FCT (DCEA) - Mestrado em Engenharia Civil
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Mestrado em Engenharia Civil by advisor "Ferreira, Miguel"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da logística para a melhoria nas obras de construção em AngolaPublication . Jesus, Gilberto Fernando Alves de; Ferreira, MiguelA presente dissertação, para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil concedido pela Universidade Fernando Pessoa, tem como objetivo analisar o papel da logística/gestão do aprovisionamento nas obras de construção em Angola. Para tal é necessário avaliar os problemas inerentes a esta atividade em Angola e apresentar contributos para uma melhoria do sistema de produção e da competitividade das empresas construtoras portuguesas a operar em Angola. A reflexão sobre os benefícios da logística como contributo essencial aplicado à indústria de construção e ao bom desempenho nas obras de construção em Angola é claramente indispensável, tal como a compreensão do conceito de logística/gestão do aprovisionamento e a sua aplicação no âmbito da construção. No entanto, a evolução da logística aplicada à construção civil tem sido desvalorizada, ou colocada em segundo plano, e não demonstra grande evolução na sua aplicação neste sector. É certo, que a logística aplicada à construção civil requer especificidades próprias ao setor que ainda tem incapacidade de racionalizar a produção com coerência através de modelos numéricos. Na indústria da construção civil relacionada com empreitadas de obras particulares e públicas, a logística é um processo vital para o fornecimento dos recursos necessários à atividade e ao sucesso e desenvolvimento do negócio, quer seja de materiais, de equipamentos, de mão-de-obra ou de subempreitadas. Atualmente, no mercado nacional e especialmente no mercado internacional, a logística permite às empresas atingirem melhores níveis de competitividade na área da construção civil, nomeadamente com a otimização da gestão da cadeia de abastecimento para a indústria da construção e a vantagem competitiva no mercado atual da eficiência logística. Para que as empresas consigam ultrapassar as dificuldades logísticas e atingir maior rentabilidade e competitividade no mercado é necessário consciencializar os empresários, deste setor, e leva-los a refletirem na análise dessas dificuldades, para que consigam estabelecer planos a seguir para os solucionar. Foram, aliás, estas últimas noções que levaram ao desenvolvimento deste trabalho. A abordagem a esta temática foi desenvolvida de modo progressivo e dividiu-se em três fases. Primeiro, caracterizou-se o conceito de logística no âmbito geral e posteriormente aplicou-se o conceito concretamente à construção. Na segunda fase foi caraterizado o contexto do mercado da construção em Angola mobilizando os aspetos pertinentes ao tema. Para finalizar, foram contextualizadas as dificuldades logísticas inerentes à operação de um empreiteiro português em Angola e apontadas soluções para a melhoria de planos com uma listagem das dificuldades neste âmbito.
- Estudo dos acidentes de trabalho no setor da construção civil em PortugalPublication . Bastos, Pedro Luís Miranda; Ferreira, MiguelNesta dissertação pretende-se abordar a temática da segurança e saúde no trabalho, no setor da Construção Civil, em Portugal. A escolha deste tema relaciona-se com a necessidade de se contribuir para a sensibilização de uma «cultura de prevenção», nesta área. Sendo a Construção Civil um setor com forte incidência de sinistralidade laboral e apresentando, ainda, uma elevada taxa de mortalidade, urge recolher informação que permita caraterizar os acidentes de trabalho, principalmente aqueles que ocorrem predominantemente. Por outro lado é fundamental interpretar o significado dos dados estatísticos que são difundidos pelas entidades competentes, sobre esses mesmos acidentes de trabalho. A investigação foi desenvolvida a partir da recolha, compilação, análise e caracterização de dados estatísticos veiculados por fontes oficiais, como o Gabinete de Estratégia e Planeamento, a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas e a Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas, sobre informações relacionadas com os acidentes de trabalho, no período compreendido entre 2008 e 2014. Face aos resultados obtidos, conclui-se que foi possível identificar um «padrão» que fornece dados relevantes acerca da incidência dos acidentes de trabalho, nomeadamente, no que diz respeito à dimensão e localização geográfica das empresas, faixa etária e sexo dos trabalhadores, locais de ocorrência, atividade física, desvios e contactos. Constata-se, também, ser necessário proceder a uma leitura dos dados estatísticos divulgados, a partir de uma abordagem relativa, a qual permite concluir que o número de acidentes de trabalho ocorridos por trabalhador/obra e por ano, neste setor, na realidade não têm vindo a diminuir. Parece, assim, pertinente continuar a desenvolver-se todos os esforços para alterar esta tendência.
