ESS (DCETS) - Terapêutica da Fala
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Browsing ESS (DCETS) - Terapêutica da Fala by advisor "Ferreira, Elisabete"
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- As alterações da função mastigatória em indivíduos com disfunção temporomandibularPublication . Pereira, Licínia Mariana da Silva; Ferreira, ElisabeteAs articulações temporomandibulares (ATM`s) são responsáveis pelos movimentos mandibulares conjuntamente com os músculos mastigatórios. Assim, um correcto funcionamento por parte destas estruturas possibilita uma normal actividade das funções do sistema estomatognático, pelo contrário uma desarmonia nestas, pode provocar uma disfunção temporomandibular (DTM) e desta forma alterações no sistema supracitado. Esta investigação tem por objecto de estudo conhecer se existem alterações na função mastigatória em pacientes com disfunção temporomandibular (DTM). Para tal foram estabelecidos os seguintes objectivos: i) identificar o padrão mastigatório em indivíduos com e sem DTM; ii) identificar o ritmo mastigatório em indivíduos com e sem DTM; iii) identificar as diferentes fases mastigatórias em indivíduos com e sem DTM. Este estudo surge na sequência da afirmação proferida pelos autores Felício et al. (2002); Sato et al. (2002) (cit. in Felício, C. M.; Melchior, M. O.; Silva M. A. M. R.; Celeghini, R. M. S. 2007) que inferem que indivíduos com desordem temporomandibular (DTM) frequentemente apresentam limitações na função mastigatória. Este estudo é descritivo-transversal, sendo selecionada uma amostra por conveniência, constituída por um grupo controlo e um grupo I. O grupo controlo é constituído por 10 indivíduos sem diagnóstico de DTM com idades compreendidas entre os 22 e os 73 anos, dos quais 5 são do género masculino e 5 são do género feminino e o grupo I constituído por 15 adultos com diagnóstico de DTM efectuado pelo Médico Dentista com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos (6 do sexo masculino e 9 do sexo feminino). Todos os participantes são utentes de uma clínica médica dentária situada na área geográfica de Guimarães. Como instrumento foi elaborado um questionário pela aluna investigadora. Posteriormente foi realizado um pré-teste em três indivíduos alheios à amostra a fim de verificar a compreensão do questionário, no qual não se verificou a necessidade de alteração do mesmo. A recolha de dados foi realizada durante o período decorrido de Fevereiro a Maio de 2012, após obtidas as devidas autorizações quer da clínica quer dos utentes participantes. O questionário versa questões como: hábitos de vida (hábitos pessoais e hábitos posturais), diagnóstico da desordem da ATM, exame clínico dentário, Oclusão e ATM e avaliação mastigatória. Os dados foram recolhidos pela própria aluna e pelo médico dentista responsável pela clínica à qual pertencem os pacientes integrantes neste estudo. Apesar de a amostra ser relativamente reduzida, os resultados revelaram que existem alterações mastigatórias a ter em consideração. Conclui-se, portanto, que nesta amostra uma alteração na articulação temporomandibular influencia a função mastigatória criando alterações notórias no seu desempenho normal. The joints tempormandibulares are responsible for jaw movements together with the masticatory muscles. Thus, a proper functioning of these structures allows for a normal activity of the functions of the stomatognathic system, rather disharmony these may cause a temporomandibular disorder (TMD) and thus changes in the system above. This research aims to study to know whether there are changes in masticatory function in patients with temporomandibular disorders (TMD). To do so was established the following objectives: i) identify the chewing pattern in subjects with and without TMD ii) identify the masticatory rhythm in subjects with and without TMD iii) identify the different phases mastication in subjects with and without TMD. This study follows the claim made by the authors Felicio et al. (2002), Sato et al. (2002 cit. in Felicio, CM; Melchior, MO; Silva MAMR; Celeghini, RMS 2007) to infer that individuals with temporomandibular disorder (TMD) often have limitations in masticatory function. This study is descriptive and cross, being selected a convenience sample, consisting of a control group and a group I. The control group consists of 10 individuals without a diagnosis of TMD aged between 22 and 73 years, of which 5 are male and 5 are female and group I consisted of 15 adults diagnosed with TMD performed by Doctor Dentist aged between 18 and 75 years (6 males and 9 females). All participants are users of a dental clinic located in the geographical area of Guimarães. As a survey instrument was developed by student researcher. Later we conducted a pretest in three unrelated individuals to sample in order to check the understanding of the questionnaire, in which there was a need for amendment. Data collection was conducted during the period February to May 2012, after obtaining the proper permits either the users or the clinic participants. The questionnaire contains questions as: lifestyle (personal habits and postural habits), diagnosis of ATM disorder, clinical dental occlusion and ATM and mastigatory evaluation. Data were collected by the student and the dentist charge of the clinic to which members belong to the patients in this study. Although the sample size is relatively small, the results showed that the chewing changes are taken into account. It is concluded, therefore, that this sample is a change in the temporomandibular joint influences the chewing creating noticeable changes in its normal performance.
