FCHS (DCPC) - Serviço Social
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Serviço Social by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 54
Results Per Page
Sort Options
- Comportamentos dos jovens universitários face à violência nas relações amorosasPublication . Oliveira, Madalena Sofia Alves de; Sani, Ana IsabelA presente monografia surgiu como um trabalho de investigação incidindo sobre a problemática do comportamento dos jovens universitários relativamente à violência nas relações amorosas, na medida em que permitiu dar continuidade à temática da vitimologia, uma vez iniciada no estágio curricular. Como objectivos específicos pretendeu-se identificar e caracterizar comportamentos violentos que podem ocorrer nas relações amorosas da população universitária; identificar o predomínio das diferentes formas de violência nas relações amorosas, analisando o ponto de vista da vitima e do agressor; verificar se há diferenças ao nível dos comportamentos de agressão e/ou vitimação em função da variável género associado aos comportamentos. Deste modo, este estudo justifica-se pela pertinência da problemática em termos sociais e pela necessidade de consciencialização da violência nas relações amorosas. Relativamente à amostra, utilizou-se a amostragem aleatória de alunos da Universidade Fernando Pessoa, mais especificamente a frequentar cursos de licenciatura pertencentes à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e à Faculdade de Ciências e Tecnologia. Esta investigação contemplou uma metodologia quantitativa e a utilização como instrumento de recolha de dados os inquéritos por questionário. Os resultados obtidos através desta investigação vêem confirmar a pesquisa bibliográfica efectuada, na medida em que corroboram com a existência de comportamentos violentos nas relações amorosas dos estudantes da Universidade Fernando Pessoa.
- A formação profissional como estratégia de inserção social: o caso específico dos cursos EFAPublication . Santos, Hélder Teixeira dos; Santos, LuísNum país como Portugal, fortemente marcado por baixos níveis de qualificações quer do ponto de vista escolar, quer do ponto de vista profissional, a Formação Profissional apresenta-se como uma ferramenta privilegiada no sentido de colmatar estas deficiências e, consequentemente, elevar as qualificações com vista a capacitar os indivíduos através de elementos que os possam, mais facilmente, ser integrados no mundo laboral. Os baixos níveis de qualificações, uma vez que não permitem aos indivíduos uma participação plena em termos de cidadania podem, e muitas vezes levam, a que efectivamente estes se tornem excluídos socialmente pois, além de não possuírem uma fonte de rendimentos necessária à sua vida, também os afasta do mundo laboral que se constitui um elo de socialização e participação na vida activa deveras importante. A primeira parte deste trabalho foi realizada através de revisão bibliográfica sobre a formação Profissional para adultos, com alguma incidência na legislação que regula essa mesma matéria. Na parte empírica do trabalho foram utilizadas duas metodologias de estudo: uma quantitativa e outra qualitativa. Com a metodologia quantitativa pretendeu-se analisar uma amostra de formandos que frequentaram cursos EFA, no Norte do país, de forma a caracterizar, por um lado, as suas expectativas iniciais em termos do curso que frequentaram e, por outro, como se situam em termos laborais e/ou escolares após terem terminado o mesmo curso. A metodologia qualitativa pretendeu, sobretudo, analisar as expectativas dos formandos relativamente ao futuro que a participação num curso EFA lhes poderá, eventualmente, trazer. Neste sentido, tentou-se identificar a relevância do curso efectuado na procura de emprego por parte dos formandos e saber se a qualificação no mesmo foi um agente facilitador de inserção no mundo do trabalho. Para a realização do estudo empírico foram utilizados dois instrumentos de análise: um inquérito por questionário com questões abertas e fechadas no sentido da análise de dados do ponto de vista quantitativo e um guião de entrevista semi-estruturado com cinco unidades de análise com vista à análise dos dados do ponto de vista qualitativo.