- O impacto das companhias estaduais de desenvolvimento e gestão de distritos industriais na sustentabilidade da engenharia civil brasileiraPublication . Gomes, Lucas de Martins; Ferreira, MiguelA sustentabilidade tem assumido um papel central no desenvolvimento da Engenharia Civil, especialmente no setor da construção industrial, onde o consumo de recursos naturais e os impactos ambientais são significativos. Neste contexto, as Companhias Estaduais de Desenvolvimento e Gestão de Distritos Industriais (CDGs) Brasileiras desempenham um papel fundamental na promoção de práticas sustentáveis dentro dos distritos industriais. A presente dissertação analisa de que forma as CDGs influenciam a sustentabilidade na Engenharia Civil, com enfoque na construção e requalificação de edifícios industria e na infraestrutura associada. A investigação baseia-se num enquadramento teórico que explora conceitos essenciais da Engenharia Civil sustentável, incluindo a utilização de materiais de baixo impacto ambiental, eficiência energética, e soluções inovadoras aplicadas a edifícios industriais. Para além da revisão bibliográfica, o estudo apresenta casos concretos de projetos e iniciativas sustentáveis implementadas nos distritos industriais Brasileiros, destacando práticas como a gestão eficiente de recursos hídricos, a adoção de energias renováveis que minimizam o impacto ambiental das edificações. A análise realizada baseia-se nas respostas obtidas por meio de questionários aplicados a diretores técnicos e gerentes de engenharia e meio ambiente das Companhias Estaduais de Desenvolvimento e Gestão (CDGs). Esta investigação procura quantificar os benefícios das práticas sustentáveis adotadas nos distritos industriais. Com base nos dados levantados, são também identificados os principais desafios e oportunidades para o fortalecimento da sustentabilidade na Engenharia Civil dentro desses territórios produtivos. Por fim, esta dissertação propõe diretrizes e recomendações para o reforço das práticas sustentáveis na construção civil, contribuindo para um modelo de desenvolvimento industrial que concilie crescimento económico, inovação tecnológica e responsabilidade ambiental. O estudo visa, assim, não apenas demonstrar o impacto positivo da atuação das CDGs Brasileiras na sustentabilidade da Engenharia Civil, mas também fornecer um contributo relevante para a evolução do setor e para a formulação de políticas e estratégias futuras.
- Isolamentos térmicos em edifícios e seu contributo para a eficiência energética: recomendações de projetoPublication . Mendes, Pedro Filipe Sousa; Ferreira, MiguelA Fraca Eficiência Energética de alguns edifícios é um dos problemas que infelizmente ainda teimam em persistir, porém atualmente existe uma maior atenção para a especificidade do setor da construção e para a necessidade de intervenção em diversos domínios. Numa primeira fase deste trabalho, analisa-se a problemática energética e a contribuição do setor da construção, efetuando-se um encadeando de um conjunto de conceitos e reflexões essenciais para uma melhor abordagem do objetivo principal da dissertação. Devido à grande responsabilidade dos edifícios no consumo energético, é obrigatório encontrar soluções para a sua diminuição, passando pelo uso de materiais e equipamentos mais eficientes, como de disposições construtivas mais favoráveis. “O isolamento térmico é uma das formas mais rentáveis para a melhoria da eficiência energética dos edifícios (URSA Insulation, 2009) ”, podendo-se alcançar economias significativas, com pequenas intervenções de melhoria nos isolamentos. O objetivo principal deste trabalho é de propiciar um melhor conhecimento dos mais variados isolamentos térmicos existentes no mercado, fornecendo, desta forma, uma base de apoio para a elaboração de projetos com um desempenho energético mais eficiente. Tornando-se numa ferramenta útil e prática para consulta no âmbito do tratamento térmico dos edifícios, sensibilizando os leitores dos benefícios que uma seleção mais criteriosa dos isolantes térmicos utilizados nos edifícios pode oferecer. Primeiramente analisa-se a evolução da regulamentação térmica de edifícios em Portugal, bem como alguns conceitos básicos sobre mecanismos de transferência de calor. Seguidamente existe um levantamento de materiais de isolamento térmico convencionais existentes no mercado, passando também pelos isolamentos térmicos não convencionais, nomeadamente (PCMs e as proteções térmicas reflectantes em coberturas). As caraterísticas térmicas/técnicas, vantagens/desvantagens, bem como a aplicabilidade dos diferentes materiais são expostos ao longo do trabalho. Por último, introduz-se um caso de estudo de um edifício destinado à habitação e analisa-se as perdas térmicas em duas diferentes situações. São utilizados valores condutibilidades térmicas constantes no ITE 50 do LNEC – Laboratório Nacional Engenharia Civil e valores de diversos fabricantes homologados por laboratórios certificados para os materiais mais comuns, confrontam-se os valores obtidos e avalia-se qual o impacto em termos de perdas térmicas nas duas situações. Na maioria das vezes os projetistas reportam-se meramente aos valores de condutibilidade térmica de materiais isolantes