FCHS (DCPC) - Serviço Social
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Browsing FCHS (DCPC) - Serviço Social by advisor "Santos, Paula Mota"
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- Absentismo escolar: a escola, a família e o futuroPublication . Monteiro, Daniela Filipa da Silva; Santos, Paula MotaO presente estudo intitulado “Absentismo Escolar: a escola, a família e o futuro” aborda a problemática do Absentismo escolar tendo em consideração as instituições escolar e familiar bem como as perspectivas de futuro dos próprios jovens. Através de metodologias qualitativas com a técnica de entrevista em profundidade, semiestruturada e respectiva análise de conteúdo e observação participante, bem como do uso de metodologia quantitativa através do inquérito por questionário pretendemos obter dados relevantes para o estudo aqui apresentado. Consequentemente, o estudo retrata as apreciações quer por parte dos Diretores de Turma, que por parte dos alunos e seus familiares acerca desta problemática que envolve a família e a escola. Deste estudo fizeram parte 7 alunos com absentismo escolar, 4 Diretores de Turma e 6 Encarregados de Educação. Com a análise de resultados, podemos concluir que as apreciações diferem consoante o grupo de entrevistados denunciando uma fraca relação entre a escola e a família. Com efeito, o sucesso escolar dos alunos não se evidencia neste estudo tendo como consequência igualmente a falta de objectivos futuros. No entanto, foi possível obter resultados positivos no que diz respeito à possibilidade de mudança, através de uma intervenção de maior proximidade uma vez que estes jovens passaram a ter mais motivação e menos faltas de assiduidade, favorecendo assim a possibilidade do sentimento de sucesso com estes jovens.
- Crianças e jovens institucionalizados: o desafio da inclusão escolarPublication . Costa, Liliana Morais da; Santos, Paula MotaPortugal ainda apresenta um número considerável de crianças e jovens em situação de acolhimento. Deste modo os lares de acolhimento são uma realidade que não pode ser ignorada, tendo em conta as suas vertentes social e educativa. Perante esta situação a Instituição de acolhimento e a Escola tornam-se os agentes de socialização destes jovens e, consequentemente os principais transmissores de educação, valores e competências, para isso, é necessário que ambas as instituições trabalhem em conjunto. Assim, dada a importância que estas duas Instituições (Escola e Lar) têm para estas crianças e jovens, elaborou-se um estudo qualitativo para perceber quais os desafios da inclusão destas crianças e jovens no meio escolar. Neste estudo a amostra foi constituída por 10 jovens do sexo masculino do Lar D. Maria Pia/ S. José, Ponte de Lima, distribuídos por diferentes anos de escolaridade na Escola EB 23 António Feijó de Ponte de Lima; foram também participantes quatro diretores de turma destes mesmos jovens. Os instrumentos utilizados neste trabalho de investigação foram: a pesquisa documental (processos socioeducativos); a entrevista (aos diretores de turma); a observação participante (durante o estágio) e a observação não-participante (na escola). Para a análise das entrevistas foi escolhida a análise de conteúdo relacional proposta pela Universidade do Colorado, USA. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que todos os jovens do estudo se encontram perfeitamente integrados na escola, contudo não se encontram todos incluídos. Este facto deve-se essencialmente ao fator tempo, ou seja, ao tempo de permanência na escola. Também se pode apurar que a comunicação existente entre Lar e Escola necessita de ser reforçada.
- Dificuldades sentidas pelos cuidadores informais de pessoas idosasPublication . Gonçalves, Cátia Sofia Vieira; Santos, Paula MotaEste estudo pretende conhecer as necessidades existentes pelos cuidadores informais de pessoas idosas. O crescente envelhecimento da população Portuguesa resultante do aumento da esperança média de vida e de desenvolvimentos a nível da medicina tem aumentado a necessidade de ajuda por partes das pessoas idosas. Surge aqui um apoio fundamental: o cuidador informal. O papel de cuidador informal é de grande responsabilidade pois este sujeita-se a esforços físicos, psicológicos e sociais, provocando uma sobrecarga que poderá ter impactos a nível da saúde física e do cuidador. O trabalho teve como objetivo traçar um perfil sociodemográfico do cuidador informal, passando por descrever as alterações adversas na sua vida e identificar possíveis necessidades. Consiste num estudo quantitativo e qualitativo, sendo realizado no concelho de Castelo de Paiva. Como instrumento para recolha de dados foram utilizados o questionário e entrevista semiestruturada bem como a observação não participante, muito utilizada em contexto de estágio. Confirmou-se que surgem alterações na vida dos cuidadores devido a terem assumido o papel de cuidadores informais a saber: implicações na vida social e familiar, subcarga física e psicológica e ainda alteração da rotina diária. Houve cuidadores que exprimiram a necessidade de ter ajuda para atenuar os problemas que sentem por estarem a cuidar o seu idoso.