- "Droga de doença": pobreza, toxicodependência e VIHPublication . Rego, Ingride Sofia Parra; Campelo, ÁlvaroA presente monografia surge como um trabalho de investigação no âmbito da problemática da toxicodependência mais especificamente na influência que o meio ambiente e as condições socio-económicas têm no início da actividade de consumo de estupefacientes e nos comportamentos de risco associados. O referido estudo é constituído por uma parte teórica, na qual se apresenta a pesquisa bibliográfica referente às temáticas abordadas, visando um melhor suporte à parte empírica desenvolvida posteriormente. Esta última parte realizou-se através de uma metodologia quantitativa, nomeadamente o inquérito por questionário o qual foi aplicado a 40 indivíduos toxicodependentes. Após a administração dos inquéritos por questionário procedeu-se à análise e discussão dos dados recolhidos através dos quais se concluiu, de modo muito geral, que não existe relação entre a situação socio-económica dos indivíduos e o facto de se encontrarem a consumir.
- Intervenção social em casos de abuso sexual a menoresPublication . Pereira, Ana Rita Lopes; Campelo, ÁlvaroO presente trabalho monográfico destina-se a aprofundar a aplicação dos métodos e técnicas de investigação científica, bem como desenvolver os conhecimentos teóricos e práticos relacionados com a problemática dos abusos sexuais e a respectiva intervenção dos profissionais e entidades envolvidas. Pretende-se que este trabalho seja o culminar do processo de formação do grau de Licenciatura em Serviço Social. Numa parte teórica, depois de uma cuidada pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se a temática relacionada com os abusos sexuais e a sua intervenção, com vista a dar prosseguimento a uma parte empírica. Nesta segunda fase do trabalho monográfico, a parte empírica, optou-se por uma metodologia qualitativa, para melhor compreender a intervenção realizada por profissionais em diferentes áreas de actuação nos casos de abuso sexual a menores, recorrendo à entrevista semiestruturada, aplicada na forma semi-directiva. Uma vez aplicadas as entrevistas adveio a sua respectiva análise de conteúdo para posteriormente se proceder à discussão dos resultados, onde para além de muitas ilações conseguidas, umas das principais, foi, efectivamente, a importância de uma formação específica na área dos maus-tratos (abusos sexuais), de todos os profissionais que trabalham directa ou indirectamente com crianças. Com essa formação pretende-se proporcionar mais eficácia em todas as fases de intervenção: na sinalização, na investigação; no acompanhamento; e no encaminhamento.
- As representações sociais construídas pelos professores de adolescentes institucionalizadasPublication . Batista, Carina do Céu Gomes; Costa, AnaO actual trabalho monográfico tem como objectivo analisar que tipos de representações sociais possuem os professores de adolescentes institucionalizadas, bem como ampliar conhecimentos teóricos sobre problemática em questão. É de realçar que a escola ocupa um lugar primordial na socialização dos adolescentes, sendo a esta instituição que a sociedade organizou para levar a adiante a socialização das novas gerações (Pinto,1995). Contudo há uns anos atrás as desigualdades escolares advinham das próprias crianças, das suas famílias, poupando em absoluto a escola. Mas na verdade, esta realidade teve o seu fim, pois hoje estas desigualdades são procuradas dentro da própria escola, englobando assim os professores. Estas desigualdades passam pelo nível sócio-económico dos alunos, pela raça, mas também pela posição que o professor toma no que se refere a representações sociais que o mesmo possui acerca dos seus alunos institucionalizados. Neste estudo foi utilizado o método qualitativo, inquérito por entrevista (semi-directiva estruturada, com o principal objectivo de conhecer e melhor compreender a realidade das representações sociais dos professores no contexto escolar, abrangendo assim uma amostra de sete professores. Foi possível verificar que, na amostra existem professores que possuem representações sociais negativas de adolescente sociais negativas de adolescentes institucionalizados, condicionando a sua actuação e expectativas, mas também é possível encontrar o inverso, professores que possuem representações sociais positivas, não permitindo que a sua actuação e expectativa se modifique perante alunos institucionalizados.
