FCHS (DCEC) - Ciências Empresariais
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Browsing FCHS (DCEC) - Ciências Empresariais by advisor "Mesquita, Francisco"
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- Elaboração de um plano de marketing: o caso da empresa FIXPAÇOSPublication . Rodrigues, Diogo Filipe Silva; Mesquita, FranciscoEste projeto tem como objetivo apresentar um Plano de Marketing para a empresa FIXPAÇOS, com sede em Paços de Ferreira. Uma empresa de comércio e distribuição de parafusos, materiais de fixação, material elétrico, ferramentas e utensílios. Este Plano de Marketing tem como objetivos principais aumentar a reputação e o reconhecimento da marca, aumentar o volume de vendas em 10% relativamente ao ano anterior e atingir um nível de satisfação dos clientes superior a 95%. Para tal, é necessário aprofundar o que é o marketing e analisar vários modelos de Planos de Marketing de forma a chegar a uma conclusão, ou seja, chegar a um modelo final com os pontos em comum em cada Plano de Marketing. Assim, o Plano de Marketing desenvolvido para a FIXPAÇOS apresenta um sumário executivo, uma análise da situação, oportunidades e ameaças do mercado, objetivos do plano, estratégias de marketing, planos de ação, orçamento e por fim, controlo. Foram definidas várias estratégias e planos de ação tendo em conta os objetivos definidos. No meu ponto de vista, considero um tema muito importante e muito alargado na minha área de Ciências Empresariais, com mais foco na Gestão visto que o Marketing está em constante evolução e presente nas nossas vidas todos os dias sendo uma das ferramentas mais poderosas que as empresas hoje em dia podem possuir.
- O impacto do audiovisual em estratégias de marketing para as redes sociais: um estudo de caso Hair StorePublication . Steglich, Rayan; Mesquita, FranciscoNo cenário contemporâneo do marketing digital, as redes sociais emergem como plataformas indispensáveis para a divulgação de produtos e serviços, além de serem eficazes na criação de conexões mais profundas e significativas entre marcas e consumidores. Nesse contexto, o audiovisual destaca-se como uma ferramenta poderosa nas estratégias de marketing, sendo amplamente utilizado por empresas para gerar impactos positivos em suas campanhas, com uma evolução constante em termos de qualidade e tendências ao longo dos anos. Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do vídeo marketing no engajamento e na percepção de marca dos consumidores. Para tanto, são discutidos temas teóricos fundamentais, como marketing digital, o papel das redes sociais no comportamento de empresas e consumidores, e o uso do audiovisual nas estratégias de marketing empresarial. Além disso, é realizado um estudo de caso da empresa Hair Store, referência nos setores de cabeleireiro e estética, que utiliza o vídeo marketing como uma de suas principais ferramentas de comunicação empresarial.
- As marcas e os desafios na expansão internacional: casos de análisePublication . Pires, Léa; Mesquita, FranciscoA globalização e a crescente competição no mercado têm levado as empresas a buscar novas oportunidades de crescimento e expansão de seus negócios. Nesse contexto, a internalização das marcas se tornou uma estratégia cada vez mais comum, permitindo que as empresas alcancem novos mercados e aumentem sua presença internacional. No entanto, a internalização das marcas também apresenta desafios significativos. A adaptação da marca a diferentes culturas e mercados, a gestão de uma rede de distribuição internacional e a manutenção da consistência da marca em diferentes países são apenas alguns dos obstáculos que as empresas enfrentam ao tentar internalizar suas marcas. Além disso, a internalização das marcas também pode levar a conflitos culturais e a problemas de comunicação, especialmente em países com idiomas e costumes diferentes. Portanto, é fundamental que as empresas desenvolvam estratégias eficazes para superar esses desafios e garantir o sucesso de suas marcas no mercado internacional.
- O marketing digital e a indústria do desporto: o caso da National Basketball AssociationPublication . Castro, Jéssica; Mesquita, FranciscoFoi no início do século XXI que a tecnologia abriu caminho para uma nova forma de marketing: o marketing digital. Hoje o marketing digital tornou-se indispensável para o sucesso e crescimento das entidades desportivas e dos atletas. O setor do desporto tem-se adaptado com sucesso nesta era digital, que está em constante evolução, fornecendo benefícios tangíveis como o aumento de receitas, fortalecimento da marca e expansão do número de fãs. A NBA (National Basketball Association) entendeu perfeitamente o benefício que é ter uma imagem de marca forte e como utilizar o marketing digital a seu favor, nomeadamente a nível internacional. De facto, foi em grande parte graças à suas estratégias de marketing digital que a NBA se manteve relevante, mostrando assim, a importância de ter uma estratégia de marketing eficiente. No entanto vamos ver que é fundamental que as organizações desportivas e os atletas considerem a responsabilidade ética. Os resultados alcançados com este trabalho mostram o impacto positivo e a eficácia do marketing digital na indústria do desporto.