publicados no ITE 50 – Informação Técnica de Edifícios, homologados pelo LNEC, não desperdiçando tempo na busca de isolantes térmicos dos fabricantes devidamente homologados, valores esses que na maioria dos casos são substancialmente inferiores aos declarados pelo LNEC. No caso de estudo apresentado, verifica-se que uma seleção mais criteriosa de um dado isolamento térmico tem as suas vantagens. È apresentado para o mesmo material, valores do LNEC e fabricante, após efetuados os cálculos depara-se que em algumas situações, esses valores substancialmente inferiores reportam para uma mudança da Classe Energética do Edifício (Classe A para Classe A+). The Low Efficiency of some buildings is one of the problems that unfortunately still stubbornly persist, but now there is a greater attention to the specificity of the construction sector and the need for intervention in various fields. In the first phase of this work, we analyze the energy problem and the contribution of the construction sector, making up a chaining a set of concepts and ideas essential to a better approach to the main objective of the dissertation. Due to the great responsibility of building energy consumption, is required to find solutions to their reduction, through the use of materials and more efficient equipment, such as the construction more favorable provisions. "Thermal insulation is one of the most profitable ways to improve the energy efficiency of buildings (URSA Insulation, 2009)," can be achieved significant savings, with little improvement interventions in isolation. The main objective of this paper is to provide a better understanding of a variety of thermal insulation on the market, providing thus a support base for the development of projects with a more efficient energy performance. Making it a useful and practical tool for consultation under the thermal treatment of buildings, sensitizing the readers of the benefits that a more careful selection of insulating materials used in buildings can offer. First we analyze the evolution of thermal regulation of buildings in Portugal, as well as some basic concepts about mechanisms of heat transfer. Then there is a survey of conventional thermal insulation materials on the market, also going by the non-conventional thermal insulation, including (PCMs and thermal protections reflectantes in roofs). The thermal/technical characteristics, advantages/disadvantages, and the applicability of the different materials are exposed along the work. Finally, we introduce a case study of a building for housing and analyze the thermal losses in two different situations. Thermal conductivities are used values contained in the ITE 50 LNEC – National Laboratory for Civil Engineering and values of various manufacturers approved by laboratories certified for the most common materials, face values obtained by the evaluation of the impact in terms of heat losses in two situations. In most cases designers relate merely to the values of thermal conductivity of insulating materials published in the ITE 50 – Technical Data Building, approved by LNEC, not wasting time in search of thermal insulation manufacturers duly approved, values which in most cases are substantially lower than those declared by the LNEC. In case study is, it appears that a more careful selection of a particular insulation has its advantages. It is submitted for the same material, values of LNEC and manufacturer, after the calculations made faces that in some situations, these values substantially lower than reported for a change of the Building Energy Class (Class A to Class A +).
- Manual de procedimentos de sistemas de isolamento térmico pelo exteriorPublication . Pinto, Rui Miguel Lopes Serpa; Ferreira, MiguelCada vez mais há uma preocupação das pessoas em relação às emissões de gases poluentes para a atmosfera, ao controlo de custos com energia mas mantendo sempre o conforto térmico a que a sociedade moderna está habituada. Uma das principais causas para o consumo excessivo de energia elétrica nos edifícios, deve-se à fraca eficiência energética destes. Os isolamentos térmicos são uma mais-valia, para a diminuição das necessidades anuais de energia das habitações. Por consequência, estes materiais permitem poupanças a nível energético, proporcionando uma redução das emissões de gases de efeito de estufa, tal como poupanças a nível económico. Os sistemas de isolamento térmico pelo exterior permitem o aumento significativo da inércia térmica da parede, minoram as pontes térmicas, sendo tudo isto possível realizando as obras pelo exterior e sem diminuir a área útil das frações. Com isto em mente, no seguinte trabalho, é elaborada uma introdução histórica e faz-se uma análise às várias opções de isolamentos pelo exterior de fachadas disponíveis no mercado. São, também, abordadas as regulamentações em vigor à data. Neste contexto, devido à cada vez maior procura destes isolamentos térmicos, é proposto um manual de procedimentos para a sua colocação de forma a maximizar-se a rentabilidade e a eficiência destes. Para finalizar, é feito uma análise a um caso de estudo de um edifício, localizado na zona histórica do Porto, onde se procedeu à instalação de um sistema de isolamento pelo exterior.