- Exposição à violência interparental: estudo de caso numa CPCJPublication . Rocha, Vasco António Dias Monteiro Queirós; Sani, Ana IsabelA problemática da violência interparental é, ainda hoje, um fenómeno social pouco estudado. Nos últimos anos, fruto de uma maior visibilidade do fenómeno associado às recentes alterações legislativas, permitiram a denúncia de novas situações de violência. O presente estudo analisa em profundidade a experiência de vida de duas crianças/jovens, expostas durante anos e de forma sistemática à violência entre os pais, com o objectivo de perceber por um lado as suas percepções e representações sobre esta forma de violência, e por outro qual o impacto da mesma nas suas vidas. Da mesma forma, e revestindo o estudo um carácter muito interventivo, procurámos: identificar quais as necessidades de ajuda durante e após o conflito; identificar as razões para a não denúncia da situação de vitimação; identificar as razões para o não abandono do lar e manutenção da relação; e perceber qual o papel da CPCJ com a sua intervenção. Para recolha dos dados foi utilizado um guião de entrevista semi-estruturado, adaptado a partir do proposto por Sani (2003) Os resultados indicam que a exposição à violência interparental tem efeitos muito negativos a vários níveis da vida destas crianças, sendo que os efeitos mais nefastos verificaram-se ao nível psicológico. Concluímos também que um dos factores decisivos na denúncia da situação de vitimação prende-se com a percepção da progenitora do estender da violência aos filhos. Por outro lado, foram identificadas algumas razões para a não denúncia da situação, como sendo o medo pela censura social, medo de perder os filhos e de não conseguir uma autonomia financeira. No que respeita à intervenção da CPCJ, os resultados vão no sentido desta ter um impacto muito positivo na alteração da vida dos envolvidos.
- Caminhos de exclusão: rotas de inserçãoPublication . Sousa, Maria Orlanda Teixeira; Campelo, ÁlvaroSendo hoje consensual que os fenómenos da pobreza e exclusão social são consequência de vários factores e que por isso tocam todos os factores da sociedade, como o económico, o social, o cultural o ambiental, torna-se necessário pensar numa forma para os combater eficazmente. A mobilização dos intervenientes na luta contra a exclusão constitui além da partilha de recursos e competências, o esboço de um projecto de desenvolvimento local: entender um diagnóstico, o aceitar um consenso sobre um determinado conjunto de pontos, definir uma estratégia comum. Assim, O combate à exclusão social requer actuações aos mais diversos níveis, desde o individual ao nacional (ou supranacional). È fundamental voltarmo-nos para a inserção, accionando estratégias que visem a prossecução de objectivos que se prendam com as melhorias de qualidade de vida e bem-estar de indivíduos/famílias envoltos em constrangimentos, vendo desta forma vedado o acesso aos mais variados sistemas sociais.
