que fossemos propondo diferentes soluções por via de ferramentas teóricas distintas.
This work suggests a series of cross itineraries throughout contemporary culture; but this metodology, which is undoubtedly shared with other studies, is not what really makes it different. The real difference comes from two more particular aspects that have led its writing. On the one hand, it is all about some itineraries carried out from a theatrical perspective, from a point of view whose purpose is to discover the scenic specificity of the social; on the other hand, it wants to shed light from this approach on the ethos of the most international spanish film-maker, Pedro Almodóvar. This specific purpose has been developed through the rescue and contextualization of the timeless figure of the monster, to show its present pertinence and its explanatory potentiality, showing itself as one of the constants in the almodovarian imaginary and espressed at a formal level through a complementarity of ethical-aesthetic levels.
Ce travail propose une série de parcours transversaux par la culture contemporaine, ce qui est partagé sans doute par d´autres études, mais la nôtre renferme deux aspects plus particuliers qui ont guidé son écriture: d´un côté, il s´agît de parcours réalisés en tenant compte d´une perspective théâtrale et d´un régard dont le but c´est découvrir la spécificité scénique de ce qui est social et, d´un autre côté, on vent éclairer de ce point de vue l´ethos du cinéaste espagnol le plus international, Pedro Almodóvar. Ce but précis s´est déroulé en récupérant et en contextualisant l´intemporelle figure du monstre, pour prouver sa pertinence actuelle et sa potentialité explicative, en se révélant comme l´une des constantes dans l´imaginaire almodovarien et s´est manifesté à l´échelon formel par une complémentarité de niveaux éthique-esthétiques.