- Alterações decorrentes da respiração oral: percepção dos educadores de infânciaPublication . Ferreira, Joana Catarina Caires; Ferreira, ElisabeteA respiração é uma função vital e inata e um processo automático e involuntário, imprescindível a todos os seres vivos. O sistema de respiração correcto, é aquele que é realizado por via nasal, na qual ocorre a filtração, humidificação e aquecimento do ar aquando da inspiração. Esta é considerada oral, quando ocorre uma modificação na passagem do fluxo aéreo, passando a ser realizada pela cavidade oral, ao invés das fossas nasais. As alterações desencadeadas pela respiração oral afectam um indivíduo como um todo, uma vez que esta é responsável por provocar modificações a nível crânio facial e dentário; dos órgãos fono articulatórios; corporais; das funções orais, entre outros. Este trabalho foi desenvolvido com o objectivo de analisar a percepção de 32 educadores de infância, com idades compreendidas entre os 25 e os 50 anos e com anos de profissão no activo que variam entre os 5 e os 28, relativamente à temática da respiração oral. O instrumento utilizado para a colheita de dados foi o inquérito por questionário, por auto preenchimento. Respondendo aos objectivos formulados no início do trabalho, pode-se afirmar que os resultados obtidos não foram estatisticamente significativos e que os participantes não responderam correctamente a todas as questões, mas por outro lado não houve um total desconhecimento por parte destes relativamente ao tema em estudo.
- Avaliação da qualidade de vida de um paciente com afasia e dos seus familiares: estudo de casoPublication . Ferreira, Cristiana Filipa Maia; Ferreira, ElisabeteO conceito de qualidade de vida, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), baseia-se na “percepção do indivíduo acerca de sua posição na vida, de acordo com o contexto cultural e os sistemas de valores nos quais vive e em relação a seus objectivos, expectativas, padrões e preocupações” (The WHOQOL Group, 1995). Este estudo teve como objectivos conhecer a qualidade de vida de um paciente com afasia e analisar o impacto da afasia na qualidade de vida dos familiares que coabitam com o paciente. Para tal, foi aplicado ao paciente com afasia e aos seus pais, o questionário WHOQOL-bref, criado pelo Grupo de Qualidade de Vida da OMS, que corresponde à versão abreviada do WHOQOL-100. As conclusões principais apontam para uma qualidade de vida classificada, por parte do paciente, como “nem boa, nem má” e para uma qualidade de vida abaixo da média esperada, para os familiares que coabitam com o paciente, o que poderá ser, ou não, reflexo da condição em que este se encontra.
- Avaliação do respirador oral e as suas consequências na aprendizagem escolarPublication . Lemos, Catarina Neves dos Santos Pereira de; Ferreira, ElisabeteO objectivo deste projecto de investigação foi a tentativa compreensão da condição de respirador oral de uma paciente acompanhada e se esta influência na sua aprendizagem escolar, recorrendo à revisão bibliográfica sobre este assunto e do estudo de caso de uma criança portadora desta condição. A realização deste trabalho baseou-se em pesquisas, aplicação de questionários e formulação de questões informais colocadas à paciente e sua acompanhante – a mãe. Verificou-se que a condição de respiradora oral não é, por si só, factor que influencia a aprendizagem escolar. A presença de outros factores - como por exemplo o Atraso de Desenvolvimento da Linguagem ou a Perturbação Fónetico-Fonológica – revelaram-se importantes no seu desempenho escolar. The aim of this research project was to understand the condition of a patient's mouth breather monitored and if it´s influences her school learning, reviewing the literature of this case and the study of a child with this condition. This work was based on surveys, questionnaires and informal questions made to the patient and her mother. It was found that the condition of mouth breathing is not, in itself, a factor that influences school learning. The presence of other factors such as the Development of Language Delay or Disorder phonetic-phonological - influence her school performance.