- Os centros de saúde da terceira geração: as unidades de saúde familiares na promoção dos cuidados de saúde primários (estudo exploratório)Publication . Santos, Patrícia Daniela Borges; Rebelo, JorgeCom este estudo pretende-se compreender o contributo das mudanças nos cuidados de saúde primários, nomeadamente através da criação das Unidades de Saúde Familiares. Para a concretização deste estudo, consideram-se os seguintes objectivos específicos: - Identificar as principais vantagens da criação das Unidades de Saúde Familiares, na melhoria dos cuidados de saúde primários. - Perceber se os profissionais das Unidades de Saúde Familiares cumprem os requisitos que se propuseram aquando a sua candidatura, nomeadamente, ao nível de atendimento, vigilância da saúde, estrutura e funcionamento. - Conhecer a opinião dos utentes sobre o contributo das Unidades de Saúde Familiares para a população por elas abrangida. A recolha de dados para este estudo processou-se em Junho de 2007, durante o período de estágio realizado no Centro de Saúde de Soares dos Reis e Oliveira do Douro – Unidade de Soares dos Reis, a uma amostra de 150 utentes, com idades compreendidas entre os 16 e os 82 anos de idade. Os utentes foram contactados previamente, sendo informados do objectivo do estudo, assim como de que a participação era totalmente voluntária e as respostas seriam mantidas em absoluto anonimato. Em relação aos resultados alcançados, nomeadamente a satisfação em relação à criação das Unidades de Saúde Familiares verifica-se que os utentes consideram que foram importantes, pois têm mais facilidade em aceder aos Cuidados de Saúde Primários. Um outro factor importante, constatado através da realização deste estudo, foi uma considerável percentagem de utentes que passou a ter médico de família, traduzindo-se assim numa melhoria significativa no planeamento e vigilância da saúde. Assim, de uma forma geral, verificou-se que os participantes do estudo demonstram satisfação relativamente ao funcionamento destas novas formas de atendimento, no acesso aos cuidados de saúde primários.
- As habituais alterações no quotidiano da família face à ocorrência de um acidente vascular cerebral junto de um dos seus elementosPublication . Matos, Glória da Conceição Silva; Santos, LuísO trabalho que se apresenta constitui uma investigação, cujo tema versa sobre as habituais alterações no quotidiano da família face à ocorrência de um AVC junto de um dos seus elementos. A escolha deste tema surgiu após a familiarização com esta realidade, após realização do nosso estágio curricular, no Serviço de Medicina Interna A, do Hospital de S. João, EPE, no Porto. Nessa altura, compreendemos o quão complexa é esta problemática e como é elevada a prevalência destes doentes vítimas de AVC. Deste modo, consideramos pertinente estudar e compreender a doença, bem como os papéis dos prestadores formais e informais de cuidados. Estes doentes dependentes carecem, além do apoio clínico, apoio social e familiar para que se possam recuperar e/ou reabilitar os défices inerentes da doença. Neste sentido, procurámos recolher as opiniões e experiências de um prestador informal de cuidados e de três profissionais de saúde pertencentes à equipa multidisciplinar do Serviço de Medicina Interna A do Hospital de S. João, EPE. Neste sentido pretendemos conhecer, em contexto particular e, também para os profissionais de saúde do Serviço de Medicina A, quais são as habituais alterações no quotidiano da família perante a ocorrência de um AVC junto de um dos seus elementos. O presente trabalho adopta uma metodologia qualitativa de carácter exploratório, com recurso à entrevista semi-directiva, com questões abertas e em profundidade, aplicadas ao Prestador Informal de Cuidados e aos Profissionais de Saúde do Serviço de Medicina Interna A e recorre à técnica de análise de conteúdo como forma de análise de dados. Os resultados obtidos permitem-nos constatar, de uma forma geral, que os doentes vítimas de AVC alteram todo o seu quotidiano familiar, provocando grandes transformações no doente como em toda a família e exigindo dos profissionais de saúde estratégias para colmatar as dificuldades.
- Redes sociais de apoio à maternidade em situações problemáticasPublication . Mesquita, Vera Lúcia Terra; Campelo, ÁlvaroA presente monografia pretende analisar a importância das redes sociais de apoio á maternidade em situações problemáticas. Numa época em que se vive mais isoladamente, faz cada vez mais sentido falarmos em redes sociais de apoio informal. É importante perceber em que medida, nos dias de hoje, as pessoas recorrem a essa rede. Por outro lado torna-se também relevante entender até que ponto estas pessoas recorrem à rede formal para assim perceber como as instituições sociais podem condicionar o bem-estar destas famílias. Desta monografia obteve-se um conjunto de resultados e conclusões que permitiram conhecer melhor os membros da amostra e assim perceber a importância da rede social nas suas vidas.