- O plano individual como ferramenta de promoção de qualidade de vida em idosos institucionalizadosPublication . Faria, Ana Sofia da Rocha; Santos, Paula MotaO presente trabalho debruça-se sobre a elaboração, monitorização e avaliação do Plano Individual (PI) numa Estrutura Residencial para Idosos com base na criação de objetivos individuais para vários utentes como forma de garantir uma melhor integração no lar e na comunidade e, ao mesmo tempo, garantir um envelhecimento com qualidade de vida. Ao longo do trabalho será abordada a problemática do envelhecimento nas dimensões biológicas, sociais, psicológicas, individuais, entre outras. Estas abordagens associadas ao envelhecimento são de grande importância no sentido de perceber a pessoa idosa e de encontrar formas e estratégias de intervenção que se melhor adaptem às suas características de personalidade e sociodemográficas e respetivas necessidades previamente percebidas aquando das entrevistas realizadas junto de cada utente. Será igualmente apresentada a temática sobre as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), respostas sociais e programas de promoção da qualidade de vida na terceira idade. É num desses programas que se encontra o PI e que será a base deste trabalho. O estudo foi aplicado a 18 utentes (1 do sexo masculino e 17 do sexo feminino) onde foram criados objetivos individuais (sobre 6 domínios distintos) com base no modelo de avaliação da qualidade das respostas sociais inserido no Manual de Processos Chave – Estrutura Residencial para Idosos, do Instituto da Segurança Social (ISS). É através da análise e avaliação desses objetivos, que se procura perceber de que forma os Planos Individuais são um contributo no contexto da melhoria da qualidade de vida e da promoção de um envelhecimento ativo dos idosos institucionalizados.
- Serviço de apoio domiciliário: no contexto local de uma IPSSPublication . Silva, Elsa Marina Rodrigues da; Santos, Paula MotaO panorama demográfico em Portugal num passado recente, bem como atualmente, caracteriza-se por um gradual aumento do peso das gerações séniores, e uma diminuição do peso das gerações mais jovens. Uma tendência sem precedentes na história, com importantes repercussões sociais, económicas e culturais. De acordo com a Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 2002, em Madrid: “ Reconhecemos a necessidade de se conseguir progressivamente a plena realização do direito de todas as pessoas de desfrutar do máximo possível de saúde física e mental. O objetivo social de alcançar o grau mais alto possível de saúde é de suma importância em todo o mundo e, para que se torne realidade, é preciso adotar medidas em muitos setores sociais e económicos, fora do setor da saúde. Comprometemo-nos a proporcionar aos idosos acesso universal e igualitário aos cuidados médicos e aos serviços de saúde física e mental. As crescentes necessidades do processo de envelhecimento populacional trazem a exigência de novas políticas de cuidado e tratamento, promoção de meios saudáveis de vida e ambientes propícios. Promoveremos a independência, a capacitação dos idosos e incentivaremos todas as possibilidades de participação plena na sociedade. Reconhecemos a contribuição dos idosos ao desenvolvimento no desempenho do seu papel como guardiões”1. As motivações para a realização do presente estudo facilmente se espelham na anterior declaração. Em matéria de ação social orientada para as pessoas idosas, o Serviço de Apoio Domiciliário existe numa lógica de proximidade, orientada para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida. É uma alternativa à institucionalização e reposta a situações de isolamento, solidão e insegurança. Tem como fim prevenir o desenraizamento da pessoa em relação à sua família e amigos contribuindo para a sua qualidade de vida, sendo assim uma resposta social mais humana no que respeita ao contexto natural do idoso. Os objetivos gerais deste estudo de caso são essencialmente a caracterização do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), principalmente no contexto específico de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS); caracterizar os utentes desse serviço; caracterizar as prestadoras de cuidados; avaliar o grau de satisfação com o serviço e com a sua estrutura organizativa; identificar mutações no tempo e antecipar possíveis estratégias de ação futuras. Para a recolha de dados utilizou-se amostra populacional os utentes recetores do SAD e as colaboradoras do mesmo serviço. A investigação obedeceu a uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), sendo utilizados como instrumentos de investigação observação, entrevista e inquéritos por questionário. No processo de tratamento de dados foram utilizados métodos de redução estatística e análise de conteúdo. Analisados os resultados, estes demonstram que a população beneficiária do SAD é maioritariamente feminina, de diversas idades sendo o serviço mais requisitado, a alimentação. Residem principalmente em ambiente rural, sendo a motivação para o pedido do serviço a incapacidade de realizar certas tarefas, e a iniciativa deste quase sempre por parte de familiares ou amigos. O estudo divide-se em três partes: uma de contextualização teórica, outra de apresentação e exposição do estudo de caso e uma última de apresentação e análise de resultados, fechando-se com uma conclusão.