- A influência do nível socioeconómico na leituraPublication . Silva, Joana Cristina Pinto da; Ferreira, ElisabeteA Leitura é um processo cognitivo complexo que resulta da interacção entre o pensamento e a linguagem, e que se caracteriza pelo seu dinamismo em que influem factores de etiologia diversa. Sabemos que um bom domínio das habilidades de literacia se prevê determinante no desenvolvimento pessoal e social sustentável do sujeito. Desenvolveu-se este estudo empírico, com o objectivo de analisar as proficiências de leitura e investigar até que ponto a aprendizagem e desenvolvimento desta competência sofre a influência do meio socioeconómico e cultural da família em que a criança se encontra inserida. Neste sentido, foram avaliadas 38 crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos de idade. Todas se encontravam a frequentar o 4º ano de escolaridade do ensino básico em duas escolas do conselho de Gondomar, sendo uma pertencente ao sector público e outra ao sector privado de ensino. Para aferir as competências de leitura foi aplicado o Teste de Idade de Leitura (T.I.L), de Sucena e Castro (2010). O estatuto socioeconómico e cultural familiar dos alunos intervenientes no estudo foi analisado através do preenchimento de um questionário socioeconómico que foi previamente entregue aos responsáveis das crianças. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que existe uma correlação positiva, contudo esta não é estatisticamente significativa entre o desempenho da leitura e o estatuto económico e cultural familiar. Concluindo assim, que os factores económicos e culturais familiares não são por si só preditivos de dificuldades de leitura, sendo apenas parte integrante de um conjunto de factores muito mais lato e complexo. Reading is a complex cognitive process that results from the interaction between thought and language and it is characterized by its dynamism with influencing factors of diverse aetiology. Literacy skills are extremely important for personal and social development. This empirical study was developed in order to analyze reading proficiency and investigate how learning, and its development, is influenced by the cultural and socioeconomic background of the child’s family. The study consisted of 38 children of both sexes, aged between 9 and 11 years old. They were all attending the fourth grade in two different schools of Gondomar: one being public and the other private. To evaluate the skills of reading it was applied a test adapted by Sucena and Castro (2010) which they called Teste de Idade de Leitura (T.I.L). The socioeconomic, cultural and familiar status of the students involved in the study was known after analysing a socioeconomic questionnaire previously delivered to the children’s family. The results allowed us to conclude that there is a positive correlation but isn´t statistically significant between the reading performance and the economic, cultural and familiar status. Therefore we can say that economic, cultural and familiar factors are not predictive of reading difficulties, but part of a series of factors much broader and complex.
- O papel do terapeuta da fala na estética facial: estudo de casoPublication . Sousa, Susana Isabel de Jesus Maia Cunha e; Ferreira, ElisabeteA intervenção em Portugal no campo da estética facial desenvolvida pelo terapeuta da fala é, ainda nos dias actuais uma realidade pouco investigada. A obtenção de agnição anatomofisiológica das estruturas ósseas, musculares e respectiva regulação sistémica, assim como, o desenvolvimento e crescimento craniofacial, noções dermatológicas, odontológicas e estéticas são indispensáveis na efectivação de um plano terapêutico que contemple uma avaliação, diagnóstico e reabilitação associada ao adequado funcionamento-forma das funções neurovegetativas do sistema estomatognático proporcionando um equilíbrio miofuncional estético. A Mioterapia Estética da Face propõe o estudo, avaliação, diagnóstico, reabilitação das alterações miofuncionais orofaciais e a profilaxia. Atendendo às modificações que possam coexistir nas estruturas e nas funções do sistema Estomatognático com impacto directo no crescimento e desenvolvimento craniofacial, o Terapeuta da Fala é o profissional habilitado para actuar nesta área inovadora, reeducando as estruturas passivas e activas, visando a sua harmonia. Os objectivos desta investigação prendem-se com o conhecimento dos factores casuísticos, conhecimento anatomofisiológico e caracterização das alterações orofaciais e cervicais, das mesmas existentes num caso específico, do ponto de vista qualitativo avaliadas clinicamente no pós-tratamento na valência de Terapia da Fala; para tal os procedimentos subjacentes incluem revisão bibliográfica, análise qualitativa e intensiva de instrumentos de anamnese e avaliação, registos fotográficos, vídeos e inerente descrição do raciocínio clínico utilizado na descrição de um caso particular submetido ao tratamento de mioterapia estética da face.