- Relevância da aplicação do método de baixa frequência nos ensaios de isolamento a sons de percussão de acordo com a norma NP EN ISO 16283-2:2016Publication . Silva, Paulo Jorge Oliveira da; Ferreira, MiguelOs ensaios do isolamento sonoro a sons de percussão permitem assegurar a monitorização final de um processo construtivo e seguem as metodologias especificadas pela norma NP EN ISO 16283-2. Este documento normativo face ao seu antecessor, a NP EN ISO 140-7, especifica dois procedimentos de ensaio distintos, o procedimento geral e o procedimento da baixa frequência, sendo a segunda metodologia aplicável a compartimentos com volume inferior a 25 m3. A legislação nacional aplicável à acústica de edifícios só possui enquadramento para a aplicação do procedimento geral, através de valores regulamentares para o índice L´nT,w, no entanto, já existem países a ter em conta o termo de adaptação espectral de baixa frequência. O método de baixa frequência ainda não pode ser aplicado com enquadramento legal válido. É importante efetuar estudos para quantificar as diferenças obtidas com a aplicação dos dois métodos de ensaio de forma a ser equacionada a introdução do parâmetro de baixa frequência no quadro legislativo em termos de regulamentação de acústica de edifícios. Este trabalho de investigação permite perceber a necessidade de alteração regulamentar com introdução de novos parâmetros, nomeadamente, o termo de adaptação espetral de baixa frequência; compatibilizar a norma com a legislação e rever os valores dos limites atuais com vista a uma construção sustentável e de qualidade, dado que, se esta proporcionar conforto para os utilizadores não carecerá de remodelações a curto prazo.
- Vãos envidraçados em edifícios de habitação: otimização, eficiência energética e análise económicaPublication . Marcos, Ademar José Vicente; Ferreira, MiguelO aumento crescente da população mundial como também do desenvolvimento económico dos países, tem originado pressões sobre o ambiente, designadamente no que concerne a ameaças das alterações climáticas que estão intimamente ligadas ao consumo de energia, cuja produção é maioritariamente feita a partir de combustíveis fósseis que no processo de transformação provoca libertação de gases de efeito de estufa com maior incidência de CO2. Por tudo isso, a União Europeia tem implementado um conjunto de Diretivas através das quais pretende simultaneamente reduzir a dependência energética e ainda acelerar o processo de descarbonização, que passa por medidas de eficiência energética nomeadamente no sector dos edifícios. Na verdade, a fraca eficiência dos edifícios é uma das principais causas que contribui para o consumo excessivo de energia. As janelas são um dos elementos por onde existem perdas de energia consideráveis, em especial perdas de calor na época de aquecimento (inverno) por outro lado também propiciam entradas de ar não controláveis e indesejáveis. Assim sendo, este trabalho é preconizado no estudo dos consumos energéticos em edifícios, tendo sido adotado um caso de estudo de uma moradia ainda e fase de projeto localizada no concelho da Maia, zona climática I2V1. O estudo incide na otimização dos vãos envidraçados através de aplicação de janelas com desempenhos energéticos diferentes, podendo-se assim analisar essas diferenças a nível energético no edifício. O estudo é realizado à luz da regulamentação da térmica de edifícios RCTTE, tendo-se recorrido aos programas de cálculo automático Cypeterm e Solterm. Finaliza-se este trabalho com a realização de uma análise económica das várias soluções de janelas que compreende este estudo, para perceber-se a rentabilidade e viabilidade ou não, do investimento face à poupança total do consumo de energia. Esta última análise possibilita saber a previsão do tempo de retorno do investimento que é indispensável no processo de tomada de decisão, da adoção ou não de uma solução de janela mais eficiente em detrimento de uma solução menos eficiente.